Monza afogando.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Martins 93
Modelo: - SELECIONE --------

Monza afogando.

Mensagem não lida por Martins 93 »

Boa noite amigos,

Tenho um Monza 93 EFI alcool e estou enfrentando um problema que dois mecânicos ainda não resolveu, quando desligo o carro e levo alguns minutos para ligar novamente EX. parar para abastecer ou ir ao mercado. o mesmo vira pesado parecendo que a bateria esta fraca, sobe um cheiro de alcool forte o carro quase morre. Quando pega novamente funciona normal sem engasgar, afogar ou ratear. Alguns dos amigos poderia me ajudar? Já troquei o sensor de temperatura, velas, cabos de vela e hoje troquei o filtro de ar.

att,
Martins 93
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza afogando.

Mensagem não lida por waldir »

Martins 93,
pode ser várias coisas.

Verifique os aterramentos. O principal é do lado do motorista acima do farol, veja se não está solto ou há oxidação na lataria naquele local, Lixe o contato e aperte bem. Há zinabre nos polos da bateria? ( se sim precisa limpar)
O alternador em lenta está mandando quantos volts?

As polias virabrequim e do comando estão "perfeitamente" sincronizadas?

A bateria em repouso, isto é, logo pela manhã antes da partida ou após horas e com o motor frio, quanto tem de carga?

A primeira partida é imediata?

A ventoinha aciona regularmente? (1/2 da escala no painel?)

Qual o consumo médio de combustível ( cidade e estrada)

Teve problemas com o modulo Hei? Ele está bem aterrado? Esta com pasta dissipadora (muito ou pouco?
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Martins 93

Mensagem não lida por Martins 93 »

Em primeiro lugar agradeço pelas dicas, mas vamos as respostas:
* Não existe oxidação nem no aterramento, nem nos polos da bateria.
* Ainda não fiz a medição do alternador.
* Como faço para saber sobre as polias, fiz este motor em maio de 2013.
* Quando ascendo o painel antes de dar a partida a bateria se mostra carregada e o visor da bateria esta verde mostrando que esta carregada.
* Quando ligo pela manhã esta pegando normal, esta virando mesmo sem gasolina no tanque de partida fria. O problema se da depois que o motor esta quente.
* A ventoinha esta acionando, creio que em tempo normal.
* Depois que começou este problema esta consumindo bastante quanto não posso precisar quanto. Ainda não fiz o calculo.
* Sobre o módulo preciso dar uma olhada. Não tive problema não. Tenho como ver este módulo em casa mesmo ou tenho que levar a um profissional? se sim onde fica?
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Martins 93,

pela quase totalidade das suas respostas me parece estar sem problemas, inclusive no sincronismo da correia.

Por aí já se eliminou algumas prováveis causas.

Resta saber quanto o alternador está mandando. E quanto ao aterramento há três principais: o de cima do farol, o da carcaça do cambio e os dois na parte de trás do cabeçote que tem conexão pelo chicote à UCE (verifique todos). Para ter certeza é necessário medir com um voltímetro ou multímetro veja o tópico: viewtopic.php?f=15&t=30261

O Modulo Hei pode ser visto no topico seguinte:
viewtopic.php?f=15&t=24386

A outras possibilidades como a bobina impulsora e a bobina de ignição que pode ocorrer ao esquentarem alguns fios entrarem em curto ou soltarem de uma conexão (solda fria) expansão e mau contato no conector.

Outra possibilidade pode ser o positivo que vai para o motor de partida estar oxidado na conexão com o motor e ou defeito no induzido que ao aquecer expande e desliga algum setor da bobina do rotor. Se um bom eletricista identificar isso pode ressoldar ou vai trocar o induzido + escovas e etc

É um trabalho de investigação.

Aguarde a 2ª feira em que o pessoal volta na ativa e possa indicar possibilidades de defeito e como corrigiram o mesmo problema
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
jonas fernando zilki
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por jonas fernando zilki »

Só por curiosidade ja verificou o ponto de igniçao se nao esta adiantado?
Responder