Cabo de velocímetro pequeno! o.O

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabo de velocímetro pequeno! o.O

Mensagem não lida por 500EF »

Nunca precisei trocar. Creio que seja como em qualquer outro monza.

Só cuide para não estragar o sensor de velocidade, que fica lá perto de onde o cabo conecta na caixa. Ele manda informações para o computador de bordo (e para o painel digital, caso tenha um adaptado). ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Sei que o assunto ja foi discutido, mas queria muito uma ajuda nesta duvida:
Meu carro não tem computador de bordo, toda vez que tenho de trocar o cabo de velocimetro é um sofrimento pois fica muito esticado( curto), ja troquei 3 e tentei coloca-lo de varias maneiras; Ja li que o cabo do carro que tem computador de bordo é mais comprido, gostaria de saber se eu usar este vai dar alguma diferença no velocimetro (marcar a velocidade real de forma errada) ?
Estou perguntando pois pesquisei e não achei nenhuma resposta direta.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

coy escreveu:Sei que o assunto ja foi discutido, mas queria muito uma ajuda nesta duvida:
Meu carro não tem computador de bordo, toda vez que tenho de trocar o cabo de velocimetro é um sofrimento pois fica muito esticado( curto), ja troquei 3 e tentei coloca-lo de varias maneiras; Ja li que o cabo do carro que tem computador de bordo é mais comprido, gostaria de saber se eu usar este vai dar alguma diferença no velocimetro (marcar a velocidade real de forma errada) ?
Estou perguntando pois pesquisei e não achei nenhuma resposta direta.

Engano seu. O cabo para CB é menor com relação ao cabo dos modelos carburados e do mesmo tamanho para os modelos EFI. A diferença para o carburado sem CB e com CB ou para EFI é a distância do sensor de velocidade. Então imagine que o carburado sem CB é pouco maior por faltar o sensor de velocidade. O encaixe para modelos sem sensor de velocidade também é diferente, mas encaixa perfeitamente no sensor, pois todos tem a mesma rosca.

Não entendo a dificuldade de colocar esse cabo. Já removi painel para manutenção, já troquei cabos do velocímetro de meus Monza (SL/E 87, SL/E91 e GLS 96), de muitos outros Monza de vários anos de fabricação, de amigos e da família e não tenho dificuldade com pouco espaço. Coloco primeiro no painel, encaixo ele, depois é só puxar o cabo que vem normalmente até o sensor de velocidade ou no câmbio. Se colocar no câmbio de deixar para colocar no painel depois vai ter dificuldades.
Também há o local correto de passar o cabo pela carroceria na troca, caso contrário esse cabo não vai durar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
coy

Coloco primeiro no painel, encaixo ele, depois é só puxar o cabo que vem normalmente até o sensor de velocidade ou no câmbio.
Exatamente como faço.
Também há o local correto de passar o cabo pela carroceria na troca, caso contrário esse cabo não vai durar.
Coloco pelo mesmo local que o "original" estava.

Mesmo assim ainda acho que fica muito esticado, curto e queria saber se existe uma outra solução?
um cabo maior.
Valeu, abraços.
MARCONI ALBERT
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Nos meus Monza, todos os 3 e de amigos com cabo montado faz uma curva abaixo do hidrovácuo, curva essa, que fica presa com uma trava fixada no cano de freio. Essa trava é original. Essa curva mostra que não fica esticado depois de montado.

Tem um pessoal que colocou cabo do automático, conforme em tópicos sobre esse tema aqui no fórum. Eu particularmente não vejo necessidade, mesmo porque, não se mexe todos os dias nesse cabo ou no painel.

Um amigo com Monza Classic 90, teve que trocar o cabo do velocímetro, desde então, começou a quebrar a cada quinzena. O reparador dele já tinha trocado 4 cabos, foi quando falou comigo. Comprou o cabo da Fania como recomendei e coloquei. Na remoção deu para perceber que haviam passado o cabo por local errado, passei corretamente e esse Monza nunca mais precisou de mexer no cabo do velocímetro. Já deve ter mais de 3 anos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
coy

Valeu mestre Carlos, vou deixar esta ideia pra lá mesmo, eu queria um maior apenas por curiosidade mesmo, afinal o meu esta no lugar funcionando.
MARCONI ALBERT
Responder