Problemas no Painel do Classic SE 1990

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Danbarbono
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Problemas no Painel do Classic SE 1990

Mensagem não lida por Danbarbono »

Boa noite amigos Monzeiros,

Estou muito empolgado com a restauração do meu Monza Classic SE, antes de começar a desmontagem eu queria resolver uns probleminhas no painel dele e gostaria que Vocês tirassem umas dúvidas, são o seguinte:

quando ligo a chave, só acende a luz de óleo, acredito que tenha que acender a da bateria no voltímetro e a luz do freio de mão, que fica ao lado da luz de óleo também, a da temperatura da água também tem que acender?
o meu carro é a álcool, eu li no manual que tem uma luz de reserva que acende também no painel quando o combustível esta baixo, mas como meu marcador não funciona acho que pode ser por isso que não acenda essa luz, ou ela nem existe na configuração do carro mesmo?
a marcador de temperatura não funciona, como faço o teste para saber se é a cebolinha da temperatura ou o marcador de combustível no painel?
o marcador de velocidade não funciona no tacômetro, como faço o teste para saber se é cabo de velocímetro ou outra coisa?
ouvi de um amigo que meu carro tem uma cigarra que avisa sobre as luzes acesas, mas o meu não faz barulho, o problema pode ser no botão que liga as luzes?

abraço amigos...
Engenheiro Mecânico Dan Silva.
Chevrolet Monza Classic SE 1990
Vermelho Rodes Perolizado.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas no Painel do Classic SE 1990

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ao ligar a ignição deve acender a luz da carga da bateria, a luz de óleo, a luz do freio de mão/nível baixo do fluído de freio e piscar e apagar a luz de advertência de alta temperatura.
O Monza não tem luz de baixo nível de combustível do tanque, se não estiver enganado apenas as versões com painel digital consta com esse item.
O sensor de temperatura do painel fica no cabeçote, abaixo do distribuidor. Veja se o fio que tem a cor azul não caiu. Se estiver no lugar, remova e enconte no motor, ligue a ignição e veja se o marcador de temperatura está marcado "la em cima". Se marcar o painel está ok.
Se marca a velocidade e não marca no hodômetro o problema é do painel. Se não marca nada no tacômetro (conta giros) pode ter soltado o fio do negativo da bobina ou defeito no painel. Como informou de vários itens parados no painel, acredito que seja o painel original analógico e não adaptou o painel digital, pode ter trilhas da PCI desse painel abertas e defeito no hodômetro do velocímetro.

Sim, o Monza SL/E e Classic a partir de 89 e o GLS tem de fábrica a cigarra. Se não funciona verifique o interruptor da porta do motorista, que se acende a luz do salão. Se não acender pode ser ele, se acender pode ser defeito ou falta da cigarra, que fica na parte de trás da caixa de fusíveis.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Danbarbono
Membro SL (Ní­vel 1)

Carlos, boa noite,

Retirei o painel e as trilhas dele estão muito boas, inclusive ele está bem novinho, o problema do ponteiro de temperatura era mesmo a cebolinha em baixo do distribuidor. Eu errei, não é o tacômetro e sim o hodômetro, ele não marca a velocidade, não sei como testar para saber se realmente é o cabo que está ruim. O conta giros marca normal. Troquei umas lâmpadas do painel e ele agora está marcando tudo, mas uma coisa me deixou confuso, a luz de temperatura alta do motor, aquela vermelhinha lá no canto da painel, só acende quando tiro a tomada elétrica do painel, e quando conecto a tomada no painel com a chave ligada ela apaga, quando ligo o carro normalmente ela as vezes pisca, mas muito rápido, ela não deveria acender quando ligo a chave? Quanto tempo ela permanece acesa antes de apagar? Reparei que atrás do painel tem também um caninho preto, mais ou menos atrás do conta giros, o que seria aquilo?
Obrigado pela ajuda.
Abraço.
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1989

Mensagem não lida por tyo »

o caninho preto é do vacometro e a luz de alta temperatura só deve piscar mesmo
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Danbarbono escreveu:Carlos, boa noite,

Retirei o painel e as trilhas dele estão muito boas, inclusive ele está bem novinho, o problema do ponteiro de temperatura era mesmo a cebolinha em baixo do distribuidor. Eu errei, não é o tacômetro e sim o hodômetro, ele não marca a velocidade, não sei como testar para saber se realmente é o cabo que está ruim. O conta giros marca normal. Troquei umas lâmpadas do painel e ele agora está marcando tudo, mas uma coisa me deixou confuso, a luz de temperatura alta do motor, aquela vermelhinha lá no canto da painel, só acende quando tiro a tomada elétrica do painel, e quando conecto a tomada no painel com a chave ligada ela apaga, quando ligo o carro normalmente ela as vezes pisca, mas muito rápido, ela não deveria acender quando ligo a chave? Quanto tempo ela permanece acesa antes de apagar? Reparei que atrás do painel tem também um caninho preto, mais ou menos atrás do conta giros, o que seria aquilo?
Obrigado pela ajuda.
Abraço.
Se o hodômetro não funciona e o velocímetro funciona normalmente o cabo está em ordem e o defeito é do instrumento (velocímetro). Deve trocar o velocímetro que acompanha o hodômetro ou enviar a uma casa especializada em conserto de velocímetro. Certamente deve ter alguma engrenagem do hodômetro quebrada. As vezes, o botão de reset emperra e no hodômetro não funciona. Aperte o botão e deixe o dedo escorregar para que volte rapidamente, as vezes ele desemperra.

O caninho de borracha é do vacuômetro/econômetro, marcador de ponteiro ao lado do voltímetro. Esse caninho é a conexão da mangueira (branca) que vai no coletor de admissão, na direção do servo freio.

A luz de advertência de alta temperatura, em condições normais, ao ligar a ignição acende e apaga em seguida (pisca) apenas para mostrar seu funcionamento.

Recomendo que leia o manual do proprietário, pois tem muitas coisas importantes sobre o carro que talvez não saiba.
Se não tem o manual, baixe gratuitamente no site do Monza Clube do Brasil em:

Todos anos de fabricação: http://www.monzaclube.com/manualpr/manu ... ario.shtml

Monza 90: http://www.monzaclube.com/manualpr/manualmonza1990.pdf

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Danbarbono
Membro SL (Ní­vel 1)

Obrigado amigos,

Na verdade ele não marca a velocidade nem o quanto percorreu, como faço o teste para saber se o defeito é no cabo de velocímetro? no manual diz que a luz de temperatura se acende por um instante e depois apaga, mas no meu carro ela só pisca muito rápido, e as vezes nem pisca.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Havia entendido que apenas o hodômetro não funcionava.
Remova o painel, levante uma das rodas de tração e mova ela, ou ande com o carro e deve ver a parte interna do cabo girar. Se não girar está com cabo quebrado, pinhãozinho do câmbio ou sensor de velocidade se tiver CB.

Se o cabo estiver bom, fazendo o procedimento de levantar a roda e movendo, verifique o que gira e o que não gira entre o pinhãozinho e o sensor de velocidade.

O importante é a luz de advertência de alta temperatura acender e apagar apenas para você saber que está funcionando.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Danbarbono
Membro SL (Ní­vel 1)

Obrigado carlos,

Vou fazer o teste e posto aqui o resultado.
Abraço.
Responder