Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)
Fala aí Farias , em primeiro lugar parabéns pelo teu projeto , aquela caixa dutada na mala vc comprou ou foi vc mesmo que fez ?
MONZEIRO DESDE 1996 . ALMA DE AÇO , ÓLEO NAS VEIAS .
MONZA- SL/E PRETO 87 GAS/GNV DE 1996 ATÉ 2010 -SÓ ALEGRIA!
MONZA- GLS VERDE 94 GAS/GNV DE 2010 ATÉ ......?
MONZA- SL/E PRETO 87 GAS/GNV DE 1996 ATÉ 2010 -SÓ ALEGRIA!
MONZA- GLS VERDE 94 GAS/GNV DE 2010 ATÉ ......?
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: - SELECIONE --------
salve Ronie! obrigado, mas foi tudo culpa do Rafaelo e Eduardo e demais, não teria chego a isso.Ronie Barbosa escreveu:Fala aí Farias , em primeiro lugar parabéns pelo teu projeto , aquela caixa dutada na mala vc comprou ou foi vc mesmo que fez ?
eu que fiz a caixa dutada. se vc tiver a oportunidade de comprar uma já pronta, compre.....
se não achar, não é dificil de fazer caso vc more em uma casa, mas é complicadinho de fazer o molde na lateral. além de ir muita crepe, ele fica irregular. mas se tiver paciencia, dá certo.
http://www.gadrivers.net/~dwicker/fiberglass.html aqui tem um tutorial bom.
abraços
-
salve meus amigos, Ressucitando o tópico...
daqui alguns dias o motor, cambio, suspensão e freios vão pra UTI, finalmente.
porem nao sei se bom ou ruim, de uns dias pra cá, tenho notado que o motor está grilando, só quando esquenta bastante dentro da cidade, e estou rodando com uma mistura parecida de E85.
ta certo que o ponto está avançadissimo... mas a taxa de compressão do motor não tá 100% não, e os pistões são concavos.. mas se tá assim já, agora me perdi.
a unica coisa que foi alterada foi o avanço do distribuidor, deve ou deveria pq eu atrasei o ponto, estar em uns 16º.. a pistola de ponto foi pro saco esses tempos, já mandei pra outra cidade pra arrumar, até agora nada.
mas aí que tá, se só com o ponto avançado grilou, ralando 2mm do cabeçote e pistão reto, o motor vai derreter?
pode ser a relação estequimetrica, pressão incorreta, bico azul, chip, potenciometro do CO2 etc que fez grilar agora, correto?
porem nao sei se bom ou ruim, de uns dias pra cá, tenho notado que o motor está grilando, só quando esquenta bastante dentro da cidade, e estou rodando com uma mistura parecida de E85.
ta certo que o ponto está avançadissimo... mas a taxa de compressão do motor não tá 100% não, e os pistões são concavos.. mas se tá assim já, agora me perdi.
a unica coisa que foi alterada foi o avanço do distribuidor, deve ou deveria pq eu atrasei o ponto, estar em uns 16º.. a pistola de ponto foi pro saco esses tempos, já mandei pra outra cidade pra arrumar, até agora nada.
mas aí que tá, se só com o ponto avançado grilou, ralando 2mm do cabeçote e pistão reto, o motor vai derreter?
pode ser a relação estequimetrica, pressão incorreta, bico azul, chip, potenciometro do CO2 etc que fez grilar agora, correto?
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Pode ser tudo isso sim...pode ser a relação estequimetrica, pressão incorreta, bico azul, chip, potenciometro do CO2 etc que fez grilar agora, correto?
Está rodando com E85 e bico de gasolina? Isso dá mistura pobre, que esquenta e faz grilar...
O que tem nesse "chip"?
O ponto INICIAL para rodar no álcool, com taxa de gasolina, deve ser avançado mesmo. Coisa de 6 graus. Se aumentar a taxa, volte para o original.
Com pistão reto (flex) e cabeçote -2mm a taxa vai para 14:1. O meu Astra está assim há mais de 1 ano. Mas a alimentação está correta, o ponto está correto, etc.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
isso Eduardo, bico azul.
agora aqui, está exatamente em 15 graus, umido e chuvoso, agora o motor não grila mais, mas demora 10 min pra aquecer.
só nessa semana, teve as quatro estações em dias, é complicado.
então, a idéia é essa mesma, pistões flex que já tenho, e depenar 2mm do cabeçote, mas agora estou perdido por causa do clima daqui, não sei se o motor vai grilar logo de cara, é complicado.
o chip, é a EPROM, eu comprei um original a alcool, mas uso o de gasolina ainda.
agora aqui, está exatamente em 15 graus, umido e chuvoso, agora o motor não grila mais, mas demora 10 min pra aquecer.
só nessa semana, teve as quatro estações em dias, é complicado.
então, a idéia é essa mesma, pistões flex que já tenho, e depenar 2mm do cabeçote, mas agora estou perdido por causa do clima daqui, não sei se o motor vai grilar logo de cara, é complicado.
o chip, é a EPROM, eu comprei um original a alcool, mas uso o de gasolina ainda.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Como ta Farias blz ?Fariaswolf escreveu:salve meus amigos, Ressucitando o tópico...
Entao cara, nao li todas as novidades do seu tópico, nao entendo muito de IE (na verdade quase nada) apesar de ter pleno conhecimento de como funciona todo o processo, mas vou me "ATREVER" em dar meus "pitacos" , posso ?
Vamo la:
Como coloquei um cabeçote LFVT no meu monza carburado (continua carburado) e este cabeçote é flex, 2.0 e meu carro é 1.8, tive que "adequar" a taxa de compressao atraves de ponto, e mistura de combustivel (meu carro é original a alcool e com o LFVT, ficou "destaxado").
Quando coloquei gasolina pura, ele "grilou" eu JAMAIS deixaria meu carro grilando, e isso realmente ocorre sempre quando o carro ta quente.
Pra resolver isso, e o carro parar de grilar é muito facil : é só atrazar um pouco o ponto, neste momento aparentemente seu carro foi modificado e acredito que a estroboscopica nao serve mais, tem que ser no manual mesmo.
Esquenta bem o motor, jampeia o A+B e da uma atrazada, da uma volta e ve c ficou bom, vai fazendo esta operaçao até ele parar de grilar, acredito que uma leve mudança ja resolve sem comprometer sua taxa, mas c fosse meu JAMAIS deixaria assim.
Só lembrando pra quem nao sabe (acho que nao é seu caso) nos EFI tem que "jampear" o A+B para entrar em modo de ajuste e o sistema reconfigurar este novo ponto de igniçao, se nao jampear, a EFI sempre vai utilizar o ponto que esta gravado na UCE, e atravez do "jampeamento" a gente recomfigura isto .
Sou levado a crer que apenas atraves de um pequeno atrazo manual no ponto do seu carro, voce ja vai resolver o problema, no meu caso atrazando apenas 1 grau, resolvi o problema!!
MEU CARRO TA COM UMS 19º !!!! , quase nao tem mais escala para adiantar!! (meu caso é diferente, jamais façam isso em carro original)
Agora c nao resolver atrazando um pouco, realmente é a estequeometria sim (minha opiniao)
espero ter ajudado
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
Déco, tudo certo?DÉCO escreveu:Como ta Farias blz ?Fariaswolf escreveu:salve meus amigos, Ressucitando o tópico...
Entao cara, nao li todas as novidades do seu tópico, nao entendo muito de IE (na verdade quase nada) apesar de ter pleno conhecimento de como funciona todo o processo, mas vou me "ATREVER" em dar meus "pitacos" , posso ?
Vamo la:
Como coloquei um cabeçote LFVT no meu monza carburado (continua carburado) e este cabeçote é flex, 2.0 e meu carro é 1.8, tive que "adequar" a taxa de compressao atraves de ponto, e mistura de combustivel (meu carro é original a alcool e com o LFVT, ficou "destaxado").
Quando coloquei gasolina pura, ele "grilou" eu JAMAIS deixaria meu carro grilando, e isso realmente ocorre sempre quando o carro ta quente.
Pra resolver isso, e o carro parar de grilar é muito facil : é só atrazar um pouco o ponto, neste momento aparentemente seu carro foi modificado e acredito que a estroboscopica nao serve mais, tem que ser no manual mesmo.
Esquenta bem o motor, jampeia o A+B e da uma atrazada, da uma volta e ve c ficou bom, vai fazendo esta operaçao até ele parar de grilar, acredito que uma leve mudança ja resolve sem comprometer sua taxa, mas c fosse meu JAMAIS deixaria assim.
Só lembrando pra quem nao sabe (acho que nao é seu caso) nos EFI tem que "jampear" o A+B para entrar em modo de ajuste e o sistema reconfigurar este novo ponto de igniçao, se nao jampear, a EFI sempre vai utilizar o ponto que esta gravado na UCE, e atravez do "jampeamento" a gente recomfigura isto .
Sou levado a crer que apenas atraves de um pequeno atrazo manual no ponto do seu carro, voce ja vai resolver o problema, no meu caso atrazando apenas 1 grau, resolvi o problema!!
MEU CARRO TA COM UMS 19º !!!! , quase nao tem mais escala para adiantar!! (meu caso é diferente, jamais façam isso em carro original)
Agora c nao resolver atrazando um pouco, realmente é a estequeometria sim (minha opiniao)
espero ter ajudado
caraca, tinha escrito um texto gigante aqui, falando oq aconteceu com o motor etc.. o chrome fechou, pqp....
me perdoe cara, mas nao vou escrever denovo..........

eu tinha escrito que ja havia atrasado o ponto, mas nao resolveu nada, nos dias frios o motor rateia e nos dias quentes o motor grila, e como eu nao estou com a pistola de ponto em mãos (mandei arrumar em outra cidade) não tenho como conferir isso 100%!
mas ainda acho que é o problema do bico ai, ou então aquela EPROM que vai na central, ser gasolina e injetar menos por causa disso, causando o grilo.
esses dias fiquei instalando o alarme com anti assalto, trava elétrica, e caçando grilo (Que na verdade era uma praga do egito) dentro do carro, aquela barulheira de console e painel solto, consegui retirar TODOS!
dei um talento no painel e apliquei uma fita de led, coloquei fita de led também no porta luvas, embaixo, para iluminar os pés. o mesmo vai ser feito debaixo do painel do motorista, e nas laterais do console. quando as portas abrirem, tudo se ilumina, quando fecha, apaga, óbvio.
se puxar o botão do farol pra trás, ao acender a luz do teto, tbm irá acender essas luzes de led..
a cor que eu escolhi foi o branco Quente, pra não ficar nada xuning com aquele 100% brancão de led.
o branco quente dá um ar de originalidade, como se fossem lampadas mesmo.
troquei as bieletas, por um par de bieletas AXIOS, e mandei alinhar o bixo.
fotos!

video do alarme em ação:
vou tentar instalar uma central de subir os vidros quando aciona o alarme.
-
atualizando,
comprei um radiador de óleo do kadett GSI, e umas pecinhas a mais.
vou ter que trocar umas peças da suspensão tbm.
agora vai evoluir.
conversei bastante com o rafaelo e vou incluir no projeto uma sonda wideband pra regular 100% o bixo depois de montado.
fotos!

essa textura ai é a mesma que eu vou dar no bloco do motor.
comprei um radiador de óleo do kadett GSI, e umas pecinhas a mais.
vou ter que trocar umas peças da suspensão tbm.
agora vai evoluir.
conversei bastante com o rafaelo e vou incluir no projeto uma sonda wideband pra regular 100% o bixo depois de montado.
fotos!

essa textura ai é a mesma que eu vou dar no bloco do motor.