Vamos lá, graaande Bruno:
Sobre as rodas:
As rodas são estas mesmas e estão razoavelmente conservadas. Não tenho ideia do preço da manutenção delas, mas, não se preocupe com isso agora. Deixe-as para o final. O interessante é que você procure com calma uma casa especializada em diamantação de roda que consiga fazer só a borda. Depois, uma boa oficina para restaurar a pintura das demais áreas não diamantadas e que seja caprichada. Se você quiser melhorar a aparência delas por enquanto, dê uma polidinha com cera em um final de semana. Não passe lixa e nem massa de polir muito grossa, para não riscar o verniz que ainda sobrou na roda. Não se esqueça das recomendações que o Martins te fez. Ele toda razão, tem que ser gente boa pra fazer a diamantação.
Rádio: este modelo é raríssimo. Geralmente, o problema destes equipamentos é mau contato nos terminais dos fios ou no terminal da antena. O que as oficinas reclamam é de fazer o toca-fitas voltar a funcionar, mas, um cara bom e caprichoso fará isso. Mesmo se faltar alguma peça de reposição para o mecanismo do toca-fita, que eventualmente não exista mais para reposição, não se preocupe. Mantenha o aparelho no carro do mesmo jeito!
Painel de instrumentos: Este painel de instrumentos simples, sem conta-giros, sem econômetro e sem medidor de bateria é
exclusivo da versão Class. O da versão Barcelona, SL e GL são simples assim também,
porém, este da versão Class tem a grafia, as letras, as cores exclusivas.
Shift Light, a revolução: A Shift Light é original para este ano e modelo e sua função é indicar o melhor momento para troca de marcha, em condição econômica de combustível em ordem de marcha. Ela faz as vezes do econômetro, porém, de forma mais eficiente, moderna e precisa. Para saber mais sobre este importante recurso, consulte:
viewtopic.php?f=2&t=27984&p=344819&hili ... A9#p344819. Só faço uma ressalva: onde eu escrevi "vacuômetro" leia-se "
econômetro".
Outros detalhes específicos da versão Class: a versão Class saiu somente no ano de 1993. Trata-se de uma versão básica, porém, premiada,
de série, com muitos mimos raros e exclusivos das versões mais sofisticadas. Oferece encostos de cabeça no banco traseiro, ar condicionado, faróis com regulagem de altura (muito raro nos Monza), farol de milha, painel de instrumentos com grafia exclusiva, spoilers laterais na caixa de ar, lanternas fumê, setas dianteiras brancas e grade dianteira pintada da cor do carro. O volante é do mesmo modelo do Monza Classic SE, Hi-Tech e GLS. O tabelier (capa do painel) é cinza (muito raro nos Monza). A forração interna é exclusiva do Class e o tom cinza claro saiu muito pouco nos Monza tubarão. Eu até acho que, se o painel de instrumentos fosse do tipo "marítimo", ou seja, aquele cheio de ponteiros igual ao do meu SL/E, a versão Class não seria tão especial quanto ela é. E o que é mais curioso: todos os Monza Class são 2.0 EFI, tem a mesma cor Cinza (perolizada), de modo que não existe Monza Class de outra cor e o rádio original, então, é muito raro, não só nos Monza, mas em todos os veículos da GM fabricados na época.
Faróis de milha (integrados): existe uma moralzinha para acionar os faróis de milha. O botão de acionamento é aquele que fica no lado esquerdo do botão vermelho do pisca alerta. Para baixo, está desligado. Para cima, está ligado. Uma vez com o botão (alavanca) levantado, na posição ligado, os faróis de milha somente serão acionados (acesos) no momento em que você acionar a luz alta. Sem luz alta, os faróis de neblina permanecem desligados, mesmo com o botão ligado. Tanto é assim que, no momento em que você acionar a luz alta, acenderá uma pequena lâmpada verde abaixo do botão (alavanca) de acionamento dos faróis de neblina, indicando que os mesmos estão acesos.
De fato, você tem um diamante na mão !!! Vá se preparando para comprar um segundo carro, que este Monza Class será aquele carro especial que você manterá guardado limpinho, na sombra, para andar de domingo, tranquilinho e calmo. É um verdadeiro carro de colecionador

:smt005
Abraço