Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Manutenção na chave seletora do ar condiconado

Mensagem não lida por Robson Lott »

Como é citado no Manual do Proprietário, certas funções do funcionamento do ar condicionado do Monza fazem com que parte do fluxo de ar vá para um duto e outra parte para outro.

Ex:
- Na posição Frio/Quente, está transcrito:
Fluxo de ar AQUECIDO para a região dos pés e ar RESFRIADO para os difusores do painel, simultâneamente.

- Na posição Aquecimento (no caso com o compressor desligado), está transcrito:
Fluxo de ar para o parabrisas e para a região dos pés, com uma PEQUENA parte para os difusores laterais de desembaçamento.

No caso destaquei com CAIXA ALTA as palavras que me geraram as 2 dúvidas:

-Como o sistema de vácuo controla a GRADUAÇÃO da abertura das portinholas, de modo à atender o "PEQUENO" fluxo de ar para uma determinada região?
- De que forma o sistema SEPARA o ar AQUECIDO para uma região, e o ar RESFRIADO pra outra? Realmente (fisicamente) existe essa separação?

Abraços!

Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

-Como o sistema de vácuo controla a GRADUAÇÃO da abertura das portinholas, de modo à atender o "PEQUENO" fluxo de ar para uma determinada região?
Na caixa de ventilação tem várias portas que abrem e fecham através de válvulas de funcionamento por vácuo. Na chave seletora há várias mangueiras coloridas onde cada uma é para uma válvula. Depois é só posicionar a alavanca na posição desejada, onde terá vácuo na válvula responsável para abrir a porta desejada e faltará nas outras, fechando-as.
- De que forma o sistema SEPARA o ar AQUECIDO para uma região, e o ar RESFRIADO pra outra? Realmente (fisicamente) existe essa separação?
O ar aquecido é comandado por um cabo metálico diretamente na porta. Acionado vai entrar em quase todas as funções onde tem o compressor ativado ou não. Eu costumo misturar ar quente com A/C em dias de frio ou de chuva intensa, para evitar que os vidros embacem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Robson Lott

Obrigado, Carlos!!!

Mas no caso, o que eu queria saber é sobre a graduação da saída de ar pra cada região, exatamente como transcreví o que no Manual está explicando!
Eu entendo/entendi o funcionamento de funções e como elas atuam para as mangueiras coloridas de vácuo para cada porta.

Eu tb costumo e sempre me acostumei a "temperar" o ar, tanto no Brasil quanto aqui no Ecuador que tem-se incidência forte de sol + frio andino! ;) Então nem sempre o A/C ligado ou o aquecedor em sua totalidade (como muuuuuuuuuuita gente pensa que só funciona assim) é suficiente, fazendo-se necessário misturar os ares.

Se eu tiver confuso na minha explicação, me diga! hehehehe!!

Abraços!

Robson

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mas no caso, o que eu queria saber é sobre a graduação da saída de ar pra cada região, exatamente como transcreví o que no Manual está explicando!
Eu entendo/entendi o funcionamento de funções e como elas atuam para as mangueiras coloridas de vácuo para cada porta.
Foi como disse lá em cima. A chave seletora tem uma parte onde encaixa essas mangueiras e essa chave abre ou fecha a passagem de vácuo para as válvulas, conforme a posição selecionada. Então, a válvula responsável para abrir a porta que vai direcionar ar quente ou frio ao duto se abre e as outras que não devem ficar abertas se fecham com a falta de vácuo em suas válvulas. É simples, rs!

Eu tb costumo e sempre me acostumei a "temperar" o ar, tanto no Brasil quanto aqui no Ecuador que tem-se incidência forte de sol + frio andino! ;) Então nem sempre o A/C ligado ou o aquecedor em sua totalidade (como muuuuuuuuuuita gente pensa que só funciona assim) é suficiente, fazendo-se necessário misturar os ares.

Sim, faço muito isso para manter uma temperatura agradável no interior do carro. Claro que essa época de verão é só ar frio aqui, rs!

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Robson Lott

Se eu ainda não me expressar bem, te mando uma MP, ou SMS, pombo correio, whats app, etc... :lol:
Foi como disse lá em cima. A chave seletora tem uma parte onde encaixa essas mangueiras e essa chave abre ou fecha a passagem de vácuo para as válvulas, conforme a posição selecionada. Então, a válvula responsável para abrir a porta que vai direcionar ar quente ou frio ao duto se abre e as outras que não devem ficar abertas se fecham com a falta de vácuo em suas válvulas. É simples, rs!
abre ou fecha a passagem de vácuo para as válvulas
Isso é meio "binário"!? OU abre OU fecha, correto? Então isso contradiz o Manual, que fala que uma tal fluxo vai pra uma tal região, e outra parte pequena do fluxo vai pra uma outra tal região, entende!?
abrir a porta que vai direcionar ar quente ou frio ao duto se abre
A partir do momento que eu abro a passagem para que o ar passe a entrar no duto que possui o radiador de ar quente, o ar aquecido é misturado pra TODAS as portinholas abertas na configuração de uma posição que eu por na alavanca, ou o quente vai pra um lugar (Ex: como na posição Frio/Quente da chave seletora) e o ar frio vai pra outro? - Tal como descrito no Manual?

No manual, na posição Frio/Quente, por exemplo, tem-se que:
"Fluxo de ar AQUECIDO para a região dos pés e ar RESFRIADO para os difusores do painel, simultâneamente."
Olha só:

Imagem

Por isso da minha dúvida, entendeu?

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR

Ele pode abrir ou fechar mais de uma porta de uma só vez. Quem vai comandar é a parte do acionamento.
Se na chave indica que vai ter fluxo em mais de um tubo, painel ou pés, vai abrir ou fechar mais de uma porta, é bem simples.
Você está se apegando a função nas saídas, mas não se atenta as funções dos comandos internos.

Se para desembaçador vai para para brisas e para pés, as válvulas vão fechar as outras portas e abir as portas para essas funções.
Lá no comando da entrada de vácuo, a chave de vácuo já foi feita para todas essas situações de abrir e fechar. Cada posição a chave deixa passar vácuo para as portas relacionadas a essa função e fecha as outras que não serão usadas. São 4 válvulas na caixa de ventilação e mais a de entrada se não estiver enganado. Sem contar a do ar quente que o acionamento é por cabo.

Leia o manual de reparações do Monza 90 sobre essas mangueiras que talvez entenda melhor.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Robson Lott

Se para desembaçador vai para para brisas e para pés, as válvulas vão fechar as outras portas e abir as portas para essas funções.
Cada posição a chave deixa passar vácuo para as portas relacionadas a essa função e fecha as outras que não serão usadas.
O que eu quero saber desde o início é se ESSAS ABERTURAS E FECHAMENTOS das válvulas se são GRADUAIS em uma determinada posição da chave seletora! Se a abertura e fechamento das válvulas tem variação, e não um ESTADO, entendeu!?

Alí no manual, onde tirei um screenshot, veja na coluna 2, segunda linha... é essa minha dúvida!

No Manual de Reparações tbm cita essa GRADUAÇÃO, olhe:

Imagem

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR

Não tem variação.

Abre ou fecha, apenas o ar quente tem essa função. No caso do desembaçamento, o ar para os pés a porta aberta não deve ter curso grande.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder