Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

preso o vira não tava.

como eu disse, botei o bloco na mesa, coloquei as bronzinas, coloquei oleo, mancais, torqueei, e girei, e virou solto

medi e deu 0.05 no cálibre.

achas que ela dilatou e freiou o motor inteiro como um tiro? no minimo não iria freiar o motor inercialmente, caindo rotação, aquecendo, azulando, brasa, e aí travava?

vcs entenderam como eu disse que travou?

imaginem um motor a 2000/2500 rpm.

do nada vc joga entre o virabrequim, um eixo de aço de 2 polegadas.

foi essa a travada! foi como um tiro, não acho que uma única bronzina, com 0.05 de folga, iria freiar um motor girando nessa rotação, ainda mais com a massa do volante, embreagem, compressão alta.

no minimo a rotação iria caindo, 1800, ai acelerava, não subia, pesava, 1500, 1000, 900, morria.
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

por isso pedi para conferir as correias e a bronzinas ou procurar alguma coisa que gerou este
travamento.
pois,uma travada dessas,por mais que parou de vez,deixa sequelas.
o pistao nao iria parar de uma vez sem alguma coisa grudar.
como voçe olhou as camisas e nao tem nada,nao custava nada verificar o girabrequim.

na minha opiniao,a unica coisa capaz de parar instantaneamente o motor (com o carro parado logico)seria o girabrequim.
se fosse algum pistao,empenava biela ou arranhava as camisas.
se fosse alguma coisa na correia dentada,ela arrebentava.
se fosse cabeçote,ele quebrava valvula,balancins ou outra coisa qualquer.
mas,ai voçe escutava o barulho de longe e tambem o motor continuava com o defeito.
achas que ela dilatou e freiou o motor inteiro como um tiro? no minimo não iria freiar o motor inercialmente, caindo rotação, aquecendo, azulando, brasa, e aí travava?
motor sem carga nao precisa de muita coisa para parar nao.
faz como voçe falou e troca o oleo.
tomara que resolva amigo,torço por voçe e nao deixa de postar aqui o resultado final.
e tomara que eu tenha me enganado e tudo corra bem :smt023
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

e o ruido de metal que tu falou onde entra na conta?

ferro arranhando nunca é bom. algo nao esta batendo ae, mas blz, tomara que seja apenas o "oleo fino" pq nem a do oleo acredito, entao todo motor familia 2 que usa 5w30 tava tudo trancando.

repito que falei antes, mistura gorda nao trava motor, e teu travou. se for levar mais pro lado catastrófico deixaram tao justo que quando aquecer trava. ja vi casos assim por retifica mal feitas.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf

tem riscos na camisa sim, bem finos (uns 3), mas tem.

eu to arrumando a camera snake (a ... dos leds dela pararam de funcionar) pra filmar direito e mostrar pra vcs.
até lá só vou trocar o óleo.

gente, so tenho a agradecer a ajuda de vcs. mas entendam, eu to dependendo de carona pra ir em qualquer lugar. ontem quase perdi uma venda importantissima, tive que pedir pro meu amigo me levar.
eu não tenho mais cerebro pra desmontar o motor novamente. eu não aguento mais... ja cheguei no meu limite...
quando eu fiz o opala, eu era novo, tinha disposição, tinha tempo, paciencia, nao fazia nada na vida, entao era só opala,
agora nao, o carro virou um "tênis", e eu to andando descalço faz 3 meses, praticamente perdi até a namorada por causa disso. (ela mora em outra cidade, 60km daqui)

eu abriria o motor, se eu tivesse outro meio de transporte aqui. se eu tivesse outro carro, que seja uma variant, um 147, qqr coisa, beleza, trazia denovo o motor pra cá.
mas eu to no meu limite, eu prefiro "amaciar" o motor na marra, e fazer ele assim, e ir juntando dinheiro pra comprar um motor NOVO parcial, e um cabeçote F3, e ja jogar lá direto, sem ficar pensando em medidas.

amanhã de tarde, vou lá tirar o óleo e ver se tem algo grudado nso dois bujões magnéticos (eu botei dois, um na bomba de óleo, e outro no carter)
não vou ligar o carro, só se eu sentir muita confiança. no maximo giro ele na mão, e tento ouvir algo.
depois de trocar o oleo e ficar confiante, vou arriscar uma partida rápida, mas já com a ECU jumpeada pra mandar 10 graus na polia mesmo com o motor frio.
na mesma hora ja vou jogar uns 1.50v no potenciometro, desjumpear, e deixar uns minutos com o carro ligado em marcha lenta, sem acelerar nada.
se eu ver alguma anomalia, vibração, desligo de imediato, espero esfriar, ligo denovo.

pode ser sim, um motor muito justo, mas eu ainda culpo uns fatores, taxa de compressão alta demais, dilatou os pistões, o óleo ja estava contaminado e com vapor de agua e alcool subindo pras camisas (reparem que quando vc cozinha arroz, acumula gotas de agua na tampa da panela) creio que as camisas ficaram assim. foi a receita pro fracasso. eu deveria ter acertado a mistura em primeiro lugar, trocado o óleo contaminado, e ai sim metido o motor pra esquentar.
eu sei que vc nunca viu isso, rafaelo, mas cara, possibilidade existe, e vc sabe.

eu sei que vc não gosta de retifica pq eles são matão, fazem coisas correndo, igual o caso do colo das bronzinas axiais que o jesuino falou, mas eu duvido muito que eles iriam errar a medida das camisas, até porque elas já vem assim de fabrica.
não quero que vcs me odeiem pela minha teimosia, mas é a unica solução,
trocar o óleo, acertar a mistura perfeita da estequiometria com o ponto correto, e rezar.

lembro uma vez, que eu troquei as buchas do comando do opala que ficavam no bloco, e o comando não entrava........ era de outra medida, e nao existia as buchas pra vender.
o que eu fiz? passei pasta de esmerilhar valvulas nos colos do comando, e bati com marreta. desceu, travado mas desceu. botei uma chave de boca na ponta dele, e fiquei vai-e-vem uma meia hora.

não é que o carro tá rodando até hoje? 3 anos de pauleada
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1986

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

eu nunca tive problemas com retificas,embora sempre fiquei com a perna atras :smt005
mas,no geral foram todas boas ate hoje.

relaxa e nao deixe de postar aqui como o motor esta se comportando :smt023
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por RicardoDS »

Esquece a taxa.
Conheço muito carro turbo que está a mais de 50mil km sem abrir o motor... sendo que a taxa dinâmica em um motor desses passa de 20:1.
Não vai ser 14:1~15:1 sem carga que vai travar todo o motor.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fariaswolf escreveu:eu sei que vc não gosta de retifica pq eles são matão, fazem coisas correndo, igual o caso do colo das bronzinas axiais que o jesuino falou, mas eu duvido muito que eles iriam errar a medida das camisas, até porque elas já vem assim de fabrica.
me desculpe Farias, mas quem erra um negocio basico desse nem retifica tinha que ter sacou? tu teve que lixar um negocio feito quem lixa madeira pra por no marco da parede. nao é assim que funciona as coisa funcionam em mecanica de preciçao. era pra a retifica ter feito isso ter polido na maquina, te pedido a peça pra ajustar. e quem fez o serviço? foi tu nao foi? em vez deçes

e o pistao... quem erra isso da bronzina tudo é possivel. e esses risco nem ficou 30 min esse motor ligado e ja tem risco na camisa como esta dizendo, entao ferrou de vez, deve ser isso mesmo quem ta freiando o motor todo, se bobinar so broniram teus cilindro com pedra e nem ajustaram. mais um caso de retifica incompetente como ja vi algumas aqui nesse forum. toda vez que eu venho aqui nesse forum e falo que retificar motor não é garantido o pessoal fica meio assim... ferro roendo é merd-a na certa, não é taxa ou mistura gorda como esta achando, nao adianta tapar sol com a peneira e achar que é taxa, repito, se fosse taxa o Eduardo ja tinha trocado de motor, fora umas trocentas pessoas que usam ate mais que 14:1 e ainda nao sei oque a taxa em a vez com ruido de metal. tomara que agente esteja errado e tu certo. tomara que seja so o oleo mesmo :smt023
Fariaswolf escreveu: não quero que vcs me odeiem pela minha teimosia, mas é a unica solução,
trocar o óleo, acertar a mistura perfeita da estequiometria com o ponto correto, e rezar.
agente so esta se baseando no que tu ta nos transmitindo nao é mesmo? esperamos que esse ruido de metal foi coisa da tua cabeça.

sobre o risc de ficar sem carro tu sabia que poderia dar zebra, faz parte do jogo cara. eu teria feito diferente que o tu fez, ate tinha te sugerido deixar a retifica montar esse motor, se desse merd-a é com eles, agora que tu montou ja era, nem adianta tirar e bater na porta deles. mas denovo! tomara que foi um "embuxada de alcool" ou oleo de maquina de costura que nao aceita 80°C de motor, oque duvido...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf

bujão magnético

Imagem

Imagem

garapa, digo, olecool

Imagem
Responder