Não vá ficar com raiva de mim, mas vamos às respostas... :smt023
GLESTONY escreveu:Saudações caríssimos! gente é o seguinte tenho agora algumas duvidas e trago as aqui para que vocês dem deem seu parecer a respeito do tema que me aflige a cuca. Haja vista que muitos aqui no fórum podem ter passado por situação semelhante e tal. O mecanico preparador, cujo fiz uma parceria recente, no intuito de resolver a questão de meu Monza, sensor do fluxo de ar que não funciona, me apontou uma alternativa, em mudar o sistema de injeção, para que eu não venha ter no, futuro, dificuldades com a "problemática" do sistema Le Jetronic.
Problemático é ele... kkkkkkkk
uma delas é mudar de 4 bicos para 1 bico. tenho três perguntas a respeito desta: no geral vale a pena mudar?;
Vai perder uns 7 ou 8cv de cara.
O MPFI sem EZK tem 116cv (com EZK tem 121cv).
O EFI à gasolina, com 9,2:1 de taxa, tem 110cv na gasolina e 116cv no álcool.
Mas não adianta achar que "ah! então é só colocar a EFI e rodar com álcool que terei os 116cv de volta".
Para chegar nesta potência, a mesma que o MPFI tem com taxa de 8,8:1 e distribuidor à vácuo/centrífugo, vai ter que abrir o motor e trocar os pistões.
caso realmente assim o faça, meu Monza tem painel digital, com esta conversão ficaria o mesmo painel digital?;
Acho que não muda nada para o PD. O sensor de velocidade já está lá mesmo e as outras funções não dependem da injeção. Aliás, passaria a ter as funções da lâmpada de marcha ascendente e luz de anomalia da injeção operando.
apos a mudança o carro teria interface com o computador?...
Computador de bordo: Não. Teria que trocar por um CB para EFI.
Scaner, teria assim como todos os outros EFI.
o preparador, sabendo que o carro fora chipado para andar no álcool (informação que obtive com o antigo proprietário do carro)
Chipar uma LE-jetronic não tem como. Se fizeram alguma coisa, arrisco a dizer que fizeram gambiarra... hehehe
adaptou um sensor de um golf na fiação do sensor do fluxo de ar do Monza, e segundo ele, esta tendo alguma leitura com o modulo de injeção ( andamos um pouco com o carro hoje a tarde), caso contrário, segundo ele, a central isolaria a injeção imediatamente.
Não falei? Quais as chances de um sensor de vazão de ar, feito para outro carro, com outra injeção, funcionar direito no seu monza?
Um detalhe os bicos que estão no carro, ao que tudo consta, são do Kadett gsi, pois são amarelos
Tudo errado.
Não são de GSi e não vão funcionar direito na sua injeção, porque são de alta impedância.
e talvez foram abertos para atuar no álcool.
Vai saber o que fizeram com os bicos...
isto ainda sera melhor verificado pelo preparador. Uma vez que foi feito a dita adaptação do sensor abastecemos o carro no álcool para ver se a central vai bloquear ou não a injeção e fazermos um teste de media de consumo para ver se tem melhor rendimento, caso o carro ande "normalmente", dai seria feito os ajustes devidos. Bem por hora é isso pessoal, se tiver alguém ai que possa me dizer algo a respeito agradeço de antemão e logo mais direi aqui como se deu isso de "sensor do golf" no Monza

Numa boa... Eu acho que seguindo por este caminho obscuro, montando um sistema todo frankstein (sensor errado, bicos errados e vai saber mais em que fuxicaram), você vai ter despesa e dor-de-cabeça por muito tempo ainda.
Daqui de longe, minha primeira sugestão é fugir deste prepara-a-dor gambiarreiro aí.
É perfeitamente possível reparar sua le-jetronic. Só que pode dar trabalho por ter que testar sensores manualmente (multímetro) e não com um scaner. Por isso a maioria dos mexânicos fogem dela (preguiça ou falta de conhecimento).
Mas é óbvio que a escolha é sua.
Boa sorte aí e qualquer novidade, vá postando aqui no fórum. :smt023