LIMPANDO O TBI

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CristianoHi-tech
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Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

Waldir, boa tarde amigo.

1º Parabéns pelo tutorial, estarei usando essas informações para executar essa limpeza no meu carro.

Mas tenho uma dúvida: Li aqui no fórum que óleo do motor espirrando pelo suspiro pode ser "n" problemas. Já verifiquei que a mangueira (foto), mais o suspiro no coletor de admissão (conecta mangueira fina), ambos estão limpos, ou seja, desobstruídos. Porém vaza óleo conforme fotos. Sem contar que o carro trabalha bem na lenta, mas ao pisar fundo "corta rotação" nas retomadas.
O que poderia ser?

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Obrigado!
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Carlos A. Freire
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Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se não é problema de obstruções com respiro, principalmente na parte do coletor de admissão, tem o filtro na tampa de válvulas limpo sem obstruções, só pode ser problema interno ao motor. Mais comum com anéis de pistões.

Abs,

Carlos Freire
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CristianoHi-tech
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Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

:? Problema à vista (R$), Carlos. Eu troquei o filtro de ar há 6 meses e não está sujo de óleo, esse vazamento já vem de 6 meses + o tempo que ficou na mão do outro dono, que não sei quando foi feita revisão. Pode ser vazamento de loonnga data. Vou limpar tudo e monitorar.

Obrigado mais uma vez. Abraço.
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waldir
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Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por waldir »

Cristiano,

Há que se considerar o que o Carlos Freire escreveu.

Mas observe o seguinte:
1- na foto aparece um vazamento forte na capa de borracha que foi colocada vestindo a mangueira.
2- Seria bom trocar essa mangueira uma nova custa R$25,00
3- Precisa desobstruir o filtro do blow by na tampa de válvulas
4- Não coloque mais que 4 litros de óleo (3,75l + 0,25l do filtro de óleo) No manual do proprietário consta 3,75 + 0,50l = 4,25. E para os dias de hoje o excesso provoca maior pressão e vazamentos.
5- Lave externamente com um solvente a caixa do filtro; troque a mangueira, lave o TBI e se vazar ficará mais fácil de identificar
6- tenha certeza absoluta que não haja obstrução no caninho do coletor, para que o vácuo formado ali puxe os gases do óleo para a requeima
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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CristianoHi-tech
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Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

waldir escreveu:Cristiano,

Há que se considerar o que o Carlos Freire escreveu.

Mas observe o seguinte:
1- na foto aparece um vazamento forte na capa de borracha que foi colocada vestindo a mangueira.
2- Seria bom trocar essa mangueira uma nova custa R$25,00
3- Precisa desobstruir o filtro do blow by na tampa de válvulas
4- Não coloque mais que 4 litros de óleo (3,75l + 0,25l do filtro de óleo) No manual do proprietário consta 3,75 + 0,50l = 4,25. E para os dias de hoje o excesso provoca maior pressão e vazamentos.
5- Lave externamente com um solvente a caixa do filtro; troque a mangueira, lave o TBI e se vazar ficará mais fácil de identificar
6- tenha certeza absoluta que não haja obstrução no caninho do coletor, para que o vácuo formado ali puxe os gases do óleo para a requeima

Tranquilo Waldir, irei fazer todos esses ajustes. Agora que vc tocou no assunto e eu não percebi por ser inexperiente, parece-me que essa mangueira mais grossa por cima da outra seja uma fissura ( :smt017 ????) vou verificar quem sabe.... Quanto ao suspiro no coletor eu coloquei o dedo e estava "sugando". De qualquer modo, vou monitorar.

Obrigado de verdade. Sucesso. Abraço.
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waldir
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Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por waldir »

Cristiano,
Se não quiser gastar agora, pode remediar com aquela fita prateada da 3M, Mas a mangueira que está rachada ou furada tem que ser bem limpa e estar seca, se não vazará ainda.
Com fita isolante (sem cola) é possível dar uma enrolada, mas tem que estar limpo e seco o local
Com fita isolante com cola vai melecar... a temperatura chega a 80ºC
Ou cortar onde está vazando e colocar um tubo rígido que fique uns 25mm de cada lado.
Ou secando muito bem o local e colocar silicone de alta temperatura

Economizando trabalhos/gambiarras ou retrabalhos... R$25,00 ainda são mais econômicos
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vrsilva
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Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por vrsilva »

Realmente ficar gastando com soluções paleativas nessa mangueira é besteira, um silicone de alta temperatura bom já da quase o valor da mangueira nova, essa fita da 3M também pode chegar facilmente em mais de 50% desse valor da mangueira...

A minha também está rachada, preciso trocar ela também...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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waldir
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Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva escreveu:Realmente ficar gastando com soluções paleativas nessa mangueira é besteira, um silicone de alta temperatura bom já da quase o valor da mangueira nova, essa fita da 3M também pode chegar facilmente em mais de 50% desse valor da mangueira...

A minha também está rachada, preciso trocar ela também...
Vinícius,

Vai que o Cristiano tem a cola de silicone e ou a fita. Eu tenho aqui esse material disponível para outros serviços/aplicações.
Logicamente se tiver que comprar a cola R$9,90 e a fita R$13,00. Individualmente podem resolver, mas mesmo assim optaria por algo definitivo e que oportunamente o Cristiano fará.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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