eduardo kappaun escreveu:Qual seria o consumo medio por litro ?
So para ter uma base de calculo
não existe isso Eduardo. como expliquei acima, cada situação é uma situação diferente.
vai depender do terreno, clima, condutor, trafego, pneu, combustivel, aclive(carga no motor), temperatura dagua do motor isso ninguem leva em conta e isso muda completamente tudo.
entao nao existe uma gabarito. o unico consumo "correto" e o consumo cientifico. aquele consumo que o motor fica preso num ambiente controlado temp,pressao,umidade, e se faz a medição de consumo por RPM X CARGA X Temp motor. só assim é valido é o "consumo real do motor" e o consumo natural.
nesses anos que estou nesse forum ja vi de tudo! desde EFI fazendo milagres consumo de motor 1.0 ate fazendo consumo de V8. qual é o certo? nenhum... o real é oque TU gasta e nao os outros.
eu aqui moro na serra, nao existe retas, e a cidade termina em 8 km de ponta a ponta. é so lomba, e a reta mais longa tem 300 metros. como vai fazer um consumo comparado a um cara que mora em cidade grande ou no litoral onde geralmente é so reta e nivel do mar? sem chances. cada caso é um caso.
Eduardo o teste de consumo que tu fez esta certo também, porem, UM unico teste nao é conclusivo, faça 2, 3 e ja pode determinar o consumo, tem que fazer a comparação com ele mesmo e nao com os outros. eu quando terminar de programar as area de carga do meu motor e fazer ele rodar farei o mesmo que tu, nao tenho como gastar 1 a 3 tanque de combustivel cheio pra chegar a uma conclusa

seria ridiculo, a cidade como disse so tem 8 km de raio, e é cheio de subida ingrime, e nao tenho rotina, ou seja, serve pra nada torrar combustivel pra chegar a uma conclusao rsrsrsrsrs. se teu carro gastou 2L de gasolina pra fazer 16,5 km entao é isso que teu motor consumiu... se por numa reta vai ser um consumo menor e por ae vai, so repita mais duas vezes o mesmo teste nas mesma condições, ou se quiser fazer do tanque cheio, ou 100km ou seja la como for, faça tb, nao vejo eficiencia nesse metodo, vai dar a mesma coisa no fim das contas utilizando o mesmo trajeto e condiçao é claro :smt023
-------------
Carlos, o unico consumo que interessa é o científico. aquele divulgado pelo fabricante, usam dinamômetro pra isso. mas tb nao diz muita coisa, por ex o N20XF tem o consumo de 7.5 a 11 km/l alcool U/R mas nao quer dizer que vai ser esse o consumo pra todos usuarios que tem esse carro. entao, essas medias so teriam valor pro teu caso Carlos vamos dizer assim se tu nos fala-se um valor. não se aplica a todos que tem o mesmo carro, como o consumo do amigo que perguntou so se aplica pra ele. por isso é controverso consumo.
entao, foi que falei, essas variaveis vai interferir a cada analise, tem ainda o fator da temperatura do motor(isso aqui é oque define o consumo). ele só pode fazer qualquer tipo de teste de consumo usando ele como referencia. como falei, se eu fosse testar um EFI 2.0 gasolina igual o teu Carlos regulado, tenho certeza que nao daria o mesmo consumo que o teu vamos supor.... aqui o consumo seria infinitamente maior, o motor onde eu moro sempre esta em carga, media pra alta, cruzeiro nem pensar a maioria do tempo é arranque pare, cidade pequena e cheia de subida e descida. a cada esquina tem um subida. dae ferra o consumo e qualquer tipo de comparaçao. oque importa é o que ele esta gastando, se foi 8 km/l a gasolina entao ta gastando. ele ate pode fazer o teste usando melhor de 3 usando mais combustivel, mas duvido que saida dos 8 que ele conseguiu. ele so vai conseguir media pela "rotina de trajeto" vai dar resultados totalmente diferentes em cada circuito de teste, ou pra mais ou pra menos. ou pra igual.
esse teste que tu sugeriu é que a maoria usa, nao esta errado, como tb nao esta errado da forma que ele fez. se ele repetir o mesmo teste amanha vai dar o mesmo valor, ou quase igual.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.