Carro Falhando, falta de força

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Silva90
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Re: Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por Silva90 »

Silva90 escreveu:
dutra s a escreveu:no meu , so uso ngk , velas e cabos

estouros no escape pode estar relacionado a muito fatores como bem descreve muitos topicos sobre esse assunto , o mais proximo a isso é corte de igniçao + fora de ponto , entre outros sao : alarme com problemas, algum conector do sistema de igniçao ( bobina impulsora e bobina eletrica , hei ,) e injeçao ( tps, bico ,map),

( se nao a sinal da bobina impulsora , nao tera faisca , nem bico nem bomba ) > ou seja , hora corta hora nao + em alta = estouros , o hei costuma fazer isso quando bem quente , sinal de que vai dar pau , má qualidade ou mal instalado

tambem acontece muito do regulador de voltagem estragar a bobina impulsora e hei dando picos muito acima de 14 v
veja se o motor esta no ponto exato verificando correia , polia do comando e do vira-brequim , confira o avanço do distribuidor com a pistola de ponto com graus , veja aterramento no bloco do motor principalmente no cabeçote , verifique a voltagem do alternador quando frio e quando a ventoinha é acionada ou seja quente (via bateria)

sobre escanear a injeçao faça isso quando a luz indicativa for acionada , e recomendo usar escaner da marca napro , ele á mais completo pois tem mais dados de funcionamento do carro ,

sobre a velas tem que troca com 30,000 ou so quando troca a correia , tensionador etc...... por volta de 50.000, vai da cabeça de cada um

sobre o gnv instalado no seu carro , o maximo que posso dizer é , reveja a instalaçao e funcionamento do kit , de como funciona e o que nao funciona ao estar usando o gnv ,
por mais de uma bela vasculhada no forum , tem mais sobre seu problema , manuais tecnicos , soluçoes e revisoes

abs estamos ai
Você me deixou intrigado, relendo agora seu post sobre o HEI. Vou observar se quando frio trabalha normal e quando quente falha. O carro ta parado aqui perto de onde trabalho desde 13h, creio que tempo suficiente para esfriar o motor. Atualizarei com novidades(possíveis, assim espero).
Posso estar errado, mas o que você disse fez sentido, voltei na gasolina(para não forçar muito o motor) e o carro veio vindo bem, coincidiu do dia estar bem frio aqui no rj a noite, então o carro começou a falhar ja perto de casa, da minha casa para o trabalho e vice versa são uma média de 6km, ou seja, creio que faltando uns 2 km +/- começou a dar umas falhadas, segurando o motor e até o "pipoquinho de leve" no motor. Tenho medo de ser correia apesar de ter sido trocada também não tendo 50000 ainda mas... ja dei sorte uma vez(correia que durou 5 anos e por sorte não ferrou o motor, tava mais lisa que boca de velho sem dente haha e o pior, eu andando com o carro ainda!) espero que não seja a mesma e fora de ponto!
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Carro: Monza 95/95 Gasolina - GL - Simples porém muito bem recebido.
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dutra s a
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Re: Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por dutra s a »

amigao vou te passar coisas basicas e que passam batido com eletricistas etc....

hei : nao pode passar pasta por demais , é apenas uma lamina de pasta da grossura de um estilete ,e, apenas no centro da chapinha dele , nao pode ter pasta ou qualquer sujeira nos buracos por onde passam os parafusos de fixaçao dele no distribuidor , tambem nao pode ter aperto desses parafusos exageradamente aponto de girar as capinhas dos furos que parecem rebites , pois um e apenas um furo com esse rebite é o que faz aterramento do hei e o rebite é encostado e nao soldado (que deveria ser) com a ligaçao de aterramento do hei por dentro, qualquer sujeira de pasta etc... nesse lugar nele é suficiente pra estar com mal contato de aterramento o que entao implica a dar estouros, falhas ,cortes ...... e ate a queima dele , e com mal aterramento nele é bem provavel que nao venha ter sinal pra central pra funcionar o bico , bomba de combustivel e bobina eletrica no tempo certo de precisao de funcionamento do motor em qualquer estagio de aceleraçao .

bobina impulsora : ela envia sinais ao hei conforme vai girando o distribuidor , essa é um tipo de peça que ou queima de vez ou nao pois é uma bobina e nao uma placa com circuitos e a causa mais comum de queima dela que se ve aqui no forum é a de alta tensao do regulador de voltagem

distribuidor mecanizaçao : nada mais é que um eixo com uma estrela(mesa) de quatro pontas imantadas , nao é eletrico , é magnetico , apneas devemos tomar cuidado ao desmontar com a base de 4 torres que cobre a impulsora pois essas torres quebram facil , nao pode ter folga , sempre marcar a posiçao dos dentes do chifrinho com o eixo la na outa ponta que vai encaixado no comando de valvulas , pois se estiver fora vai dar estouros , funcionamento todo errado

cabo de vela: basta nao estar deixando pular faisca , sempre arrume uma forma de nao deixar eles balançando e com contato proximo a qualquer tipo de metal e sempre ver se os encaixes na vela estao firmes e nao frouxos

correia/ponto do motor > comando e vira : como mencionei la em cima procure aqui no forum a respeito tem tudo inclusive as marcaçoes de como tem e ficar as polias de baixo e de cima e o avanço de ponto atraves da pistola de ponto no distribuidor

gnv x gasolina , : muitas instalaçoes feitas de gnv , provocam problemas na bomba e bico , e porque ?, ao acionar e usar o gnv o bico fica parado e ali tem gasolina e a bomba tambem , embora é rarissimo e nunca vi bico de monza travar ou queimar , de estar muito tempo parado pode sim atrapalhar seu tempo de abertura por estar com crostas acumuladas dentro dele por ter ficado parado , e a bomba é mais comum travar por sujeira e em sequencia vem a queima nela

eletricista , se for um bom mesmo , ele ira testar todos os componentes que trabalham coma injeçao , tps, map, cts hei, impulsora , iac, vss , bico ... afim de eliminar o que seria provavel e seguir em frente ate achar o problema , que pode ser des de um fio que esta escondido num conector se partindo a uma simples girada milimetrica no distribuidor .

procure no forum , muitos temas podem te ajudar

abs estamos ai
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Re: Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por Silva90 »

dutra s a escreveu:amigao vou te passar coisas basicas e que passam batido com eletricistas etc....

hei : nao pode passar pasta por demais , é apenas uma lamina de pasta da grossura de um estilete ,e, apenas no centro da chapinha dele , nao pode ter pasta ou qualquer sujeira nos buracos por onde passam os parafusos de fixaçao dele no distribuidor , tambem nao pode ter aperto desses parafusos exageradamente aponto de girar as capinhas dos furos que parecem rebites , pois um e apenas um furo com esse rebite é o que faz aterramento do hei e o rebite é encostado e nao soldado (que deveria ser) com a ligaçao de aterramento do hei por dentro, qualquer sujeira de pasta etc... nesse lugar nele é suficiente pra estar com mal contato de aterramento o que entao implica a dar estouros, falhas ,cortes ...... e ate a queima dele , e com mal aterramento nele é bem provavel que nao venha ter sinal pra central pra funcionar o bico , bomba de combustivel e bobina eletrica no tempo certo de precisao de funcionamento do motor em qualquer estagio de aceleraçao .

bobina impulsora : ela envia sinais ao hei conforme vai girando o distribuidor , essa é um tipo de peça que ou queima de vez ou nao pois é uma bobina e nao uma placa com circuitos e a causa mais comum de queima dela que se ve aqui no forum é a de alta tensao do regulador de voltagem

distribuidor mecanizaçao : nada mais é que um eixo com uma estrela(mesa) de quatro pontas imantadas , nao é eletrico , é magnetico , apneas devemos tomar cuidado ao desmontar com a base de 4 torres que cobre a impulsora pois essas torres quebram facil , nao pode ter folga , sempre marcar a posiçao dos dentes do chifrinho com o eixo la na outa ponta que vai encaixado no comando de valvulas , pois se estiver fora vai dar estouros , funcionamento todo errado

cabo de vela: basta nao estar deixando pular faisca , sempre arrume uma forma de nao deixar eles balançando e com contato proximo a qualquer tipo de metal e sempre ver se os encaixes na vela estao firmes e nao frouxos

correia/ponto do motor > comando e vira : como mencionei la em cima procure aqui no forum a respeito tem tudo inclusive as marcaçoes de como tem e ficar as polias de baixo e de cima e o avanço de ponto atraves da pistola de ponto no distribuidor

gnv x gasolina , : muitas instalaçoes feitas de gnv , provocam problemas na bomba e bico , e porque ?, ao acionar e usar o gnv o bico fica parado e ali tem gasolina e a bomba tambem , embora é rarissimo e nunca vi bico de monza travar ou queimar , de estar muito tempo parado pode sim atrapalhar seu tempo de abertura por estar com crostas acumuladas dentro dele por ter ficado parado , e a bomba é mais comum travar por sujeira e em sequencia vem a queima nela

eletricista , se for um bom mesmo , ele ira testar todos os componentes que trabalham coma injeçao , tps, map, cts hei, impulsora , iac, vss , bico ... afim de eliminar o que seria provavel e seguir em frente ate achar o problema , que pode ser des de um fio que esta escondido num conector se partindo a uma simples girada milimetrica no distribuidor .

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Valeu pela dica, achei o problema, levei no eletricista e ja tinha algumas "definições", modulo hei ou impulsora, como disse, ambos originais(mais de 20 anos), cheguei la, ele testou o hei e viu que não mandava sinal corretamente quando o carro esquentava, o motor quente forçava a falha na emissão de "centelha", daí fui e comprei um hei "pindrobinha" mesmo(pq auto peça la perto tudo pequena e só coisa vagabunda) daí quando liguei o cara disse que tinha modulo hei original da valeo!(nem sei se tinha hei dessa marca na época e um pindroba, o pindroba 65 e ou "valeo" 115) puxa pensei, maior negoção da china! vou la buscar, cheguei "o vendedor que lhe atendeu informou errado, é MTE THOMSON, pior é "o vendedor" querer me enronlar dizendo que era melhor o THOMSON, que era original, etc.(Ainda que eu não soubesse, não levaria só pq me enganou, mas meu outro eletricista ja tinha me avisado que não prestava, pois ele tinha um kadett e detestou comprar esse THOMSON! Fora os avisos no fórum também). Que raiva que dá, mas ai também, m... por m..., levo a que não conheço o cheiro e economizo :smt005 , levei o pindroba de 65 da mobiletron(depois troco pelo delphi, o importante era sair com o carro de la hoje!) depois testando de novo o carro e motor quente, tudo ok, tudo bem quando de repente, o motor morre, religo e boto pra trabalhar para ver se vai haver falhas, daqui a pouco puf, morre de novo e não virou mais, resultado? A impulsora morre junto com inveja do "hei", pra minha sorte morreu la na oficina ainda! Ia ficar muito p da vida sair de lá e parar no caminho de volta pra casa! Ai deixei o carro la o resto do dia para que fizesse a troca da impulsora, resultado final: carro funcionando a todo vapor de novo! E o melhor, todo o sistema de ignição NOVO! Ironicamente em 3 meses já fiz, nessa ordem: Motor de Arranque, Alternador. Nessa confusão: Troquei Bobina para Delphi (Elétrica), Tampo, Rotor, Velas novas(GM),HEI e impulsora. Ou seja: conclui-se que não terei PROBLEMAS elétricos relacionados a essa parte toda de distribuidor e "adjacentes" nem tão cedo! Haha. :lol:

Amanhã busco minha carreta e posto os resultados positivos(assim espero).

Desde já, obrigado pelos toques.

Abs,

Vitor
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dutra s a
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Re: Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por dutra s a »

que bom que resolveu, mas fique atento no seguinte : voce nao tera problemas se o serviço for bem feito com muita atençao de forma correta ,mesmo sendo peças de boa qualidade ou nao , eu tava torcendo para que nao houvesse necessidade de desmontar o distribuidor pra trocar a bobina ou que fosse coisa pequena como um carvao trincado da tampa do distribuidor etc.,mas ......

no geral a bobina quando tem muita idade ela começa a ter esfarelamentos da capa isolante , amarelada etc...é sinal de alerta , as vezes da ate pra ver o enrolamento de cobre dela , é relativo trocar o hei e trocar impulsora junto , é correto mas é relativo , comigo mesmo des de quando comprei o carro so queimou uma vez a bobina impulsora , o restante ja troquei muitas vezes .

mas é isso
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Re: Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por Silva90 »

dutra s a escreveu:que bom que resolveu, mas fique atento no seguinte : voce nao tera problemas se o serviço for bem feito com muita atençao de forma correta ,mesmo sendo peças de boa qualidade ou nao , eu tava torcendo para que nao houvesse necessidade de desmontar o distribuidor pra trocar a bobina ou que fosse coisa pequena como um carvao trincado da tampa do distribuidor etc.,mas ......

no geral a bobina quando tem muita idade ela começa a ter esfarelamentos da capa isolante , amarelada etc...é sinal de alerta , as vezes da ate pra ver o enrolamento de cobre dela , é relativo trocar o hei e trocar impulsora junto , é correto mas é relativo , comigo mesmo des de quando comprei o carro so queimou uma vez a bobina impulsora , o restante ja troquei muitas vezes .

mas é isso
abs estamos ai
Tampa antiga tava com carvão já saindo(e acabou saindo, sorte que consegui a outra tampa), sinceramente? Tudo tava dando pau no distribuidor como um todo, como disse: Bobina impulsora tava puro "lixo" já, mas confesso que sabia e fui levando porque tenho "pena" de trocar peças originais! Mas não tem jeito, tudo tem seu tempo de vida útil e convenhamos que ela trabalhou muito bem durante 20 anos! Reparei, que mesmo em frangalhos, notei que "uma coisinha" parecendo um ferrinho tava "próximo a ela", na verdade não era nem ferrinho e nem "era preso a nada", na verdade era um dos fios da impulsora(que vai pra tomada) que ja tava meio que soltando ou solto, daí o motivo para ele "falhar com morte em seguida do motor" e depois morrer de vez la no eletricista(descobri ao ver a peça depois fora, desmontada, baia co). Sou o 3º dono desse monza e nesses quase 5 anos, reparei que "sorte ou azar" muita coisa ainda veio com ele de 95! Desde "silencioso inteiro com GM em alto relevo na chapa" até coisas menores, como Sensor MAP(ainda original e ainda irá dar defeito, mas tomara que daqui a mais alguns muuuitos anos haha), HEI, impulsora, etc. Até a caixa do filtro é original, veio bem carimbado esse monza. Não sei se não houve realmente necessidade das trocas ou negligência dos donos anteriores a mim.

Esse sensor TPS, CTS, curiosidade, seriam o que e aonde estão? De nome assim desconheço, o MAP eu sei aonde ta.
Editado pela última vez por Silva90 em 14 Mai 2015, 17:53, em um total de 1 vez.
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Re: Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por Silva90 »

Já descobri o que são e como são, só não sei aonde ficam. Haha desculpa "fazer pergunta idiota" com internet a disposição para responder. Relativamente mais baratos do que o que andei mexendo.

Editando: Ja situei aonde vai do de temperatura. (CTS) Porém se ele falha, influencia nos "pipocos" e na lentidão? Pensei que fosse apenas para "marcação" no painel da temperatura da agua. :smt017

Ou estou trocando as bolas? Porque o que apareceu em CTS foi isso(temperatura, vai acima ali da válvula termostática, correto?)

Editando novamente: IAC, pode afetar em estouros e mal rendimento do motor também? Pergunto pois mexeram no IAC(a pedido do meu pai, numa oficina mecanica), pouco antes de tudo isso acontecer, apesar de ter pego o carro e andado um pouco e senti "melhoras" no desempenho, mas ainda em observação... E o problema não se deu logo de cara(assim que veio da oficina, mas sim alguns dias após.)

Abs,

Vitor
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Re: Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por dutra s a »

nenhuma pergunta a mim sera idiota , aqui se aprende e se compartilha ajudamos uns aos outros na medida do possivel

cts : ``sensor de temperatura `` ou cebola de temperatura , no monza efi , 1 é acima da valvula termostatica com 2 vias , essa trabalha diretamente com o modulo e injeçao (ecu) que se encontra abaixo do porta luvas a direita é o cérebro do carro , nao causa estouros , mas pode dar lentidao, alto consumo , erro de leitura de temperatura do motor , e ate nao enviar sinal ao cerebro pra acionar a ventoinha pra refrigerar o motor e trabalhar mais comandos , caso esteja com defeito,
outro de temperatura esta alojado na lateral do cabeçote abaixo do distribuidor e possui 1 fio , o mesmo apenas serve pra acompanhamento de leitura de temperatura no painel , o painel nao é interligado ao cerebro ecu

iac : `motor de passo´ ou atuador de marcha lenta , alojado na base inferior do tbi (parte de baixo ) do mesmo lado do suporte do cabo de aceleraçao , tem como funçao receber comando do cerebro do quanto deva abrir ou fechar a entrada de ar pra melhor controle , economia ,desempenho em varios regimes de trabalho do motor, frio quente meio a meio em alta ou baixa e porai vai , nao provoca estouros , mas pode causar trantornos de baixa aceleraçao ou alta aceleraçao com o carro parado ou andando fora do tempo , é um sensor receptivo , só obedece pode travar aberto ou fechado ou nem funcionar e pra isso basta estar com o tbi imundo e preto de sujeira de oleo do tipo crostas principalmente na janelinha por onde ele trabalha que é no buraquinho no contorno do tbi ao lado do parafuso de fixaçao do mesmo lado dele.

tps : `sensor de posiçao de borboleta ou potenciometro de borboleta , acompanha a circuferencia de abertura da borboleta conforme se acelera , e manda o sinal ao cerebro em que posiçao esta de abertura

vss : `sensor de velocidade´ , alojado no cambio do lado direito do trambulador da caixa de cambio , fica em pé como um piao e junto a ele é conectado por cima o cabo do velocimetro do painel , tem como caracteristica enviar sinal ao cerebro sobre sua rotaçao/velocidade pra equalizar um melhor consumo em reduzidas e informar o momento adequado de passar a marcha , o seu e o meu efi cambio manual é com 8 pulos , outros modelos de monza possui vss com diferença de pulsos , pra mais ou pra menos , automatico mesmo acho que é de 13 pulsos nao lembro .

map `sensor de pressao absoluta do coletor de admissao´ , esse sim pode provocar estouros , mas estouros bem abafados , trabalha com pressao de vacuo do coletor de admissao , esse é mais um que envia sinal ao cerebro do quento mais ou menos combustivel enviar , pois tambem pode controlar o ponto de motor indiretamente , como por exemplo uma entrada de ar falsa é o mesmo que esta acelerando e automaticamente ira consumir mais , pois ele ja vem calibrado de fabrica pra cada carro

ecu , central eletronica de controle de injeçao ou modulo de injeçao eletronica ou unidade de controle de injeçao ... , é lá e nela que é calculado tudo , o contador da empresa rsrsr o cerebro , miolo do assunto ,la que se calcula o que recebe e se restitui e divide o que se pede na velocidade da luz sem canseira e em tempo integral /automaticamente

por mais
http://www.xpeedclub.com.br/xtechlib/te ... e/Ca53.htm

viewtopic.php?f=14&t=30799

abs estamos ai
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Re: Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Apenas a título de informação e complementando as informações acima postada pelo Dutra:

IAC - Idle Air Control (controle de ar da marcha-lenta) - É o atuador de
marcha-lenta, um motorzinho de passo responsável por controlar a
quantidade de ar que entra no motor quando a borboleta está toda
fechada, regulando a marcha-lenta.

TPS - Throttle Position Sensor (sensor de posição da borboleta) - É um
potenciômetro que informa à injeção o quanto está pressionado o pedal do
acelerador

MAP - Manifold Absolute Pressure (pressão absoluta no coletor) - Mede a
pressão dentro do coletor de admissão, o que, junto com a rotação,
define a quantidade de ar que o motor está admitindo, permitindo com
isso o cálculo da quantidade de combustível a ser injetada para preparar
a mistura correta. Com o carro desligado, mede a pressão atmosférica,
que a injeção também usa em seus cálculos.

CTS - Coolant Temperature Sensor (sensor de temperatura do líquido de
arrefecimento) - Mede a temperatura da água, para que a injeção saiba se
o motor está frio ou quente. Se estiver frio, a injeção aciona a
gasolina e o aquecimento do coletor nos modelos a álcool. Ela também
controla o ventilador do radiador e, quando o carro está muito quente,
desliga automaticamente o ar condicionado, para ajudar a esfriar, tudo
baseada na informação deste sensor.

VSS - Vehicle Speed Sensor (sensor de velocidade do veículo) - É um
sensor que gera pulsos conforme o carro anda, informando a injeção da
distância percorrida por ele. Serve para calcular a velocidade do carro,
acionando cut-off e desligando o ventilador do radiador acima de 80 km/h.

Bobina impulsora - Fica dentro do distribuidor e informa para a injeção
o movimento do motor, através de pulsos. Com isto, a injeção sabe a que
rotação o motor está, o que é primordial para o cálculo da mistura
ar/combustível. Os pulsos também são de grande utilidade porque
determinam a posição em que está o motor, o que é necessário para o
controle de ponto de ignição que a injeção controla.

Abs,

Carlos Freire
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