Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
100% gasolina realmente dá medo. Mas uma mistura com um pouco mais de álcool ainda deve rodar seguro.
Meu ex-vectra 2.2 16v rodava sem grilar com 10 pilas de álcool e 40 de gasolina.
E é possível que a injeção flex-fool do cruze atrase mais o ponto pela leitura do KS que o 2.2 16v...
Claro que desempenho melhor seria com álcool mesmo. Aliás, até com 10,5:1 já vem 1 kgfm e 4cv a mais com álcool.
Meu ex-vectra 2.2 16v rodava sem grilar com 10 pilas de álcool e 40 de gasolina.
E é possível que a injeção flex-fool do cruze atrase mais o ponto pela leitura do KS que o 2.2 16v...
Claro que desempenho melhor seria com álcool mesmo. Aliás, até com 10,5:1 já vem 1 kgfm e 4cv a mais com álcool.
Eduardo Rettore
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
só curiosidade, em termos de % sabe oque é isso? pq se eu usar isso aqui onde moro da um conta bem louca hehehe. sempre uso % pra nao ter erro e ser preciso.500EF escreveu:Meu ex-vectra 2.2 16v rodava sem grilar com 10 pilas de álcool e 40 de gasolina.
eu ja penso o contrario e explico. acredito que o 2.2 16V fixo atrase mais ja que esse motor pede pouco ponto, ou seja mais é sensivel. nos livros de engenharia diz que quanto maior o deslocamento do motor(volume admitido), maior o numero de válvulas(vazao), comando sem variação, menos avanço ele precisa. existem outras variaveis como taxa,comb,temp do ar,etc mais nao vem o caso.500EF escreveu:E é possível que a injeção flex-fool do cruze atrase mais o ponto pela leitura do KS que o 2.2 16v...
o teu é um 1.8 16V variavel correto? nesse caso se avança mais e atrasa menos que no exemplo acima. mais isso é a teoria, a pratica cada ECU tem uma estratégia diferente, cada motor é diferente, mais tudo leva a crer que teu motor vai tolerar mais taxa sem recuar avanço.
se tu ver como pede avanço motor 1.0 ficaria espantado, da uma volta completa na fonica rsrsrsrsr e se for alcool nem se fala.
agradeça ao avanço(frente chama) hehe500EF escreveu:Claro que desempenho melhor seria com álcool mesmo. Aliás, até com 10,5:1 já vem 1 kgfm e 4cv a mais com álcool.
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Aí teria que converter pelos valores de cada um na época, que eu não lembro quanto era.Rafaelo escreveu:só curiosidade, em termos de % sabe oque é isso? pq se eu usar isso aqui onde moro da um conta bem louca hehehe. sempre uso % pra nao ter erro e ser preciso.500EF escreveu:Meu ex-vectra 2.2 16v rodava sem grilar com 10 pilas de álcool e 40 de gasolina.
Mas, pelos valores de hoje, seria como algo em torno de 5 litros de álcool para 15 de mijolina (que também tem lá seus pelo menos 25% de álcool na composição).
Rodando somente com gasolina, em situação de pé em cima (mistura pobre) e giro baixo, eu ouvia ele grilando. Se afundasse o pé, sumia.
O Malagoli chegou a passar de 220 km/h de painel com ele rodando na gasolina...
Sim. Pela maior resistência à detonação e também pelo calor latente de vaporização, pela maior densidade, etc.agradeça ao avanço(frente chama) hehe

Eduardo Rettore
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Quanto fica em media pra fazer isso em um monza carburado 1.8
Rafaelo escreveu:Bom pessoal resolvi criar um topico pra explicar e mostrar algumas das diferenças desses 2 cabeçotes roletado e convencional, um antigo e outro recente. no final do topico falo da experiencia superficial que vi ate o momento sobre esse cabeçote. esse cabeçote é novo completo do meu motor 2.0 2011 flexpower ultimo modelo ate o momento. aproveito pra responder algumas das duvidas que Eu e Nós temos a respeito desse "novo" sistema de acionamento das valvulas - LFVT (Low Friction Valvetrain) vulgo roletado, foi introduzido em linha nos vectra e astra desde 09 onde ouve varias modificiação no motor flexpower 140CV e uma delas esta o cabeçote. vamos pra pratica...
existem varias mudanças que foram feita nesse cabeçote, a parte fisica bloco(layout) nao foi alterada oque é bom pra quem queira usar ele em motor "monza" * seja Fase 1 ou 2.
*EFI, MPFI analogico - precisa modificar(criar o rasgo) na traseira do comando pra acionar o eixo do distribuidor. ou utilizar a bucha do distribuidor do antigo corsa. nao tem adaptaçao.
*Carburados - precisa modificar(criar o rasgo) na traseira do comando pra acionar o eixo do distribuidor. ou utilizar a bucha do distribuidor do antigo corsa, bomba eletrica, regulador de pressao(dosador), rele, fios, suporte bomba, filtros. e retrabalho no coletor do carburador Fase 1 ou 2. precisa de adaptaçao.
Oque mudou.
* Balancin
* Tucho
* Guia de valvula
* Valvula de alivio
* Valvula
* Chapeu - valvula
* Trava - valvula
* Base - valvula
* Mola - valvula
* Comando
* Cabeçote
* Duto Admissao
Oque nao mudou.
* Gaiola / Tampa
* Retentores - valvula e comando
* Duto Escape
* Perfil camara de compressao
* Layout's (bloco,coletores escape,admissao)
* Trava - comando
* Juntas
como podem ver mudou praticamente tudo, abaixo o visual de cada mudança.
Comando
- Colos de suporte: tiveram redução na largura, mas o diâmetro e lubrificação nao foram alterados.
- Cames de acionamento: foi todo reformulado sao mais estreitos, sua curva de acionamento é mais "mansa" arredondada evitando ruídos e desgaste no balancim, nao tem mais lubrificação centrifuga(sem furo de lubrificação nos cames). a lubrificação é estática, proveniente do balancim quando apertado, espirra oleo em cima do rolete.
esquerda é do roletado.
Valvulas Adm e Esc
- Rasgo das travas: agora é dupla é mais fina, no resto nao foi alterado grau,diametro da aste,diametro,perfil da cabeça,altura. a valvula é a mesma so mudaram o esquema de trava.
Balancim e Tucho
- Tucho: foi todo projetado do zero. ele é menor, tem mais drenos que o convencional, no interior um pela base e outro pela lateral, o eixo pilo é mais fino,entre outros.
- Balancim: esse é o famoso rolete mas nao é por rolamento e sim por um eixo interno, ele tem uma trava parcial no alojamento do tucho.
Molas e Travas
- Molas: sao mais leves no acionamento, o arame é mais fino e tb o diametro.
- Travas: agora sao duplas como em outras valvulas de motores diferentes como do civic. se uma falhar tera a 'auxiliar'
Duto Admissao
- Duto: foi aumentado o diametro do duto da admissao passando dos tradicionais 33mm pra 36mm. perfil interno identicos, obs ja comecei os upgrades como visto em um dos dutos![]()
Guia de Escape
- Guia: o guia do escape encurtaram ele, ficou bem curtinho. outra hora tiro a foto.
imagens geral
Resumo: bom oque vi foi o seguinte, seu acionamento das valvulas é extremamente leve. no cabeçote tradicional com uma mao tu nao vira ele, mas nesse roletado vira apenas usando uma mao de tao leve que ficou.(teste realizado apenas com 2V). o aumento do diametro da admissao é uma das modificações bastante importante pra quem quer aumentar a potencia principalmente aspirado.
Pontos positivos: sendo mais leve pra acionar as valvula se ganha em muita coisa. primeiro o consumo, reduzindo a força de acionamento o motor gera menos carga gastando menos e produzindo mais potencia, no quesito ruido sao mais silenciosos, sao mais eficiente,partidas a frio mais facil,toleram mais giro.
Ponto negativos:. comando esportivo no BR tem uma empresa que fabrica mas é carissimo ainda é novidade no mercado, preço do cabeçote ainda é caro em relaçao ao convencional.
entao se predente usar ele em outros motores ficam atentos a esses pontos. a instalação é possivel em qualquer monza desde que se completem esses pre requisitos citado acima. nos carburados o pessoal lembro muito bem dos desafios, o custo nao compensa por, mas nada impede a adaptação(uso cabeçote carburado). os injetados é plug and play original, isso ae :smt023
usuario que instalou de forma original sem adaptação em seu monza MPFI.
viewtopic.php?f=49&t=25706
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
pq tu acha que tenho "apenas" 18° APMS(inicial sensor fonico) + 18°(lenta) no alcool hehehe 11.5:1 de taxa me permite abusar sem comprometer, e olha que ja fiz 55° na admissao e 100° no motor e tudo tranquilo pelo KS por muito menos disso da problema bem antes. viva o alcool500EF escreveu:Sim. Pela maior resistência à detonação e também pelo calor latente de vaporização, pela maior densidade, etc.
eu queria testar a mesma configuraçao com podium mais nao tem aqui na regiao. na gasolina eu tenho certeza absoluta que vou ter que usar reduzir pra 12° inicial e menos tb no mapa assim que terminar o do alcool faço a configuraçao gasolina. dae so quero ver a diferença de consumo comparando. por esse motivo nao matei o cabeçote, vontade nao faltou. e tb pq é zero rsrsrs
mínimo 2,000 esse cabeçote hj ta caro virou C20XE da vida.Andreone Soares escreveu:Quanto fica em media pra fazer isso em um monza carburado 1.8
temos o amigo Deco que esta fazendo, segundo ele gastou isso, mais ainda é tudo teste nao sabemos se vale apena no carburador devido as limitações de ajuste de mistura. ele ta sendo o primeiro.
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Mudando para o outro tópico que abri sobre o cruze, para não bagunçar mais este aqui:Rafaelo escreveu:é bastante coisa quase 2X de compressão, se for pensar na gasolina é muito, alcool começa fica bom. mais é certeza que tem mais que 1.5mm so de olhar ja se percebe. da pra ver que tem muito material pra se retirar caso queira ate a margem de segurança.
Parece que tenho 2,4mm de margem pela meia-lua (certeza mesmo só quando eu comprar um cabeçote e medir...)
viewtopic.php?f=23&t=30604&p=372318#p372318
Eduardo Rettore
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
bota salgado nisso rafaelo daki pouco vai ta custando o valor do motor parcial 0km kkk eu se ainda tivesse com o monza não ia gastar uma grana dessa so pra dizer que tenho cabecote roletado se fosse pra mudar algo venderia meu motor pegaria um troco e compraria logo um motor n20xf de 2800$ faria logo conjunto todo atualizado sem contar que o que tão pedindo ae 1000/1200/1300 o.O da pra por um 4x1 bom,rebaixar o cabecote e por um 272 dentro do cofre pra quem busca melhoria de potencia vai ficar feliz.
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
realmente ta bem caro. 1500 ta um novo com valvula e mola senao me engano, porem sem balacim e gaiola.rafael_club escreveu:sem contar que o que tão pedindo ae 1000/1200/1300 o.O da pra por um 4x1 bom,rebaixar o cabecote e por um 272 dentro do cofre pra quem busca melhoria de potencia vai ficar feliz.
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