Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Entã o problema é na presilha mesmo. Ela parece um "M". Metade dela vai na porta e metade no friso de aluminio. Tira a pestana e o friso da porta( com muito cuidado pra não amass/empenar) e aperte as presilhas metálicas.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Nem precisa de cuidado Diego o conjunto da pestana sai fácil...

Porém vendo seu comentário agora, sobre a presilha ser um "M" estou acreditando que as minhas quebraram a "perna" que prende na porta... não sei...

chegando em casa eu vejo e tiro umas fotos para verem como está...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva

Não é a foto da pestana...

Mas só pra não dizer que não faço nada no Bartok... troquei os leds dos botões dos vidros... coloquei leds SMD ambar... em breve irei fazer o painel todo...

Imagem
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Uaaaaaaau!!!!!! Ficou ótimo, hein!? Tira mais fotos!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

vrsilva escreveu:Não é a foto da pestana...

Mas só pra não dizer que não faço nada no Bartok... troquei os leds dos botões dos vidros... coloquei leds SMD ambar... em breve irei fazer o painel todo...

Imagem
Vinícius,

chegou a oportunidade de vc demonstrar com fotos o que vc escreveu :mrgreen:

viewtopic.php?f=15&t=27204#p334660

Abraços

ficou bom... os Leds são 3528?
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Muito bom serviço. O resultado ficou muito bacana, ainda mais na cor âmbar :smt023
Quando você for aplicar o led no painel inteiro, você pretende incluir no painel de instrumentos também?
Abraço
vrsilva

waldir escreveu: Vinícius,

chegou a oportunidade de vc demonstrar com fotos o que vc escreveu :mrgreen:

viewtopic.php?f=15&t=27204#p334660

Abraços

ficou bom... os Leds são 3528?
Waldir seu safado, não perde uma oportunidade né... kkkkkk!!!

Nos botões não tem o que fazer né Waldir, a única maneira de limitar a corrente neles é com o uso de resistores, pois os botões tiram alimentação para os leds direto da alimentação dos próprios botões, não teria como fazer uma alimentação por fora.
Sim são os Leds 3528 tirados de uma fita de led que tenho, são muito frágeis à temperatura, só consegui porque meu ferro de solda está zerado com a ponta bem fina, e ainda não tiro eles da fita, eu apenas corto ela bem rente, e soldo o terminal e o resistor.

Na verdade eu prefiro usar o Led de 3mm como manda o figurino, porém aqui na cidade não encontra eles à venda na cor ambar nem que a vaca fale marciano, só pela internet, e essa fita encontra, e esse Led ilumina muito bem pelo tamanho e já tem a luz bem difusa, os leds de 3mm precisam ser lixados para deixar a luz difusa, no computador de bordo eu use uma seção deles, que são 3 leds, ficou muito bom (até eu fuçar no mesmo e ter parado de funcionar, logo mandarei ao islas)...

Não vejo problemas em usar somente um resistor para tal, desde que a corrente esteja com bastante folga para as variações, estou andando com um multímetro no carro ligado no acendedor de cigarros, e meu carro está com tensão de 14,5V tem horas que sobe pra quase 15V, estou um tanto cabreiro com meu alternador, estou monitorando ele todas as vezes que saio de carro...

O problema do resistor é que o pessoal esquece do alternador, pois para dimensionar corretamente o resistor deve-se levar em consideração a tensão de 14,5V ou 15V como pico... Aí sim não dará problemas, a não ser no resistor que com o tempo pode queimar por excesso de calor, pois os leds consomem uma tensão de somente 1,8V até 2,1V nesses leds pequenos, o resto da tensão fica no resistor, ou seja, praticamente 13V pro resistor consumir, e ele faz isso em forma de liberação de calor...
Para dimensionar a potência necessária do resistor eu já expliquei nesse mesmo link que tu me passou...

P = V x I ; P = potência em W ; V = tensão em volts ; I = corrente em Ampéres
P = 13 x 0,20 ; adotado uma corrente de 20mA ou 0,20A para o led
P = 2.6W veja que o ideal para o resistor seria um de 3W não sei se tem nesse valor, acredito que sim, mas se não tiver o próximo é de 5W, que é BEM grande... não cabe no botão óbvio...

O correto é fazer igual a GM fazia, colocar um resistor com valor maior, deixando a corrente bem baixa...

Lembrando que os resistores comuns são de 1/4 de W ou 250mW de potência de dissipação, esses pequeninos que vão dentro do botão dos vidros é de 1/8 de W ou 125mW...

Pra chegar numa corrente ideal para essa potência:
0,125 = 13 x I
I = 0,125/13
I = 0,009615...A ou 9,6mA

Para calcular o resistor...
V = R x I
13 = R x 0,0096
R = 13/0,0096
R = 1354 Ohms.

Se verificar os resistores originais que vem nos botões deve ser um valor bem próximo disso... Porém o maior responsável do baixo brilho dos botões originalmente é os Led's mesmo, eles não são de alto brilho.

9,6mA já é uma corrente boa para um led de alto brilho, os leds de alto brilho aumentam o brilho até uns 20mA no máximo depois disso é consumo desnecessário e coloca o led em risco de queima precoce...

Agora os Leds de 1W esses SIM precisam de um limitador de corrente mais eficiênte... os da minha lanterna pifaram, na verdade não foram os Leds e sim os LM317 que não aguentaram...
O Led de 1W que estava na luz do teto também não aguentou o excesso de calor, ele não queimou porém está com mal contato interno... Substitui por dois módulos de 3 leds 5050, são MUITO fortes esses leds 5050, gostei deles... estou pensando em comprar uns vários deles no mercadolivre, não são caros...
Consomem MUITO pouco e iluminam MUITO...

Ainda vou por em prática a lanterna de Leds... logo logo...
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

:D :D :D :D :D

Eu nunca usei os 3528, mas os 5050 que tenho e substitui no verso do painel foram tirados de fitas, tesourados e depois re-soldados, isto é, um lado identificado no resistor e o lado chanfrado no negativo. É fácil encontrar no ML o mosquito várias cores prontos no soquete, na época que pesquisei, com frete sairia 6 reais cada... optei pelo divertimento de soldá-los.

Estou criando coragem para refazer as duas lâmpadas de freio superiores e as duas plaquinhas inferiores (atualmente são de vermelho alto brilho 15.000 mcd (os 5050 vermelhos já estão nos meus guardados) E na luz de ré vou aplicar o redutor de voltagem com os diodos.

Quando eu colocar a mão na massa ainda esse ano, vou postar no aqui no forum para quem gosta de entretenimento.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder