Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Ronie Barbosa
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por Ronie Barbosa »

Fala aí Farias , em primeiro lugar parabéns pelo teu projeto , aquela caixa dutada na mala vc comprou ou foi vc mesmo que fez ?
MONZEIRO DESDE 1996 . ALMA DE AÇO , ÓLEO NAS VEIAS .
MONZA- SL/E PRETO 87 GAS/GNV DE 1996 ATÉ 2010 -SÓ ALEGRIA!
MONZA- GLS VERDE 94 GAS/GNV DE 2010 ATÉ ......?
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Fariaswolf »

Ronie Barbosa escreveu:Fala aí Farias , em primeiro lugar parabéns pelo teu projeto , aquela caixa dutada na mala vc comprou ou foi vc mesmo que fez ?
salve Ronie! obrigado, mas foi tudo culpa do Rafaelo e Eduardo e demais, não teria chego a isso.

eu que fiz a caixa dutada. se vc tiver a oportunidade de comprar uma já pronta, compre.....

se não achar, não é dificil de fazer caso vc more em uma casa, mas é complicadinho de fazer o molde na lateral. além de ir muita crepe, ele fica irregular. mas se tiver paciencia, dá certo.

http://www.gadrivers.net/~dwicker/fiberglass.html aqui tem um tutorial bom.

abraços
Fariaswolf

salve meus amigos, Ressucitando o tópico...

daqui alguns dias o motor, cambio, suspensão e freios vão pra UTI, finalmente.

porem nao sei se bom ou ruim, de uns dias pra cá, tenho notado que o motor está grilando, só quando esquenta bastante dentro da cidade, e estou rodando com uma mistura parecida de E85.

ta certo que o ponto está avançadissimo... mas a taxa de compressão do motor não tá 100% não, e os pistões são concavos.. mas se tá assim já, agora me perdi.

a unica coisa que foi alterada foi o avanço do distribuidor, deve ou deveria pq eu atrasei o ponto, estar em uns 16º.. a pistola de ponto foi pro saco esses tempos, já mandei pra outra cidade pra arrumar, até agora nada.

mas aí que tá, se só com o ponto avançado grilou, ralando 2mm do cabeçote e pistão reto, o motor vai derreter?

pode ser a relação estequimetrica, pressão incorreta, bico azul, chip, potenciometro do CO2 etc que fez grilar agora, correto?
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

pode ser a relação estequimetrica, pressão incorreta, bico azul, chip, potenciometro do CO2 etc que fez grilar agora, correto?
Pode ser tudo isso sim...

Está rodando com E85 e bico de gasolina? Isso dá mistura pobre, que esquenta e faz grilar...

O que tem nesse "chip"?

O ponto INICIAL para rodar no álcool, com taxa de gasolina, deve ser avançado mesmo. Coisa de 6 graus. Se aumentar a taxa, volte para o original.

Com pistão reto (flex) e cabeçote -2mm a taxa vai para 14:1. O meu Astra está assim há mais de 1 ano. Mas a alimentação está correta, o ponto está correto, etc.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Fariaswolf

isso Eduardo, bico azul.

agora aqui, está exatamente em 15 graus, umido e chuvoso, agora o motor não grila mais, mas demora 10 min pra aquecer.

só nessa semana, teve as quatro estações em dias, é complicado.

então, a idéia é essa mesma, pistões flex que já tenho, e depenar 2mm do cabeçote, mas agora estou perdido por causa do clima daqui, não sei se o motor vai grilar logo de cara, é complicado.

o chip, é a EPROM, eu comprei um original a alcool, mas uso o de gasolina ainda.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

Fariaswolf escreveu:salve meus amigos, Ressucitando o tópico...

porem nao sei se bom ou ruim, de uns dias pra cá, tenho notado que o motor está grilando, só quando esquenta bastante dentro da cidade, e estou rodando com uma mistura parecida de E85.

ta certo que o ponto está avançadissimo... mas a taxa de compressão do motor não tá 100% não, e os pistões são concavos.. mas se tá assim já, agora me perdi.

a unica coisa que foi alterada foi o avanço do distribuidor, deve ou deveria pq eu atrasei o ponto, estar em uns 16º.. a pistola de ponto foi pro saco esses tempos, já mandei pra outra cidade pra arrumar, até agora nada.

mas aí que tá, se só com o ponto avançado grilou, ralando 2mm do cabeçote e pistão reto, o motor vai derreter?

Como ta Farias blz ?

Entao cara, nao li todas as novidades do seu tópico, nao entendo muito de IE (na verdade quase nada) apesar de ter pleno conhecimento de como funciona todo o processo, mas vou me "ATREVER" em dar meus "pitacos" , posso ?
Vamo la:
Como coloquei um cabeçote LFVT no meu monza carburado (continua carburado) e este cabeçote é flex, 2.0 e meu carro é 1.8, tive que "adequar" a taxa de compressao atraves de ponto, e mistura de combustivel (meu carro é original a alcool e com o LFVT, ficou "destaxado").
Quando coloquei gasolina pura, ele "grilou" eu JAMAIS deixaria meu carro grilando, e isso realmente ocorre sempre quando o carro ta quente.
Pra resolver isso, e o carro parar de grilar é muito facil : é só atrazar um pouco o ponto, neste momento aparentemente seu carro foi modificado e acredito que a estroboscopica nao serve mais, tem que ser no manual mesmo.
Esquenta bem o motor, jampeia o A+B e da uma atrazada, da uma volta e ve c ficou bom, vai fazendo esta operaçao até ele parar de grilar, acredito que uma leve mudança ja resolve sem comprometer sua taxa, mas c fosse meu JAMAIS deixaria assim.
Só lembrando pra quem nao sabe (acho que nao é seu caso) nos EFI tem que "jampear" o A+B para entrar em modo de ajuste e o sistema reconfigurar este novo ponto de igniçao, se nao jampear, a EFI sempre vai utilizar o ponto que esta gravado na UCE, e atravez do "jampeamento" a gente recomfigura isto .
Sou levado a crer que apenas atraves de um pequeno atrazo manual no ponto do seu carro, voce ja vai resolver o problema, no meu caso atrazando apenas 1 grau, resolvi o problema!!

MEU CARRO TA COM UMS 19º !!!! , quase nao tem mais escala para adiantar!! (meu caso é diferente, jamais façam isso em carro original)

Agora c nao resolver atrazando um pouco, realmente é a estequeometria sim (minha opiniao)

espero ter ajudado
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Fariaswolf

DÉCO escreveu:
Fariaswolf escreveu:salve meus amigos, Ressucitando o tópico...

Como ta Farias blz ?

Entao cara, nao li todas as novidades do seu tópico, nao entendo muito de IE (na verdade quase nada) apesar de ter pleno conhecimento de como funciona todo o processo, mas vou me "ATREVER" em dar meus "pitacos" , posso ?
Vamo la:
Como coloquei um cabeçote LFVT no meu monza carburado (continua carburado) e este cabeçote é flex, 2.0 e meu carro é 1.8, tive que "adequar" a taxa de compressao atraves de ponto, e mistura de combustivel (meu carro é original a alcool e com o LFVT, ficou "destaxado").
Quando coloquei gasolina pura, ele "grilou" eu JAMAIS deixaria meu carro grilando, e isso realmente ocorre sempre quando o carro ta quente.
Pra resolver isso, e o carro parar de grilar é muito facil : é só atrazar um pouco o ponto, neste momento aparentemente seu carro foi modificado e acredito que a estroboscopica nao serve mais, tem que ser no manual mesmo.
Esquenta bem o motor, jampeia o A+B e da uma atrazada, da uma volta e ve c ficou bom, vai fazendo esta operaçao até ele parar de grilar, acredito que uma leve mudança ja resolve sem comprometer sua taxa, mas c fosse meu JAMAIS deixaria assim.
Só lembrando pra quem nao sabe (acho que nao é seu caso) nos EFI tem que "jampear" o A+B para entrar em modo de ajuste e o sistema reconfigurar este novo ponto de igniçao, se nao jampear, a EFI sempre vai utilizar o ponto que esta gravado na UCE, e atravez do "jampeamento" a gente recomfigura isto .
Sou levado a crer que apenas atraves de um pequeno atrazo manual no ponto do seu carro, voce ja vai resolver o problema, no meu caso atrazando apenas 1 grau, resolvi o problema!!

MEU CARRO TA COM UMS 19º !!!! , quase nao tem mais escala para adiantar!! (meu caso é diferente, jamais façam isso em carro original)

Agora c nao resolver atrazando um pouco, realmente é a estequeometria sim (minha opiniao)

espero ter ajudado
Déco, tudo certo?

caraca, tinha escrito um texto gigante aqui, falando oq aconteceu com o motor etc.. o chrome fechou, pqp....

me perdoe cara, mas nao vou escrever denovo.......... :lol: :lol:

eu tinha escrito que ja havia atrasado o ponto, mas nao resolveu nada, nos dias frios o motor rateia e nos dias quentes o motor grila, e como eu nao estou com a pistola de ponto em mãos (mandei arrumar em outra cidade) não tenho como conferir isso 100%!

mas ainda acho que é o problema do bico ai, ou então aquela EPROM que vai na central, ser gasolina e injetar menos por causa disso, causando o grilo.

esses dias fiquei instalando o alarme com anti assalto, trava elétrica, e caçando grilo (Que na verdade era uma praga do egito) dentro do carro, aquela barulheira de console e painel solto, consegui retirar TODOS!

dei um talento no painel e apliquei uma fita de led, coloquei fita de led também no porta luvas, embaixo, para iluminar os pés. o mesmo vai ser feito debaixo do painel do motorista, e nas laterais do console. quando as portas abrirem, tudo se ilumina, quando fecha, apaga, óbvio.

se puxar o botão do farol pra trás, ao acender a luz do teto, tbm irá acender essas luzes de led..

a cor que eu escolhi foi o branco Quente, pra não ficar nada xuning com aquele 100% brancão de led.

o branco quente dá um ar de originalidade, como se fossem lampadas mesmo.

troquei as bieletas, por um par de bieletas AXIOS, e mandei alinhar o bixo.

fotos!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

video do alarme em ação:

vou tentar instalar uma central de subir os vidros quando aciona o alarme.
Fariaswolf

atualizando,

comprei um radiador de óleo do kadett GSI, e umas pecinhas a mais.

vou ter que trocar umas peças da suspensão tbm.

agora vai evoluir.

conversei bastante com o rafaelo e vou incluir no projeto uma sonda wideband pra regular 100% o bixo depois de montado.

fotos!

Imagem
Imagem

essa textura ai é a mesma que eu vou dar no bloco do motor.
Responder