José Leal escreveu:Robson, o meu caso não foi igual ao do Rafaelo. O miolo da tampa saiu da parte da rosca, daí as válvulas internas não vedam mais. No meu carro tb está nesse padrão de repor um tiquinho de água a cada 6 meses.
Verei se encontro a tampa do Land Rover.
Sim, tá certo! Eu que me embolei um pouco, tava no celular e mesclei os posts. É que sei lá, completar um trisco de água a cada 6 meses, ok! Mas ouvir chiado na tampa eu num vejo que isso possa ser "normal". Digo pelo Corsa que tive, que tinha a tampa original de fábrica. Então começou a vazar água pela caixa lateral do radiador (pouca coisa) e a pressão interna ficava louca, nesse lance que o Rafaelo comentou de sair chiado pela tampa. Borbulhava também (com a tampa fechada e ao tentar abri-la). Progressivamente, a tampa passou a chiar um tico mais até que passou a vazar um pouco de água por ela (acho que o vapor saia e levava água com ele) e o q q eu fiz? Troquei a tampa, lógico!
Só que, enquanto eu não me dei conta que era o radiador o delinquente, com a tampa nova acontecia o mesmo chiado e as vezes o vazamento de água pela tampa. Aaaaaaaí é que eu levei no mecânico, e com uma bomba dessas parecidas de encher pneu de bicileta, mas com seus devidos adaptadores e um manômetro, o mecânico pos ela na boca do reservatório de espansão e voilà! O radiador espirrou a água, mostrando que era ele quem alterava a pressão e a temperatura de ebulição da água+aditivo, fazendo com que as tampas (antiga e nova) fizessem abrir a válvula de segurança e sair o vapor misturado com um pouco da água.
O lance é: se vc tem um sistema blindado, onde não há vazamentos, a temperatura da água+aditivo pode superar os 100 graus (cento e alguns graus até), mas se é fechado, a pressão interna faz com que não ebula a água. Porém, se há um escape de pressão, imediatamente a água vai se transformar em vapor, fazendo sair por algum orifício, seja ele a válvula da tampa, ou qualquer outro lugar que ele possa sair.
VOltaaaaaando, conclusão: Troquei o radiador, checamos todas as mangueiras + abraçadeiras e com a tal bomba de bicicleta com manômetro, fez-se os testes e constatamos que não houve mais perda de pressão por vazamento algum mais. Então, VOLTEI com a tampa original antiga de fábrica e nunca mais ouvi o chiado, tampoco algum vazamento de vapor + água, entende!? E o trico de água pra ser completada a cada 6 meses (condição normal pra um carro com motor std 16v com mais de 100k km sem nunca ter sido aberto, confere?) continuou normalmente, até eu ter vendido esse carro com seus 142k km e sem nunca mais sair vapor pela tampa.
O que eu quero dizer é o seguinte: pooooooooooooode ser que no seu caso, a tampa já não era benta (coitada, desde q vc ganhou ela que eu to crucifixando ela!!!

) e com o aumento da temperatura aí no cerradão goiano, ela mostrou os dentes por não resistir à pressão que ela mesmo pode ter criado, sabe...
Diante disso, sugiro vc fazer esse teste com a tal bomba de bicicleta, que alguns mecânicos devem ter. Eles conectam essa bomba no bocal do reservatório, bombeam uma pressão até mesmo mais alta do que aquela que normalmente é gerada em casos de superaquecimento. Em seguida, é monitorada a perda de pressão pelo manômetro. Se essa perda for significativa, com certeza há vazamentos. E como a pressão foi aumentada pela bomba, certamente será visível o local onde ela possa tá antes merejando, ou apenas saindo em forma de vapor - o que possa ser difícil ver a olho nú com o funcionamento normal do motor.
Não tenho conhecimento técnico como vc, o Rafaelo, mas tenho as constatações empíricas! Quem sabe pode ajudar nessa questão?
Ah, sobre a tampa... putz... deixa eu voltar aqui a meus históricos e te mando, apesar de que acho que já te mandei, não!? |Tanto que ela tinha ficado mais cara no momento que vc consultou! :smt031 :smt017
Abraços!
Robson