Alternador variando

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Roberto Conde
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Alternador variando

Mensagem não lida por Roberto Conde »

Bom dia amigos,

Estou tendo muitos problemas com o meu monzão ultimamente, vou citar os outros problemas em outros tópicos.
Como todo problema de veículo, o carrro sempre avisa vai dar problema. Começou a falhar na partida, quando derrepente, parou ... bateria totalemte descarregada. Como critério de eliminação, descartei a hipótesi de ser a bateria por ela tem 2 meses de uso e é da marca Tudor.
Achei que poderia ser a regulador de tensão ou as escovas, troquei colocando peça origonal borsch. (alternador Borsch), já havia trocado esse regulador há uns dois anos atrás, notei que ele estava aparentemente novo, mas mesmo assim troquei. Minha surpresa foi quando liguei o carro e fui medir a carga bateria era de 10,4V. Pedi um amigo para acelerar ele pra mim e manteve 10,4V. Foi aí que eu mesmo fui acelerar e com raíva :evil: :oops: do carro pisei até no fundo umas 4 vezes e aí veio a surpresa, começou a carregar. Dai em diante toda vez que eu ligo o carro, confiro a bateria (em torno de 10 a 12v) tenho que acelerar até no fundo para começar a carregar. Obs.: Depois que eu dou umas tres bombadas no acelerador ele começa a carregar e mantem até na hora que eu desligo e tenho que fazer o mesmo processo para liga-lo. Há e tambem lavei o motor do carro antes destes problemas aparecer.
Taí o problema, regulador de tensão novo, bateria nova, conferi os cabos, e alternador com um comportamento estranho. O que será que pode ser?
Agradeço aos amigos que puderem me dar uma dica do que fazer.
Giliarde
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Re: Alternador variando

Mensagem não lida por Giliarde »

roberto já mais se lava um motor sem antes isolar as partes elétrica do veiculo com um saco plástico e fita crepe, arranque alternador bobina e distribuidor etc.... eu sempre faço isso e nunca me incomodei com nada mas a respeito de seu caso antes de vc lavar ele apresentava algum sintomas ou era bom? se caso for de ter lavado vc vai ter que mandar revisar seu alternador pq a agua que entrou nele danificou algum componente elétrico. e a luz da bateria ao dar arranque ela apaga na hora? faça uma medida com multimitro direto no alternador, o meu Monza varia direto no alternador ele carrega na lenta 13.9 e na bateria 13.5 mas é os cabos que perderam resistência mas tá legal ainda :smt023
Roberto Conde
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Ehh! eu vacilei quanto ao lavar o motor sem isolar o alternador, a luz no painel não esta mais acendendo depois que apresentou este problema e a carga anterior era de 13,5v não estava passando disto. Vou fazer o teste com voltimetro direto no alternador que ainda não fiz. Retornarei com a resposta amanha. Agradeço pela atenção.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Roberto Conde escreveu:Ehh! eu vacilei quanto ao lavar o motor sem isolar o alternador, a luz no painel não esta mais acendendo depois que apresentou este problema e a carga anterior era de 13,5v não estava passando disto. Vou fazer o teste com voltimetro direto no alternador que ainda não fiz. Retornarei com a resposta amanha. Agradeço pela atenção.
Se a luz da bateria do painel não está acendendo ao virar a chave no primeiro estágio, tem que verificar se é a lampada ou esqueceram de ligar o fio no terminal do regulador de tensão.

Essa lampada funciona como excitador para o alternador. Se ela estiver queimada ou desligada o alternador só vai carregar a partir de 2500 rpm

Com o regulador Bosch é para chegar no mínimo 13,8V na bateria na lenta e acima de 2000 ~ 2500 deve chegar 14,2V ou no máximo 14,3V

Voltagens igual ou maiores que 14,5V pode queimar componentes da injeção eletrônica e um deles é o modulo Hei.

Se os cabos que saem do alternador apresentarem muita resistência(oxidação nos contatos) eles vão aquecer e a tensão será prejudicada.

Se ao ligar a lampada excitadora e se o alternador não estiver carregando ela vai acender no painel.

Dai as soluções são: revisar os cabos e por último fazer uma revisão no alternador verificando se a ponte de diodos retificadores está idônea, isto é, se não há algum deles queimados (devido o curto com o banho que vc deu no alternador :roll:
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Roberto Conde
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Waldir, verifiquei o terminal D+ com auxilio de um voltímetro e estava tudo ok, quando a chave estava virada no 1º estágio deu 12V em relação ao positivo da bateria, ao ligar o carro deu 0V em relação ao (+) da Bat. Tudo ok até aí, pensei logo na hipótese da lâmpada estar queimada.

Desmontei o painel de instrumentos, retirei a Lâmpada e testei fora com uma fonte de 12V. E por minha surpresa ela não estava queimada. Remontei o painel, e ao ligar a chave no 1º estágio ela voltou a acender. Parecia ser apenas um mal contato na lâmpada.

Com a lâmpada funcionando normalmente fui medir a tensão na bateria com o carro na lenta de 13,64V e com o carro acima de 2500 deu o mesmo valor. A unica diferença é que medindo direto do terminal do alternador esta dando 13,95V um queda de 0,3V.
Deixei o carro ligado até armar a ventoinha e deu 13,33V, aí liguei farol, ar-condicionado, som (vol. baixo) e desembaçador traseiro, caiu para 12,95V.

Já havia notado esta carga do alternador em 13,5V mesmo antes do banho no alternador, quando troquei o regulador de tensão em 2012. Não tinha dado tanta atenção, mesmo porque havia levado ele em uma autoelétrica para fazer uma revisão em 2011 e até então ele me parece que já estava com esse comportamento.

Vou trocar os cabos por causa da queda de 0,3V e por que o terminal do alternador esta meio enferrujado. Você acha que terei que fazer uma revisão vendo que ele não esta passando de 13,95V.

Abs.

Roberto Condé.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Roberto,

se nunca foi mexido no alternador, isto é nos últimos 5 anos, convém levar numa autoelétrica para uma verificação.

Eu fiz isso em julho passado: 2 rolamentos R$46,00; 1 anel de ajuste R$14,00; 1 regulador de tensão Bosch R$40,00 + R$100,00 de MO = R$214,00
Foi testada a ponte de diodos e está em ordem.

Pelo que vc descreveu o seu alternador não está gerando bem. Com todos os consumidores ligados ele tem que sustentar 13,5V... abaixo disso eles consomem da bateria..

Peça para refazer os terminais dos cabos com uma boa soldagem. Inclusive os do motor de partida. Verifique os aterramentos.

viewtopic.php?f=15&t=30261

viewtopic.php?f=15&t=30416

assista o video que é interessante

https://www.youtube.com/watch?v=W0vwRL_edKs
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
GustavoCWB
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por GustavoCWB »

Leve em uma auto elétrica e mande dar uma revisada no alternador, provavelmente é ele, meu amigo!
Gustavo Gasparin
Curitiba - PR
Monza GLS 96/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Responder