Monza Classic SE MPFI 1993

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Robson Lott »

Ixi... discussão calorosa! :shock: :roll: :smt020

Obrigado pelas opiniões! ;)

O lance seria acompanhar um procedimento doméstico-profissional (ou profissional feito em casa! :green: ) e com a menor intervenção possível. Mas se bem que o Rettore vai tá lá, né... ele que vai ficar sujando as mãos enquanto eu tomo um suquinho de laranja gelado! :lol:

Brincadeira!

É que o óleo que tá lá agora, tá velho. Vou drena-lo pelo bujão, pois o que tiver mais denso (como por ex. limalhas) irão ficar ao fundo. Depois do dreno, pra tb não "gastar" mto óleo, vou trocar o filtro, pôr somente 3L no sistema (no máximo 4L se o filtro "chupar" mto!) e por o Flush. Ai sim, o carro vai ficar "pronto" pra ligar, entende!?

Após as instruções de funcionamento do motor com o Flush no sistema, vou drenar novamente tudo + retirar o cárter. Aí sim, o Flush já vai ter ajudado bastante com a remoção das borras (espero!!!) e dessa maneira, posso terminar o serviço, lavando ele + pescador, tirando com o K90 alguns detalhes pra "pincelar" o trampo.

Faz sentido mesmo limpar o cárter ( + todas as outras periferias de lubrificação) ANTES do flush, mas por questões de dinheiro e por preferir fechar DE UMA VEZ o cárter com a junta nova, acho que o risco não é tão grande, de somente deixar pra fazer isso DEPOIS do flush, não!? Me corrijam se eu tiver errado! :D

A tampa de válvulas eu pretendo tira-la e limpar o blow-by ANTES de dar partida, pra que o motor não tenha tanta compressão, e o respiro de vapor/pressão do cárter funcione perfeitamente desde a primeira voltinha do virabrequim depois dessa hibernação. Como alí não é uma área de tanto "espirro" de óleo, posso tirar a tampa, limpar o blow-by, fechar com a junta antiga, ligar o motor fazendo o flush, e ao final, abri-la denovo pra finalizar e por junta nova, o que acham?

Abraços!
Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

cara troque logo o filtro do suspiro, ele não é caro e nesses motores é sossegado de trocar :smt023
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

RBMartins escreveu:mas minha intenção na realidade era dizer que antes de tudo já fizesse essa analise na tampa de valvulas para que precisasse abrir o cárter uma vez só no caso d se aplicar o flush e enfim limpa-lo
Foi isso que eu quis dizer também. :smt023

Se bem que nem sei se faria o flush, a menos que esteja cheio de borra na hora que tirar a tampa do comando para olhar...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
RBMartins

500EF escreveu:Se bem que nem sei se faria o flush, a menos que esteja cheio de borra na hora que tirar a tampa do comando para olhar...
concordo !

não acho muito prudente expor o motor do carro a estes produtos agressivos (seja o "flush" ou o fluido de freio ou até mesmo óleo diesel como alguns fazem) caso a sujeira não esteja numa quantidade que justifique o procedimento....
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
cristianopw2
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por cristianopw2 »

E aí Robson, beleza man? Talvez tu estranhe meu novo perfil, tive de criar um novo usuário depois que não consegui mais logar na minha outra conta :smt011

Cara, dentre as manutenções que tu listou para fazer no carro, eu incluiria colocar junto ao óleo um Molykote A2 ou Militec (redutores de atrito interno), e no tanque colocaria um Perfect Clean da Koube, ou algum outro produto que faz limpeza via tanque.

Esse cara aí do vídeo abaixo fez 15,9 km/l em um Vectra A GLS (conforme explicado na descrição do vídeo. Recomendo o canal dele) usando o Perfect Clean. O vídeo é o relato dele sobre o produto. Dá uma olhada :smt023. Tem vídeos dele fazendo 17km/l (via CB) no Vectra GLS andando a 100km/h.
https://www.youtube.com/watch?v=vL93Y6VE77w

Recentemente usei esse produto da foto abaixo de aplicação via tanque no Monza, por indicação do mecânico. Ele limpa os bicos injetores sem a necessidade de desmontá-los, remove a carbonização interna do motor e etc.

Imagem

Esses produtos da Koube estão tendo uma crítica muito boa, bastante gente usando e aprovando. Inclusive o ADG (da oficina High Torque) os recomenda. Caso tu não conheça, deixo o canal do Youtube do ADG.
https://www.youtube.com/user/ADG0068

Abraço, Lott!
Monza GLS 1996 Bege El Greco Perolizado - http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=29289
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Cristiano, embora estes produtos de limpeza sem remover os bicos, as vezes limpa, mas, quando a sujeira é maior, a melhor maneira é limpar eles num banho ultrassônico imerso em um produto de limpeza que pode ser este ai. Fica anos luz melhor o resultado!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
RBMartins

certa vez um mecânico me falou que esses produtos tais como o Perfect Clean devem ser usados com bastante cautela sobretudo em motores com uma quilometragem já mais avançada, uma vez na limpeza que eles prometem fazer além do risco de soltar o carvão acumulado em forma de algum cristal podendo riscar as camisas de pistão e dando um belo problema no motor ou então que a sujeira por ela removida entupa o catalisador do carro, dando outro prejuizo....
Este mesmo mecânico me falou que o ideal é se usar apenas aqueles aditivos do tp "gas cleaner" (os geralmente vendido nas embalagens vermelha) que são menos agressivos e vão removendo mais paulatinamente a sujeira sem se ter os riscos que mencionei acima... e fugir daqueles aditivos "fuel cleaner injection" (embalagem preta) que são super agressivos...
Leocastro escreveu:Cristiano, embora estes produtos de limpeza sem remover os bicos, as vezes limpa, mas, quando a sujeira é maior, a melhor maneira é limpar eles num banho ultrassônico imerso em um produto de limpeza que pode ser este ai. Fica anos luz melhor o resultado!
concordo com vc Leo, nada como fazer o serviço correto removendo os bicos e já se analisando na ocasião se é necessário trocar aqueles reparos de borracha deles para sanar eventual entrada falsa de ar
Robson Lott
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

RBMartins escreveu:cara troque logo o filtro do suspiro, ele não é caro e nesses motores é sossegado de trocar :smt023
Fala Martins,

Tô com síndrome de que qqr reauzinho a mais, parece q vai encarecer pra caramba esse primeiro gasto "de cara", sabe!? :roll: Tô com medo da conta tá saindo cara demais! Vou fazer o seguinte: vou limpar o atual, limpar bem! Nem que tenha que botar fogo, como o Léo Castro sugeriu! :smt005 Se depois que eu fizer os trajetos devidos (2.500 km), somando mais 2.500 km pra totalizar 5.000km e fazer a próxima troca de óleo, te "prometo" abrir essa tampa novamente e ver o estado. Se o filtro tiver catimbando, meio esquisito, troco! :smt023

Obrigado pelas dicas, cara! Pode ter certeza que mesmo não acatando, tô levando mto em consideração do q q vc sugere e explica!!!
RBMartins escreveu:certa vez um mecânico me falou que esses produtos tais como o Perfect Clean devem ser usados com bastante cautela sobretudo em motores com uma quilometragem já mais avançada, uma vez na limpeza que eles prometem fazer além do risco de soltar o carvão acumulado em forma de algum cristal podendo riscar as camisas de pistão e dando um belo problema no motor ou então que a sujeira por ela removida entupa o catalisador do carro, dando outro prejuizo....
Este mesmo mecânico me falou que o ideal é se usar apenas aqueles aditivos do tp "gas cleaner" (os geralmente vendido nas embalagens vermelha) que são menos agressivos e vão removendo mais paulatinamente a sujeira sem se ter os riscos que mencionei acima... e fugir daqueles aditivos "fuel cleaner injection" (embalagem preta) que são super agressivos...
Opa! Concordo, parece q é agressivo mesmo esses limpadores... Eu tô em dúvida, já incluí no pedido um Perfect Clean, mas vou ver se aplico ele, ou um mais "leve" da STP.

Obrigado mais uma vez!

Abração!
500EF escreveu:
RBMartins escreveu:mas minha intenção na realidade era dizer que antes de tudo já fizesse essa analise na tampa de valvulas para que precisasse abrir o cárter uma vez só no caso d se aplicar o flush e enfim limpa-lo
Foi isso que eu quis dizer também. :smt023

Se bem que nem sei se faria o flush, a menos que esteja cheio de borra na hora que tirar a tampa do comando para olhar...
Rettore, vou precisar de sua ajuda presente, junto com a do Santana! :mrgreen: Bloqueie sua agenda pra sábado E/OU domingo próximos! E as luvinhas de látex (ui!!) tb! :lol:
A junta da tampa de válvulas de borracha com limitador de torque + a do cárter já foram pedidas. Então de qualquer maneira, vamos sim abrir a tampa de válvulas pra sacar o veredito! Eeeeeeeeeeu acho que não vai estar aquela maravilha. O hodômetro do carro marca pouco mais de 94.000km, e esse bloco já foi remarcado, ou seja, o carro pode ter uma KM, mas o motor, só Deus (e o Detran de RS) sabem! :lol: E mesmo assim, sabemos também que KM não é indício de "nada"! Espero que esteja condizente, ou seja, com um pouca (pouca!!!) encrustração!

Abraços!!!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem