Monza EFI 93 2.0 gasolina - Falhando a lenta
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
Monza EFI 93 2.0 gasolina - Falhando a lenta
Boa tarde pessoal.
Tenho um Monza EFI 93 2.0 gasolina que está me deixando doido, falha na lenta principalmente quando o carro aquece.
Já levei em dois mecânicos, um trocou o sensor MAP nada resolvido, outro trocou um sensor de temperatura e nada resolvido, a única coisa que tive certeza é que levei em dois trocadores de peça e não mecânicos.
Alguém tem alguma dica pra me ajudar, ou indicação de verdadeiro mecânico aqui em Curitiba?
Obrigado!
Tenho um Monza EFI 93 2.0 gasolina que está me deixando doido, falha na lenta principalmente quando o carro aquece.
Já levei em dois mecânicos, um trocou o sensor MAP nada resolvido, outro trocou um sensor de temperatura e nada resolvido, a única coisa que tive certeza é que levei em dois trocadores de peça e não mecânicos.
Alguém tem alguma dica pra me ajudar, ou indicação de verdadeiro mecânico aqui em Curitiba?
Obrigado!
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Monza EFI 93 2.0 gasolina - Falhando a lenta
.Cleber Duque Chagas escreveu:Boa tarde pessoal.
Obrigado!
Esta falha pode ser causada por muitos motivos mesmo, teria que ir verificando tudo e eliminando variaveis...
Bobina, cabos, velas, motor de passo, ponto etc...
Tem mecanicos muito competentes aí, inclusive tem muitos monzeiros por aí que podem te dar uma dica de um bom mecanico...
Vai pesquisando aqui no forum sobre o assunto (tem muitos topicos sobre este assunto).
Seria interessante vc fazer o teste lampejante (voce pode fazer em casa mesmo) e ver c tem codigo de falhas gravado na UCE
Tem neste tópico o esquema de fazer o teste
viewtopic.php?f=50&t=13027
Vai estudando, pesquisando, perguntando, com um simples multimetro tem muita coisa que da pra vc testar, mas tem que estudar pra aprender, e na atual situaçao das dificuldades que esta hoje em dia algum mecanico que esteja disposto a fazer todos os testes, só "espetar" o raster na IE nao consegue mostrar exatamente onde esta o problema.
Bobina, cabos de vela, velas, motor de passo etc... da pra testar tudo apenas com um multimetro, mas tem que ver na tabela os parametros de voltagem pra poder testar, onde c encontra o local pra testar etc... ou seja, tem que estudar a fundo o assunto pra nao ficar na mao de "mexanicos" ou trocadores de peças..
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Amigo Déco, desde já obrigado pela atenção, vou estudar um pouco mais, buscar umas tabelas de parâmetros, comprar um multímetro e começar a testar seguindo suas dicas. Realmente mecânico interessado em solucionar problemas virou raridade (não conheço nenhum), somente trocar peças e cobrar por problemas não solucionados.
Assim que tiver mais alguma novidade posto aqui para ajudar algum monzeiro que esteja com o mesmo problema...
Mesmo assim, se mais alguém tiver alguma dica agradeço, toda ajuda é bem vinda!
Valeu!
Assim que tiver mais alguma novidade posto aqui para ajudar algum monzeiro que esteja com o mesmo problema...
Mesmo assim, se mais alguém tiver alguma dica agradeço, toda ajuda é bem vinda!
Valeu!
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
.
AQUI TEM TODOS TESTES (nao vai c apavorar e achar que sao muitos), nao tem que fazer todos, mas da pra eliminar muitas variaveis com um multimetro e uma caneta de testes :
http://dc428.4shared.com/doc/ENV2l-tu/preview.html
Baixa e guarda o arquivo para consultas futuras...
até
AQUI TEM TODOS TESTES (nao vai c apavorar e achar que sao muitos), nao tem que fazer todos, mas da pra eliminar muitas variaveis com um multimetro e uma caneta de testes :
http://dc428.4shared.com/doc/ENV2l-tu/preview.html
Baixa e guarda o arquivo para consultas futuras...
até
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Cleber Duque Chagas escreveu:Boa tarde pessoal.
Obrigado!
Primeiro temos que entender como é essa falha só na marcha lenta e como ou em que condições ela ocorre.
As causas podem ser muitas, por isso será preciso equipamentos de diagnósticos, conhecimentos no sistema de IE e de ignição do Monza EFI e dos equipamentos de diagnósticos.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Vou tentar detalhar um pouco mais:
Todo dia pela manhã ligo o carro e saio para um percurso de 50Km. Enquanto o carro está frio, ao parar num semáforo por exemplo a lenta oscila pem pouco como se estivesse reduzindo a aceleração.
A medida que o carro vai esquentando a oscilação aumenta bastante, dando quase a impressão que o carro vai morrer quando paro num congestionamento, as vezes percebo o pedal do freio baixar no momento da oscilação.
Outra coisa interessante é que quase sempre no mesmo lugar, quando estou a uns 25 minutos depois que liguei o carro e o transito fica livre, quando atinjo uma velocidade superior a 90Km/h em alta rotação o carro falha, dando um solavanco parecendo que cortou o combustível, depois volta como estava antes, oscilando somente na lenta, essa falha em alta rotação acontece somente uma vez e não se repete mais.
A luz da IE não acende desde que foi trocado o sensor de temperatura.
É mais ou menos isso...
Obrigado!
Todo dia pela manhã ligo o carro e saio para um percurso de 50Km. Enquanto o carro está frio, ao parar num semáforo por exemplo a lenta oscila pem pouco como se estivesse reduzindo a aceleração.
A medida que o carro vai esquentando a oscilação aumenta bastante, dando quase a impressão que o carro vai morrer quando paro num congestionamento, as vezes percebo o pedal do freio baixar no momento da oscilação.
Outra coisa interessante é que quase sempre no mesmo lugar, quando estou a uns 25 minutos depois que liguei o carro e o transito fica livre, quando atinjo uma velocidade superior a 90Km/h em alta rotação o carro falha, dando um solavanco parecendo que cortou o combustível, depois volta como estava antes, oscilando somente na lenta, essa falha em alta rotação acontece somente uma vez e não se repete mais.
A luz da IE não acende desde que foi trocado o sensor de temperatura.
É mais ou menos isso...
Obrigado!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Cleber, então a coisa muda de figura e não é falamento na marcha lenta e sim oscilação na marcha lenta quando o veículo para.
Esse sintoma é muito comum e já foi muuiiiiito discutido aqui no fórum em vários tópicos sobre esse assunto. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações importantes para essa manutenção.
Os reparadores não encontraram o defeito por não usar critérios e talvez falta de conhecimento. Se tivesse avaliado o veículo em movimento e simulando as condições que ocorre o sintoma, com scanner acoplado ao conector de diagnóstico, certamente já teria resolvido o problema e não tinha perdido tempo e nem $$ com troca de peças boas por peças novas.
Um mau funcionamento em qualquer sensor da IE e no atuador de marcha lenta, podem causar o sintoma. Esse mau funcionamento pode ter causa em aterramentos deficiente chicote, pouco vácuo entre outros e não só em defeito do sensor.
Os defeitos mais comum para esse sintoma é de sujeira no eixo do atuador de marcha e seu alojamento no TBI (raramente ele está com defeito), sensor de velocidade (pode estar com problemas de aterramento, fio quebrado ou defeito. O aterramento desse sensor é feito na carcaça do alternador e é comum reparadores ligarem em local errado causando o sintoma. Quando o problema é com sensor de velocidade VSS, a luz de troca de marcha ascendente não funciona ou funciona de forma irregular) e defeito no sensor de posição da borboleta.
O sistema de respiro do motor também deve ser verificado.
Abs,
Carlos Freire
Esse sintoma é muito comum e já foi muuiiiiito discutido aqui no fórum em vários tópicos sobre esse assunto. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações importantes para essa manutenção.
Os reparadores não encontraram o defeito por não usar critérios e talvez falta de conhecimento. Se tivesse avaliado o veículo em movimento e simulando as condições que ocorre o sintoma, com scanner acoplado ao conector de diagnóstico, certamente já teria resolvido o problema e não tinha perdido tempo e nem $$ com troca de peças boas por peças novas.
Um mau funcionamento em qualquer sensor da IE e no atuador de marcha lenta, podem causar o sintoma. Esse mau funcionamento pode ter causa em aterramentos deficiente chicote, pouco vácuo entre outros e não só em defeito do sensor.
Os defeitos mais comum para esse sintoma é de sujeira no eixo do atuador de marcha e seu alojamento no TBI (raramente ele está com defeito), sensor de velocidade (pode estar com problemas de aterramento, fio quebrado ou defeito. O aterramento desse sensor é feito na carcaça do alternador e é comum reparadores ligarem em local errado causando o sintoma. Quando o problema é com sensor de velocidade VSS, a luz de troca de marcha ascendente não funciona ou funciona de forma irregular) e defeito no sensor de posição da borboleta.
O sistema de respiro do motor também deve ser verificado.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Obrigado Carlos, difícil é encontrar um profissional aqui em Curitiba que tenha interesse me resolver um problema tão técnico e que depende de investigação como esse. Os que conheço estão na base da tentativa e erro, trocam peça e se resolver ok, senão trocam outra peça...o duro é que quem paga pela peça que não havia necessidade de troca sou eu...
Se os profissionais enxergassem um problema como esse como uma oportunidade de se aperfeiçoar, seria ideal, utopia!
Obrigado!
Se os profissionais enxergassem um problema como esse como uma oportunidade de se aperfeiçoar, seria ideal, utopia!
Obrigado!