Monza depois que esquenta fica acelerado ( 1500-1700 rpm)
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Monza depois que esquenta fica acelerado ( 1500-1700 rpm)
Boa noite monzeiros, há algum tempo atras me deparei com esse mesmo problema, com a ajuda de vocês descobri que o problema era no motor de passo e com a troca foi resolvido. Agora o monzão voltou a acelerar novamente, mas agora somente quando esquenta, ele acende a luz da injeção e depois desliga mas continua acelerado.
Fiz a troca de alguma peças que ja necessitavam de reposição: modulo hei, distribuição, velas, cabos de vela e como antigamente esse problema foi resolvido, fiz a troca do motor de passo, mas o problema persistiu.
Esperei ele esquentar e fiz os seguintes testes
*testei o sensor de posição de borboleta que correspondeu a tensão correta( PROCEDIMENTO FEITO COM O MOTOR LIGADO E ACELERADO)
*medi a tensão no fio do sensor MAP e estava o seguinte, aterramento em perfeito estado, tensão com 5 volts , mas o fio do meio estava em 4,5 volts. Tanto com o motor frio e bem quente.
liguei os polos A e B do modulo da injeção( acho que é assim) e me deu os seguintes codigos:
com o motor desligado
12
Sem sinal do sensor de rotação e PMS
22
Sensor de posição de borboleta de aceleração - tensão baixa
34
Tensão baixa no sensor de pressão absoluta
Tensão alta na eletroválvula EGR (Vectra / S10 2.2 MPFI)
E agora será que a causa dessa aceleração é do sensor MAP, o consumo do monza tambem está um pouco elevado, uns 15%
Fiz a troca de alguma peças que ja necessitavam de reposição: modulo hei, distribuição, velas, cabos de vela e como antigamente esse problema foi resolvido, fiz a troca do motor de passo, mas o problema persistiu.
Esperei ele esquentar e fiz os seguintes testes
*testei o sensor de posição de borboleta que correspondeu a tensão correta( PROCEDIMENTO FEITO COM O MOTOR LIGADO E ACELERADO)
*medi a tensão no fio do sensor MAP e estava o seguinte, aterramento em perfeito estado, tensão com 5 volts , mas o fio do meio estava em 4,5 volts. Tanto com o motor frio e bem quente.
liguei os polos A e B do modulo da injeção( acho que é assim) e me deu os seguintes codigos:
com o motor desligado
12
Sem sinal do sensor de rotação e PMS
22
Sensor de posição de borboleta de aceleração - tensão baixa
34
Tensão baixa no sensor de pressão absoluta
Tensão alta na eletroválvula EGR (Vectra / S10 2.2 MPFI)
E agora será que a causa dessa aceleração é do sensor MAP, o consumo do monza tambem está um pouco elevado, uns 15%
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Re: Monza depois que esquenta fica acelerado ( 1500-1700 rpm
Fabio. Logo aparece alguem que manja muito vem te da uma luz.
Mas por enquanto posso tentar ajudar com poco que sei.
Codigo 12 sempre da, se vc fizer o jump com o carro desligado.
Vamos la.
Primeiro apaga os codigo de falha da memoria. - Tire o cabo da bateria e aguarde 1 minuto e recoloque.
Depois ligue o carro. deixe esquentar um poco, acelere ele devagar ate 4, 4,5mil rpm e desligue o carro.
Se o problema persistir, teste seu map. pode ser que ele seja paralelo ai nao tem uma boa função veja : viewtopic.php?f=3&t=7165
Desligue o fio que esta ligado o MAP. e ande com carro e veja se fica estavel na lenta. se sim e no MAP.
E outra pode ser o sensor de temperatura.
Aqui no forum ensina como testar todos. faça isso, assim vc não troca peça boa por peça nova. vlw
Mas por enquanto posso tentar ajudar com poco que sei.
Codigo 12 sempre da, se vc fizer o jump com o carro desligado.
Vamos la.
Primeiro apaga os codigo de falha da memoria. - Tire o cabo da bateria e aguarde 1 minuto e recoloque.
Depois ligue o carro. deixe esquentar um poco, acelere ele devagar ate 4, 4,5mil rpm e desligue o carro.
Se o problema persistir, teste seu map. pode ser que ele seja paralelo ai nao tem uma boa função veja : viewtopic.php?f=3&t=7165
Desligue o fio que esta ligado o MAP. e ande com carro e veja se fica estavel na lenta. se sim e no MAP.
E outra pode ser o sensor de temperatura.
Aqui no forum ensina como testar todos. faça isso, assim vc não troca peça boa por peça nova. vlw
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA 

-
- Membro SL (Nível 1)
Fiz o seguinte teste que vc mencionou, mas continuou dando o erro 34.
Andei como carro e quando ele ficou acelerado, fiz o teste de retirar o cabo, quando retiro o cabo do Map, a rotação cai na hora, mas não fica muito estavel, em torno de 850 a 900 rpm mas nao apaga, repeti o teste , coloquei o conector e ele acelerou, retirei e diminuiu, agora a dúvida, será que é esse sensor, pq nem a tensão medida no terminal do meio varia com o funcionamento, está sempre em 4,5 volts.
Andei como carro e quando ele ficou acelerado, fiz o teste de retirar o cabo, quando retiro o cabo do Map, a rotação cai na hora, mas não fica muito estavel, em torno de 850 a 900 rpm mas nao apaga, repeti o teste , coloquei o conector e ele acelerou, retirei e diminuiu, agora a dúvida, será que é esse sensor, pq nem a tensão medida no terminal do meio varia com o funcionamento, está sempre em 4,5 volts.
-
mas. ela tem que varia de acordo com que vc acelera. se ela não varia. e problema no map. pode trocar.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA 

-
- Membro SL (Nível 1)
Ae galera, problema resolvido, efetuei a troca do sensor de posição de borboleta( que estava oscilando um pouco ) e do sensor MAP e agora o carro ficou perfeito.
Obrigado a todos.
Obrigado a todos.
-
Comprou de que marca?fabiohumberto100 escreveu:Ae galera, problema resolvido, efetuei a troca do sensor de posição de borboleta( que estava oscilando um pouco ) e do sensor MAP e agora o carro ficou perfeito.
Obrigado a todos.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA 

-
- Membro SL (Nível 1)
Comprei da VDO. Me parece ser bom.
-
VDO . tem sensor de Map. e Borboleta.. não sabia.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA