existem muita exclusividade de engenharia na GM antiga. outras marcas eu nao posso falar, so falo oque tenho experiencia. da pra fazer no torno convencional Jorge, é so usar o automatico pra fazer o conico, e o resto é padrao passo 1.5, caixa norton barbada.jorgeAP escreveu:Com certeza a engenharia quis dificultar o reparo, obrigando a compra de peças originais.
Numa peça de rosca externa fica fácil fazer uma rosca cônica Mk18 com passo 1,5, com o CNC se faz peças seriadas. Já as roscas internas com macho cônico o preço da hora/máquina não compensa o risco de quebra e desgaste da ferramenta, A GM assumiu o custo por conta da exclusividade da peça original não aceitar paralelas.
vou falar 2 pra voces que lembro.
1* (essa é a melhor) padrao da rosca do parafuso do bloco familia 2 desde 82 ate 2013 - ou seja desde o motorzinho 1.6 do monza(eu tenho um) ate o ultimo familia 2 2013(eu tenho um tb) usa o mesmo padrao de rosca, ou seja todo familia 2 usa a mesma roscado parafuso de cabeçote. ou seja um padrao exclusivo da montadora. não entra em NENHUMA Norma Internacional. é feito! é exclusivo!. tentem ver se acham um macho pra reparar as rosca do bloco

2° padrao de parafuso unico. quem nunca tentou tirar o parafuso da pinça 82-87 do monza? parafuso pentagonal alguem lembra disso. :smt023 mais uma, não tem chave no mercado pra isso. somente a dona GM tem a droga da chave! hoje ate tem no mercado devido os chinas, mas tempos atras nao existia assim. é dificil achar mas existem. hoje é claro. te coloca a 20 anos atras
deve ter mais, que lembro era isso. isso se chama exclusividade industrial
esses dias tentei abrir um equipamento eletrônico de uma marca tal. porem tentei !!! o parafuso é fora da Norma tb... era um Torks com um pino no meio rsrsrsr, apelei pra alicate de pressao :smt023
o mundo la fora é mais cruel do que agente imagina.
-------------
se for cônico Luiz.... sim, pode tb rachar pq é cônico e se tem fita piora ainda mais pq ela engorda e cria mais pressao. se for "reto" nao acontece pq bate no fundo da rosca e ali fica torqueado. mas no conico ele vai arrebentar numa parte mais abaixo onde é menor. e como ali é um ponto fraco devido a rosca, certamente nao vai suportar e trincar.
o pessoal nao sabe, mas sistema cônico nao precisa de muito torque, ele próprio faz a vedação. assim como o sensor NTC do cavalete dagua, é um 1/8 NPT cônico é claro, so deve encostar e levemente com o dedo torquear. ate fiz um vídeo demonstrando isso. alumínio + latão + cônico + calor + excesso de torque = solda. aqui no fórum vi muita gente quebrar esse sensor ao tirar.