TUTORIAL - Reforma dos forros de porta do Monza tubarão

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

TUTORIAL - Reforma dos forros de porta do Monza tubarão

Mensagem não lida por Enéias »

Prezados, após muito tempo procurar os forros de porta do Monza tubarão em bom estado e não encontrar e também buscar uma solução para manter o mais original possível, pesquisei no fórum e outros locais uma solução; resolvi fazer a reforma eu mesmo, em casa, hà uns 2/3 anos atras, guardei as fotos e comentei que faria um tutorial, ja fui moderador em outro fórum e sempre contribuí na medida do possível, então, segue a forma que eu fiz.

Da muito trabalho, mas fiz aos poucos e foi uma experiência interessante, no meu ponto de vista ficaram bons, melhor que colocar tecido, coloquei o couro padrão original.

Tampei o cinzeiro do lado do motorista na parte traseira e preenchi a parte do descanso de braço, originalmente ali tem uma espuma, não consegui colocar novamente então preenchi com massa plástica pois tem uma saliência onde fica a espuma.

MATERIAIS:

Soprador térmico - para amolecer o couro e moldar as dobras
Cola adesiva de contato - usei Amazonas e a 3m, leia a forma de uso e secagem
Caneta de solda estanho - fazer auto fusão nos plásticos quebrados
Resina
Catalizador
Lã de vidro
Massa plastica - dar acabamento e alisar as partes necessárias
Lixas - para lixar a massa plástica e alisar antes da colagem
Couro padrão original
Estilete
Tesoura
Comprei um forro de portas para retirar partes plásticas que faltavam
Rebite e rebitadeira - para rebitar a parte superior plástico/metal
Furadeira e pedra ferro - para alisar as pontas de rebite e o que for necessário

Passo 1
Retirar todo o couro do forro de portas, cuidado para não quebrar mais do que já esta quebrado, é bom aquecer um pouco para amolecer a cola.

Passo 2
Com a caneta de solda estanho, junte e cole as partes que ainda tem, derreta o plastico e tente manter o alinhamento mais próximo posível para não ter que usar muita massa e ter que lixar depois.

Passo 3
Após tudo colado com auto fusão, lixe as partes necessárias/rebarbas, pode até cortar com um estilete e depois lixar, da menos trabalho

Passo 4
Use uma lixa grossa ou algo para remover a cola velha.

Passo 5
Com massa plastica, preencha e alise o que for necessário para dar acabamento antes de colar o couro, após secar lixe novamente e de acabamento.

Passo 6
Antes de começar a colar o couro, teste o forro de portas na porta, e vá dando o acabamento necessário

Passo 7 - a mais chata
Após das acabamento no forro todo e lixar onde for necessário, corte um pedaço do couro suficiente para colar em todo o forro de portas. Comecei colando na parte contraria do alto falante, no forro dianteiro, o foi necessário fazer um corte no couro perto do puxador na porta, ficou visível, e outro onde fica o alto falante, no forro traseiro foi feito um corte próximo ao puxador e outro perto da dobradiça da portas, estes ficaram visíveis, dobrei as duas pontas e colei, depois colei no forro.

A parte do alto falante na porta dianteira foi a mais complicada de reformar, colar o couro e dar acabamento, usei a propria tela do alto falante para servir de molde.

Basicamente é isto pessoal, trabalho artesanal e bem chato de fazer, mas depois de pronto ficou legal. Abaixo segue as fotos do procedimento, tirei vária, se faltar alguma vou postando caso precise. Qualquer dúvida podem perguntar, se souber respondo, senão o pessoal dó fórum aqui deve saber certamente rsrsrs.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Resultado de todo este trabalho de paciência foi este, não ficou perfeito como o original, mas ta ótimo:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços. :smt023
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TUTORIAL - Reforma dos forros de porta do Monza tubarão

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Excelente trabalho! E ficou muito bonito

Vc tem fotos do "antes" da desmontagem, para compararmos?
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)

Evandro Monza SR escreveu:Excelente trabalho! E ficou muito bonito

Vc tem fotos do "antes" da desmontagem, para compararmos?

Evandro, ficou razoavelmente bom sim, e deu muito trabalho também rsrsrs... só não entendi quais fotos você se refere, o estado dos forros antes de serem reformados?

FOTOS MONZA CLUB
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)

Pessoal, não tenho muitas fotos de como estavam os forros de porta antes, estavam tão feios que nem fotos tirava rsrsrs.. mas seguem algumas. A parte do descança braço estava bem quebrada assim como nos auto falantes, além do courvim descolando em várias partes.

PS:Fotos de baixa qualidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Se precisar de fotos da reforma dos forro ainda tenho algumas.

Abraços.

FOTOS MONZA CLUB
bioforce
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por bioforce »

boa tarde, estou seguindo o projeto das restaurações das minhas forrações do meu monza, mas estou com receio do corvin pq ja tive decepções devido ao fato de descolar. Queria saber a tecnica q vc usou pra colar o corvin. Começasse de qual parte da forração a colar o corvin, pelo apoio de braço, pela parte de cima e veio trazendo pra baixo usando soprador, colando em partes pequenas?

Fico no aguardo e parabens pela restauração, ficou otimo!!
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)

bioforce escreveu:boa tarde, estou seguindo o projeto das restaurações das minhas forrações do meu monza, mas estou com receio do corvin pq ja tive decepções devido ao fato de descolar. Queria saber a tecnica q vc usou pra colar o corvin. Começasse de qual parte da forração a colar o corvin, pelo apoio de braço, pela parte de cima e veio trazendo pra baixo usando soprador, colando em partes pequenas?

Olá amigo.

Também tive receio de ficar descolando, mas só o primeiro forro de portas esta com este problema, por eu não ter esperado o tempo de secagem da cola, passai a cola e já colei o curvin e também passei cola em excesso, este é o primeiro segredo, depois fui colando de cima para baixo e de traz pra frente. Nas fotos não aparece, mas a parte central, onde fica o acabamento de metal com o tecido original igual aos bancos foi cortada e removida, as duas partes, não sei se compreendeu. No mais é do jeito que achar mais fácil que você encontrar. Pode usar uma esponja de colchão, aquece com o soprador e pressiona com a esponja para moldar. E acho que cola Amazonas é melhor, também não pode encharcar com muita cola. Espero ter ajudado.

Abraços.

FOTOS MONZA CLUB
geese howard
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por geese howard »

O que voces acham desses forros de plastico que vendem por aee?
O meu ja foi meio que "reformado" mas ja esta cansado e esta com couro, no entanto estava pensando em comprar um desses e mandar cobrir...
bioforce
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por bioforce »

Enéias escreveu:
bioforce escreveu:boa tarde, estou seguindo o projeto das restaurações das minhas forrações do meu monza, mas estou com receio do corvin pq ja tive decepções devido ao fato de descolar. Queria saber a tecnica q vc usou pra colar o corvin. Começasse de qual parte da forração a colar o corvin, pelo apoio de braço, pela parte de cima e veio trazendo pra baixo usando soprador, colando em partes pequenas?

Olá amigo.

Também tive receio de ficar descolando, mas só o primeiro forro de portas esta com este problema, por eu não ter esperado o tempo de secagem da cola, passai a cola e já colei o curvin e também passei cola em excesso, este é o primeiro segredo, depois fui colando de cima para baixo e de traz pra frente. Nas fotos não aparece, mas a parte central, onde fica o acabamento de metal com o tecido original igual aos bancos foi cortada e removida, as duas partes, não sei se compreendeu. No mais é do jeito que achar mais fácil que você encontrar. Pode usar uma esponja de colchão, aquece com o soprador e pressiona com a esponja para moldar. E acho que cola Amazonas é melhor, também não pode encharcar com muita cola. Espero ter ajudado.

Abraços.
Sim, vai ajudar bastante com as dicas. Na semana q vem vou começar a fazer a fixação do corvin, ja utilizei uma vez a cola amazonas em spray e não foi feliz o resultado, começou e descolar. Mas dessa vez comprei a cola amazonas, mas normal e vou diluir um pouco pra ficar mais homogenio e fim de ficar mais facil de espalhar com um pincel ou espatula. Pretendo revestir do mesmo corvin os puxadores pra qdo for encaixar parecer inteiro. Os porta-trecos revesti de corvin, veja imagens. Colei pra testar a eficiencia da cola.

ImagemImagem
Responder