O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Opa! Chutei certo o valor, kkkk! 25 Nm
Gire a roda até o número 2 da roda chegar no número 5 marcado com um tracinho na haste do torquímetro, terás 25 Nm ou 2.5kgfm. Esse valor é bem pouquinho aperto.
Depois o angular, se baseie pelo parafuso mesmo.
Gire a roda até o número 2 da roda chegar no número 5 marcado com um tracinho na haste do torquímetro, terás 25 Nm ou 2.5kgfm. Esse valor é bem pouquinho aperto.
Depois o angular, se baseie pelo parafuso mesmo.
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Ah! Até chegar no número 5 na escala Nm, claro.
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Exato, os modelo "novos" >97, já são fundidos assim, além de mais resistentes e não tem problema com arruelas.coy escreveu:Como estes parafusos já são aruelados, eles não usam as arruelas dos parafusos velhos, né?
Fez muito bem, motor novo não combina com parafuso usado e se tinha rosca danificada e esticamento desproporcional (geralmente erro de montagem), fez muito bem comprar novos e atuais.
O torquímetro de estalo é o melhor para isso mesmo, são 25Nm de torque na primeira seção de aperto. Depois o torquímetro é inutil, ai entra os graus.
Dica: Não faça as 6 marcações no parafuso, pode confundir muito na hora do aperto. Faça apenas 1 marcação (uma torre e outra na ponta do encaixe do torx), assim evita erro de leitura.
Somente faça a marcação após ter apertado com torquímetro os 10 parafusos. No momento que for fazer a seção de grau, no caso.
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Ainda não entendi. Como localizar a escala NM?
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
É que não lembro de cabeça como está marcado, mas na haste do torquímetro tem umas escritas, tipo lbfkg e acho que Nmf. Não lembro mesmo. Veja as escritas e me diz como está que assim saberei qual é o Newton.
- coy
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Fiz um desenho tosco para ilustrar melhor:

Sem Título-1 por coyrj, no Flickr
Acho que da para entender o desenho, são todas as escritas deste torquímetro.
A graxa especial para parafusos não encontrei, no manual de montagem da junta do cabeçote (Sabó) vem mandando lubrificar os parafusos com óleo de motor, o que acham?
Outra dúvida: Sempre soube que se deveria passar graxa na junta antes da montagem (para se evitar uma possível queima da junta), mas na embalagem da junta diz para montar com ela totalmente limpa, o que acham?

Sem Título-1 por coyrj, no Flickr
Acho que da para entender o desenho, são todas as escritas deste torquímetro.
A graxa especial para parafusos não encontrei, no manual de montagem da junta do cabeçote (Sabó) vem mandando lubrificar os parafusos com óleo de motor, o que acham?
Outra dúvida: Sempre soube que se deveria passar graxa na junta antes da montagem (para se evitar uma possível queima da junta), mas na embalagem da junta diz para montar com ela totalmente limpa, o que acham?
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
25Nm(Newton metro) = 18.5 (Pé-libra força) ou 2.5 kgfm tanto faz onde tu regular... Como pode ver, tu vai ter que usar a menor escala desse torquímetro.
Ele é muito alto para aplicação eestá pegando o mínimo dele e passando um pocado até, mas da para usar. O mínimo dele passa de 25Nm... pouco mas passa.
20 B·ft são iguais a 27Nm, a diferença é tão pouca que se perde na precisão desse torquímetro. Então deixa no mínimo setado. Eu não conheço o aparelho, mas deve deixar a marca do risco 20 foot pouds alinhado com o "0", ou seja, informando que está em 20 Pe libra. o "0" da barra de rolagem é o decimal. Como o nosso mínimo é 20 pouds, então deixa o "0" alinhado ao meio (risco vertical), e o risco da barra de rolagem (risco horizontal) alinhado ao 20, no caso escala de Pé-libra força.
Olha esse vídeo que vai te mostrar quando atingir os "20 pouds" é oque tu deve fazer.
Quanto ao óleo de motor na rosca, é a última alternativa possível. O ideal é usar material apropriado para isso, que já sabemos qual é. O óleo é meio que uma gambiarra quando não se tem, com o tempo ele vai evaporar ou ser absorvido pelo metal do bloco e no final so vai servir para apertar e não para remover o parafuso no futuro. Já no caso a graxa de rosca, não sai de lá em nenhum momento.
NUNCA! Mais nunca mesmo passe graxa na junta. Se fizer isso nunca vai vedar... Se observar a junta, tem uma "cola seca" que cola sobre pressão e calor... aliás, deve limpar a superfície do bloco e cabeçote com thinner para tirar resíduo de graxa.
Ele é muito alto para aplicação eestá pegando o mínimo dele e passando um pocado até, mas da para usar. O mínimo dele passa de 25Nm... pouco mas passa.
20 B·ft são iguais a 27Nm, a diferença é tão pouca que se perde na precisão desse torquímetro. Então deixa no mínimo setado. Eu não conheço o aparelho, mas deve deixar a marca do risco 20 foot pouds alinhado com o "0", ou seja, informando que está em 20 Pe libra. o "0" da barra de rolagem é o decimal. Como o nosso mínimo é 20 pouds, então deixa o "0" alinhado ao meio (risco vertical), e o risco da barra de rolagem (risco horizontal) alinhado ao 20, no caso escala de Pé-libra força.
Olha esse vídeo que vai te mostrar quando atingir os "20 pouds" é oque tu deve fazer.
Quanto ao óleo de motor na rosca, é a última alternativa possível. O ideal é usar material apropriado para isso, que já sabemos qual é. O óleo é meio que uma gambiarra quando não se tem, com o tempo ele vai evaporar ou ser absorvido pelo metal do bloco e no final so vai servir para apertar e não para remover o parafuso no futuro. Já no caso a graxa de rosca, não sai de lá em nenhum momento.
NUNCA! Mais nunca mesmo passe graxa na junta. Se fizer isso nunca vai vedar... Se observar a junta, tem uma "cola seca" que cola sobre pressão e calor... aliás, deve limpar a superfície do bloco e cabeçote com thinner para tirar resíduo de graxa.
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Belo desenho Coy!
Use a escala M KGS.
O número zero da roldana deve atingir a marca 2.8 M KGS. Você terá 28 Nm, que é o valor mínimo de torque desse aparelho. Mas é como o Rafaelo disse, esse pouco a mais não tem tanto problema, cai na tolerância. Melhor que apertar a olho. :smt023
Só para complementar, vc não vai usar, pois vai usar o torque mínimo, mas a sequência de números da roldana (2/4/6/8) é para ir ajustando o torque entre as marcas.
Exemplo: Na escalinha entre o 2.8 e 4.2 vc vai aumentando o torque. Tipo se vc coloca o 0 no 2.8, terá 28Nm, se coloca a marca 2 no 2.8 terá cerca de 30Nm e assim por diante, até o próximo número zero alcançar o 4.2, que será o valor de 42Nm.
Use a escala M KGS.
O número zero da roldana deve atingir a marca 2.8 M KGS. Você terá 28 Nm, que é o valor mínimo de torque desse aparelho. Mas é como o Rafaelo disse, esse pouco a mais não tem tanto problema, cai na tolerância. Melhor que apertar a olho. :smt023
Só para complementar, vc não vai usar, pois vai usar o torque mínimo, mas a sequência de números da roldana (2/4/6/8) é para ir ajustando o torque entre as marcas.
Exemplo: Na escalinha entre o 2.8 e 4.2 vc vai aumentando o torque. Tipo se vc coloca o 0 no 2.8, terá 28Nm, se coloca a marca 2 no 2.8 terá cerca de 30Nm e assim por diante, até o próximo número zero alcançar o 4.2, que será o valor de 42Nm.