Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

Deco!

acho que tem mais de 0.5 de crista hein,

Imagem

tá desse jeito, só no cil4. se não fosse isso, tava perfeito, as outras nem crista tem.... não sei o que faço, mando encamisar só o cil4?

pq se for equalizar tudo, vai arrombar as camisas, ela tem essa vantagem ainda, de estar pequena e com um brunimento resolver.

querer trocar o bloco eu quero, mas não amanhã nem daqui 1 ano, quero usar bastante o carro pra fazer esse serviço denovo.

a idéia era montar um F3 novo aqui em cima, mas com o carro rodando, entende? não armar um F2 que vá durar 20k e eu ter que refazer tudo denovo.

rafaelo, não foi pra 0.5, ele é STD, mas tem essa crista com 0.5mm (ou mais) no quarto cilindro, bem aonde queimou a junta. acho que foi deficiencia de lubrificação, e comeu a camisa ali a ponto de queimar a junta.

o motor é todo STD, os pistões GM flex que tenho são STD, o unico problema agora é a camisa do quarto cilindro, que não sei como resolver isso.

se eu tivesse um subito seria perfeito, mas não conheço ninguem pra me emprestar, são muito cara essas ferramentas?

ainda vou ter que trocar os dois tensores, bomba d'agua, retentores do câmbio, etc.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Raposa, consegui ver a diferença na imagem que vc postou, baixei sua imagem e coloquei nas imagens do windows onde pude ampliar sem perda de qualidade, ta visivel estes 0,5 mm mesmo.

C encamizar e montar tudo STD de novo tem carro pra vida toda, isso c nao tiver mta folga nos pinos dos pistoes, parece que vc tem eles novos nao é ?

Eu encamizei o meu como disse e nao tive problema, LEMBRE-SE minha retifica balanceou o motor pra mim (padrao deles), agora nao tenho conhecimento tecnico para te dizer c vale a pena ou nao . . ., eu nao montaria sem fazer algo aí, talvez encamizar seja o mais barato, nao sei . . .

agora que 0,5 é muita coisa isto é FATO !! , c montar assim, acho que vai ser 2 serviços. Cara, desejo o melhor pra vc, mas c montar assim e perder o motor todo depois heim :smt017

Espera mais opinioes . . .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Estou aqui quebrando a cabeça e tentando entender mas não consigo... O que é crista???? hauhauahuh!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Um ressalto ou "calo", que você sente passando o dedo por dentro da parede do cilindro.

Com o tempo, o contato entre os anéis e a parede, no sobe e desce do pistão, vai causando desgaste. O anel vai abrindo até encostar na parede, compensando a folga. Mas isso tem um limite, que é medido exatamente pela folga entre as pontas do anel, comparando com a tolerância de fábrica.

E o calo que você percebe é a diferença entre o que era o cilindro originalmente (onde o anel não alcança mesmo quando em PMS) e onde já houve desgaste. ;)

Aqui dá para ver este "ressalto" na parede interna do cilindro, bem no topo dele:

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Caraca velho... nunca tinha visto isso... sorte minha... pois eu alisei bem os cilindros quando desmontei o cabeçote e não vi nada disso... Uff!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Fariaswolf

vamo lá povo.

0.40mm de folga entre pontas de anéis, com o anel de compressão no topo da camisa, porém, exatamente na crista, ele dá quase 2mm de GAP.

lá pra baixo quase no fim do curso, dá uns 0.50mm.

o que eu faço, mando encamisar o bloco, ou mndo alargar pra 0.10, compro novos pistões e vendo esses aqui?
DÉCO escreveu:.
Raposa, consegui ver a diferença na imagem que vc postou, baixei sua imagem e coloquei nas imagens do windows onde pude ampliar sem perda de qualidade, ta visivel estes 0,5 mm mesmo.

C encamizar e montar tudo STD de novo tem carro pra vida toda, isso c nao tiver mta folga nos pinos dos pistoes, parece que vc tem eles novos nao é ?

Eu encamizei o meu como disse e nao tive problema, LEMBRE-SE minha retifica balanceou o motor pra mim (padrao deles), agora nao tenho conhecimento tecnico para te dizer c vale a pena ou nao . . ., eu nao montaria sem fazer algo aí, talvez encamizar seja o mais barato, nao sei . . .

agora que 0,5 é muita coisa isto é FATO !! , c montar assim, acho que vai ser 2 serviços. Cara, desejo o melhor pra vc, mas c montar assim e perder o motor todo depois heim :smt017

Espera mais opinioes . . .

abraço
então, não tenho idéia do valor atual pra encamisar o bloco. na época lembro que foi 400 paus o bloco do opala 4cil, 50 reais pra abrir cada camisa, 50 reais pra encamisar as camisas.

Imagem
Imagem
Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu na tua situação mandaria em camisar os 4 cil pra STD. fazer pingado nao da certo... e se der errado brunindo ferrou, vai ter que refazer denovo. encamisa pra STD ja tem que pistao STD, isso se esse bloco for encamisado de fabrica. eu sei que os fase 1 eram. os FGP nao tem camisa

lembro que tem bloco GM encamisados. o meu antigo motor antigo 1.6 era com camisa, e tinha 4 crista com 105k originais. mas tem um detalhe, essas crista nao sao provocadas, e sim natural do encamisamento... a parte de cima é material do bloco, onde a camisa entra por dentro do rebaixo. se tiver desgastada se nota no dedo...

crista da camisa
Imagem

olhem a camisa por baixo.
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf

mas eu não sabia disso, então os motores GM trocam de camisa?? no caso, só precisa prensar elas no lugar?

se for isso perfeito!

como faço pra saber se tem camisa ou não, Rafaelo, só por baixo? ainda não pretendo tirar o bloco, nem que não pretendo, mas ainda preciso planejar espaço aqui em cima pra remover o bloco, e caso tenha camisas pra trocar e não "fazer na unha", já adiantaria a compra delas.
Responder