Manutenção na chave seletora do ar condiconado
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado
Como é citado no Manual do Proprietário, certas funções do funcionamento do ar condicionado do Monza fazem com que parte do fluxo de ar vá para um duto e outra parte para outro.
Ex:
- Na posição Frio/Quente, está transcrito:
Fluxo de ar AQUECIDO para a região dos pés e ar RESFRIADO para os difusores do painel, simultâneamente.
- Na posição Aquecimento (no caso com o compressor desligado), está transcrito:
Fluxo de ar para o parabrisas e para a região dos pés, com uma PEQUENA parte para os difusores laterais de desembaçamento.
No caso destaquei com CAIXA ALTA as palavras que me geraram as 2 dúvidas:
-Como o sistema de vácuo controla a GRADUAÇÃO da abertura das portinholas, de modo à atender o "PEQUENO" fluxo de ar para uma determinada região?
- De que forma o sistema SEPARA o ar AQUECIDO para uma região, e o ar RESFRIADO pra outra? Realmente (fisicamente) existe essa separação?
Abraços!
Robson Lott
Ex:
- Na posição Frio/Quente, está transcrito:
Fluxo de ar AQUECIDO para a região dos pés e ar RESFRIADO para os difusores do painel, simultâneamente.
- Na posição Aquecimento (no caso com o compressor desligado), está transcrito:
Fluxo de ar para o parabrisas e para a região dos pés, com uma PEQUENA parte para os difusores laterais de desembaçamento.
No caso destaquei com CAIXA ALTA as palavras que me geraram as 2 dúvidas:
-Como o sistema de vácuo controla a GRADUAÇÃO da abertura das portinholas, de modo à atender o "PEQUENO" fluxo de ar para uma determinada região?
- De que forma o sistema SEPARA o ar AQUECIDO para uma região, e o ar RESFRIADO pra outra? Realmente (fisicamente) existe essa separação?
Abraços!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Na caixa de ventilação tem várias portas que abrem e fecham através de válvulas de funcionamento por vácuo. Na chave seletora há várias mangueiras coloridas onde cada uma é para uma válvula. Depois é só posicionar a alavanca na posição desejada, onde terá vácuo na válvula responsável para abrir a porta desejada e faltará nas outras, fechando-as.-Como o sistema de vácuo controla a GRADUAÇÃO da abertura das portinholas, de modo à atender o "PEQUENO" fluxo de ar para uma determinada região?
O ar aquecido é comandado por um cabo metálico diretamente na porta. Acionado vai entrar em quase todas as funções onde tem o compressor ativado ou não. Eu costumo misturar ar quente com A/C em dias de frio ou de chuva intensa, para evitar que os vidros embacem.- De que forma o sistema SEPARA o ar AQUECIDO para uma região, e o ar RESFRIADO pra outra? Realmente (fisicamente) existe essa separação?
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Robson Lott
Obrigado, Carlos!!!
Mas no caso, o que eu queria saber é sobre a graduação da saída de ar pra cada região, exatamente como transcreví o que no Manual está explicando!
Eu entendo/entendi o funcionamento de funções e como elas atuam para as mangueiras coloridas de vácuo para cada porta.
Eu tb costumo e sempre me acostumei a "temperar" o ar, tanto no Brasil quanto aqui no Ecuador que tem-se incidência forte de sol + frio andino!
Então nem sempre o A/C ligado ou o aquecedor em sua totalidade (como muuuuuuuuuuita gente pensa que só funciona assim) é suficiente, fazendo-se necessário misturar os ares.
Se eu tiver confuso na minha explicação, me diga! hehehehe!!
Abraços!
Robson
Mas no caso, o que eu queria saber é sobre a graduação da saída de ar pra cada região, exatamente como transcreví o que no Manual está explicando!
Eu entendo/entendi o funcionamento de funções e como elas atuam para as mangueiras coloridas de vácuo para cada porta.
Eu tb costumo e sempre me acostumei a "temperar" o ar, tanto no Brasil quanto aqui no Ecuador que tem-se incidência forte de sol + frio andino!

Se eu tiver confuso na minha explicação, me diga! hehehehe!!
Abraços!
Robson

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Foi como disse lá em cima. A chave seletora tem uma parte onde encaixa essas mangueiras e essa chave abre ou fecha a passagem de vácuo para as válvulas, conforme a posição selecionada. Então, a válvula responsável para abrir a porta que vai direcionar ar quente ou frio ao duto se abre e as outras que não devem ficar abertas se fecham com a falta de vácuo em suas válvulas. É simples, rs!Mas no caso, o que eu queria saber é sobre a graduação da saída de ar pra cada região, exatamente como transcreví o que no Manual está explicando!

Sim, faço muito isso para manter uma temperatura agradável no interior do carro. Claro que essa época de verão é só ar frio aqui, rs!
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Robson Lott
Se eu ainda não me expressar bem, te mando uma MP, ou SMS, pombo correio, whats app, etc...
No manual, na posição Frio/Quente, por exemplo, tem-se que:
"Fluxo de ar AQUECIDO para a região dos pés e ar RESFRIADO para os difusores do painel, simultâneamente."
Olha só:

Por isso da minha dúvida, entendeu?

Foi como disse lá em cima. A chave seletora tem uma parte onde encaixa essas mangueiras e essa chave abre ou fecha a passagem de vácuo para as válvulas, conforme a posição selecionada. Então, a válvula responsável para abrir a porta que vai direcionar ar quente ou frio ao duto se abre e as outras que não devem ficar abertas se fecham com a falta de vácuo em suas válvulas. É simples, rs!
Isso é meio "binário"!? OU abre OU fecha, correto? Então isso contradiz o Manual, que fala que uma tal fluxo vai pra uma tal região, e outra parte pequena do fluxo vai pra uma outra tal região, entende!?abre ou fecha a passagem de vácuo para as válvulas
A partir do momento que eu abro a passagem para que o ar passe a entrar no duto que possui o radiador de ar quente, o ar aquecido é misturado pra TODAS as portinholas abertas na configuração de uma posição que eu por na alavanca, ou o quente vai pra um lugar (Ex: como na posição Frio/Quente da chave seletora) e o ar frio vai pra outro? - Tal como descrito no Manual?abrir a porta que vai direcionar ar quente ou frio ao duto se abre
No manual, na posição Frio/Quente, por exemplo, tem-se que:
"Fluxo de ar AQUECIDO para a região dos pés e ar RESFRIADO para os difusores do painel, simultâneamente."
Olha só:
Por isso da minha dúvida, entendeu?

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Ele pode abrir ou fechar mais de uma porta de uma só vez. Quem vai comandar é a parte do acionamento.
Se na chave indica que vai ter fluxo em mais de um tubo, painel ou pés, vai abrir ou fechar mais de uma porta, é bem simples.
Você está se apegando a função nas saídas, mas não se atenta as funções dos comandos internos.
Se para desembaçador vai para para brisas e para pés, as válvulas vão fechar as outras portas e abir as portas para essas funções.
Lá no comando da entrada de vácuo, a chave de vácuo já foi feita para todas essas situações de abrir e fechar. Cada posição a chave deixa passar vácuo para as portas relacionadas a essa função e fecha as outras que não serão usadas. São 4 válvulas na caixa de ventilação e mais a de entrada se não estiver enganado. Sem contar a do ar quente que o acionamento é por cabo.
Leia o manual de reparações do Monza 90 sobre essas mangueiras que talvez entenda melhor.
Abs,
Carlos Freire
Se na chave indica que vai ter fluxo em mais de um tubo, painel ou pés, vai abrir ou fechar mais de uma porta, é bem simples.
Você está se apegando a função nas saídas, mas não se atenta as funções dos comandos internos.
Se para desembaçador vai para para brisas e para pés, as válvulas vão fechar as outras portas e abir as portas para essas funções.
Lá no comando da entrada de vácuo, a chave de vácuo já foi feita para todas essas situações de abrir e fechar. Cada posição a chave deixa passar vácuo para as portas relacionadas a essa função e fecha as outras que não serão usadas. São 4 válvulas na caixa de ventilação e mais a de entrada se não estiver enganado. Sem contar a do ar quente que o acionamento é por cabo.
Leia o manual de reparações do Monza 90 sobre essas mangueiras que talvez entenda melhor.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Robson Lott
O que eu quero saber desde o início é se ESSAS ABERTURAS E FECHAMENTOS das válvulas se são GRADUAIS em uma determinada posição da chave seletora! Se a abertura e fechamento das válvulas tem variação, e não um ESTADO, entendeu!?Cada posição a chave deixa passar vácuo para as portas relacionadas a essa função e fecha as outras que não serão usadas.
Alí no manual, onde tirei um screenshot, veja na coluna 2, segunda linha... é essa minha dúvida!
No Manual de Reparações tbm cita essa GRADUAÇÃO, olhe:

- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Não tem variação.
Abre ou fecha, apenas o ar quente tem essa função. No caso do desembaçamento, o ar para os pés a porta aberta não deve ter curso grande.
Abs,
Carlos Freire
Abre ou fecha, apenas o ar quente tem essa função. No caso do desembaçamento, o ar para os pés a porta aberta não deve ter curso grande.
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP