Vectra (A) CD 1995/1996 - Robson Lott

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Vectra (A) CD 1995/1996 - Robson Lott

Mensagem não lida por Robson Lott »

Sem intrometer, mas já intrometendo, a questão do CC é simples. Se o carro tem acelerador por cabo, qualquer sistema, QUALQUER consegue atuar na borboleta de aceleração pra TENTAR compensar uma perda de velocidade configurada, e TENTAR através de cut-off a redução da velocidade, quando ultrapassa a solicitada.
Os sistemas adaptativos (que a meu ver devem ser beeeeeeeem sem graça, além disso, intrusivo) atua também nos freios, salvo engano.

Já andei em viagem numa "perua" Corolla 93 que meu pai teve e usei esse recurso. O carrinho era MT (desacionava o CC com embreagem e/ou freio, como o do Leocastro) tinha um ótimo motor, muito elástico (1.8 16v) e com um câmbio um tanto quanto um pouco longo, mas a atuação do CC era muito interessante e muito prazerosa quando se andava a uns 120 constantes em rodovia com retas com descidas e subidas, onde o papel do CC ajudava inclusive na economia de combiustível, pois não acelerava além do que se configurava para a velocidade.

Abraços!

Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Vectra (A) CD 1995/1996 - Robson Lott

Mensagem não lida por Malagoli »

Interessante de mais Robson... eu cheguei a reparar isso no esquema do Leo, tipo "qualquer um que atue sobre cabo dá" ... porém ele teve aquele probleminha quanto aos pulsos, e sem brincadeira... isso é coisa que, se eu montasse, jamais saberia resolver. Eu não sou totalmente leigo em eletrônica, mas sei apenas o básico, quase que Plug 'n Play.. se tiver que fuçar de mais, eu não tenho embasamento técnico.

Mas que a ideia é sensacional, é.... e creio que vale a tentativa.

Vamos colocando isto nos planos né... mais um item pretendido pra listinha, hehe

Abraço!
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Vectra (A) CD 1995/1996 - Robson Lott

Mensagem não lida por Robson Lott »

Vc tem razão, Malagoli!
A simplicidade é de como atua, mas não significa que QUALQUER sistema de CC por cabo seja simples de instalar. Inclusive, concordo plenamente que se temos essa questão dos pulsos, realmente iríamos coçar bastante a cabeça pra solucionar isso!
Eu acabei lembrando só do sistema do Vectra B, porém mais raro e mais caro hoje em dia. É basicamente a mesma coisa, mas aproveita os pulsos "padrão GM". No nosso TBI ("nosso", pq é tudo parecido com os GM MPFI, tirando um detalhe ou outro...) aonde fica o suporte pode ser colocado um original também, que veio no Vectra.

Não sei como é o do Astra. Creio que não seja diferente, mas os Astra tiveram poucas unidades com CC e acelerador por cabo. Que eu me lembre, rapidamente o sistema eletrônico foi "imposto" e assim o CC é um pouco diferente, não sendo mais por cabos...

Abração!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Vectra (A) CD 1995/1996 - Robson Lott

Mensagem não lida por Leocastro »

Malagoli escreveu:Interessante de mais Robson... eu cheguei a reparar isso no esquema do Leo, tipo "qualquer um que atue sobre cabo dá" ... porém ele teve aquele probleminha quanto aos pulsos, e sem brincadeira... isso é coisa que, se eu montasse, jamais saberia resolver. Eu não sou totalmente leigo em eletrônica, mas sei apenas o básico, quase que Plug 'n Play.. se tiver que fuçar de mais, eu não tenho embasamento técnico.

Mas que a ideia é sensacional, é.... e creio que vale a tentativa.

Vamos colocando isto nos planos né... mais um item pretendido pra listinha, hehe

Abraço!
Malagas, creio que ai em BH não seja difícil você encontrar o módulo do VEctra B, ai seria mais fácil. Mas, creio que o sinal de velocidade do VEctra, seja o mesmo do Tucson, pq, um membro do kadetteiros relatou ter tido o mesmo problema no kadett dele, usando um módulo do Vectra! A velocidade ficou "dobrada" para o módulo do CC.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Vectra (A) CD 1995/1996 - Robson Lott

Mensagem não lida por Robson Lott »

Ya...
Depois que saí de comer em Ayacucho, custei achar a saída da cidade pra ir pra Abancay, e depois Cusco. Um policial não me explicou direito, mas eu tava começando a pegar uma estrada de terra, tipo um atalho. E ele me contou que era uns 50km dessa terra...
Putz.. eu já tava ficando preocupado. Perdi mais tempo ainda em Ayacucho pra sair pro lado que era asfaltado e... SURPRESAAAA!!! a parte que era pra tá asfaltada, também tinha terra....
Pensei que realmente eu ia chegar mais a noite em Cusco... Inclusive o GPS tava tentando me dizer isso...

Imagem

Então rodei umas 3 horas e resolvi parar em Andahuaylas, pois era uma cidade razoavelmente urbana.
Por lá, gracas a Deus encontrei um hotel bom, tranquilo pra descansar depois desse stress por não ter pego o caminho que fiz na ida...

Mas ao amanhecer é que eu me dei conta do sol Andino, que o clima, mesmo sendo frio, te empurra um lindo sol bem fortinho... :smt031

Imagem

E fiquei até umas 10:00 em Andahuaylas pra ver se encotrava algum comércio aberto onde eu poderia fazer minhas compras de sucos, água, frutas, um carregador 12v pro celular e um protetor solar... Já tava ficando chato isso! :smt021 E a surpresa foi só aumentando... Andei uns 50km em uma estrada de terra branca, parece uma poeira bem fina. Com o braço queimado e já com algumas dores de fazer curva com um braço só, me encontrei num momento difícil da viagem, enfrentando mais curvas, mais terra e mais dores (que agora eram nas costas, por causa da inércia).

Imagem

Notei que o carro tava socando muito nessa estrada, mas é pq na rodovia gosto de pneus mais duros, tipo 35 libras... Nunca tive problema com desgaste irregular em meus carros por essa prefeência, e creio que já me salvou de mutos buracos.
Então calibrei os pneus pra 26 libras todos e me deparei com essa linda, porém frustrante vista:

Imagem

Tá vendo aquelas linhas ali? É a estrada...
Tá vendo que elas são clarinhas, coincidentemente da cor da terra de onde eu tava? Pois é... acho que rodei mais de 100km de estrada de terra... :smt010

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cidade de Abancay,.,,,, Pelo visto, Cusco ia demoraaaaaaar!!!!

Imagem

Imagem

Imagem

Cidade de Abancay,.... depois posto continuacao.. detalhe da placa!!!

Imagem


Abracos!!!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Vectra (A) CD 1995/1996 - Robson Lott

Mensagem não lida por 500EF »

Olha que esta estrada de terra está melhor do que muita rodovia asfaltada aqui no Brasil... rsrsrs
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Vectra (A) CD 1995/1996 - Robson Lott

Mensagem não lida por Leocastro »

500EF escreveu:Olha que esta estrada de terra está melhor do que muita rodovia asfaltada aqui no Brasil... rsrsrs
E tem menos pedras!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2120
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Vectra (A) CD 1995/1996 - Robson Lott

Mensagem não lida por coy »

Lindas fotos, apesar de todos os inconvenientes tem esta paisagem linda.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Responder