veja alguns comentários que achei na net sobre a tal descarbonização química :
DESCARBONIZAÇÃO
O QUE É: É outro tipo de limpeza do motor, mas relacionada às peças que estão em contato direto com a combustão interna, feita com um produto químico específico. Pistões, câmaras de combustão, válvulas e até mesmo dutos de admissão estão sujeitos à carbonização, que é a formação de depósitos de carbono, resultado de uma combustão incompleta.
QUANDO FAZER: Só quando os depósitos de carbono comprometerem o funcionamento do motor. O principal sintoma é a falha na vedação nas válvulas, o que reduz o desempenho e aumenta o consumo. Em casos extremos, pode levar à pré-detonação (batida de pino), que pode até furar o pistão. Assim como o flushing, sua eficiência é discutível. “A carbonização é de difícil remoção até mesmo por processos físicos como a abrasão, imagine com um produto químico”, diz Fukuda. Ele explica que um processo químico como os oferecidos no mercado pode até atenuar os efeitos de uma carbonização leve, mas não será capaz de propiciar uma limpeza interna totalmente eficaz. “A limpeza completa só é possível com banho químico, durante a retífica do cabeçote ou motor”, diz Fukuda, que faz questão de lembrar que esse é um problema maior de motor a gasolina. “Nos flex, o uso do etanol diminui bastante a carbonização no motor.”
QUANTO CUSTA: É feito por cerca 85 reais e também é relativamente simples: com o motor ligado, injeta-se o produto químico diretamente pela borboleta de aceleração ou por algum ponto de vácuo no coletor de admissão. Dura em torno de meia hora.
-Revista Quatro Rodas
Descarbonizar significa retirar por meio de um produto químico, a sujeira que adere em certas partes do motor, devido a queima do combustível.
O óleo que usamos, e mesmo a gasolina aditivada, servem para evitar que parte do resultado da queima de combustível acumule em parte vitais do veículo.
Cabeçote, válvulas de admissão e principalmente de escape, paredes do cilindro, anéis e cabeça do pistão, e ponta das velas, são lugares onde mais junta carvão.
No entanto, dependendo da quilometragem, se for alta, descarbonizar o motor pode inutiliza-lo, deixando-o com folgas e fazê-lo perder compressão.
Medir a compressão dos cilindros, para ver se tudo está bem, e se for o caso mudar o tipo de vela, colocando uma mais fria, e fazendo a limpeza bem feita do sistema de injeção ou carburador.
E logicamente colocando combustível e óleo de qualidade, pode resolver problemas de bateção de pino e perda de potência.
Se você fizer uma descarbonização, usando produtos para purgar, e o motor tiver por volta de 70 mil quilômetros, você pode joga-lo no lixo, pois no primeiro estradão que você tacar o pé, ele funde!
e como é o jeito tido como certo, indicado para motores já mais rodados:
1) Retirar a tampa de válvulas, correia dentada, soltar os coletores ( de admissão e descarga) e tirar o cabeçote.
2) Examinar o estado dos cilindros e pistões e, através desta simples inspeção visual vc vai saber se basta fazer a descarbonização ou se o "buraco-é-mais-embaixo" !!
3) Se os cilindros ainda tiverem as "estrias do brunimento" ( estrias diagonais nas paredes internas dos cilindros) basta raspar o carvão da cabeça dos pistões e depois escová-los adequadamente!
4) Leve o cabeçote inteirinho ( com o eixo de comando de válvulas junto ) a uma retífica e faça tudo o que manda o figurino: descarbonização quimica das câmaras de combustão, aplainamento da base, trocas das guias de válvulas, troca dos retentores de válvulas, troca dos mancais do eixo de comando, retífica do eixo de comando, e - provavelmente será necessário - troque as 4 válvulas de descarga ( pois ja devem estar muito danificadas e queimadas ) .
( Imagine se, ao invés de fazer a coisa desta forma, você optasse pelos fluidos milagrosos que prometem uma deescarbonização química !!
Vc ja imaginou onde iria parar todo o carvão desprendido pelo fluído mágico?? Pois é...iria parar dentro do catalizador e entupi-lo de vez !
Tem gente que quer fazer mágica e acaba com um prejuízo enorme !
5) Tire todo o óleo do motor e retire a tampa do carter e limpe com produto químico específico, retire a "peneira do pescador" e limpe-a.
( a peneira suja dificulta a circulação do óleo e se ela entupir ...adeus motor ! )
Tudo isso acima ( retífica completa e restauração do cabeçote vai te custar - no máximo uns 120 reais !
6) Compre um jogo de juntas novo , uma correia dentada nova e remonte tudo outra vez!
Somando o custo da retífica, das juntas, da correia e do mecânico voce vai gastar uns 300 a 400 reais no máximo !
É um valor pequeno mas que fará seu carro ficar ainda melhor do que está !
7) Agora, se vc tem dinheiro pra gastar e quer fazer uma serviço completo, pode tirar o motor fora e fazer a descarbonização da parte inferior do motor, trocar as camisas dos cilindros, jogo de pistôes e aneis, buchas de biela, retificar o virabrequim, etc, etc,!!