2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por DÉCO »

cara qdo vc for pra praia agora se tiver como e vc passar aki perto de SP dá um toque :wink:
[/quote]
.
Pesou a consciencia RBMartins !! :lol: TO BRINCANDO HEIN !! (é que fui colado em sampa estes dias e nao deu certo da gente c encontrar).

Vou passar aí perto e desta vez vou com o meu Topázio, e sem pressa, aí eu nao to "preso" a ninguem, c tiver muito "fervo" no rodoanel pra descer, subo pra sampa pra gente trocar ideia amigo !!
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Motor: 2.0
Ano: 1987

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

DÉCO escreveu:
Caramba, taquaritinga faz divisa com matao, e conheço a estrada que vc passa, um pouco antes de taquaritinga, c passa por cima da Washington Luiz, neste ponto c ta a uns 25 km da minha casa ! vamo conbinar sim, quando vc vir pra Ribeirao preto, tem um posto de combustiveis perto deste trevo, a gente conbina e eu vou te encontrar, c voce tiver tempo, a gente troca uma ideia no posto tomando uns refri :smt023

PQP !!! semana passada fui em Apucarana-pr, fica do lado de Arapongas,(acabei de ver no googlemaps) c tivesse visto :smt021 com certeza tinha ido te visitar, mas a situaçao foi meio braba, faleceu o bisavô dos meus filhos (avô da mae deles) e fui com o Classic se 92 pd 2.0 alcool da minha amiga !!!
Com certeza, Déco. Será um grande prazer encontrá-lo. Assim que surgir a oportunidade de RP aviso você, amigão! :smt023

Sinto muito pelo ocorrido em Apucarana. Que Deus conforte a família!
Apucarana é uma bela cidade. Tem cerca de 112.000 habitantes, é a capital do boné, e referência na região do Vale do Ivaí aqui no PR. É a minha cidade natal, embora eu nunca tenha tido a oportunidade de morar lá. Como eu sempre digo, eu morava aqui em Arapongas, fui para Apucarana, nasci e voltei rsrs...
Apucarana fica há 12 km da minha cidade. Para chegar até lá, você passou pela BR-369, que atravessa Arapongas e que fica há 2 km da minha casa. Pelo menos, agora você já sabe como me encontrar aqui no PR rsrsrsrs.............
Saiba que você é muito bem vindo aqui em Arapongas e em todo o Estado. Será sempre um prazer recebê-lo. Quando puder, não hesite em vir nos visitar! :wink:

Abração Déco!!!! :smt023
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Isso c nao passei na "porta" da sua casa !! consegui me perder em Arapongas kkkk.
Na verdade eu fui em cambira, la é bem pequeno, a cidade quase parou pelo falecimento dele, mas ele ja era idoso (apesar de muito saudavel) morreu com 85 anos, c eu chegar la, pra mim ta bom, to no meio do caminho kkk
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
S h E e Q u O

RESTAURAÇÃO E LIMPEZA DA FORRAÇÃO DAS PORTAS

Caros amigos Monzeiros, boa noite!

Analisando o atual contexto da restauração, concluí que o próximo passo será, mesmo, partir para a etapa de pintura, seja lá qual for a decisão que eu deverei tomar a respeito da porta do lado esquerdo (recuperação ou troca).

Então, resolvi prosseguir nesta 3.ª etapa já iniciada, pulando, porém, a parte da pintura e da limpeza interna. Sendo assim, passei para a restauração e limpeza da forração das portas, para, somente em janeiro/14, agendar os serviços de funilaria e pintura. Só depois farei a limpeza interna do carpete, bancos e demais forrações.

Nesta semana, aproveitei as tardes de sol forte para realizar a restauração e limpeza da forração das portas. Como são muitas fotos, vou postar apenas as da forração da porta do lado esquerdo. Mas, garanto a todos que o resultado das duas foi idêntico.

Eis as fotos:

Campo de trabalho: por dentro, painel super conservado.
Imagem

A forração estava firme, mas começando a se soltar nas beiradas.
Imagem

Eliminei a poeira superficial do painel interno e passei a restaurar a cola das partes soltas da forração.
Imagem

Imagem

Enquanto a cola secava, aproveitei para lixar e envernizar os parafusos internos do porta-mapas e descansa braço.
Imagem

Também fiz a limpeza do porta-mapas, ainda com ele fora do lugar.
Imagem

Lavei bem e encerei o suporte da luz de cortesia.
Imagem

Olha que legal: a peça é ainda a original.
Imagem

No dia seguinte, com a cola bem seca, separei a forração para lavagem a seco do tecido.
Imagem

Ferramentas: escovinha de dente, pano limpo e seco, escova de lavar roupa, aspirador de pó/água e uma solução de água com 10% de Vanish Carpex.
Imagem

Com a escovinha de dente, lavei o local dos detalhes menores do courvin. Lavei com pouca solução, em partes pequenas, secando com o pano logo em seguida.
Imagem

Detalhe em carpete: Lavei com pouca solução, em partes pequenas, com a escova de roupa.
Imagem

Logo em seguida, passei o aspirador de pó/água, para sugar o resíduo da solução.
Imagem

Após, passei o pano para secar. A ideia é jamais deixar o tecido ensopado ou úmido.
Imagem

Detalhe em tecido: Mesma coisa, escova de roupa, pouca solução e lavagem a seco em partes pequenas.
Imagem

Rapidamente, passa-se o aspirador:
Imagem

E, em seguida, passa-se o pano para secagem:
Imagem

Outra área do tecido: Mesma coisa, escova de roupa, pouca solução e lavagem a seco em partes pequenas.
Imagem

Imagem

Aspecto da forração da porta após a lavagem a seco. Fica pronto na hora.
Imagem

Detalhe em carpete:
Imagem

Detalhe em tecido:
Imagem

Imagem

Finalizado o procedimento, instalei o suporte da luz de cortesia e restaurei a cola de fixação da espuma interna.
Imagem

Depois de lavada com detergente neutro e enxaguada com bastante água corrente, colei a espuma, já seca, no local de origem.
Imagem

Resultado do procedimento, após a instalação do suporte da luz de cortesia:
Imagem

Forração completa, já com o porta-mapas:
Imagem

Imagem

Cor da água que foi sugada pelo aspirador de pó/água, após a limpeza dos tecidos:
Imagem

Conforme esclareci acima, o procedimento e o resultado obtido nesta forração da porta do lado esquerdo foram os mesmos da forração da porta do lado direito. Cada forração demanda cerca de 30 minutos de serviço. O procedimento todo foi realizado em dia de sol bem quente, porém, sempre à sombra. O calor do dia auxilia na secagem final, que dura poucos minutos (máximo 10 minutos), mas expor este procedimento ao sol, poderá empenar o painel interno da forração e manchar o tecido.

Espero que tenham gostado! :D

Abraço e bom final de semana a todos. :wink:
eduardo_saura
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Que beleza! Nao vejo a hora de chegar nessa etapa! Parece que nunca vai chegar. :smt030
avvsilva
Estado: Minas Gerais-MG
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por avvsilva »

Muito bom, shequo, fantástico! O forro de porta ficou como novo, impressionante. Chama a atenção como seu carro está conservado. Em Monzas com esta tapeçaria xadrez que a gente vê por aí, geralmente está bem desbotado. No seu a parte preta está bem preta ainda. :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
S h E e Q u O

eduardo_saura escreveu:Que beleza! Nao vejo a hora de chegar nessa etapa! Parece que nunca vai chegar. :smt030
Rapaz, e eu vendo o seu tópico, não vejo a hora de chegar na etapa da pintura rsrsrs..... :D
E é bem isso mesmo. Parece que não chega nunca a hora de passarmos de uma etapa para a outra rsrsrsrsrs.... :smt005
S h E e Q u O

avvsilva escreveu:Muito bom, shequo, fantástico! O forro de porta ficou como novo, impressionante. Chama a atenção como seu carro está conservado. Em Monzas com esta tapeçaria xadrez que a gente vê por aí, geralmente está bem desbotado. No seu a parte preta está bem preta ainda. :smt023
Silva, pelo que me consta, esse carro ficou muito tempo parado, pois o proprietário anterior, que era o primeiro dono, teve um problema de saúde (catarata) e não podia passar por uma cirurgia, então, teve que parar de dirigir. E o carro ficou lá na garagem, à sombra (salvo engano, num edifício). Desde quando o carro era novo, a esposa dele mantinha uma pequena manta no banco de trás, cobrindo os encostos de cabeça, encosto e assento do banco, o que contribuiu para a conservação do tecido. Eles só tiraram esta manta antes de vender o carro para mim. Então, tive muita sorte neste quesito.

Outro detalhe é que, durante a limpeza, que prefiro sempre fazer a seco, utilizei o mínimo de produto de limpeza possível, pois, como o tecido já é bem antigo, pode ser que o produto de limpeza, por melhor e mais seguro que seja, pode vir a desbotar as cores do tecido, principalmente as cores mais escuras.

E aí, você resolveu mesmo fazer aquela limpeza na tubulação do ar? Deu tudo certo :?:
Responder