Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92

Mensagem não lida por Rafaelo »

jorgeAP escreveu:Com certeza a engenharia quis dificultar o reparo, obrigando a compra de peças originais.
Numa peça de rosca externa fica fácil fazer uma rosca cônica Mk18 com passo 1,5, com o CNC se faz peças seriadas. Já as roscas internas com macho cônico o preço da hora/máquina não compensa o risco de quebra e desgaste da ferramenta, A GM assumiu o custo por conta da exclusividade da peça original não aceitar paralelas.
existem muita exclusividade de engenharia na GM antiga. outras marcas eu nao posso falar, so falo oque tenho experiencia. da pra fazer no torno convencional Jorge, é so usar o automatico pra fazer o conico, e o resto é padrao passo 1.5, caixa norton barbada.

vou falar 2 pra voces que lembro.

1* (essa é a melhor) padrao da rosca do parafuso do bloco familia 2 desde 82 ate 2013 - ou seja desde o motorzinho 1.6 do monza(eu tenho um) ate o ultimo familia 2 2013(eu tenho um tb) usa o mesmo padrao de rosca, ou seja todo familia 2 usa a mesma roscado parafuso de cabeçote. ou seja um padrao exclusivo da montadora. não entra em NENHUMA Norma Internacional. é feito! é exclusivo!. tentem ver se acham um macho pra reparar as rosca do bloco :wink: faço uma aposta aqui quem conseguir achar um macho com aquela configuração de Fio. meu pai era engenheiro mecânico, quando eu pedi pra ele verificar o fio(na epoca do 1.6 estava com corroção no bloco la na rosca) pq eu nao tinha achado com minhas limitações técnica na época, ele pediu ajuda pra outro engenheiro naval, amigo nosso da familia, trabalhavam junto no mesmo local. agente não conseguiu achar nas Normas industrial esse passo, nada nos catalogo, foi quando agente se tocou e disse, isso aqui é exclusividade industrial.... ou seja, ferrou a rosca do bloco, faça uma gambiarra, mete uma rosca padrao internacional e uma parafuso adaptado, parafuso original nunca mais! ou simplesmente troca o bloco. ferrugem de parafuso de cabeçote nao é raro. por isso sempre uso graxa pra rosca, e recomendo que usem pra nao acontecer o pior. depois nao tem remedio pra isso. e se tem é amargo.

2° padrao de parafuso unico. quem nunca tentou tirar o parafuso da pinça 82-87 do monza? parafuso pentagonal alguem lembra disso. :smt023 mais uma, não tem chave no mercado pra isso. somente a dona GM tem a droga da chave! hoje ate tem no mercado devido os chinas, mas tempos atras nao existia assim. é dificil achar mas existem. hoje é claro. te coloca a 20 anos atras

deve ter mais, que lembro era isso. isso se chama exclusividade industrial

esses dias tentei abrir um equipamento eletrônico de uma marca tal. porem tentei !!! o parafuso é fora da Norma tb... era um Torks com um pino no meio rsrsrsr, apelei pra alicate de pressao :smt023

o mundo la fora é mais cruel do que agente imagina.

-------------

se for cônico Luiz.... sim, pode tb rachar pq é cônico e se tem fita piora ainda mais pq ela engorda e cria mais pressao. se for "reto" nao acontece pq bate no fundo da rosca e ali fica torqueado. mas no conico ele vai arrebentar numa parte mais abaixo onde é menor. e como ali é um ponto fraco devido a rosca, certamente nao vai suportar e trincar.

o pessoal nao sabe, mas sistema cônico nao precisa de muito torque, ele próprio faz a vedação. assim como o sensor NTC do cavalete dagua, é um 1/8 NPT cônico é claro, so deve encostar e levemente com o dedo torquear. ate fiz um vídeo demonstrando isso. alumínio + latão + cônico + calor + excesso de torque = solda. aqui no fórum vi muita gente quebrar esse sensor ao tirar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jorgeAP »

Os eletrônicos são os mestres na invenção de parafusos diferentes, parece que a cada ferramenta que cai no mercado eles inventam um novo parafuso para dificultar.
Se não for assim a venda em massa tanto do equipamento quanto da assistência autorizada cai por conta da facilidade de manutenção.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Boa noite amigos o problema foi resolvido comprando um coletor usado por R$ 50,00 sendo que me cobraram R$ 35,00 a R$ 50,00 pra fazer a solda e não disseram dar garantias de que ficaria bom ou mesmo com a qualidade que você indicaram então comprei uma no ferro velho mesmo abaixo segue foto dela uma pena que ela não veio clara como a minha antiga estava com aparência de nova :cry:

Imagem

Imagem

E aqui a nova conexão de latão até comprei as originais de plastico mas as roscas não batia era muito menor as originais então coloquei sem muito aperto desta vez :smt030

Imagem

mas o carro funcionou perfeitamente com ela
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Boa tarde amigos

Hoje adicionei 2 litros de aditivos da urba cor azul no meu monza e fui andar e percebi que com o ar ligado ele começou a esquentar sempre ficou no meio mas hoje ele começou a ficar na posição 3 do painel digital como podem ver na foto a minha duvida é se é normal ir até ai ou não fiz o teste de desligar o ar e apos um ou dois minutos de funcionamento ele volta para a posição dois,
A duvida é normal ou não ?

Imagem

Alguém pode me tirar a duvida ?
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987

Mensagem não lida por Robson Lott »

Vc fez a sangria de ar no sistema pelo sensor CTS na carcaça da válvula termostática?
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não está normal. Olhe na embalagem do aditivo e verifica a proporção recomendada. Levando em conta que o sistema de arrefecimento tem capacidade para 7,5l e, se o indicado for 40% de aditivo e 60% de água, ou 50% de cada um, 2 litros não é o suficiente.
Já temos muiiiitos tópicos com esse sintoma. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.
Verificar os seguintes itens:

- Problemas com aterramento do motor e positivo que sai do alternador.
- Ventoinha girando mais devagar do que o normal
- Ar no sistema de arrefecimento
- Obstruções interna ou externa no radiador e ou externa no condensador.
- Se as duas velocidades da ventoinha funciona normalmente.

Abs,

Carlos Freire

-
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Robson Lott escreveu:Vc fez a sangria de ar no sistema pelo sensor CTS na carcaça da válvula termostática?
Fiz a sangria como disse pelo sensor CTS eu tirei o sensor sem tirar a tampa do reservatório e só saiu ar la de dentro ai abri a tampa até começar a sair água espero que isso ajude obrigado Robson :lol:
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Fiz a sangria como disse pelo sensor CTS eu tirei o sensor sem tirar a tampa do reservatório e só saiu ar la de dentro ai abri a tampa até começar a sair água
e quando voçe montou o motor,voçe fez a sangria certinha.
porque trocou o coletor e nao fez :smt017
Responder