Consumo
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Consumo
eu tb ja me parece muito estranho calculo de consumo em motor de malha fechada oque diria de um carburado, carro de malha aberta como monza carburado nao se pode levar a serio consumo de nenhum carro. ja vi gente afirmando monza carburador fazendo milagres(aposto que o motor ta fraco nesse caso, mistura pobre ou fora da solicitação do motor)
1° tem distribuidor(ou seja qualquer regulagem vai variar muito o consumo)
2° o principal(tem o ajustador da mistura da queima, qualquer regulagem vai variar e muito o consumo)
3° tem a variaçao do combustivel(esses sistema nao se auto calibra como os malha fechada, alias nenhum monza faz isso)
4° variaçao da bomba injetora(pisar no acelerador) esse tipo de motor nao é preciso na injetada. nao e exata com no injetados
entao nao se pode levar a serio mesmo. é so uma estimativa esse 8 km/l, me parece dentro da media que tenho visto nesse forum. nao vao esperar um 2.0 gasolina carburador fazer +10 km/l daqui a pouco ate é mais economico que 1000
vo da alguns exemplos de consumo real de malha fechada, injetado, mpfi, sequencial, etc.
i30 2.0 16V gasolina(nosso carro) faz 10 km/l cidade - carro novo de 11,000 km
gol 1.6 mpfi 8V gasolina (meu cunhado) 10 km/l cidade
como disse antes, se tratando de um sistema onde se pode regular de tudo nao se pode levar a serio o consumo, sem contar o local de rodagem do carro, por isso falei se a regulagem foi feita com analisador e pistola de ponto, pra tirar essas variantes. e mesmo assim não é conclusivo.
qualquer ajuste na mistura da muita diferença no consumo pra mais ou pra menos. so por isso ja se descarta essa analise.
1° tem distribuidor(ou seja qualquer regulagem vai variar muito o consumo)
2° o principal(tem o ajustador da mistura da queima, qualquer regulagem vai variar e muito o consumo)
3° tem a variaçao do combustivel(esses sistema nao se auto calibra como os malha fechada, alias nenhum monza faz isso)
4° variaçao da bomba injetora(pisar no acelerador) esse tipo de motor nao é preciso na injetada. nao e exata com no injetados
entao nao se pode levar a serio mesmo. é so uma estimativa esse 8 km/l, me parece dentro da media que tenho visto nesse forum. nao vao esperar um 2.0 gasolina carburador fazer +10 km/l daqui a pouco ate é mais economico que 1000
vo da alguns exemplos de consumo real de malha fechada, injetado, mpfi, sequencial, etc.
i30 2.0 16V gasolina(nosso carro) faz 10 km/l cidade - carro novo de 11,000 km
gol 1.6 mpfi 8V gasolina (meu cunhado) 10 km/l cidade
como disse antes, se tratando de um sistema onde se pode regular de tudo nao se pode levar a serio o consumo, sem contar o local de rodagem do carro, por isso falei se a regulagem foi feita com analisador e pistola de ponto, pra tirar essas variantes. e mesmo assim não é conclusivo.
qualquer ajuste na mistura da muita diferença no consumo pra mais ou pra menos. so por isso ja se descarta essa analise.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
Maicon Rodrigues
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Como estão velas e cabos de vela?
tive um Kadett 1.8 carburado, gasolina. Aquilo bebia horrores...
nao teve regulagem que deixasse razoável...
ai meu mecânico deu a ideia de passar pra alcool, trocamos glicle, demos mais ponto...
e só.
mesmo sem taxa, ele fazia medias parecidas com as médias de quando era gasolina, cheguei a tirar 7 de media na cidade.
mas o normal era 6. 6 e pouco.
axo que o que o pessoal falo ai é o que tem que ser feito, dar uma olhada mais ampla, velas, cabos, distribuidor, válvula termostática, nao sei se o gasolina tem aquecimento no coletor, se tiver, veja se esta funcionando direitinho...
tive um Kadett 1.8 carburado, gasolina. Aquilo bebia horrores...
nao teve regulagem que deixasse razoável...
ai meu mecânico deu a ideia de passar pra alcool, trocamos glicle, demos mais ponto...
e só.
mesmo sem taxa, ele fazia medias parecidas com as médias de quando era gasolina, cheguei a tirar 7 de media na cidade.
mas o normal era 6. 6 e pouco.
axo que o que o pessoal falo ai é o que tem que ser feito, dar uma olhada mais ampla, velas, cabos, distribuidor, válvula termostática, nao sei se o gasolina tem aquecimento no coletor, se tiver, veja se esta funcionando direitinho...
Ex Kadett sl/e 89
Ex Celta life 06
Ex Kadett gls 98 (saudades...)
Ex Focus ghia 07
Ex 147 1.5 injetado (vai com deus!)
Ex Ipanema sl 93 gás e gnv (eficiente e economica!)
Kadett GSI 95 ( vai demorar pra ser ex!)
Ex Celta life 06
Ex Kadett gls 98 (saudades...)
Ex Focus ghia 07
Ex 147 1.5 injetado (vai com deus!)
Ex Ipanema sl 93 gás e gnv (eficiente e economica!)
Kadett GSI 95 ( vai demorar pra ser ex!)
-
RicardoDS
- MODERADOR
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Consumo está ruim sim... média de estrada desse carro tinha que ser, no mínimo, uns 11~12km/l. Como teve um percurso urbano no meio do trajeto, deveria ficar por volta de uns 10km/l.
Vou com a opinião que o Carlos deu acima, precisa conferir tudo aí... regulagem do carburador, velas, cabos, distribuidor, ponto, avanço a vácuo, avanço centrifugo, ver se não tem freio pegando em nenhuma roda (minha Meriva estava com o freio da roda traseira esquerda segurando bem de leve.... quando revolvi essa questão, ajudou a melhorar o consumo).
Vou com a opinião que o Carlos deu acima, precisa conferir tudo aí... regulagem do carburador, velas, cabos, distribuidor, ponto, avanço a vácuo, avanço centrifugo, ver se não tem freio pegando em nenhuma roda (minha Meriva estava com o freio da roda traseira esquerda segurando bem de leve.... quando revolvi essa questão, ajudou a melhorar o consumo).
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
-
Rafaelo
- MODERADOR
voces estao falando de consumo rodoviário, e eu achando que era consumo urbano. nao percebi no começo da postagem, falta de atençao...
mais fica a avaliação minha da mesma forma: urbano nao espera nada mais que 9 e pouco km/l sendo otimista.
os exemplos de outros carros que dei, sao todos urbano pra fica claro.
avaliação de consumo de motor de malha aberta como o carburador, EFI nao podem ser levados a serio ou ser comparado com ninguém(infelizmente vejo muito aqui dentro essa comparaçao). qualquer um sabe que motor de malha aberta(regulagem de mistura, regulagem de ponto, variaçao de combustivel) a uma influencia enorme no consumo. se nem os de malha fechada que nao permite regulagem alguma e se autorregulam conforme o combustível se aceita, imagina um de malha aberta como o carburado. os valores dado aqui é so uma estimativa bruta. e o erro pode ser muito grande de um pra outro.
pra validar esse consumo se deve por o carro no dinamômetro e buscas a AFR de potencia desse motor atual e comparar com a AFR de potencia. se o motor der entre 12 a 13:0 AFR com o motor no pico da potencia ou em carga ele é valido pra analise de consumo num ambiente controlado(pista) e nao rua. senao nao pode ser leva a serio.
um motor com a mistura pobre é óbvio que vai consumir menos e por tanto perde potencia, o contrario também é valido :smt023
obs: relação da queima em motores aspirado universalmente é entre 12 a 13:0 AFR acima ou abaixo o motor ta perdendo potencia ou consumindo mais do necessário.
por isso que falei antes, regular ele so com analisador, so dae se pode fazer uma media estimada aproximada.
mais fica a avaliação minha da mesma forma: urbano nao espera nada mais que 9 e pouco km/l sendo otimista.
os exemplos de outros carros que dei, sao todos urbano pra fica claro.
avaliação de consumo de motor de malha aberta como o carburador, EFI nao podem ser levados a serio ou ser comparado com ninguém(infelizmente vejo muito aqui dentro essa comparaçao). qualquer um sabe que motor de malha aberta(regulagem de mistura, regulagem de ponto, variaçao de combustivel) a uma influencia enorme no consumo. se nem os de malha fechada que nao permite regulagem alguma e se autorregulam conforme o combustível se aceita, imagina um de malha aberta como o carburado. os valores dado aqui é so uma estimativa bruta. e o erro pode ser muito grande de um pra outro.
pra validar esse consumo se deve por o carro no dinamômetro e buscas a AFR de potencia desse motor atual e comparar com a AFR de potencia. se o motor der entre 12 a 13:0 AFR com o motor no pico da potencia ou em carga ele é valido pra analise de consumo num ambiente controlado(pista) e nao rua. senao nao pode ser leva a serio.
um motor com a mistura pobre é óbvio que vai consumir menos e por tanto perde potencia, o contrario também é valido :smt023
obs: relação da queima em motores aspirado universalmente é entre 12 a 13:0 AFR acima ou abaixo o motor ta perdendo potencia ou consumindo mais do necessário.
por isso que falei antes, regular ele so com analisador, so dae se pode fazer uma media estimada aproximada.
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1989
.
Pelo jeito este assunto "polemico" nunca vai sair de pauta - acho isso bom - mas como o Rafaelo falou, fica quase IMPOSIVEL "padronizar" um consumo, a quantidade de variaveis é ABSURDA, mas de 20 !!
Levei uns 3 meses regulando meu carburador (todo o resto que impacta no consumo ja estava em ordem) e consegui um consumo espetacular, inclusive na estrada bem superior aos 9,6 de um gol 1.0 flex G5 zero que costumo andar.(exatamente na mesma estrada, indo para o mesmo lugar, em condiçoes similares de transito, velocidade, o meu faz em torno de 12 no alcool ) - as condiçoes deste caminho sao as melhores possiveis, retas, tapete, pouco transito.
Mas fazer 8 km/l NA ESTRADA, a gasolina, pra mim ta muito errado, tem coisa com problema no seu carro, algo em torno de 11 ou 12 seria toleravel, porem da pra fazer mais na estrada (depende das 20 variaveis).
no nosso carro carburado, o que vc pisa vai pro motor, diferente dos injetados que nao "aceitam" uma relaçao A/F boa
Muito comum vazamento na rapida dos 2E, bomba de combustivel com diafragma furado, etc.etc.etc.
O assunto é longo e nao c encerra aqui.
abraço
Pelo jeito este assunto "polemico" nunca vai sair de pauta - acho isso bom - mas como o Rafaelo falou, fica quase IMPOSIVEL "padronizar" um consumo, a quantidade de variaveis é ABSURDA, mas de 20 !!
Levei uns 3 meses regulando meu carburador (todo o resto que impacta no consumo ja estava em ordem) e consegui um consumo espetacular, inclusive na estrada bem superior aos 9,6 de um gol 1.0 flex G5 zero que costumo andar.(exatamente na mesma estrada, indo para o mesmo lugar, em condiçoes similares de transito, velocidade, o meu faz em torno de 12 no alcool ) - as condiçoes deste caminho sao as melhores possiveis, retas, tapete, pouco transito.
Mas fazer 8 km/l NA ESTRADA, a gasolina, pra mim ta muito errado, tem coisa com problema no seu carro, algo em torno de 11 ou 12 seria toleravel, porem da pra fazer mais na estrada (depende das 20 variaveis).
no nosso carro carburado, o que vc pisa vai pro motor, diferente dos injetados que nao "aceitam" uma relaçao A/F boa
Muito comum vazamento na rapida dos 2E, bomba de combustivel com diafragma furado, etc.etc.etc.
O assunto é longo e nao c encerra aqui.
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
Rafaelo
- MODERADOR
nao tem como Deco, eu sempre defendi e sempre vou defender o consumo estático(marcha lenta aquecido) como base técnica. quantos ml um motor queima por hora aquecido, ml/h dessa forma é justa sempre! nao tem variaçao de pisadas no acelerador, variaçao combustivel, variaçao terreno, variação pneu, variaçao marcha, variaçao rotaçao, temperatura, variaçao de trafego, vento, velocidade, pressao atmosférica, variaçao do desgaste do motor, variaçao de ajuste manual(nao existe mais motores assim), entre outros que nao lembro agora. sao dezenas de variaveis mesmo.DÉCO escreveu:.
Pelo jeito este assunto "polemico" nunca vai sair de pauta - acho isso bom - mas como o Rafaelo falou, fica quase IMPOSIVEL "padronizar" um consumo, a quantidade de variaveis é ABSURDA, mas de 20
e ae? como vou dizer que teu carro ta gastando ou nao... se eu pegar um monza carburado onde moro é melhor eu comprar um posto junto. a cidade onde moro foi montada em cima de uma montanha onde a 50cm do chao é basalto puro, nao tem reta aqui, so inclinação, algumas sao assustadora pra quem é de fora. dae como vou comparar com o cara que mora no litoral plano ao nivel do mar? e o pior, um regula no achometro e outro por equipamentos de precisao. nao da pra levantar essa questao sem polêmica pq cada um vai defender oque nao precisa, ou pior, se justificar. aqui eu estou desde que abriu o forum e ja vi EFI fazer consumo de V8 ate consumo de carro mil. tanto um quanto outro nao sao conclusivos em nada.
nao sei pq ainda as malditas montadoras ainda continuam a publicar consumo. se é sabido que esse consumo publicado nessas revista de povao é consumo de laboratório e nao o consumo que a pessoa vai ter no dia a dia(eles nao dizem e enganam os trouxa achando e comprando que o carro é bom, Brasil né). laboratório, pq eles usam (dinamômetro e pista de teste) cada montadora tem uma. complicado isso!
----------------------
realmente, os 8 km/l na estrada tem algo errado(ta queimando mais que o omega 3.0 6 cil que faz 11 km/l na estrada e tem 177cv isso no modo alta oct, tem um motor 1.0 a mais), eu no começo achei que estavam falando do urbano. o urbano fazer 8 a 9 km/l ta normal.
exatamente Deco, o carburador nao é inteligente ele manda uma quantidade que ele "acha" ideal pra acelerar o motor na aceleraçao rapida baixa,media ou alta. ja no injetado a quantidade é sempre a mesma, nao tem como enganar a ECU pq é mapeado pelo TPS. a bomba injetora do carburador funciona por golpe, e um golpe nunca é igual ao outro mesmo saindo a mesma velocidade de abertura da borboleta. no carburador tem o desperdício, no injetado nesse caso tb tem, mais é muito menor.DÉCO escreveu:no nosso carro carburado, o que vc pisa vai pro motor, diferente dos injetados que nao "aceitam" uma relaçao A/F boa
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza Classic SE
- Combustível:: Gasolina
bom o meu na estrada andando "de boa" ele faz 10 11 km/l
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
.
Entao vamo la Rafaelo, vc citou 13 variaveis, vou aumentar um pouco a lista entao: peso dos passageiros, qualidade do combustivel, cabos, velas, avanço (ponto de igniçao), pressao dos pneus (calibragem) - vc citou variaçao de medida - modelo de comando, taxa de compressao (variavel c eu fiz uma ou duas ou mais retificas nele), "tocada" do motorista, CHEGAMOS A 22 VARIAVEIS !!e tem mais alguma coisa que esquecemos.
na minha opiniao , consumo estatico é uma medida justa para injetados, mas no caso de carburados na marcha lenta só atua uma pequena parcela do carburador, tem muitos processos que ainda nao começaram a atuar.
Sera que uns 4000 rpm em cima de um rolo, nao seriam mais "justos" ?
agora fiquei realmente impressionado como no site do INMETRO tem informaçoes sobre consumo REAL extremamente proximo da realidade - e bem diferente - do que informam algumas montadoras, afinal, la os testes sao padronizados acredito eu.
Agora, em carros carburados, andar com economia é uma verdadeira "arte" , afinal , um carro injetado, numa subida com marcha alta, c eu "empurrar" o pé, ele nao vai "mandar" o que meu pé mandou, e sim o que todo o sistema, (principalmente a lambda) leu, agora nesta mesma situaçao "extrema" num carburado vai sair muito combustivel cru pelo escape.
abraço
Entao vamo la Rafaelo, vc citou 13 variaveis, vou aumentar um pouco a lista entao: peso dos passageiros, qualidade do combustivel, cabos, velas, avanço (ponto de igniçao), pressao dos pneus (calibragem) - vc citou variaçao de medida - modelo de comando, taxa de compressao (variavel c eu fiz uma ou duas ou mais retificas nele), "tocada" do motorista, CHEGAMOS A 22 VARIAVEIS !!e tem mais alguma coisa que esquecemos.
na minha opiniao , consumo estatico é uma medida justa para injetados, mas no caso de carburados na marcha lenta só atua uma pequena parcela do carburador, tem muitos processos que ainda nao começaram a atuar.
Sera que uns 4000 rpm em cima de um rolo, nao seriam mais "justos" ?
agora fiquei realmente impressionado como no site do INMETRO tem informaçoes sobre consumo REAL extremamente proximo da realidade - e bem diferente - do que informam algumas montadoras, afinal, la os testes sao padronizados acredito eu.
Agora, em carros carburados, andar com economia é uma verdadeira "arte" , afinal , um carro injetado, numa subida com marcha alta, c eu "empurrar" o pé, ele nao vai "mandar" o que meu pé mandou, e sim o que todo o sistema, (principalmente a lambda) leu, agora nesta mesma situaçao "extrema" num carburado vai sair muito combustivel cru pelo escape.
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA