entendi! MPFI com EZK você diz!arnaldo silva escreveu:Digo pra quem está pensando em fazer a troca para o roletado e passar para MPFI, ao invés de comprar distribuidor do kadett gsi com sensor hall comprar o do corsa EFI
Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
-
Leocastro
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- JUCELIO
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: São Paulo-SP
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: MPFi
Olá Rafaelo,
Basicamente , como você sabe, muita gente tem mania de inventar quanto ao uso de óleo lubrificante... por desconhecimento ou por achometro, ou ainda associação a lógicas visuais.
Por exemplo, o cara fala assim...
...ahh eu comprei um vectra 2011 que usa óleo sintético 5/30 caríssimo e o motor é igualzinho o do meu vectra 97 que usava 15/40! que saí baratinho
Então vou comprar 15/40 que é mais barato! Essas montadoras e fabricantes de óleo só querem vender coisa cara!
Isso é um exemplo muito comum.... e em posto de combustivel isso acontece muito, até por sugestão dos próprios trocadores de óleo muitas vezes!
Me lembro de um cara uma vez comentando que certa vez abasteceu o carro de oleo bardal porque ele colocou um frasco e o carro diminuiu o barulho kkkkk
Outros que pegam motor GM comum e usam sintético 5/30 (o contrario) e dizem que o motor agora é outro...roda livre etc. Isso é óbvio... mas o desgaste vai ser bem mais breve em consequência.
Então, para quem está pensando em colocar um cabeçote roletado, acho que deveria pensar também nesse detalhe... talvez o ideal seria descarbonizar o motor totalmente e passar a usar óleo sintético.
Acho que apenas trocar o cabeçote não fosse o ideal... o que você acha? Ou é possível usar óleo mineral 15/40 ou 20/50 nesse cabeçote?
Basicamente , como você sabe, muita gente tem mania de inventar quanto ao uso de óleo lubrificante... por desconhecimento ou por achometro, ou ainda associação a lógicas visuais.
Por exemplo, o cara fala assim...
...ahh eu comprei um vectra 2011 que usa óleo sintético 5/30 caríssimo e o motor é igualzinho o do meu vectra 97 que usava 15/40! que saí baratinho
Então vou comprar 15/40 que é mais barato! Essas montadoras e fabricantes de óleo só querem vender coisa cara!
Isso é um exemplo muito comum.... e em posto de combustivel isso acontece muito, até por sugestão dos próprios trocadores de óleo muitas vezes!
Me lembro de um cara uma vez comentando que certa vez abasteceu o carro de oleo bardal porque ele colocou um frasco e o carro diminuiu o barulho kkkkk
Outros que pegam motor GM comum e usam sintético 5/30 (o contrario) e dizem que o motor agora é outro...roda livre etc. Isso é óbvio... mas o desgaste vai ser bem mais breve em consequência.
Então, para quem está pensando em colocar um cabeçote roletado, acho que deveria pensar também nesse detalhe... talvez o ideal seria descarbonizar o motor totalmente e passar a usar óleo sintético.
Acho que apenas trocar o cabeçote não fosse o ideal... o que você acha? Ou é possível usar óleo mineral 15/40 ou 20/50 nesse cabeçote?
Vectra CD 1994/95 8v C20NE
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
Jucelio, não se pode usar oleo grosso em sistema que opera em oleo fino. se fizer isso vai bater ate quebrar, se usar oleo pra alto atrito em baixo atrito.JUCELIO escreveu:Então, para quem está pensando em colocar um cabeçote roletado, acho que deveria pensar também nesse detalhe... talvez o ideal seria descarbonizar o motor totalmente e passar a usar óleo sintético.
é logico, se o sistema so passa "oleo fino" nao vai passar "oleo grosso". é meio que logico a coisa. entao tem que usar o oleo que o cabeçote pede, pq a parte de baixo é indiferente.
minimo é 5W30
o resto que tu falou é pura ignorancia mesmo. nivel brasil nao se espera nada alem disso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- JUCELIO
- Membro GL (Nível 2)
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
Pois é, la no vectra clube no Facebook tem dois tópicos nos últimos dias só sobre isso e o diagnostico de achometro é bem por aí...
O pessoal que tem carro velho acha que está reinventando o motor colocando óleo fino.
Já quem tem GMs com motor terceira geração, as vezes vai inventar de colocar óleo barato porque "é tudo motor de monza" ...
Como eu pretendo fazer essa upgrade para roletado, ainda não tinha pensado nessa questão do óleo, mas já suspeitava que esse cabeçote não ia rolar com óleo mineral recomendado originalmente para o carro.
Mas é bom que isso fique claro para o pessoal que aquí chegar, pesquisando sobre a upgrade para roletado, que também vejam que tem que mudar o tipo de óleo.
Não tem jeito, precisa gastar mais mesmo (com óleo)... faz parte e o custo benefício ainda será ótimo ainda. :smt023
O pessoal que tem carro velho acha que está reinventando o motor colocando óleo fino.
Já quem tem GMs com motor terceira geração, as vezes vai inventar de colocar óleo barato porque "é tudo motor de monza" ...
Como eu pretendo fazer essa upgrade para roletado, ainda não tinha pensado nessa questão do óleo, mas já suspeitava que esse cabeçote não ia rolar com óleo mineral recomendado originalmente para o carro.
Mas é bom que isso fique claro para o pessoal que aquí chegar, pesquisando sobre a upgrade para roletado, que também vejam que tem que mudar o tipo de óleo.
Não tem jeito, precisa gastar mais mesmo (com óleo)... faz parte e o custo benefício ainda será ótimo ainda. :smt023
Vectra CD 1994/95 8v C20NE
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
.
Entao Jucelino, meu monza carburado esta com um cabeçote roletado a 10.000 km, meu motor era novo e alcool (nao tem borra) ,uso 5w30 ipiranga, tava pensando em mudar para semi sintetico 10 w 40 ,(custa metade) mas antes de mudar a viscosidade do oleo, vou estudar o assunto.
C quiser dar uma olhada, vai no meu topico na minha assinatura, entra la pela pagina 24 que ta todo processo (pena que o IMAGESHACK agora é cobrado) perdi muitas imagens, mais pra frente quero "repostar" as imagens.
abraço
Entao Jucelino, meu monza carburado esta com um cabeçote roletado a 10.000 km, meu motor era novo e alcool (nao tem borra) ,uso 5w30 ipiranga, tava pensando em mudar para semi sintetico 10 w 40 ,(custa metade) mas antes de mudar a viscosidade do oleo, vou estudar o assunto.
C quiser dar uma olhada, vai no meu topico na minha assinatura, entra la pela pagina 24 que ta todo processo (pena que o IMAGESHACK agora é cobrado) perdi muitas imagens, mais pra frente quero "repostar" as imagens.
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
Rafaelo
- MODERADOR
teu cabeçote vai bater se fizer isso. ou reduzir a vida util, nao vai lubrificar corretamente. oleo espesso nao entra onde deve devido a pressao.DÉCO escreveu:.
tava pensando em mudar para semi sintetico 10 w 40 ,(custa metade) mas antes de mudar a viscosidade do oleo, vou estudar o assunto
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
.Rafaelo escreveu:teu cabeçote vai bater se fizer isso. ou reduzir a vida util, nao vai lubrificar corretamente. oleo espesso nao entra onde deve devido a pressao.DÉCO escreveu:.
tava pensando em mudar para semi sintetico 10 w 40 ,(custa metade) mas antes de mudar a viscosidade do oleo, vou estudar o assunto
Entendi, valeu Rafaelo !!!
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
-
Rafaelo
- MODERADOR
digo isso pq um cara me consultou pra saber oque tinha de "errado" no seu cabeçote. e depois de muita conversa descobri que ele colocou oleo errado. ele colocou esse que tinha em mente 10w40. batia em alto giro, claro, o oleo nao entrava e secava o deposito do tucho fazendo descarregar e perdendo potencia.DÉCO escreveu:Entendi, valeu Rafaelo !!!
mínimo é 5w30 mais que isso vai dar problema. se a questao é o custo, o sintetico dura 10,000 km. mas tem varios com diversos valores, eu uso o motorcraft 5w30 na epoca paguei 22 litro hj com a loucura do "país" deve ter subido tudo.
eu so não coloco 0w30 mobil pelo preço mesmo, é um oleo de elite esse, pq cabeçote e clima pra isso tem.