Classic Life 09/10

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por José Leal »

Não é bem assim.

O VHCE (N10YFH - o H é de alta performance) tem taxa de 12,5:1, que é muito próxima da taxa do Monza EFI álcool. A GM fez milagre em fazer esse motor, com essa taxa, rodar na gasolina. O Família 2, por exemplo, tem 11,5:1 de taxa. Também não diria que esse motor 1.0 é uma porcaria. O atual SPEC4 do Onix/Prisma tem 80CV! Só perde para os atuais 3 cilindros. Para efeito de comparação, o Tipo 1.6 i.e. tem 82CV.

Pode até aumentar a taxa de compressão, mas para ficar bem afinado e liberar alguns - ou vários - CV, tem que mexer no mapa da IE, por ser muito conservador. O carro é feito para atender desde aquele que tem medo de passar das 3000RPM até aquele que faz Endurance.

O que não me agrada nos 1.0 é o baixo torque. Para chegar nos 78CV do meu motor, a GM jogou o pico de torque máximo lá para cima, em 5000RPM. Tem que por o motor para girar mesmo!
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por 500EF »

Motores menores são menos sujeitos à detonação que motores maiores. Por isso conseguem colocar mais taxa nos 1.0 que nos 2.0 na gasurina.

E eu acho que este papo de ter mapa conservador é historinha de chipeiro. Não vejo sentido nisso. Ainda mais com álcool no tanque.

Pouco torque nos 1.0 é algo inerente ao projeto do motor. Não tem muito como fazer milagre. Principalmente em 8v sem variador.

A safra atual melhora um pouco isso, mas para ficar realmente agradável de dirigir, só se for turbo. Aí vem torque de gente grande em motor pequeno. Fora isso, é só um jogo de cobertor curto. Ou joga potência para faixa de cima ou torque para faixa de baixo. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, eu não sei sobre mapas de IE, mas acredito que tenha como dar uma afinada. Como sabemos, o carro foi feito para andar em qqer lugar do mundo, atendendo desde a tia que compra pão na padaria até nós que gostamos de pisar no pedal da direita. Além do mais, tem que passar nos testes de emissões e ser econômico. Então, para quem quer o máximo de potência, dá um fod@-se para o consumo e extrai tudo o que dá.

A falta de torque, não tem nem o que discutir. Os 3 cilindros tem um pouco mais de torque e potência pois puxam mais mistura em cada ciclo, certo?
A adoção do turbo é a saída para ter um motor pequeno e interessante. Vide aos Ecobuster da vida.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu:Eduardo, eu não sei sobre mapas de IE, mas acredito que tenha como dar uma afinada. Como sabemos, o carro foi feito para andar em qqer lugar do mundo, atendendo desde a tia que compra pão na padaria até nós que gostamos de pisar no pedal da direita. Além do mais, tem que passar nos testes de emissões e ser econômico.
Para mim, isso é papo de vendedor de chip.

A injeção tem estratégias para privilegiar emissões e consumo com carga parcial. Mas para pé na lata, a prioridade é manter a mistura na faixa de potência, tipo "deixa arder".

Tanto é que se colocar multímetro na sonda, em "meio pé" ela fica variando o tempo todo. Mas, de pé na lata ela "trava" acima dos 860mv.
Então, para quem quer o máximo de potência, dá um fod@-se para o consumo e extrai tudo o que dá.
Se você quiser ter isso em regiões de carga parcial, um simples resistor no sensor de temperatura da água já faz a injeção enriquecer a mistura e avançar mais o ponto.

Dá até para colocar uma chavinha para ligar / desligar quando quiser.

Vai andar mais... Beber mais... E poluir mais...

Com a diferença que custa centavos, contra centenas de reais de uma reprogramação dessas.

Aliás, como citei outro dia aqui no fórum, tenho relato gravado de gente que trabalhou em chipeiro famoso, contando que ele fazia exatamente isso em muitos carros de playboy enquanto levava o abestado para fazer um lanche e cobrava milhares de reais suados (suor do pai dele, provavelmente) pelo "selvisso".
A falta de torque, não tem nem o que discutir. Os 3 cilindros tem um pouco mais de torque e potência pois puxam mais mistura em cada ciclo, certo?
Ainda não tive oportunidade de conversar com gente gabaritada sobre isso. Mas tenho impressão que parte seja justificada por isso sim.

Mas além disso, têm 4 válvulas por cilindro e variadores nos comandos. Aí resolve o problema do cobertor curto... Você consegue ter bom torque desde a faixa baixa e potência até no limite do corte.

Chupa até o caroço do que o motorzinho pode render... ;)
A adoção do turbo é a saída para ter um motor pequeno e interessante. Vide aos Ecobuster da vida.
Sem dúvida... Aí a conversa é outra... rsrsrs
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por José Leal »

500EF escreveu:Para mim, isso é papo de vendedor de chip.

A injeção tem estratégias para privilegiar emissões e consumo com carga parcial. Mas para pé na lata, a prioridade é manter a mistura na faixa de potência, tipo "deixa arder".

Tanto é que se colocar multímetro na sonda, em "meio pé" ela fica variando o tempo todo. Mas, de pé na lata ela "trava" acima dos 860mv.
Confere. Tanto é que naqueles vídeos que fiz com o multímetro no Vectra, nitidamente percebe-se que a IE mantém a mistura com o mínimo de variação.
Se você quiser ter isso em regiões de carga parcial, um simples resistor no sensor de temperatura da água já faz a injeção enriquecer a mistura e avançar mais o ponto.

Dá até para colocar uma chavinha para ligar / desligar quando quiser.

Vai andar mais... Beber mais... E poluir mais...

Com a diferença que custa centavos, contra centenas de reais de uma reprogramação dessas.

Aliás, como citei outro dia aqui no fórum, tenho relato gravado de gente que trabalhou em chipeiro famoso, contando que ele fazia exatamente isso em muitos carros de playboy enquanto levava o abestado para fazer um lanche e cobrava milhares de reais suados (suor do pai dele, provavelmente) pelo "selvisso".
Esse é o tipo de coisa que dá medo. Os sensores estão lá, trabalhando bonitinho e o camarada vai lá e c@ga tudo.
Colocar um resistor no sensor CTS do Classic é pedir para que o motor funda mais rápido. O mesmo sensor serve para a IE disparar as ventoinhas e controlar o ponteiro no painel. Então, quando dá problemas nele, o motor tá fritando, o ponteiro no painel está lá no azul e as ventoinhas paradas.
Ainda não tive oportunidade de conversar com gente gabaritada sobre isso. Mas tenho impressão que parte seja justificada por isso sim.

Mas além disso, têm 4 válvulas por cilindro e variadores nos comandos. Aí resolve o problema do cobertor curto... Você consegue ter bom torque desde a faixa baixa e potência até no limite do corte.

Chupa até o caroço do que o motorzinho pode render... ;)
Mas até que tem um pouco de lógica. No motor 4 cilindros, cada um puxa 250ml de mistura. Já nos 3 cilindros, cada um puxa 333,33ml. É quase o mesmo que um motor 1.4 4 cilindros.
Sobre variadores, duplo comando... aí não tem nem o que comparar com o motor do meu carro.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por 500EF »

Sabe que não é minha intenção ficar induzindo ninguém a nada, né?

Imagem

Mas isso aqui poderia ser feito num certo 1.0 manco também... rsrsrs

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por RicardoDS »

Isso aí também pode ser feito em um 1.8, com este devidamente instalado no cofre do 1.manco. :smt025

Só bielinha perna de frango saindo pelo escape :smt005
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Classic Life 09/10

Mensagem não lida por 500EF »

Mais um santo que não quer induzi-lo a nada, José...

Vamos todos direto para o céu quando chegar a hora... :D
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder