válvula termostática
-
- Modelo: - SELECIONE --------
válvula termostática
Meu Monza estava aquecendo direto quase fervendo,pesquisei na NET e notei que podia ser a válvula termostática,resolvi dar uma geral no sistema de arrefecimento,tirei as manguiras,sensores de temperatura e tal.limpei tudo,mas notei que não tem a válvula termostática. Montei tudo direto,funcionei o motor,e a ventuinha disparou na hora certa.porém fiquei com uma dúvida: o problema pode se repitir por falta da válvula termostática???
-
válvula termostática
Meu Monza estava aquecendo direto quase fervendo,pesquisei na NET e notei que podia ser a válvula termostática,resolvi dar uma geral no sistema de arrefecimento,tirei as manguiras,sensores de temperatura e tal.limpei tudo,mas notei que não tem a válvula termostática. Montei tudo direto,funcionei o motor,e a ventuinha disparou na hora certa.porém fiquei com uma dúvida: o problema pode se repitir por falta da válvula termostática???
-
- Membro GLS (Nível 6)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: válvula termostática
nao vai se repetir, pelo contrario, sem a VT (que prende o fluxo dagua enquanto o motor nao sai da fase fria) e com o cebolão original pro ano do seu carro, a ventoinha vai armar em 92°C e desarmar em 87°C, mantendo o motor sempre frio e fora da temperatura ideal de funcionamento (+-95°c). Isso aumenta o consumo e nao é recomendado pelo pessoal aqui do forum pelo fato do motor do carro trabalhar fora da temperatura ideal.
eu particularmente tambem retirei a VT do meu carro, nao entra na minha cabeça andar com ela nesse calor infernal do Rio, ainda mais pq tem tres casos na minha familia (sendo dois com Monza) em que se perdeu motor por travamento da VT quando a mesma estava fechada.
Evita abrir dois tpcs com a mesma pergunta, tenha paciencia q logo logo alguem do forum te ajuda, algum modera pode chamar a tua atenção.
[]s!
eu particularmente tambem retirei a VT do meu carro, nao entra na minha cabeça andar com ela nesse calor infernal do Rio, ainda mais pq tem tres casos na minha familia (sendo dois com Monza) em que se perdeu motor por travamento da VT quando a mesma estava fechada.
Evita abrir dois tpcs com a mesma pergunta, tenha paciencia q logo logo alguem do forum te ajuda, algum modera pode chamar a tua atenção.
[]s!
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme
Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport
Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme
Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE
Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
-
Valeu!obrigado pela explicação galera.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
juarez santos escreveu:Meu Monza estava aquecendo direto quase fervendo,pesquisei na NET e notei que podia ser a válvula termostática,resolvi dar uma geral no sistema de arrefecimento,tirei as manguiras,sensores de temperatura e tal.limpei tudo,mas notei que não tem a válvula termostática. Montei tudo direto,funcionei o motor,e a ventuinha disparou na hora certa.porém fiquei com uma dúvida: o problema pode se repetir por falta da válvula termostática???
Como vc sabe disso? mediu com termômetro mira laser? com scanner? com multímetro no sensor de temperatura e conferiu na tabela? no sensor do cabeçote com um multímetro e verificou na tabela?Meu Monza estava aquecendo direto quase fervendo
Isto por que, a VT foi inserida no circuito de arrefecimento para que o motor atinja rapidamente a temperatura ideal de funcionamento e que a mantenha... que é de 95ºC
Lembrando que todos os veículos possuem a VT para manter a temperatura ideal e evitar o desgaste prematuro das peças de atrito. A VT não é um erro de engenharia, muito pelo contrário (Os carros modernos possuem a VT para manter a temperatura em 135ºC por ex.)
Se o seu motor superaqueceu(?) sem a VT pode ser problema no rotor da bomba d'água virando em falso (rotor plástico por exemplo) ou radiador entupido por óxidos (por falta de aditivo ao longo do tempo) ou mangueiras 'dobradas' (?).
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
A válvula termostática é um item importante para o controle de temperatura do motor. Não deixe sem.
Se estava super aquecendo sem a VT não era por falta dela e o defeito é outro.
Abs,
Carlos Freire
Se estava super aquecendo sem a VT não era por falta dela e o defeito é outro.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Juarez seria difícil te dizer se o problema vai voltar, mas tem uma questão se já estava sem a válvula termostática e sinal que já retiraram ela por super aquecimento vc vai ter que dar uma olhada na bomba dágua se está funcionando bem, se não há obstrução no radiador e se a ventoinha está funcionado corretamente se não está com as galerias do motor entupida de corrosão por não usar aditivo na água, eu sei que está errado em te dizer mas eu meus carros eu não uso válvula termostática e se tiver eu arranco e taco fora a não ser que fosse um carro novo, já vi carros de amigos ex Vectra astra etc trancar a vt e fundir o motor e por esse motivo eu não uso , uso aditivo tudo certinho radiador novo limpinho mas vt eu não uso, a única coisa que eu notei foi um pouco mais :smt030 mas pouca coisa a ventoinha arma e desarma certinho sem vt :smt023
-
Quais os riscos de, por exemplo, um Monza 90 a gasolina utilizar a válvula termostática do Monza à álcool?