Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
pedro peixoto
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por pedro peixoto »

willian silverstar escreveu:
pedro peixoto escreveu:agora me surgiu uma duvida: pela tabela de carga de gas, meu carro pega 800g de r12. qual seria o peso do 134 no mesmo sistema devidamente convertido?

Se não me falha a memória é 10% a menos
uhm, vlw! doido pra ver o bixim gelar rsrs
thomeh92
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por thomeh92 »

Pedro, conseguiu resolver o problema? Passa pra gente o ocorrido e a solução para que o fórum sempre seja rico em informações...
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pedro peixoto
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por pedro peixoto »

ainda nao thome... tirei a valvula de expansao hoje e evaporadora pra ver como estao por dentro. da evaporadora ta saindo um oleo marrom, e a valvula tem sinais de sujeira e oleo... como nao sei o q significa vo levar pra um proffissional ver e se necessario fazer a limpeza.
o modelo da valvula eh 320310 e nela ja vem escrito r134a, pelo jeito nao eh mais a original do carro( q saia de fabrica pra r12), parece q ja foi convertido....
ultimamente o ar tava assim: 4 caninhos mais finos da evaporadora logo saindo da valvula, com o carro andando chegavam ate fazer gelo, porem a serpentina mesmo nao gelava, saia apenas um ar levemente fresquinho
pedro peixoto
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por pedro peixoto »

as mangueiras de saida e entrada do meu compressor sempre estao bem quentes, eh normal isso? qual seria a causa? o reparador so disse q era estranho mas nao disse pq...

alguem sabe como testar a valvula de expansao? to com ela fora do lugar, so nao sei como testar
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CristianoHi-tech
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

Fala pessoal.

Então: Eu não entendo muito de ar condicionado. Meu Monza estava há bastante tempo sem funcionar o ar. Daí o cara trocou uma borrachinha perto do compressor e colocou o R134a, sendo que o sistema é todo para R12. Ele disse que isso não tem problema. Meu Monza está há uns 4 meses utilizando esse gás e o ar continua funcionando bem. Sei que aqui na região não vende mais o R12. Agora lendo os posts, percebi que pode haver problema e confesso: fiquei com medo, já que meu menino é todo original. O que vocês podem me sugerir?
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dbzronaldo
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Olá tudo bem? O reparador deveria fazer uma limpeza completa no sistema pra remover toda e qualquer impureza do sistema antigo.

O sistema antigo utiliza óleo mineral que de maneira alguma deve se misturar com o óleo sintético do sistema r134a.

Vc deveria trocar o filtro Secador para uma maior eficiência do sistema e tmb trocar todos os Orings, colocar os verdes pra gás r134a.

Basicamente eh isso.
Em muito breve esse gás seu irá vazar... Foi assim comigo quando fiz igual vc fez.

Abrass
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por thomeh92 »

Ronaldo, como anda seu Ar? Tá funcionando blz? Não atualizou mais....

Abs
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dbzronaldo
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Re: Diferenças do Sistema R12 para o R134a para conversão!

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Pessoal, vim compartilhar com vcs as informações que obtive com essa troca do sistema!
Como a intenção desse topico era pra mim descobrir as diferenças entre os sistemas R12 e o R134a do Monza 96.

Hoje estou com meu ar condicionado funcionando e com todo o sistema do monza 96... proprio para o gas r134a.

Listarei todas as mudanças pra deixar registrado!

Evaporador Novo Ao lado do velho para R12 (São identicos, até as roscas) Claro que talvez o material possa ser diferente, mas eu preferi comprar pois achei novo e original! (Roscas Iguais)
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Mangueiras: Todas elas sofreram mudanças! algumas é notável, e outras só se pegar na mãos mesmo!
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Pressostatos / Sensores foram todos alterados, Até o Plug dele sofreu alterações!
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Essa mangueira pode parecer igual, porem não é! foi mudado o material de contrução dela!
A diferença do peso dela é notável, é como comparar 1kg da R12 contra 300g da mangueira R134a.
(Roscas Iguais)
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Essa mangueira LD sofreu uma alteação muito grande na estetica dela! e ganhou o conector de engate rapido! (Roscas que sai do evaporador igual, porem a que vai no condensador mudou)
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A Mangueira de Sucção que vai do Filtro secador até o compressor Ganhou um engate Rapido para facilitar as manutenções
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A Mangueira de descarga sofreu uma mudança muito grande.... passou a ser totalmente de aluminio, sai do compressor da uma volta por baixo do radiador e volta ao condensador (Roscas Iguais)
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Condensador do Monza 96 para gas R134a (Rosca da parte de baixo ficou mais larga)
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O Condensador do Monza 91 a 95
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Como eu já tinha mencionado, o filtro secador também sofreu algumas mudanças na estética, e sofreu mudanças no exterior também: (Roscas Iguais)
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O Compressor do ar condicionado ganhou uma nova tampa, com o selo moderno para Gas R134a
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Alem das mudanças que eu disse, todas as porcas ficaram douradas! mas apenas uma das roscas do condensador sofreu mudanças de incompatibilidade por causa da rosca!
e como uma das roscas do condensador mudou, a rosca que vai no condensador da mangueira LD com engate rapido mudou tambem!

Antes isso era um misterio, hoje esta tudo ai pra quem precisar! todas as peças com fotos nitidas em HD!

Abrass
Editado pela última vez por dbzronaldo em 22 Jan 2015, 15:35, em um total de 1 vez.
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