Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Galera, desenterrando o tópico para uma dúvida que não achei aqui no site.

O ventilador do radiador do pobre Hugo está com um barulho de algo raspando internamente (como se fosse rolamento). É um barulho muito baixo, muito sutil, mas não quero ser surpreendido nesse verão com uma pane no ventilador, nem deixar o rotor arrebentar, se for o caso.

Consultando os auto-elétricos por aqui, eles dizem que a solução é trocar o motor, que custa a bagatela de R$ 380 dilmas, Bosch original. Não dá... muito caro. E eles não querem abrir o motor.

Esses motores de ventoinha usam rolamentos ou é embuchamento?
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Vê na acioly... parece que custava uns 180 o motor.
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Evandro Monza SR
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Diego Paiva escreveu:Vê na acioly... parece que custava uns 180 o motor.
Hmmmm...por 180 dilmas vale a pena, talvez saia menos que tentar recuperar o atual
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Leocastro
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Leocastro »

Pode procurar pela ventoinha da S10 gasolina, é a mesma do Monza!
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Evandro Monza SR
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Leocastro escreveu:Pode procurar pela ventoinha da S10 gasolina, é a mesma do Monza!
No fim do ano e nessa primeira semana, mandei re-revisar toda a parte elétrica do AC do Hugo.

Ouve um aquecimento tão grande do fusível que derreteu seu alojamento na caixa de fusíveis.

Infelizmente, para manter a caixa original, o fusível foi isntalado em outra parte, os contatos revisados e soldados quando aplicável.

Um relê também foi trocado, pq derreteu.

Feita esta revisão, o eletricista sugeriu trocar o ventilador, pois está girando pesado, o que demanda mais corrente. Pelo barulho de giro seco, em teoria o que ele falou procede.

Amanhã vou procurar por esse motor para trocá-lo. Mas antes vou tirar o que está lá pois, afinal, vai que o danado é diferente por ter vindo da Venezuela...



A propósito, hj foi dia de revisar o limpador de para-brisas, que estava leeeeento.

Amanhã postarei fotos!
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Bom...com o problema do AC quase resolvido, somente faltando trocar o motor do ventilador (que comentei nos dois posts acima), decidi resolver um outro probleminha que tava me incomodando: a lentidão do limpador de para-brisas.

Ele tava bem lento. Depois de um pouco de chuva, com a borracha lubrificada pela água e o vidro já saturado de umidade, o motor do limpador girava um pouquinho mais leve, mas ainda assim, bem lento, de modo que em uma chuva mais forte a coisa complicava.

Eu tinha visto isso ainda na fase do auto-elétrico, com o carro recém saído da pintura. Para variar, o que os caras recomendam: troca o motor. PQP. Aí fica fácil (para eles) e caro para o trouxa aqui... :-(

Convivi bastante tempo com esse problema, e li alguns tópicos aqui e em outros fóruns, e percebi que o problema é bastante comum, e pode ter, como todo problema, variadas causas.

Como não tenho conhecimento em elétrica para um diagnóstico preciso, muito menos multímetro para avaliações mais corretas, fui na sorte para ver o que dava, sem muitas expectativas.

Tirei o conjunto do limpador dianteiro e fui na sorte mexendo, com cuidado.

Aqui, as capinhas, porcas e borrachas de assentamento dos limpadores
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Decidi tirar todo o conjunto para olhar fora do carro, pq é muito incômodo mexer naquela região
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Bichinho fora...
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Nessas articulações todas, eu lubrifiquei com graxa spray da Wurth. Muito bom produto. Ele penetra como o WD, e logo em seguida adquire a consistência de graxa normal. Ficou bem lubrificado.

Notem que no motor, tem uma fita tipo isolante, original de fábrica. Embaixo dessa fita tem um furo, onde se encaixa a porca onde o parafuso da tampa do motor é presa. Eu achei a maior m... de engenharia que vi na minha vida, seja pelo sistema de fixação, seja pelo furo, onde pode entrar água no induzido. E é exatamente por isso que os caras colocaram essa fita sem vergonha, para não entrar água por aí...

Aqueles contatos alí, lixei todos. Lixei os olhais do cabo de aterramento, e passei limpa contato nos conectores.
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Aí começou a hora da tensão...abri aquela tampinha onde tem os contatos, onde é a "caixa de redução" do motor do limpador. Abri isso aí para ver como é por dentro, e para ver se estava tudo lubrificado como se deve. Estava tudo ok.
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Uma coisa que me surpreendeu... de alguma maneira, diferentes correntes passam por estes contatos, que se conectam com pistas metálicas na engrenagem plástica. Dessa engenharia eu gostei. Embora não parei para filosofar sobre o funcionamento desse trem aí, eu só dei uma entortada nesses contatos de cobre para dar mais pressão deles contra as pistas metálicas da engrenagem.
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Olha o danado do induzido
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Tirei ele da carcaça, e observei atentamente o enrolamento. Estava tudo em ordem.
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Dei um limpão geral com limpa contato, em especial, naquela pista por onde passa os carvões.
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Os carvões estão praticamente novos, então, somente dei um banho neles com limpa contato.
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Aqui dá para perceber melhor que os carvões tem muita vida pela frente, porque vejam como eles ficam recuados quando o induzido está acoplado na carcaça. Ou seja, tem muito material para queimar. Aproveitei e passei limpa contato de novo, e dei uma girada no induzido com os carvões montados.
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Por fim, montei a bagaça toda. É meio chato tampar o motor de novo, pois o sistema de fixação do parafuso exige um malabarismo com a porca quadrada.

Mas o resultado ficou espetacular. Eu sinceramente não tinha nenhuma expectativa, mas o limpador voltou a trabalhar na velocidade normal.

No video, ele na primeira velocidade. Se esta velocidade não é a normal, uma coisa eu digo: dobrou a velocidade comparando com a que estava. Dei sorte!!!!!

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avvsilva
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por avvsilva »

Excelente Evandro. Daqui a uns tempos quero fazer essa revisão no meu também. Depois eu faço um vídeo do funcionamento do meu pra gente comparar, embora não sei se o meu está 100%.

Para retirar o limpador, dá muito trabalho? É só retirar as porcas? Como você restauraria os braços do limpador, mantendo o aspecto original, metálico? Quando eu tirar o meu, quero aproveitar e fazer isso.. Os bracinhos do meu estão bem enferrujados...
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
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Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

avvsilva escreveu:Excelente Evandro. Daqui a uns tempos quero fazer essa revisão no meu também. Depois eu faço um vídeo do funcionamento do meu pra gente comparar, embora não sei se o meu está 100%.

Para retirar o limpador, dá muito trabalho? É só retirar as porcas? Como você restauraria os braços do limpador, mantendo o aspecto original, metálico? Quando eu tirar o meu, quero aproveitar e fazer isso.. Os bracinhos do meu estão bem enferrujados...
Alexandre

É fácil. Eu demorei pq nunca tinha feito antes, e quando é assim, a gente acaba começando pelos lugares errados.

Primeiro é desconectar cabos, aterramento e a mangueira de água do esguicho (para ter mais mobilidade)

Depois liberar os pinos que fazem os braços dos limpadores girarem. Tira os braços, as porcas, e empurra com cuidado o conjunto para baixo, tomando cuidado para os parafusos não machucarem a pintura.

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Aí é só deslocar o conjunto para a sua direita (em sentido da sirene) para desengatá-lo daquele coxim de borracha preto que está a foto aí abaixo (redondo próximo ao conector na foto)

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É um trabalho que vale a pena, sendo o limpador um item de segurança. Além disso, aqueles limpadores com velocidade de tartaruga dão uma impressão de carro velho (ok, ele é velho, mas tem que estar em forma...kkkk)
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