Projeto Monza LF/E
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Projeto Monza LF/E
Retífica comum não muda nada na taxa pois eles tiram nem um fio de cabelo do cabeçote, só fazemos a retífica pra certificarmos que o cabeçote ficou plano... Principalmente após receber um sobre-aquecimento...
Pra haver diferença notável só tirando bastante coisa, de 1mm pra cima... a margem de fábrica é 1,5mm o Eduardo do 500EF que tem um Astra tirou 2mm do cabeçote dele... Se quiser algo igual converse com ele... O módulo de ignição não é uma obrigatoriedade pois ela melhora o rendimento do carro mesmo na taxa original... Mas se combinar o módulo com taxa, aí o carro fica interessante... Eu tenho muita curiosidade de andar nesse Astra do Eduardo...
Pra haver diferença notável só tirando bastante coisa, de 1mm pra cima... a margem de fábrica é 1,5mm o Eduardo do 500EF que tem um Astra tirou 2mm do cabeçote dele... Se quiser algo igual converse com ele... O módulo de ignição não é uma obrigatoriedade pois ela melhora o rendimento do carro mesmo na taxa original... Mas se combinar o módulo com taxa, aí o carro fica interessante... Eu tenho muita curiosidade de andar nesse Astra do Eduardo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- Lucio Fla 26
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1985
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Vlw pelas dicas vrsilva! Ainda estou fazendo uns levantamentos aqui, quem sabe eu consiga colocar um amplificador de faísca e talz...vrsilva escreveu:Retífica comum não muda nada na taxa pois eles tiram nem um fio de cabelo do cabeçote, só fazemos a retífica pra certificarmos que o cabeçote ficou plano... Principalmente após receber um sobre-aquecimento...
Projeto em andamento:
viewtopic.php?f=43&t=31116
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
amplificador de centelha em sistema deficientes como igniçao asfaltica é muito valido. da bastante diferença,
taxa é oque tem de mais barato, retire toda a margem de segurança que ja vai ficar otimo. esse cabeçote é bastante duro é o fase 1, ja tive um e é bastante roubador de potencia. entao a taxa vai te ajudar.
so cuidado com TURBO + GAS + CARBURADOR senao teu motor vai ficar uma turbina de uma corveta hehehehehe tente nao misturar isso. eu pra te falar nao sou fã nenhum deles ae, e misturar os 3 da uma engrenca danada.
eu ficaria so no carburadorzinho e taxa e uma igniçao mais forte.
taxa é oque tem de mais barato, retire toda a margem de segurança que ja vai ficar otimo. esse cabeçote é bastante duro é o fase 1, ja tive um e é bastante roubador de potencia. entao a taxa vai te ajudar.
so cuidado com TURBO + GAS + CARBURADOR senao teu motor vai ficar uma turbina de uma corveta hehehehehe tente nao misturar isso. eu pra te falar nao sou fã nenhum deles ae, e misturar os 3 da uma engrenca danada.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Lucio Fla 26
- Membro GL (Nível 2)
Rafaelo, muito obrigado por participar do meu humilde tópico... rsrsRafaelo escreveu:amplificador de centelha em sistema deficientes como igniçao asfaltica é muito valido. da bastante diferença,
Então, no momento eu estou deixando de lado a preparação mai$$$ complexa (Turbo, Cabeçote roletado, I.E., etc...). Estou precisando colocar o carro pra rodar sem estourar meu orçamento e aproveitando que tenho que mexer no cabeçote eu pretendo apenas rebaixá-lo e no máximo trocar o eixo de comando. Quanto à ignição, vai depender dos valores, se der pra melhorar algo sem custar muito além do que eu já serei obrigado a trocar, eu farei, já que eu não nunca andei em um Monza com motor 100% ... :smt011
Ah, e esse motor pelo visto não é o original do carro, é um Fase 2.
Para compreendermos melhor o que eu pretendo, farei uma breve lista no que pretendo modificar.
Vamos a lista de possibilidades:
-Rebaixamento de cabeçote [Isso tá mais confirmado do que o próprio carro... kkk]
-Troca de eixo de comando [Poderia substituir por qual ? Fará muita diferença ?]
-Velas diretas (não-resistivas) [Vale a pena? Qual o modelo ? E o preço ?]
-Cabos de vela de 10mm [Vai fazer muita diferença?]
-Bobina de Gol Mi [Já está instalada]
-Alteração no rotor do distribuidor de ignição [Diminuir a resistencia vai danificar a bobina?]
-Alterar a alimentação da Bobina [Apenas reforçar a fiação ou adicionar um relé?]
-Amplificador de centelha [Qual o preço? É compatível com o resto do meu sistema ?]
-Substituição do Alternador por um de Vectra 120A [O que terei que modificar?]
Então, reuni estes itens depois de pesquisar no fórum, porém não consegui a respostas adequadas para o meu sistema que é carburado. Também irei pesquisar mais sobre e colocar aqui no tópico, porém estou com pouco tempo no momento, qualquer ajuda será bem vinda. :smt023
Projeto em andamento:
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Como pretende rodar com álcool / GNV, eu também mandaria para uns 13:1 a 14:1.Lucio Fla 26 escreveu:Vamos a lista de possibilidades:
-Rebaixamento de cabeçote [Isso tá mais confirmado do que o próprio carro... kkk]
Os dois vão "gostar" bastante de mais taxa.
Verifique se a parte de baixo do seu motor é original à álcool e se tudo ainda está nas medidas standard.
Só depois faça as contas do que tirar no cabeçote para chegar nesta taxa.
Depende do que quer.-Troca de eixo de comando [Poderia substituir por qual ? Fará muita diferença ?]
EU não usaria nenhum que não fosse original porque não gostaria de ter que abrir tudo novamente daqui a pouco porque o material era vagabundo e mesmo com pouco uso já comeu tudo...
Menos resistência = mais corrente.-Velas diretas (não-resistivas) [Vale a pena? Qual o modelo ? E o preço ?]
Mas, seu módulo vai aguentar fornecer mais corrente sem fritar?
Já conversei com a cmracing a respeito disso. Existem vários modelos de "cabinhu bunitinhu coloridinhu" por aí. Alguns apresentam resistência muito alta e matam seu motor.-Cabos de vela de 10mm [Vai fazer muita diferença?]
Eu iria de NGK mesmo.
Mesmo caso. Se usar sem fio resistivo pode danificar seu módulo original. Se puser o fio resistivo, perde rendimento.-Bobina de Gol Mi [Já está instalada]
Outro dia achei artigo na net a respeito desta adaptação: http://aparecidooliveira.blogspot.com.b ... ito-x.html
Mesmo caso. Menos resistência = mais corrente e será que seu módulo vai aguentar?-Alteração no rotor do distribuidor de ignição [Diminuir a resistencia vai danificar a bobina?]
Então vai ligar sem o fio resistivo. Leia o artigo que postei o link aí em cima.-Alterar a alimentação da Bobina [Apenas reforçar a fiação ou adicionar um relé?]
Se conseguir usado, acredito que uns 400,00 a 450,00. Novo deve estar custando uns 800,00.-Amplificador de centelha [Qual o preço? É compatível com o resto do meu sistema ?]
Tem algum grande consumidor elétrico no carro, como som super-potente?-Substituição do Alternador por um de Vectra 120A [O que terei que modificar?]
Se não tiver, não vejo vantagem... Gaste este dinheiro e tempo com outra coisa... rsrsrs
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
ainda bem que pelo menos é um fase 2 rsrsrsLucio Fla 26 escreveu:Ah, e esse motor pelo visto não é o original do carro, é um Fase 2.
sim, esse é o principal, todo aumento da taxa trás beneficio.Lucio Fla 26 escreveu:-Rebaixamento de cabeçote [Isso tá mais confirmado do que o próprio carro... kkk]
eu nao trocaria, pelo visto teu intuito é outro.Lucio Fla 26 escreveu:-Troca de eixo de comando [Poderia substituir por qual ? Fará muita diferença ?]
velas originais sempre.Lucio Fla 26 escreveu:-Velas diretas (não-resistivas) [Vale a pena? Qual o modelo ? E o preço ?]
se tiver um bom motivo pra isso sim, senao é chover no molhado.Lucio Fla 26 escreveu:-Cabos de vela de 10mm [Vai fazer muita diferença?]
só nisso ja esta melhor do que na asfaltica.Lucio Fla 26 escreveu:-Bobina de Gol Mi [Já está instalada]
ja inventaram umas gambiarra pra melhorar o aterramento? rsrsrs, deixa original.Lucio Fla 26 escreveu:-Alteração no rotor do distribuidor de ignição [Diminuir a resistencia vai danificar a bobina?]
não precisa, desde que esteja ligado da forma correta, o Deco pode te ensinar. ele ja tem a um bom tempo sem problemas.Lucio Fla 26 escreveu:-Alterar a alimentação da Bobina [Apenas reforçar a fiação ou adicionar um relé?]
ae não é comigo, o Eduardo que é o cara da faiscaLucio Fla 26 escreveu:-Amplificador de centelha [Qual o preço? É compatível com o resto do meu sistema ?]
num carburador alternador 120A é o mesmo que pisar em formiga. agora, se a tua ideia mais adiante seja instalar IE prog MPFI se faz nescessario alternador de maior carga, so a sondawide consume bastante, e os sensores e os 4 injetores e a bobina dupla vai muita energia ali, ate pq a eficiencia aumenta muito um alternador trabalhando constantemente em 14.4V eu sei disso pelos meus dados da IE, quando eu tinha um alternador de 35A(provisorio) e passei pra 120A original do meu motor N20XF a diferença foi gritante. tanto é que tive que refazer todo o mapa de combustivel, removendo é claro. mas agora no teu caso nao valeria apena gastar, no teu caso seria adaptado. ae tem varios topico sobre isso.Lucio Fla 26 escreveu:-Substituição do Alternador por um de Vectra 120A [O que terei que modificar?]
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Lucio Fla 26
- Membro GL (Nível 2)
500EF e Rafaelo, muito obrigado por vocês terem paciência para responder essa minha lista. Sei que é cansativo, mas preferi assim para poder esclarecer as duvidas de outros monzeiros.
Nesse instante estou sem tempo. Mas em breve as perguntas detalhadamente, listando então o que vou modificar.
Nesse instante estou sem tempo. Mas em breve as perguntas detalhadamente, listando então o que vou modificar.
Projeto em andamento:
- Lucio Fla 26
- Membro GL (Nível 2)
Então, vou responder e fazer novas perguntas simultâneamente as perguntas dos nossos amigos 500EF e Rafaelo.
O motor não é original do meu carro, porém está todo completo do fase 2 que foi o doador(exceto a caixa de marcha).
E como fazer o calculo da taxa ? Tem algum manual da explicando isso ?
É muito provável que o meu comando esteja gasto, vale a pena retificá-lo ou é melhor comprar um zero ?
Qual o melhor custo-beneficio entre as NGK e Bosh (Irridium, Super4, Super plus etc...)?
E o "efeito ponta" faz diferença nessa ignição original ?
Dos "cabinhu bunitinhu coloridinhu" ( :smt005 ) eu achei o mais caro de todos aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mm-g65-_JM
No meu caso, não notei nenhum aquecimento fora do normal, então está de boa. rsrs
Lucio Fla 26 escreveu: Vamos a lista de possibilidades:
Então, taxa 13:1 ou 14:1 para utilizar Etanol/GNV.-Rebaixamento de cabeçote [Isso tá mais confirmado do que o próprio carro... kkk]
O motor não é original do meu carro, porém está todo completo do fase 2 que foi o doador(exceto a caixa de marcha).
E como fazer o calculo da taxa ? Tem algum manual da explicando isso ?
Original então. Nosso amigo DÉCO até comentou sobre o 288, mas precisaria trocar a polia tbm...-Troca de eixo de comando [Poderia substituir por qual ? Fará muita diferença ?]
É muito provável que o meu comando esteja gasto, vale a pena retificá-lo ou é melhor comprar um zero ?
Originais então. Não posso colocar velas diretas porque vão sobrecarregar o módulo(original).-Velas diretas (não-resistivas) [Vale a pena? Qual o modelo ? E o preço ?]
Qual o melhor custo-beneficio entre as NGK e Bosh (Irridium, Super4, Super plus etc...)?
E o "efeito ponta" faz diferença nessa ignição original ?
Quanto aos cabos da NGK, são os originais de 8mm ou tem algum kit de 10mm ??-Cabos de vela de 10mm [Vai fazer muita diferença?]
Dos "cabinhu bunitinhu coloridinhu" ( :smt005 ) eu achei o mais caro de todos aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mm-g65-_JM
Acompanhei a gambiarra do DÉCO, ele já roda a um bom tempo.-Bobina de Gol Mi [Já está instalada]
No meu caso, não notei nenhum aquecimento fora do normal, então está de boa. rsrs
Também é gambiarra do DÉCO... :smt005-Alteração no rotor do distribuidor de ignição [Diminuir a resistencia vai danificar a bobina?]
Minha fiação está no mesmo padrão do DÉCO, nem vou mexer. rsrs-Alterar a alimentação da Bobina [Apenas reforçar a fiação ou adicionar um relé?]
Se eu conseguir um barato, coloco sim. Só achei esse aqui com preço http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... igital-_JM :smt010-Amplificador de centelha [Qual o preço? É compatível com o resto do meu sistema ?]
Pretendo colocar um "sonzinho"... rsrs-Substituição do Alternador por um de Vectra 120A [O que terei que modificar?]
Projeto em andamento: