radiador de oleo no monza

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Acho que foi porque o parachoques dos GS e GSI são bem mais fechados que as outras versões... e para não correr o risco de ter carros com a má fama de fundir motor... por "ser um carro esportivo" colocaram o radiador para evitar que acontecesse isso...
verdade, levei pro mesmo lado, por ter o parachoque envolvente e sabendo que o publico do seria "esportivo" acelerariam um pouco mais entao resolveram se prevenir. é uma boa logica essa.
vrsilva escreveu:Olhando por esse lado, foi uma atitude bem nobre da GM... ter tido essa preocupação de antemão e não ter esperado acontecer o problema para resolver depois...
sim, concordo. é ae que entra a engenharia e diz, tem que colocar nao interessa que custa mais. muitas vezes precisa e nao colocam por motivos economico e politicos da empresa, mais algo me diz que carro europeu correto? assim como o alemao C30NE nao é daqui :)
vrsilva escreveu:E não sei ao certo, mas parece-me que o cofre do Kadett é menor que do Monza, principalmente se for comparar com o Monza tubarão... Não sei.. posso estar enganado...
se for nao faz muita diferença, é bem pouco visualmente. ele tem tudo aberto dentro mesmo assim, o ar circula com mais facilidade do que outros carros com motores grandes.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Se for pela lógica do parachoque, o GS também tem que ter! Alguém me confirma se tem?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

se for nao faz muita diferença, é bem pouco visualmente. ele tem tudo aberto dentro mesmo assim, o ar circula com mais facilidade do que outros carros com motores grandes.
E ainda os kadett GS e GSI tem duas saídas de ar no capô.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR

nao lembrada do GS, olhei agora e o parachoque é o mesmo, talvez por GSI ter mais prestigio esportivo e ser mais caro colocaram, alem de ser mais forte devido a IE mais nao justifica. o GS era carburado, GSI o i era da injeçao sendo basicamente o mesmo motor.

ao meu ver necessidade nao tinha, e sim uma precaução em ambos os casos devido o publico. se foram pelo o publico ok, mais pela parte técnica nao seria problema, se anda-se normal ou ate um pouco mais forte nao teria problema algum na temp do oleo. aquela grade inferior é bem aberta, eu tava achando que era mais fechado como nos GL nao sei pq tava com GL na mente so agora relembrei os modelos.
JULIO LAMBERTINI
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por JULIO LAMBERTINI »

Pessoal, valeu pelas respostas.

Vou ver com o meu mecânico se é possível instalar esse radiador no Monza e o custo.

Vi no Mercado Livre o radiador do Kadett GSI e não achei tão caro.

Pesquisei e vi que esse tipo de radiador é recomendado para motores turbos e aspirados que esquentam muito, como é o caso do motor do Monza. Se saiu no Kadett GSI e GS, pq não colocar no Monza. Existe vantagens, como manter a viscosidade do óleo por mais tempo, melhora na lubrificação e redução da temperatura do motor, melhorando a vida útil do motor.

Abraço,

Julio
Rafaelo
MODERADOR

JULIO LAMBERTINI escreveu:vExiste antagens, como manter a viscosidade do óleo por mais tempo, melhora na lubrificação e redução da temperatura do motor, melhorando a vida útil do motor.
pois é,
com ele mais frio, é melhor com ele mais quente, oleo quente nao tem funçao de preenchimento de folga, frio ainda tem pq preenche folga. fino demais como maquina de costura nao preenche folga alguma, e passa longe da escala da viscosidade.

todo motor deveria de ter, mais nao é obrigação alguma no caso do monza. um motor pode trabalhar por 300,000 km sem radiador e nao da problema. nosso gol 1.0 2003 esta com 225,000 originais sem fumar ou bater e com força ainda e nao tem radiador. aqui no forum tem monza ate com mais, originais em perfeito estado. o radiador é so mais uma prevençao do que uma obrigaçao no monza, opcional como queiram. mal nao vai fazer por colocar nao :smt023
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Ainda acho que no caso do motor do Monza original seja despesa, é mais coisa para ocasionar em vazamentos e mais vias para a bomba mandar óleo... seilá, acho que vai chover no molhado e ainda correr o risco de piorar...

O óleo é fabricado para trabalhar na temperatura do motor, ou seja, se o motor trabalha a 90º o óleo vai ter viscosidade ideal nessa temperatura... Se na cidade o motor trabalha mais quente, é por este motivo que devemos trocar o óleo com 4 mil Km... em rodovias que o motor trabalha mais constante, o óleo dura mais...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

mal nao vai fazer Vinicius, se fizesse o kadett estaria condenado a muito tempo, e o kadett nao é tao fechado como se pensava no começo. e tem outra coisa, o radiador de oleo nao é grande a ponto de esfriar o oleo ninguem projetaria com esse objetivo, ele dissipa pouco calor propositalmente. ele é do tamanho de uma barra de chocotale ate menos... ele apenas alivia um pouco o calor, nao esfria o oleo. o oleo em algumas condiçoes pode esquentar mais que 100° ou seja mais quente que o proprio motor.

se por motivos ocasionar alta temperatura do motor por travar o arreferimento ou estragar, o oleo pode salvar o motor. ou melhor, radiador.
Responder