Suprema 1993 2.0 - Fabrizzioviana

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafaelo »

fontana escreveu:motronic M1.5.2 original do Omega 2.0 alcool
o valor ta dentro do esperado. motores entre 1.8 a 2.0 geralmente é nessa ordem mesmo 26 a 30 APMS em carga alta sem contar o avanço fisico.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Re: Coletor Admissão N20XF (Roletado)

Mensagem não lida por 500EF »

Na prática, se achar um bico (ou se retrabalhar o seu) que quando colocado lado-a-lado na máquina de limpeza dê cerca de 35% a mais de vazão, resolve.

O mesmo pulso da OEM injetará a quantidade maior que o álcool demanda.

Se precisar de algum ajuste pequeno, pode lançar mão de um regulador de pressão ajustável (LP vende e é barato). Mas só para pequenas correções, porque se fugir muito da faixa de pressão original, pode prejudicar o leque.

E como já falamos aqui antes, não acreditem em tabelinha de vazão de bico de internet. Comparação válida é só colocando junto na mesma máquina (mesmo líquido, mesma altitude, mesma pressão, mesmos pulsos, tem que ser tudo igual...). ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
500EF
MODERADOR

Até nos carburados o avanço no à álcool é menor que dos à gasolina.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

500EF escreveu:Até nos carburados o avanço no à álcool é menor que dos à gasolina.
esqueceu de alguns detalhes. vamos ver eles...

*cilindrada 1.8 na gasolina é maior é pra tentar ter a mesma potencia do alcool. o modelo fase 2 ambos tem a mesma potencia 1.8 alc X 1.8 gas 95-96CV. repare bem nisso, não da pra empatar aumentando a taxa rsrsrs alguem tem que ser maior nisso ae. e foi o avanço na gasolina. como é 1.8 da pra pedir mais avanço sem grilar, é uma regra que falei antes ali(menor cilindrada mais avanço se pode por).

*cilindrada 2.0 sao iguais o avanço é o mesmo, e o alcool tem mais potencia justamente pela taxa ser maior, ja que ambos sao identicos. 11cv a mais devido a taxa no alcool. por ser 2.0 certamente nao optaram por aumentar o avanço na gasolina....

alcool nao é mais forte que gasolina! é bem mais fraca, se fosse mais forte agente viria motor 2T a alcool e nao a gasolina, que alias diga de passagem tem motor 2T com 7cv com apenas 80cc hehehe, adoro motor 2T.

oque faz um motor alcool ser mais potencia é por duas vias. TAXA ou AVANÇO

é por isso que o pessoal usa metanol, o metanol é ate mais fraco que o alcool no poder calorífico. porem ele suporta mais taxa ou mais avanço(é menos volatil). aquele caso que te mostrei do meu conhecido que tem gol com 220 e poucos CV aspirado 8V, ele tem o distribuidor mexido pra ganhar mais avanço e tem 12:1 de taxa. ta ate la no blog isso

em um realidade mais eficiente, voces vao notar avançar no alcool em relaçao gasolina, especialmente no flex. meu cunhado tem um clio flex 1.6 16V com a mesma potencia de um monza 2.0 110cv me parece. ele tava com defeito na VT e o scanner dele dizia que ele estava andando no alcool por andar mais frio e portanto socando mais combustivel, e ele andando na gasolina. o motor dele era um foguete quando quente ele me disse, QUANDO.... ele trocou a VT a ECU voltou pra programaçao gasolina(menos ponto viram no scanner isso), e simplesmente o carro dele "perdeu" o pique que tinha. é facil né, so um exemplo de centenas

volto no meu caso, eu como tenho apenas 11.5:1 posso socar muito avanço ao em vez de taxa. frente de Chama, se chama isso. agora! se eu usar gasolina certamente vai grilar com esse avanço todo, mas ae eu ja sei disso, e seria outra programaçao. barbada mesmo.
500EF
MODERADOR

Não estava me referindo apenas aos GM. Até nos AP o avanço intermediário é menor nos à álcool.

O ponto inicial costuma ser maior. Mas o avanço costuma ser menor.

Só para ilustrar mesmo... ;)
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

Se precisar de algum ajuste pequeno, pode lançar mão de um regulador de pressão ajustável (LP vende e é barato). Mas só para pequenas correções, porque se fugir muito da faixa de pressão original, pode prejudicar o leque.
é, e minha diga é por uma sonda wideband paralela a narrow. assim se faz o ajuste fino pra te ter a AFR correta pq, o pessoal mal sabe disso. mas AFR de potencia do alcool é diferente a da gasolina. eu ate tenho um tabela mostrando isso.

entao usa sonda de verdade nessas conversões é obrigatorio.
Rafaelo
MODERADOR

500EF escreveu:Não estava me referindo apenas aos GM. Até nos AP o avanço intermediário é menor nos à álcool.

O ponto inicial costuma ser maior. Mas o avanço costuma ser menor.

Só para ilustrar mesmo... ;)
sim, mas cada caso é um caso. nao é receita de bolo pra ser tudo igual.

se o engenheiro optar por apenas conseguir potencia pela taxa ok, ele vai ter por ela. vai ter menos ponto mesmo ou as vezes nao muda, mas se ele quiser pode usar os dois juntos taxa e ponto, ae o ganho é bem maior.

eu optei por ganhar mais potencia/torque/eficiencia aumentando o avanço sem mexer na taxa original do flex(assim posso usar gasolina), que diga de passagem, meu motor esta mais eficiente que muito motor com a mesma taxa(e avanço fraco de fabrica como os 12° + 10° apenas). fazer com E100 consumo de 1.4 l/h em lenta aquecido em um motor 2.0 novo e semi sequencial é pra se respeitar. so que isso tem um custo! não tem magica nisso! meu nivel de Nox aumentou muito devido o aumento da frente de chama :cry: , ja que os gases estao bem mais quentes, e tambem pelo inox que segura mais o calor la dentro. mas por outro lado o motor limpa muito mais rapido com ele aquecido e portanto melhorando a eficiencia ja que ele puxa melhor a mistura no overlap... tudo tem um custo. eu optei por contribuir com a chuva acida hehehe, so pra deixar claro, meu nivel de CO²(uso catalisador, por isso do CO²) sao de apenas 0.3% atende a categoria atual.

to nem ae pra chuva acida rsrsrs, quero potencia com eficiência. e so com ECU prog ganho isso, pq essas de produçao em massa OEM. os engenheiros que programam essas ECU OEM de carro de produçao em massa sabem dessa tecnica que eu fiz, mas os cara so nao fazem pq nao se tem um equilíbrio dessa forma. e ninguem gostaria de ter uma veiculo de produçao em massa com alto indice de NOx, seria reprovado pela lei anti poluiçao do pais em questao.

eu posso dizer pra voces, da muitttttttttttttttttttta diferença mexer no avanço. eu quando fiz a base de programaçao, utilizei os dados originais da ECU OEM do N20XF. que seriam avanço fisico(12° APMS ou seja 2 dentes antecipados virtualmente claro né) + 10° na lenta(vacuo)@700 a 1100rpm o carro simplesmente consumia demais pedia 2ms de pulso pra ter 1 lambda aquecido(100°)....

foi quando eu disse, nao.... ta consumindo muito dessa forma. meti mais avanço ate conseguir os mesmo 1 lambada aquecido(100°) 1.70 a 1.72ms :) ou seja EFICIENCIA, ta subiu a temperatura dos gases, mas nada comprometidor, afinal é alcool.

eu tenho o grafico que mostra isso que expliquei... aumento de temperatura do gas = aumento do nivel de NOx

o avanço é o segredo.
Rafaelo
MODERADOR

so pra ilustrar.

Imagem

obs: lembra Eduardo que eu tinha te falado sobre AFR de potencia "economica" ? esta ae, é o power lean... não é que ele vai ser economico em potencia, mas vai ter menos do que deveria. tem carros que seletam na ECU uma porta logica pra uma função economy acho que os fiat tem isso, dae tem a carga(potencia) um pouco mais pobre.

voltando....

por isso falei da wide, sem ela nao tem como adivinhar nada. com um regulador de pressao ajustavel, olhando pro visor da wide, e olhando pra tabelinha se tira o maximo de proveito :smt023
Responder