olá bruno, como te falei por MP que bom que esta em busca de conhecimento técnico aprofundado, no brasil nao tem isso e quando tem é material distorcido,superficial, e muitas vezes nada praticável. e oque tem é fechado e pago, cursos caríssimos e muitas vezes inúteis.
se quer aprender de verdade tem que ler livro de engenharia mecânica, manuais de ECU programáveis que sao feitos por engenheiros da area, tanto mecanica como eletrica. e se possivel testar na pratica o conhecimento adquirido.
no fim do post, disponibilizo o material de engenharia pra estudo geral, leigo, tecnico, engenheiros, etc a linguagem é pouco dicifil, mas nada que umas dicas e tira duvidas nao resolva, e tem que treinar o inglês hehehe esse é a parte mais chata.
aqui ja é mais voltado pra programaçao de ECU. no caso a megasquirt, tem informaçao de diversas situaçoes do motor, vou colocar as principais, uma muito boa é sobre poluição. a parte da lei do gas é muito interessante, outra legal é sobre como que se monta um mapa de igniçao.
http://www.megamanual.com/ms2/tune.htm#spark
reparem como é feito o calculo do avanço de igniçao de uma ECU digital.
formula:
Total advance = initial advance + RPM based advance + vacuum advance
initial advance = esse é o famoso ponto inicial, aquele que é físico... seja ele pelo distribuidor, seja ele pela roda fonica. no monza é 10 APMS que usa o distribuidor, no motor familia 2 injetado é 12 APMS que usa a roda fonica.
RPM based advance = a variavel rotaçao do motor obvio, quanto mais rotaçao mais avanço precisa pra compensar a velocidade do pistao.
vacuum advance = obviamente carga do motor, quanto menos carga mais avanço(desaceleraçao por exemplo), quanto mais carga menos avanço(aceleração rapida,subida,torque,etc)
vamos ler oque diz... para fazer um mapa de igniçao, voce precisa tentar entender oque seu motor precisa(aqui é onde se aprende mesmo)
To set the spark advance table, you should try to understand what your engine needs in the following areas:
interessante, reparem oque ele diz, o total de avanço em WOT(pé colado) gira em torno dos 24 a 40° e depende de varios fatores, como combustivel, numero valvulas, tamanho delas, cilindrada, camara de compressao, compressao, e muito outros. multi valvulas como 16V precisa de menos avanço... pq deslocam mais ar por ciclo. motores muito rodados precisam de menos ponto por conta do oleo queimado, combustivel de baixa octanagem precisam de menos avanço se botar muito avanço vai grilar.
total advance at WOT: should be from ~24° to ~40° depending on your bore size and combustion chamber characteristics. Older design engines (i.e. push rods, domed pistons, etc.), and those with large bores (big blocks, etc.) need more advance, about 36 to 38°. Newer designs (4 valve/cylinder, swirl port engines, etc.), and small bores, generally require less, about 28 to 32°. Engines that have a lot of miles on them require less as well, because of oil leakage into the chamber. Lower octane fuel also requires less advance (it burns more quickly), so if you are running 87 octane, use a few degrees less total advance than if you are running 94 octane.
diz que o avanço inicial nao pode ser muito, eu por exemplo tenho bastante no meu N20XF uso 18° APMS devido o alcool e a eficiente que realmente comprovei que aumenta. mas nao tive instabilidade na lenta
initial advance (adv_offset + ign_table(idle)): this is the rough equivalent of the old 'idle advance with the vacuum line disconnected' figure. In MegaSquirt-II™ (or MicroSquirt®), it is the advance at the lowest rpm bin and a MAP value of 100 kPa. Larger initial advance numbers produce a slightly more fuel efficient idle, but may make the idle unstable and result in higher emissions (this is why most engines use the no vacuum advance at idle). Too much initial advance can also make the engine hard to start. Generally, keep the initial advance at 6° to 10°.
aqui o engenheiro fala oque falei antes, motor com com carga no motor é reduzido o avanço, ou avanço aumenta conforme a rpm sobe! ou quando aumenta o vacuo(desaceleração)
vacuum (MAP) advance: as the load on the engine is reduced, the fuel burns more slowly and more advance is required. This means that you should have the advance increase for a given rpm as the MAP value decreases in kPa.
guia da MS, tem uma duvida coloca um assunto pra agente debater.
http://www.megamanual.com/mtabcon.htm
esta no meu HDvirtual o ebook, esse manual é sobre programaçao de ECU(engenharia de desenvolvimento e programaçao), tem um material muito bom ali.
http://1drv.ms/1lS3jaJ
está no local correto, nao tem problema. é area destinada a estudo essa
PROecu - Injeções eletronica para monzas.