Monza Class 1993, recém chegado do site!
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza Class 1993, recém chegado do site!
Então a procedência é duvidosa... pode ser um monza qualquer com os frisos do class... ou um class pintado com cor não original...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2086
- Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza Class 1993, recém chegado do site!
Cara nunca vi um Class que não fosse Cinza !
:smt017
:smt017
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Mensagens: 6510
- Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza Class 1993, recém chegado do site!
Eu quase NUNCA vejo um class... é bem raro de ver eles... é mais fácil eu ver o club das duas cores originais do que um class... outro dia eu vi um e fiquei assustado... achei que era de javu...
Aqui no prédio trabalha uma pessoa que tem um azul apesar de estar mal conservado está original, e hoje ainda vi um outro vermelho, também com a conservação ruim, porém original também...
Um que sempre vejo e babo é um Classic saia e blusa bege/marrom... lindo lindo lindo, é trilindo de tão original e conservado... é de um tiozão... teve uma semana que eu vi esse, depois eu vi um outro prata também bem conservado... E no fim da semana eu vi um azul porém detonadão descaracterizado já...
Mas achei que era semana da vaca loca porque tanto monza saia e blusa numa mesma semana assim é de achar estranho... joguei na sena pra ver, mas não deu nada...
Outra semana estranha que me lembro foi quando eu vi, 2 monzas caixote SL/E com o aerofólio de 500EF, e vi um 500EF SEM aerofólio... loco né...??? KKKKKKKKKKK!!!
Aqui no prédio trabalha uma pessoa que tem um azul apesar de estar mal conservado está original, e hoje ainda vi um outro vermelho, também com a conservação ruim, porém original também...
Um que sempre vejo e babo é um Classic saia e blusa bege/marrom... lindo lindo lindo, é trilindo de tão original e conservado... é de um tiozão... teve uma semana que eu vi esse, depois eu vi um outro prata também bem conservado... E no fim da semana eu vi um azul porém detonadão descaracterizado já...
Mas achei que era semana da vaca loca porque tanto monza saia e blusa numa mesma semana assim é de achar estranho... joguei na sena pra ver, mas não deu nada...
Outra semana estranha que me lembro foi quando eu vi, 2 monzas caixote SL/E com o aerofólio de 500EF, e vi um 500EF SEM aerofólio... loco né...??? KKKKKKKKKKK!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2094
- Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
- Cidade: Arapongas
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Monza Class 1993, recém chegado do site!
Ledo, é que todos eles são mesmo Cinza.Julio Cesar Ledo escreveu:Cara nunca vi um Class que não fosse Cinza !:smt017

Sobre o friso lateral do Monza Class, o Vinícius tem razão. É fino semelhante ao do Monza GL e pintado na cor do carro. E no rebaixo de abertura das portas (dianteiras), consta impressa a expressão "C L A S S". O único detalhe é que este rebaixo é um pouco mais largo, em virtude da inscrição do nome da versão.
Para restauração deste detalhe, creio que seja suficiente encomendar um adesivo com fundo transparente e letras prateadas, com a logo "C L A S S" idêntica à logo do volante, medida, proporcionalmente, no espaço a ela destinado na ponta dianteira do friso lateral da porta.

:smt023
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 321
- Registrado em: 03 Mar 2014, 15:49
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza Class 1993, recém chegado do site!
Amigos, sempre q vim foi motivo de alegria... Infelizmente hj não foi bem assim...
Estacionei o carro num lugar permitido, q não influenciasse o trânsito nem nada... E uma tapada maldita bateu na traseira do monza, q estava ESTACIONADO!!!!!!
Não preciso dizer o quão PUT0 eu tô...
Não tô tendo tempo de parar no PC, tô usando desde o dia 20 no celular, vou fotografar a cagada dela e posto pra vcs verem...
Já posto o resultado das telas tbm...
Não foi muito feio o estrago, mas o carro tava tão íntegro, principalmente de traseira... Muita raiva, sério...
Um bom dia a todos, um abraço! :smt023
Estacionei o carro num lugar permitido, q não influenciasse o trânsito nem nada... E uma tapada maldita bateu na traseira do monza, q estava ESTACIONADO!!!!!!
Não preciso dizer o quão PUT0 eu tô...
Não tô tendo tempo de parar no PC, tô usando desde o dia 20 no celular, vou fotografar a cagada dela e posto pra vcs verem...
Já posto o resultado das telas tbm...
Não foi muito feio o estrago, mas o carro tava tão íntegro, principalmente de traseira... Muita raiva, sério...
Um bom dia a todos, um abraço! :smt023
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto
[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto
[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Mensagens: 10
- Registrado em: 28 Mar 2014, 14:45
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza Class 1993, recém chegado do site!
Cara, vai pela ideia do "S h E e Q u O", O cara manda muito... entende pacas mesmo. Assim que pegar o meu vou colar com ele.S h E e Q u O escreveu:Fala Bruno, tudo bem?
O Bruno é o mais novo e sortudo Monzeiro do fórum, com esta maravilha de Monza Class 93 novinho em folha!! :smt005
Bruno, conforme você vai conversando mais com o pessoal aqui do forum, você notará que tem o pessoal que gosta do carro original, outros gostam de personalizar, outros gostam de incrementar um modelo mais simples com opcionais dos modelos mais sofisticados etc. Eu, particularmente, gosto do carro o mais original possível, então, os meus comentários serão sempre de acordo com esta premissa. Mas, jamais discordarei das sugestões dos amigos que não gostam muito de deixar o carro originai, afinal de contas, o que importa, é ter o carro e ser feliz com ele!![]()
Então, vamos lá. Estou ansioso para conversar sobre esse carro!! rsrsrs.........
Em primeiro lugar, vejo que o seu Monza é um carro em excelente estado de conservação, recheado de bons opcionais, típicos da versão Class 93. Pelo que se vê, os ajustes necessários são bastante simples, o que demonstra que o seu carro voltará a ficar 100% restaurado em muito pouco tempo.
A sugestão que eu sempre dou aos colegas, baseada na minha experiência de restauração do Maverick, e, agora, na do Monza, é a de que, se o seu carro está em boas condições de uso e funcionamento, não mexa nele agora. Vá comprando todas as peças e detalhes de acabamento que você necessitará para a sua restauração. Faça uma lista do que você precisa e estabeleça as suas prioridades, atentado nas peças que são mais raras ou complicadas de serem encontradas. Dê preferência pelas peças originais GM, que ainda tem bastante, por exemplo, no ML. Você que mora perto de SP terá ainda mais sorte de localizar estes detalhes em casas especializadas, mas, os amigos Monzeiros também possuem fontes que poderão auxiliá-lo também. Depois de comprar tudo ou quase tudo, na medida do possível, aí você dá início à restauração e o faz por inteiro.
As vantagens desta estratégia seriam:
1)você conseguirá se programar melhor, financeiramente, para investir no projeto.
2) não perderá tempo para adquirir as peças mais raras, que dão mais trabalho para serem encontradas.
3) na fase de manutenção, você terá todas as peças que precisa e maior fôlego para investimentos adicionais ou imprevistos.
4) aproveitará o custo de 1 mão-de-obra para vários procedimentos ao mesmo tempo e o carro ficará pronto mais rápido.
5) você estará adiantando a parte mais demorada da restauração, que é encontrar e comprar as peças.
6) enquanto adianta a restauração, poderá continuar utilizando o carro.
7) você terá tempo para cotar preços e fazer melhor compra (a mesma peça original pode ter variação de preço de 400%).
Com relação aos itens mais raros e difíceis de serem encontrados:
O Monza não é mais um carro novo. Mas, também, não é considerado um carro antigo ainda. Desta forma, a maioria das peças podem ser encontradas com certa facilidade, havendo, contudo, algumas peças e partes que já estão se tornando raras.
No seu caso, penso que os itens mais complicados (mas não impossíveis) de serem encontrados seriam:
1) Faróis originais com regulagem elétrica de altura e milha. Salvo engano, com esta configuração, só existe o Cibié.
2) Pneus 185 70 R13 de marca boa e fornecido à GM na época (Pirelli, Goodyear, Firestone).
Obs: A Arteb também fornecia faróis à GM, mas a Cibié era a única que fornecia os faróis com regulagem de altura e milha. Quanto aos pneus, esta medida original está se tornando rara, já que, atualmente, as medidas mais comuns mais próximas seriam 175 70 R13 (pneu mais estreito) ou 185 70 R14 (roda maior). Na final do ano passado, penei para encontrar pneus da medida correta e, ainda, só encontrei Pirelli, o último jogo de pneus disponível na loja. Mas, não tenha pressa. Faça pesquisas, buscas, cote preços etc. Como dizem os colegas, é uma questão de tempo. Preocupe-se em comprar bem, ou seja, fazer uma boa compra, escolhendo produto de qualidade a preço justo.
Obs. 2: recentemente, falamos sobre faróis: viewtopic.php?f=33&t=23343&start=1025
Demais itens:
Radio Original: geralmente, basta uma revisão simples para voltar a funcionar a contento. Não se esqueça de checar terminais dos fios e da antena. Teste a antena também, e, se necessário, compre uma nova. Atente-se à boa marca. Lembre-se que a furação da antena do seu carro, realizada no pára-lama dianteiro, lado direito, é a original de fábrica da GM.![]()
Setas: não raro vejo promoções de lanterna original do pisca no ML. No seu caso, a original é lanterna cristal (branca).
Friso CLASS: conforme dito pelos colegas, esqueça pintura. Fotografe o friso que está no carro, de preferência, o original (se não tiver original, avise-nos, daremos um jeito de encontrar um). Depois, meça a altura e largura das letras "CLASS", do espaço existente entre as letras e do espaço destinado à aplicação do adesivo na porta do carro. Com isso, dá para mandar fazer um adesivo novo, com as caraterísticas originais. Havendo dificuldade, me avise. Quando preciso de adesivo deste tipo aqui, consigo fazer uma cartela com dezenas de adesivos de qualidade a preço justo (coisa de R$30,00).
Tampa traseira levemente ondulada: consulte, pelo menos, mais 3 Monza tubarão e fotografe a peça (tampa traseira). Após identificar exatamente o que você pretende fazer, consulte uma casa especializada em serviços de martelinho de ouro, já que esta tampa, no seu carro, parece estar bem alinhada, com os emblemas originais e borrachão incrivelmente bem assentados. Se precisar refazer ou retocar a pintura, seja por qual motivo for, estude a possibilidade de troca a tampa. Mas, a que tudo indica, você não precisará chegar a este ponto.
Tampa do gancho para guinchar o carro: Não me lembro ao certo, mas a tampa original tem uma espécie de enforca gato que fica escondido, destinado a segurar a tampa, na hipótese dela se soltar. Mas, no pára-choque, a tampa fica encaixada perfeitamente, sem pinos, parafusos ou enforca gatos. Aproveite para checar o gancho destinado ao guincho. Lembre-se que ele fica escondido, exatamente atrás da tampa. Olhando o carro de frente, o gancho não deve aparecer. Se estiver aparecendo, deverá ser empurrado para cima, a fim de retorná-lo à posição correta e original.
Tapetes originais: são de borracha, preto, da marca Borcol. Existe também a marca "3B-Rio", um excelente tapete antiderrapante, mais grosso e com a quinta peça que vai em cima do túnel (degrau entre os dois tapetes traseiros). Vou me lembrar de uma outra marca original da época e posto aqui depois.
Sistema de som: eu, particularmente, manteria o rádio original e, no máximo, colocaria alto-falantes mais potentes, mas dentro dos encaixes originais de fábrica. Você pode colocar um Pioneer ou outra marca boa de sua preferência, sendo alto-falantes redondos de 6 polegadas (coaxial ou triaxial) nas portas dianteiras e alto-falantes 6X9 no tampão traseiro, embaixo da telinha original do tampão. Se for o caso, você poderia até instalar um módulo de potência, mas em algum lugar escondido do carro.
Rodas Vectra Elite 15 ou 17: se você quer passar por esta experiência, coloque estas rodas enquanto restaura as originais do carro. Depois de tudo pronto e peças novas todas compradas, dê início à restauração e retorne as rodas originais já restauradas, com pneus novos de medidas originais. Em uma versão rara como a CLASS, eu não me arriscaria a mudar as características originais do carro, tampouco as rodas.
Insulfilm: aí, vai do gosto de cada Monzeiro. Como antigomobilista mais conservador, eu não recomendo, pois o carro sem insulfim nos vidros fica mais original e com aspecto de carro mais novo. Fica outro carro! Mas, se você for usar o carro no dia a dia, sem a opção de escolher uma vaga de estacionamento na sombra e por questões de segurança, tudo bem, aplique os Insulfilm nos vidros. Mas, se for um carro para você ter e curtir, sem precisar utilizá-lo no dia a dia, experimente ficar 1 mês, pelo menos, sem insulfim, antes de trocá-lo pelo insulfim novo. Aí você me diz o que você achou![]()
Originalidade: Em aspectos gerais, o seu carro parece estar bem original. O único detalhe é o emblema da GM cromado que está aplicado acima da fechadura da tampa traseira: este detalhe não é original.
Motor: O motor do seu Monza, assim como o de 95% dos Monza tubarão, é alimentado por injeção eletrônica de combustível.
Em 1991, os Monza tubarão vinham motor 1.8 ou 2.0 carburado, movidos a álcool e, geralmente, à gasolina. No final de 1991 até os últimos de 1996, os Monza já possuíam motores alimentados por injeção eletrônica de combustível.
Havia 02 tipos: a EFI e a MPFI.
- M.P.F.I. - Multi Point Injection Fuel: opcional e exclusiva dos Monza Classic SE, modelos 1992 e 1993, com motor 2.0, movido à gasolina.
- E.F.I. - Electronic Fuel Injection: aplicável nas demais versões, modelos 1992 a 1996, com motor 1.8 e 2.0, movidos a álcool ou à gasolina.
Diferença: A EFI trabalha com 1 bico de injeção para os 4 pistões do motor. A MPFI trabalha com 4 bicos de injeção, sendo um para cada pistão. Potência: Motor 2.0 EFI gasolina: 110cv. Motor 2.0 MPFI gasolina: 121cv.
Espero ter ajudado!!
Abraço

-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 321
- Registrado em: 03 Mar 2014, 15:49
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza Class 1993, recém chegado do site!
Eu percebi Ailton... Rsrs
Ele manja muito mesmo... Já me ensinou mta coisa sem saber...
Ele manja muito mesmo... Já me ensinou mta coisa sem saber...
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto
[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto
[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2094
- Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
- Cidade: Arapongas
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Monza Class 1993, recém chegado do site!
Vocês são muito gentis!brunogutierre escreveu:Eu percebi Ailton... Rsrs
Ele manja muito mesmo... Já me ensinou mta coisa sem saber...

Aqui aprendemos todos juntos!

Bruno, não esquenta a cabeça. Estas coisas acontecem. Poderiam ter sido pior, machucado alguém, dado PT, sido uma enchente etc. Até na garagem estamos suscetíveis a um louco atravessando a grade com o carro dele, esfolando o nosso carro. :smt011
Um bom serviço de funilaria e pintura resolve.

Tive um Monza GL 94 que era novo e o cara riscou a porta dianteira direita com uma tampinha de garrafa. Quando cheguei, vi o pozinho da tinta espalhado na pintura que sobrou, como se fosse pó de giz, apesar da cor ser cinza, quase chumbo (cinza bartok). Um cara fez uma pintura, do friso pra cima, que até hoje está perfeita no carro. Mesmo esta pintura tendo ocorrido em 1996!!!!
Relaxe e preocupe-se, agora, em fazer um bom serviço para recuperar o carrão. Aproveite e dê uma nova mão de cera no carro todo!
Abraço :smt023