Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: EFI 2.0 gasolina(pistao flex,taxa,manutenção,duvidas)

Mensagem não lida por Rafaelo »

rafael_club escreveu:impressão minha ou o motor ta fazendo um barulho extra tipo um grilo de correia?
Rafael, acho que tu nao leu oque escrevi antes.

Farias, um video novo que fiz hoje,to finalizando a aceleraçao rapida em algumas temperaturas medias, dae ja registrei, o ronco é nitido apesar dessas maquininha cyberxot@ o som fica terrível na maquina, ao vivo é bem diferente nao tem tanta "batição" . a correia tava patinado no teste. da uma apitada esse motor que da ate medo :D e olha que ta dando falta e so pisei 60% coisa de loco esse motor.

tava antes na garagem pra novos teste a 35° e ja apertei a correia e parou a cantada :smt023 correia do alternador poly V original do N20XF 120a bosch, agora ta bem tensionada.

Fariaswolf escreveu:Rafaelo, tu que fez esse coletor de inox aí??
sim,projeto,execução, a unica coisa que nao fiz foi o corte CNC. porem enviei os arquivos tecnico CAD pra a empresa responsavel.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rafael_club »

rafaelo coletores dimensionados rs,seu monza ta top mesmo parabens
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

deixa eu ver se entendi:

se eu comprar uma MS, eu consigo fazer ela rodar nas 2 fases da GM, 2 e 3?

entao nesse caso, a gororoba cabeçote, coletor e bicos do fase 3 + MS, dá certo no meu com distribuidor HEI?

então é mais vantagem fazer isso se for, ao invés de comprar o kit completo do MPFI, pego cabeçote roller + coletor, bicos e TBI, e caço uma MS de acordo com esse set!

filé??

tem muita diferença do distribuidor hall pro hei, e pra roda fonica?

outra coisa, o coletor de aluminio do mpfi é melhor ou pior que o do fase 3? no sentido geral, não na resistencia do material, ele dá a impressão de ser mais curto que o do mpfi.

--------------------------------------------

Rafaelo, que fluido de radiador verde é esse que vc usa?

voltando a falar do meu projeto agora, o meu coletor tem aquecimento a agua. desativo isso pra não ferver demais o alcool, e deixar ele entrar mais "frio" na câmara? isso por causa da admissão de ar ser ruim, não seria uma vantagem sobre isso?

visto o video, ... m... que ...! faltou meter a camera lá na traseira do carro, fica pro próx. video.

o teu carro nunca andou depois de montar o motor? o que falta fazer nele pra ir pra rua?

vi que vc colocou um teto solar, eu queria por no meu, mas a pintura é muito zero pra enfiar uma serra ali e refazer a funilaria do local...
até agora nenhuma novidade.

amanhã vou comprar mais umas pecinhas, e creio que até o fim do mês o motor já pulou fora.

abs a todos
Rafaelo
MODERADOR

vlw Rafael, tambem gostei do resultado, apesar de nao ter finalizado o sistema.
Fariaswolf escreveu:se eu comprar uma MS, eu consigo fazer ela rodar nas 2 fases da GM, 2 e 3?
a MS é preparada pra servir qualquer motor familia 1 e 2 GM, 16 ou 8V, seq ou nao, EFI, carburador, etc. so precisa saber qual configuração tu quer e escolher a MS adequada. eu gastaria um pouco mais e compraria uma MS2 independente do projeto. sao muitos benefícios, pq tu acha que tem mais a venda MS1 usada do que a 2 hehehehe. não que não preste, é que é limitada em projetos de alta qualidade. e fora que a MS extra largou demao esse modelo. nao atualizam mais... justamente por ter pouca gente usando.
Fariaswolf escreveu:entao nesse caso, a gororoba cabeçote, coletor e bicos do fase 3 + MS, dá certo no meu com distribuidor HEI?
da sim. so nao vai poder usar a bobina original do fase 3 que é DIS(dupla), porem pode continuar usando a do monza EFI original sem problemas.
Fariaswolf escreveu:então é mais vantagem fazer isso se for, ao invés de comprar o kit completo do MPFI, pego cabeçote roller + coletor, bicos e TBI, e caço uma MS de acordo com esse set!
exato, so descarta a TB dele, pq esse modelo original N20XF é eletronico e nao funcionaria na MS e ficaria uma adaptaçao no monza e é uma bos-ta pedal eletronico. é so fazer como eu fiz e como outro fizeram como o Luis, compra a TB mecanica MPFI e usar o cabo original monza mpfi, e comprar meu suporte que forneço pra essa aplicaçao. tudo instalável. claro que tu resumiu, tem mais coisa pra se colocar, mais basicamente é isso, é so continuar com a tua bobina,HEI,cabos velas EFI. bem facil, ah e tem que fazer adaptador do distribuidor pra usar no comando roletado(ja abordamos muito isso aqui)

Fariaswolf escreveu:tem muita diferença do distribuidor hall pro hei, e pra roda fonica?
roda fonica é outra coisa nao da pra comparar com distribuidor, ainda mais se for roda fonica com hall como é meu caso, a precisao da rpm capturada é absoluta no hall por ser digital la do sensor, nao te falhas como pode acontecer no sensor VR, tudo na IE funciona com perfeição dessa forma. so daria trocando o bloco pelo modelo injetado, e adaptar nao acho uma boa ideia.

ja o distruidor, o modelo HEI ele ja é hall por natureza, o HEI converte o sinal AC vindo da bobina impulsora e entra no HEI e vira HALL e vai pra ECU nesse formato, ja o distruibor HALL(kadett gsi e outros) nao precisa de conversor de sinal como no HEI, vai direto pra ECU assim. resumindo, seria melhor ter um distribuidor HALL ao em vez de depender de um modulo HEI que tem tendência a queima... so que é dificil tu achar um distribuidor kadett gsi com hall dentro dele, quando acha é 350,00 pra cima.

obs:no HEI precisa configurar uma porta na MS destinada a desligar o "modo arranque" do HEI, ou seja come uma porta da CPU atoa no modo HEI. entao se der, compre distribuidor HALL. bem mais facil de configurar e te poupa uma porta preciosa. na verdade essa é a melhor opçao dos distribuidores.
Fariaswolf escreveu:outra coisa, o coletor de aluminio do mpfi é melhor ou pior que o do fase 3? no sentido geral, não na resistencia do material, ele dá a impressão de ser mais curto que o do mpfi.
bem pior, veja oque seus pontos negativos
* condensa a mistura na fase fria
* todo corrugado por dentro prejudicando o fluxo
* plenum pequeno, baixa armazenagem de ar, prejudica o torque em baixa.
* mono injetor - partida a frio, ele é menos eficiente
* diâmetro interno dos dutos menor
* menos eficiente
* junta descartavel
* encarde mais facil dentro
* aquece o ar, acontece trasnsferencia termica do motor pro coletor que vai pro ar. o nylon é bloqueador e nao aquece o coletor por transf.

é muita diferença pro coletor Fase 3, veja o topico que fiz sobe coletor N20XF ta pinado aqui, a vantagem dele(aluminio) é que ja tem o furo pra valvula da lenta, nao precisaria adaptar no N20XF. fora isso, nao vale apena.

quando a resistencia tem nada a ver isso de ser fraco, ele foi projetado pra ser resistente, eu ja fiz umas 5 a 8X backfire logo que liguei a igniçao da MS que estava invertida, e outras em aceleraçao inicial. e ate o presente momento nunca mais me deu UM back se quer... e ta rodando os acertos desde agosto 2013 e tem umas 3 horas de uso.

o pessoal leigo acha que é plastico, nao é plastico, é polimero de nylon com reforço de fibra de vidro o famoso PA35GF, e fora que ele tem os suportes de reforço estrutural de fabrica é so usar ele que ele fica muito forte e resistente.

Fariaswolf escreveu:Rafaelo, que fluido de radiador verde é esse que vc usa?
Radiex concentrado.

Fariaswolf escreveu: voltando a falar do meu projeto agora, o meu coletor tem aquecimento a agua. desativo isso pra não ferver demais o alcool, e deixar ele entrar mais "frio" na câmara? isso por causa da admissão de ar ser ruim, não seria uma vantagem sobre isso?
o aquecedor so funciona com o motor frio, depois é desativado pelo rele PTC. deixar desligado ele fica ruim no frio, lenta embaralhada. seria bom ativar, e verificar se esta tudo funcionando, rele ligando e desligando na temp correta.
Fariaswolf escreveu:visto o video, ... m... que ...! faltou meter a camera lá na traseira do carro, fica pro próx. video.
é que la tras esta adaptado a descarga do omega 3.0 e nao tava afim de mostrar :). ate ta ajeitado nos suportes originais e plugado no cano, sobrou quando troquei no omega por um novo, e soquei la na ponteira, so pra poder trabalhar sem ruido e travar o motor, senao fica muito folgado os gases. em breve vai pro lixo e fabrico os originais de inox que ja estao planejados, problema é a grana e as prioridades atuais. mais faço sim o video, ate quero ver como o som vai ficar. o ronco ta original de monza, porem mais forte em medio e alto giro e silencioso ao mesmo tempo, ate os 2000 rpm é o monza de sempre, depois se torna um ronco muito particular, bem legal.
Fariaswolf escreveu:o teu carro nunca andou depois de montar o motor?
nunca, entrou nos cavalete em 2007 e ate entao ta la :) nesse meio tempo, ja saiu do carburador 1.6, foi pro 1.6 EFI multec, depois 1.6 EFI MS, depois 1.6 MPFI MS, e por fim e definitivo agora. agora to satisfeito hehehe
Fariaswolf escreveu:o que falta fazer nele pra ir pra rua?
por conta do pessoal que vai vim aqui to acelerando pra tirar o carro e dar vaga, motor e caixa ja estao definitivamente instalados, uma parte da suspensão tambem, falta a outra parte dela pra comprar, e as rodas. dae ja posso tirar ele do pedestal e rodar um pouco com ele. agora pra terminar por completo isso vai anos ainda.
Fariaswolf escreveu:vi que vc colocou um teto solar, eu queria por no meu, mas a pintura é muito zero pra enfiar uma serra ali e refazer a funilaria do local...
Farias, oque tu viu é as peças de um cliente aqui do forum que vai por aqui comigo da aqui um tempo no monza tubarao dele, ele enviou as peças aqui pra casa pra ajeitar e guardar ate o momento da instalação. pra te falar a verdade nao sou fã de TS, tenho no omega de fabrica mais nao acho legal, nao colocaria no hatch nao...
Fariaswolf

vrsilva escreveu:Com relação a injeção...

MPFI Analógica - Injeção full, injeta todos os bicos em todos os tempos...
MPFI Digital - Semi-sequencial, injeta de 2 em 2, banco a banco, 1 e 4, 2 e 3.
SFI - Injeção multiponto digital, em rotações baixas ele tem injeção sequencial, porém em alta ele deixa de ser...

A única injeção sequencial 100% é com injeção direta, que o bico vai dentro da câmara de combustão...
vrsilva, segue a foto do forro pronto (descolado) e o forro pra trocar a pestana.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

------------------------------------------------------------------------

já respondo o post completo
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Parece-me que ficou bem feito, se tivesse a pestana interna original no lugar iria ficar MUITO bom... O Courvin parece ser o mesmo do original, confere?
E suas telas de alto falante estão bem boas...

Só tiraria as maçanetas para dar uma lavada, é comum com o tempo elas ficarem encardidas assim... se lavar fica novo e brilhando...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Fariaswolf

vrsilva escreveu:Parece-me que ficou bem feito, se tivesse a pestana interna original no lugar iria ficar MUITO bom... O Courvin parece ser o mesmo do original, confere?
E suas telas de alto falante estão bem boas...

Só tiraria as maçanetas para dar uma lavada, é comum com o tempo elas ficarem encardidas assim... se lavar fica novo e brilhando...
então, esse forro é impossivel de instalar qualquer pestana, pois a "aba" interna dele, aonde seria fixada a pestana (ou por cola, ou por rebites) é colada no forro. então qualquer força que vc faz, por melhor que a cola seja, descola.

se ampliar a foto você vai ver os fios de cola da aba, e não da pestana. a pestana está bem fixa nessa aba, com rebites e araldite.

nenhum courvin! é plasticão puro isso aí, as telinhas estão boas, mas tem uns amassados nelas, e tem trincas também... o plastico tá bem seco e quebradiço.

aquela maçaneta eu já fiz um detail com APC + pincel, e saiu tudo, mas ficou VERDE, esse tom oliva/militar, acho que nem tem mais tinta ali. vou ver se depois com aerógrafo eu dou uma sprayzada de vinilico.

----------------------------------------------
Rafaelo escreveu:
exato, so descarta a TB dele, pq esse modelo original N20XF é eletronico e nao funcionaria na MS e ficaria uma adaptaçao no monza e é uma bos-ta pedal eletronico. é so fazer como eu fiz e como outro fizeram como o Luis, compra a TB mecanica MPFI e usar o cabo original monza mpfi, e comprar meu suporte que forneço pra essa aplicaçao. tudo instalável. claro que tu resumiu, tem mais coisa pra se colocar, mais basicamente é isso, é so continuar com a tua bobina,HEI,cabos velas EFI. bem facil, ah e tem que fazer adaptador do distribuidor pra usar no comando roletado(ja abordamos muito isso aqui)

roda fonica é outra coisa nao da pra comparar com distribuidor, ainda mais se for roda fonica com hall como é meu caso, a precisao da rpm capturada é absoluta no hall por ser digital la do sensor, nao te falhas como pode acontecer no sensor VR, tudo na IE funciona com perfeição dessa forma. so daria trocando o bloco pelo modelo injetado, e adaptar nao acho uma boa ideia.

ja o distruidor, o modelo HEI ele ja é hall por natureza, o HEI converte o sinal AC vindo da bobina impulsora e entra no HEI e vira HALL e vai pra ECU nesse formato, ja o distruibor HALL(kadett gsi e outros) nao precisa de conversor de sinal como no HEI, vai direto pra ECU assim. resumindo, seria melhor ter um distribuidor HALL ao em vez de depender de um modulo HEI que tem tendência a queima... so que é dificil tu achar um distribuidor kadett gsi com hall dentro dele, quando acha é 350,00 pra cima.

obs:no HEI precisa configurar uma porta na MS destinada a desligar o "modo arranque" do HEI, ou seja come uma porta da CPU atoa no modo HEI. entao se der, compre distribuidor HALL. bem mais facil de configurar e te poupa uma porta preciosa. na verdade essa é a melhor opçao dos distribuidores.
olha só o que eu achei: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 987245-_JM

esse ai tem cara de ser piratão, mas o preço tá bom!

a unica desvantagem do HEI é o superaquecimento? eu nunca tive problemas com o HEI, mas... é só eu falar isso e amanhã torra ele. eu vi no seu album de fotos que vc adaptou um dissipador de aluminio no distribuidor. valeu a pena fazer isso?

pq eu não queria trocar de distribuidor agora, ou nem tão logo..

não sei , o hei da a impressão de ser um distribuidor TOP, mas ser ruim só pelo aquecimento da peça. veja, isso é palavra de um ex opaleiro, que usava distribuidor de platinado... um HEI nas mãos é OURO!

Rafaelo escreveu: bem pior, veja oque seus pontos negativos
* condensa a mistura na fase fria
* todo corrugado por dentro prejudicando o fluxo
* plenum pequeno, baixa armazenagem de ar, prejudica o torque em baixa.
* mono injetor - partida a frio, ele é menos eficiente
* diâmetro interno dos dutos menor
* menos eficiente
* junta descartavel
* encarde mais facil dentro
* aquece o ar, acontece trasnsferencia termica do motor pro coletor que vai pro ar. o nylon é bloqueador e nao aquece o coletor por transf.

é muita diferença pro coletor Fase 3, veja o topico que fiz sobe coletor N20XF ta pinado aqui, a vantagem dele(aluminio) é que ja tem o furo pra valvula da lenta, nao precisaria adaptar no N20XF. fora isso, nao vale apena.

quando a resistencia tem nada a ver isso de ser fraco, ele foi projetado pra ser resistente, eu ja fiz umas 5 a 8X backfire logo que liguei a igniçao da MS que estava invertida, e outras em aceleraçao inicial. e ate o presente momento nunca mais me deu UM back se quer... e ta rodando os acertos desde agosto 2013 e tem umas 3 horas de uso.

o pessoal leigo acha que é plastico, nao é plastico, é polimero de nylon com reforço de fibra de vidro o famoso PA35GF, e fora que ele tem os suportes de reforço estrutural de fabrica é so usar ele que ele fica muito forte e resistente.
..., tem muita coisa então! pelo o que pesquisei, o coletor de aluminio gira de 150 até 300R$, e o de plastico, de R$180 até 400!

tem uns no ML, com bico e tudo, por 200 pilas! então é certeza, coletor de plástico é meu, não vou nem passar pelo de aluminio e ir direto pro F3.

(calma, eu entendi que é nylon com uma porrada de material é que é mais facil dizer plastico! uhauhauha)

sobre o aquecimento do coletor, o que eu tentei explicar, é o aquecimento a agua que circula pelo coletor, vindo da flauta e saindo até o pescoço da termostatica. o meu está com as mangueiras dali rachadas, então tenho que completar com agua toda vez que vou sair. é precário e temporario.

não é melhor desligar esse aquecimento do coletor, pro alcool entrar mais "frio" na câmara e evitar a pré detonação?

-------------------------

entendi o teto solar, eu pensei que fosse pro teu. eu sempre pirei em teto solar, queria mto ter um no monza, mas não quero cortar. queria algo 100% original, plug'n'play.

falando em ronco, escapamento, tu acha que é possível o monza ter um ronco assim? claro que, investindo em canos, coletores, etc, chega algo proximo disso? teria que ser um 4x2 não é?

-------------------------------

duvidas do dia:

tentei tirar umas fotos do câmbio, mas nao dá, por causa do peitoral. o maximo que consegui, vou postar. com essas fotos, é possível saber que câmbio é?
qual seria o melhor lugar pra se apoiar os cavaletes quando eu suspender o carro?

Imagem
Imagem
Imagem

algumas fotos do carro:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

fotos do motor:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

macaco garrafa comprado, suporte feito, retifica localizada, só falta comprar o restante das peças (bronzinas, embreagem, mangueiras, óleo, fluidos, etc) e já meto a chave nele.
Rafaelo
MODERADOR

Fariaswolf escreveu: olha só o que eu achei: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 987245-_JM

esse ai tem cara de ser piratão, mas o preço tá bom!
é paralelo, nao vale apena. sensor tem que ser bosch senao pra queimar é rapido.
Fariaswolf escreveu: a unica desvantagem do HEI é o superaquecimento? eu nunca tive problemas com o HEI, mas... é só eu falar isso e amanhã torra ele. eu vi no seu album de fotos que vc adaptou um dissipador de aluminio no distribuidor. valeu a pena fazer isso?
tambem, mais é mais sucessivo a pico de tensao e ruidos oque causa queima, isso era no antigo sistema, nao é preciso adaptar, esses dissipadores sao de eletronica e informativa ja vem com fita adesiva, é so colocar atras, deu muito resultado o dissipador aquece bastante e ao ligar a ventoinha do radiador esfria automaticamente. custa barato e faz em 2 min a instalaçao do dissipador.

Fariaswolf escreveu: pq eu não queria trocar de distribuidor agora, ou nem tão logo..

não sei , o hei da a impressão de ser um distribuidor TOP, mas ser ruim só pelo aquecimento da peça. veja, isso é palavra de um ex opaleiro, que usava distribuidor de platinado... um HEI nas mãos é
da impressao mais nao é. sistema HEI é desafado e nao se usa mais desde 1980. começou errado esse sistema que opera no limite por isso que queima facil por tensao alta. o H é de alta em ingles ele é um sistema de mais alta tensao que os antigos distribuidor, senao me engano sao 38k ate tenho um documento ingles sobre. contra o platinado sem comparaçoes, o HEI original é ate um certo ponto seguro, porem nao é confiavel. uma hora ele queima. coloque ele entao, so lembre*se que vai perder uma porta. se for MS2 tem de "sobra"
Fariaswolf escreveu:tem muita coisa então! pelo o que pesquisei, o coletor de aluminio gira de 150 até 300R$, e o de plastico, de R$180 até 400!

tem uns no ML, com bico e tudo, por 200 pilas! então é certeza, coletor de plástico é meu, não vou nem passar pelo de aluminio e ir direto pro F3.
tem muita vantagem, so tem beneficio e sao todos comprovados, senao nao seria 98% dos carros do mundo feitos com essa engenharia atual, fora que a produçao pra empresa é zero o custo. literalmente zero comparado a fundição do aluminio, o plastico é injetado e sai aos kilos da extrusora...

tem uma coisa, a bomba DH vai bater no coletor adm, tu tem que trocar o reservatório e a bomba DH pelo modelo monza externo, como monza mpfi antigo que o reservatorio vai na parece corta fogo.

Fariaswolf escreveu:(calma, eu entendi que é nylon com uma porrada de material é que é mais facil dizer plastico! uhauhauha)
sim, é mais facil de apelidar ele assim. a palavra plastico é generico, nao define absulutamente nada, nylon 6.6 é um "plastico" de engenharia, diferente do plastico da Tupperware hahaha. viu como parece tudo igual dizendo plástico heheheh

alias, o monza desde 82 ja usava o tal "plastico" PAxGF (tampa do radiador,tubo distribuidor agua). hoje se expandiu pra tudo. meu cavalete agua é de nylon por exemplo.
Fariaswolf escreveu:sobre o aquecimento do coletor, o que eu tentei explicar, é o aquecimento a agua que circula pelo coletor, vindo da flauta e saindo até o pescoço da termostatica. o meu está com as mangueiras dali rachadas, então tenho que completar com agua toda vez que vou sair. é precário e temporario.

não é melhor desligar esse aquecimento do coletor, pro alcool entrar mais "frio" na câmara e evitar a pré detonação?
Farias, o "problema" do EFI como no carburador é que a mistura ocorre no coletor, o coletor aquecido a 70° oque fica com o motor quente, o alcool a se chocar com o coletor quente evapora ajudando a misturar bem e isso ganha-se economia, se tu tirar o aquecimento o motor vai fica fraco. nao tem perigo, se grilar vai la no distribuidor e reduza o ponto.
Fariaswolf escreveu:falando em ronco, escapamento, tu acha que é possível o monza ter um ronco assim? claro que, investindo em canos, coletores, etc, chega algo proximo disso? teria que ser um 4x2 não
o barulho característico "monza" é unico, mesmo que tu ponha um 16V ou 2.4 8V ou 1.6. ja viu kadett o som? muito parecido com o monza e usa o mesmo motor. vectra? totalmente diferente do monza, s10 nem se fala. tudo é devido a configuraçao(curvas,comprimento,diametro,silencioso) de cada carro, o meu monza tem som de monza muda quase nada devido o sistema especial.

entao tentar imitar um som de outro carro é impossivel. cada caso é um caso, o carro tem limitação na mudança de ronco.

Fariaswolf escreveu: tentei tirar umas fotos do câmbio, mas nao dá, por causa do peitoral. o maximo que consegui, vou postar. com essas fotos, é possível saber que câmbio é?
qual seria o melhor lugar pra se apoiar os cavaletes quando eu suspender o carro?
parece ser F18 mais nao posso confirmar nao deu pra ver a janela de manunteçao. espia la fica do lado do bloco e bem no meio do cambio bem ali na flange do bloco.

entre a caixa de roda e caixa de ar, ou na ponta da caixa de ar, é onde solda as chapas.

legal, em breve vai estar trabalhando, é bom se agendar antes como esta fazendo pra nao ter erro. dae nao tem contra tempo, e ter isso é a pior coisa hehehe ja passei por isso e é bem chato.
Responder