Álcool ou gasolina

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Álcool ou gasolina

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Estou com um grande receio de que a mistura dos 27% de álcool na gasolina mais possíveis adicionais de um gasolina de procedência duvidosa possam diminuir a vida útil de algum componente ou do próprio motor.

E então, na opinião de vocês, seria viável passá-lo para álcool?
Eu nao mudaria, pois para ficar serviço de primeira vai bastante MO (abrir motor) e peças (pistoes,juntas etc), ajustes de giclagem, afinaçao, etc ja citados acima, vai levar anos para este serviço c pagar com o quanto vc anda.C ta bom nao mexeria .

A mistura de mais alcool na gasolina nao impacta negativamente na durabilidade do motor, a qualidade do combustivel, talvez, mas com a manutençao em dia (filtros, oleo etc...) nao é pra ter problemas, EU, c tivesse um a gasolina, de vez em quando (teria que estudar qual frequencia ideal) eu tiraria o carter para verificar o nivel de "borra" que é critico em qq carro a gasolina, inclusive gravissimo problema nos carros novos.

EU, nao mexeria na giclagem, mas adiantava uns 2º ou 3º do ponto, ja resolveria a minima diferença de desempenho causada pelo acrescimo de alcool, sem comprometer o consumo, muito facil fazer.

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Martinus
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Martinus »

DÉCO escreveu:.
Estou com um grande receio de que a mistura dos 27% de álcool na gasolina mais possíveis adicionais de um gasolina de procedência duvidosa possam diminuir a vida útil de algum componente ou do próprio motor.

E então, na opinião de vocês, seria viável passá-lo para álcool?
Eu nao mudaria, pois para ficar serviço de primeira vai bastante MO (abrir motor) e peças (pistoes,juntas etc), ajustes de giclagem, afinaçao, etc ja citados acima, vai levar anos para este serviço c pagar com o quanto vc anda.C ta bom nao mexeria .

A mistura de mais alcool na gasolina nao impacta negativamente na durabilidade do motor, a qualidade do combustivel, talvez, mas com a manutençao em dia (filtros, oleo etc...) nao é pra ter problemas, EU, c tivesse um a gasolina, de vez em quando (teria que estudar qual frequencia ideal) eu tiraria o carter para verificar o nivel de "borra" que é critico em qq carro a gasolina, inclusive gravissimo problema nos carros novos.

EU, nao mexeria na giclagem, mas adiantava uns 2º ou 3º do ponto, ja resolveria a minima diferença de desempenho causada pelo acrescimo de alcool, sem comprometer o consumo, muito facil fazer.

abraço

Obrigado.

Bseado nos conselhos, manterei ela na gasolina.

Abraços
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Eu apenas "opino" quando me pedem, porem SEMPRE a ultima palavra tem que ser sua, afinal o carro é seu e vc faz o que achar melhor :smt023

Pra mim tomou a decisao certa !!

Vai no seu mecanico de confiança e pede pra ele adiantar o ponto em 2º com pistola de ponto (lampada estroboscópica) , vai ficar bom

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu concordo com os amigos, nao a motivos pra fazer ele alcool. o alcool ta caro da mesma forma e o consumo vai ser ate mais alto, ainda mais um carburador que nao faz o melhor aproveitamento da queima, boa parte é desperdiçada. entao é melhor ficar na gasolina mesmo.

é uma pena que falta conhecimento tecnico por ae em pleno 2015 o pessoal ainda ta com essas receitas pao com ovo, se o pessoal soube-se como é simples aumentar a eficiência do motor...

-----------------

adiante 2 a 4° em relaçao ao avanço fixo padrao(não sei qual o grau). isso vai fazer teu motor ficar um pouco mais rico a mistura(sinal de aumento da eficiencia) quando acontecer isso no acerto tu precisa ajustar a relaçao A/F com um analisador de gases via parafusos pra rebaixar o combustível anterior. vao precisar de uma pistola com avanço e um analisador de gases. nao adianta nada, adiantar e nao equalizar a mistura.

quando fizer isso possivelmente a rotaçao vai ser alterada(geralmente ele sobe).

ou ainda se quer melhorar ainda mais, aumente a taxa de compressao, o monza tem um taxa muito baixa, são apenas 8.8:1 pode-se colocar 10:1 apenas rebaixando o cabeçote sem correr risco. diga-se de passagem! a margem de segurança do cabeçote da mais que 10:1 na pratica.

muito mais barato que converter pra alcool e sem falar que vai aumentar o torque e a potencia. queimar dinheiro no escape é doloroso, mas se pode deixar menos doloroso aumento a eficiência.

obs: confirme o pistao que teu motor usa, tira uma vela e coloca o pistao em PMS, com uma lanterna se ve se tem uma piscina é gasolina, se tem um calombo é alcool.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder