Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
Diego Paiva
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Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Galera, queria umas dicas sobre aplicação da boina de espuma. Tem algum segredo? Qual a faixa de rotação ideal? É normal ficar um pouco manchado quando termina de aplicar? Precisa exercer pressão na politriz?

Quando eu aplico, noto que fica um pouco manchado, mas as manchas saem quando passo o pano de microfibra.
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rodrigogsi
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Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Diego, assumo que esteja se referindo a boinas de espuma de refino e corte, pois as macias comumente pretas creio já estar bem familiarizado.
Começo com o vídeo com os aspectos principais:
http://www.youtube.com/watch?v=0Cq1pETkCmo
Exercer pressão PODE trazer problemas com boinas mais macinas, pois podem ficar muito próximas ao prato ou pior: A rosca do eixo pode entrar em contato com a lata.
A pressão pode causar hologramas fortes e um aquecimento acima do normal, podendo até mesmo queimar a pintura facilmente já na "primeira pegada".
Normalmente as de espuma de corte são mais utilizadas na roto orbital, não na rotativa.
Tem umas aqui agressivas onduladas, no padrão 3M, essas necessitam de pressão leve / moderada para ter contato eficiente com a chapa, porém tendem a esquentar um pouquinho menos e também concentram o produto espalhando-o mais uniformemente sobre a pintura, porém tudo isso é meio "pouca coisa" na hora que estamos utilizando a máquina.
Espuma dura muito menos em alguns casos, digo, precisa saber muito bem os limites dela perante os defeitos e compostos que você utiliza pois se tiver que forçar ela um pouco mais em algumas etapas ela desgasta mais rápido que as de lã.
Já na etapa de refino, a própria máquina consegue se encarregar da pressão, com boinas flat é muito leve a pressão que você deve fazer sobre a máquina :smt023 (tome como base nesse trecho a rigidez de uma lake country branca flat). Eu fiz refino de marcas de lixa P2500 com o Extra Forte da NSWAX (composto de entrada, corte) facilmente, sem transtornos e só no peso da própria máquina, em tinta PU branca, fácil. Nessa etapa, já esquentam menos, causando menos hologramas do que algumas boinas de lã, sendo boas na pegada da remoção de hologramas mais fracos, na segunda fase do polimento.
No lustro e aplicação de selantes, dificilmente consegue substituir por exemplo por uma boina de micro fibra, pois a espuma deixa a superfície mais bem acabada no geral. Lembre-se: A rigidez das de corte e refino fazem elas queimarem quinas mais facilmente, tome cuidado. Não são raros os casos do pessoal pelar completamente as quinas utilizando essas boinas da maneira errada, o que não será seu caso porém vale a pena ressaltar.
rodrigogsi
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Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por rodrigogsi »

To terminando de postar um vídeo...que mostra também as diferenças do "inicio do polimento com boinas de lã e espuma", note que com as de espuma pingamos algumas gotas diretamente sobre a boina, espalhamos em pequenas áreas, e começamos o polimento espalhando o produto uniformemente com velocidade um, elevamos a rotação e iniciamos o polimento portanto: Não existe o ângulo de 10 à 15º para entrar engolindo o produto no momento da aplicação, EXCETO com as boinas de espuma macias e super macias no lustro final e aplicação de selantes como o Lincoln PLC por exemplo.
http://youtu.be/WtJLMbft71k
Diego Paiva
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Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Rodrigo, obrigado por responder!!

Cara, é a boina de espuma preta mesmo... quando eu aplico ela com o PLC algumas manchas acabam ficando... qual seria a técnica correta pra aplicação? :smt023
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Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L o vídeo, muito esclarecedor!!!! Realmente bem instrutivo e didático! Parabéns!
Amanhã vou testar no omega! Deu pra ver os pontos nos quais eu estava errando!

Valeu!
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Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Cara o PLC é o seguinte:
Aplica ele com velocidade entre 1000 e 1400 rpm, provavelmente teu problema é excesso de produto, juntando com velocidade meio alta e pressão da boina.
O PLC agente usa contra peso quando necessário, fazendo aplicações em áreas pequenas e lustrado realmente a peça. Você precisa ter um aquecimento leve da peça, amorna-la em conjunto com a boina para que ele seja bem fixado à pintura e seque rapidinho a ponto de poder aplicar a cera após a chapa esfriar desse leve aquecimento sem prejudicar e remover o selante.
Agindo assim, você não corre o risco de criar hologramas e de manchar a peça, tendo que reaplicar o PLC N vezes. :smt023
Lembre-se: Utilize sempre a base carnaúba neutra depois do PLC, como a Lincoln Carnaúba Premium, evite ceras sintéticas com alto teor de solventes ou poder de limpeza contendo micro abrasivos pois isso irá prejudicar a durabilidade do selante ou talvez removê-lo por completo, deixando esta aplicação totalmente infundada.
Esse selante não remove nada de hologramas, talvez mascara, mas não remove nada, portanto ele não tem poder de lustro, é realmente só proteção e "limpeza".
Fique suce porquê esse composto é bem lubrificado, conforme a boina vai ficando molhada do produto, aplique em menor quantidade..vai diminuindo as gotas sobre a superfície.. :mrgreen:
Quando pegar o macete dele vai ver que é um composto que DÁ GOSTO de aplicar..hehehehehe
Diego Paiva
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Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Legal, cara! E o que vc me recomenda pra lustro? Tenho aqui o nivelador de superfície e o alto brilho, ambos da lincoln. Algum deles serviria pra isso? Pois no momento eu queria mesmo era eliminar os hologramas e micro-micro-micro arranhões, hehehe... Mais para frente, quando terminasse o carro todo, ai poderia selar ele.
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Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

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Tava lendo aqui as embalagens, parece que o nivelador de superfície faz o lustro e pre lustro, mudando apenas as boinas. Amanhã testarei, hehehe!
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