2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Murillo escreveu: Pela integridade do seu carro, creio que a solução mais rápida e barata é partir para outra porta. A porta atual é totalmente recuperável, mas o investimento será maior e terá que achar um profissional que faça o serviço bem feito.
Concordo!
daviddiniz escreveu: Ou troca ou recupera. Na Minha opinião trocar só metade da porta é serviço porco.
É verdade!
Robson Lott escreveu: Quanto à porta, é só um detalhe... Nada que irá macular a presença e conservação do seu 87.
Robson, obrigado pelo apoio. Tomara que esta seja a última ou uma das últimas "novidades" que me apareceram! rsrs...
luiz sle escreveu: Ocorreu o mesmo nas duas portas do S/R. Perdi pintura original boa ainda por causa disso. Todo dono de Monza deveria arrancar, logo que comprar o carro. Essa manta resseca com o tempo, descola e acumula água.
Ouço muito isso!
Creio que a manta seria dispensável nos casos mais delicados.
monzamon escreveu: nossa cara, que monza conservado , e esse seu cuidado é fantastico , parabens , me surpreendi por tanto carinho e zelo !
Obrigado pelo apoio. Confesso que também me surpreendi com a conservação do seu Monza.

Pessoal, li as ponderações de todos e só depois fui até a oficina. Aí, procurei o profissonal que faz este tipo de serviço para mim. É um menino novo, mas muito experiente. Teve 7 anos de Ford e agora tem a sua oficina particular. O pai dele trabalhou com funilaria e pintura na concessionária GM daqui a vida toda e só saiu de lá porque se aposentou por tempo de serviço. Ele é muito conhecido aqui na cidade pela qualidade dos seus serviços.

Então conversamos e ele me sugeriu, primeiro, tentar recuperar a porta. As ponderações dele foram as de que a porta dos caixote é uma das mais resistentes; as portas novas (que eu cotei a R$450,00) disponíveis, ainda que originais, tem as folhas menos resistentes do que as da porta do meu carro; trocar só a folha de fora resolveria o problema, mas, depois de pronta, a porta não ficaria boa, tanto pelo fato de as novas folhas disponíveis no mercado serem menos resistentes, quanto pelo fato de ter que serem refeitas todas as soldas, tornando uma porta aparentemente nova, porém, judiada em sua estrutura e de qualidade e resistência duvidosa; pelo estado da porta que está no carro, apesar da corrosão, não seria aconselhável trocá-la por outra usada, já que dificilmente outra porta usada poderia estar melhor conservada e com menos corrosão do que a que eu já tenho. Então, ele se propôs a recuperar a porta, incluindo este procedimento no orçamento que eu já havia feito com ele para realizar a repintura do lado esquerdo inteiro do carro (para evitar diferença de tonalidade que haveria com a repintura só da porta), do painel dianteiro, da tampa do porta mala (que está esbranquiçada de ter tomado sol por anos a fio) e do painel traseiro. Provavelmente, o carro vai para a oficina de funilaria em janeiro. Precisamos combinar. Mas, resumindo, recuperando ou não a porta, ele me garantiu que vou pagar a mesma coisa.

O que vocês acham? Vale a pena tentar recuperar esta porta antes de comprar outra?

Abraço a todos!!
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 07 Dez 2013, 08:48, em um total de 1 vez.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

O grande problema de recuperar a porta, é que como ela vai ser soldada, vai precisar de tratamento interno também... ou seja, é muito difícil lixar, tratar e pintar o lado interno da porta. Se não fizer isso, vai estourar de ferrugem em pouco tempo.

Dessa maneira, as portas do caixote podem ser mais resistentes, porém a sua será menos resistente por ter sido soldada, entende? Não somente pelo fato da solda em si, mas principalmente pela, digamos, impossibilidade de fazer um tratamento adequado na parte interna da porta, que é onde acumula água... Dessa forma, uma porta nova, mesmo que menos resistente que uma porta de caixote, nesse caso, passaria a ser mais resistente pelos fatos já explicados. Por isso eu optaria por uma porta nova (original), ou uma usada (original de época).

Outra coisa que vc poderia fazer, como eu comentei, seria correr atrás de uma porta original de caixote, usada... Pode ser que tenha uns podrinhos, mas sendo só um pontinho, coisa pouca, nesse caso vale à pena recuperar. No seu caso, o que ao meu ver "impossibilita", ou melhor dizendo, torna inviável a recuperação, é a grande quantidade de ferrugem na parte inferior... ai pode ser que demande o uso excessivo de massa pra deixar a lata lisinha novamente, coisa que uma porta nova, ou uma usada original em bom estado, não precisaria. Em uma das fotos observamos que existe podre em quase toda a extensão inferior da porta... E pra recuperar uma porta nessas condições, fazendo o trabalho da maneira correta, pelo que eu já vi o Mozo comentando, tem que "desfolhar" pelo menos a metade dela, pra refazer todas as dobras bonitinhas novamente, no mesmo padrão... isso vai MUITO tempo, depois limar toda a chapa pra ver pontos altos e baixos (pra usar o minimo da massa possível), rebater tudo com martelo e tassos, vai mais tempo ainda, rsrsrs... se for fazer só o manchão, como ele diz, rsrsrs, ai é rápido. Ou seja, num serviço que vc poderia gastar 2 horas (com a troca da porta), vc vai gastar 1 semana...

Depois que vc realizar o serviço na porta, seja recuperação, ou troca... pega aqueles óleos que o pessoal aplica em chassi de carro depois da lavagem, e misture com um pouco de graxa à base de sabão de lítio, de modo a engrossar a consistência do óleo. Fica muito parecido com o anti-ruste e protege mesmo! Fica tudo melado dentro das portas, isso é fato, mas fica protegido. Meu GLS tem as 4 portas INTACTAS, graças a isso... se não fosse assim, acho que nem porta eu teria mais, srsrsrrsrs!

Abs!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Murillo »

S h E e Q u O escreveu:Grande Murillo, tudo bem, cara?

Obrigado pelas suas palavras, pela sua consideração. Naquele dia, comentei a mesma coisa com a minha esposa. Ganhei novos amigos, o Murillo e sua família. Que família fantástica! Sinceramente, também considero você meu irmão. Saiba que foi um grande prazer recebê-los aqui em casa e que sempre estarei aguardando nova visita de vocês. A minha casa está aqui sempre à sua disposição.

Tomara que dê tudo certo neste final de ano, para que a visita do seu belíssimo S/R seja concretizada. Não vejo a hora de encontrá-lo de perto, afinal, este carro, nesta versão e ano, na cor Vermelho Bonanza, como sempre costumo dizer, é o meu sonho de consumo desde o ano de 1986.

Abração e lembranças à querida família. :smt023
Fala Chico, tudo certo?

Você já é de casa e nossa casa também estará sempre de portas abertas a vocês quando forem a região. Não tenha dúvidas que se estiver por perto irei até ai para conversamos mais, aquele dia foi corrido mas foi muito bem aproveitado.

Agora no final do ano está tudo certo, irei passar o natal em Maringá e irei com o S/R exclusivamente para apresentar a você. Você sempre me disse que é o seu sonho de consumo, então faço questão. Junto com ele vou levar as revistas com os testes da época e um catálogo exclusivo dele do lançamento que você irá gostar bastante.

Irei uns dias antes do natal para lá, isto já é certo.

Vamos conversando até lá, é só combinarmos o dia!

Sua lembrança será dada! :smt023

Abs
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
S h E e Q u O

Combinado!
Conversamos até lá! :smt023
Abraço
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
C vê chico, tambem sinto falta de ter algeuem aqui do Monzeiros por perto pra poder "trocar umas ideias" pessoalmente, acredito que qdo acontecer, vou ficar horas conversando :lol: .

Vou tentar entrar em contato com alguns novos monzeiros que moram na faixa de 100 km daqui pra combinar de c encontrar e "bater papo" .

Tambem tenho este sentimento de "familia" com a galera aqui do Monzeiros, afinal a gente compartilha de tantos gostos iguais, nao tem nem como nao sermos parecidos.

Sei que tem um Monzeiro em Sao Carlos (75 km daqui) e outro em Ribeirao Preto (100 km daqui) e tem outros tbm, preciso entrar em contato.

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

DÉCO escreveu:.
C vê chico, tambem sinto falta de ter algeuem aqui do Monzeiros por perto pra poder "trocar umas ideias" pessoalmente, acredito que qdo acontecer, vou ficar horas conversando :lol: .

Vou tentar entrar em contato com alguns novos monzeiros que moram na faixa de 100 km daqui pra combinar de c encontrar e "bater papo" .

Tambem tenho este sentimento de "familia" com a galera aqui do Monzeiros, afinal a gente compartilha de tantos gostos iguais, nao tem nem como nao sermos parecidos.

Sei que tem um Monzeiro em Sao Carlos (75 km daqui) e outro em Ribeirao Preto (100 km daqui) e tem outros tbm, preciso entrar em contato.

abraço
cara qdo vc for pra praia agora se tiver como e vc passar aki perto de SP dá um toque :wink:
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
S h E e Q u O

DÉCO escreveu: C vê chico, tambem sinto falta de ter algeuem aqui do Monzeiros por perto pra poder "trocar umas ideias" pessoalmente, acredito que qdo acontecer, vou ficar horas conversando :lol: .

abraço

Verdade Déco! Tem muitas pessoas extraordinárias aqui no forum e muitas delas, além de tudo, tem personalidades parecidas. É uma pena mesmo que moramos a uma distância que não nos permite conversar e ver os carros pessoalmente, nem que fosse 1 vez por mês. Mas isso não impede de marcarmos um dia, nem se for naqueles eventos da Primarca em SP. Eu e minha esposa temos parentes em Ribeirão Preto. Quando vamos para lá, passamos aqui por Marília, Porto Ferrão, Taquaritinga e parece que passamos perto de Matão. Na minha próxima viagem para lá, aviso você e se você estiver tranquilo num domingão, te dou um toque para a gente combinar de bater um papo. Quem sabe um domingo pela manhã e avisamos os amigos Monzeiros das imediações. Ou então, em alguma cidade daí da região que fique perto para todo mundo. Temos que aproveitar cada oportunidade! Tenho certeza que esse evento seria muito legal e proveitoso. O que você acha da ideia?

Abraço
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

Verdade Déco! Tem muitas pessoas extraordinárias aqui no forum e muitas delas, além de tudo, tem personalidades parecidas. É uma pena mesmo que moramos a uma distância que não nos permite conversar e ver os carros pessoalmente, nem que fosse 1 vez por mês. Mas isso não impede de marcarmos um dia, nem se for naqueles eventos da Primarca em SP. Eu e minha esposa temos parentes em Ribeirão Preto. Quando vamos para lá, passamos aqui por Marília, Porto Ferrão, Taquaritinga e parece que passamos perto de Matão. Na minha próxima viagem para lá, aviso você e se você estiver tranquilo num domingão, te dou um toque para a gente combinar de bater um papo. Quem sabe um domingo pela manhã e avisamos os amigos Monzeiros das imediações. Ou então, em alguma cidade daí da região que fique perto para todo mundo. Temos que aproveitar cada oportunidade! Tenho certeza que esse evento seria muito legal e proveitoso. O que você acha da ideia?

Abraço
[/quote]
.
Caramba, taquaritinga faz divisa com matao, e conheço a estrada que vc passa, um pouco antes de taquaritinga, c passa por cima da Washington Luiz, neste ponto c ta a uns 25 km da minha casa ! vamo conbinar sim, quando vc vir pra Ribeirao preto, tem um posto de combustiveis perto deste trevo, a gente conbina e eu vou te encontrar, c voce tiver tempo, a gente troca uma ideia no posto tomando uns refri :smt023

PQP !!! semana passada fui em Apucarana-pr, fica do lado de Arapongas,(acabei de ver no googlemaps) c tivesse visto :smt021 com certeza tinha ido te visitar, mas a situaçao foi meio braba, faleceu o bisavô dos meus filhos (avô da mae deles) e fui com o Classic se 92 pd 2.0 alcool da minha amiga !!!
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder