Indicador de Combustivel Alguem tem a referencia?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
pablofarias
Modelo: - SELECIONE --------

Indicador de Combustivel Alguem tem a referencia?

Mensagem não lida por pablofarias »

Ola Pessoal,
pouco venho aqui para pedir ajuda, até por que meu tempo é curto e a internet aqui é do arco da velha e para conectar ta horrivel.

bom eu tenho um sl/e 84 4pt 2.0 alcool, porem estou com um problema que me encomoda e muito que é o marcador de combustivel, quando ligo a chave ele da tanque cheio, quando nao se tem nem 4 litros dentro do tamque :)
entao testando as partes, a boia esta funcionando pois testei com o multimetro ligado a ela e ela respondeu conforme fui colocando combustivel no tamque.

Porem o relogio, nao muda a posição do ponteiro, ou seja somente quando desliga a chave ele zera.

Entao o problema esta no relogio, que ai vem o problema, nao consigo a referencia do relogio para que eu possa comprar outro pela internet, uma vez que por aqui nao o encontrei em lojas de auto peças.

O relogio de combustivel é o do painel sem rpm ou seja o painel basico, o relogio tem quatro porcas para o prender a malha atras dele, eu consegui até um painel igual ao meu com o marcador de combustivel funcionando porem o marcador que veio nele é um que tem somente uma porca, entao nao deu certo, sera que alguem sabe a referencia deste relogio, e por que ele é diferente deste outro que eu consegui que tambem é de um 84 porem com 2 pt?

Agradeço a todos.

Abraços.
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Indicador de Combustivel Alguem tem a referencia?

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Pablo, a boia está associada a um resistor variável, ou reostato, ou potenciômetro, como queira chamar. Este resistor tem um lado à massa e o outro lado vai para o instrumento indicador e do outro lado do instrumento vai à alimentação pós-chave por intermédio de fusível. Internamente o instrumento é montado como uma "Ponte de Wheatstone" em que o reostato da boia é um dos lados do circuito em losango. Quando o tanque enche, há mais resistência no reostato, desiquilibrando mais intensamente a ponte, e o ponteiro sobe porque pelo galvanômetro do ponteiro circula mais corrente. Se houver problemas na fiação que vai do instrumento até o terra no chassis passando pelo reostato, haverá mais resistência neste lado da ponte e o ponteiro subirá mais do que o normal. Então, uma hipótese é de que haja mal contato por aí. Os lugares mais comuns para este mal contato, ou até total perda de contato, está no aterramento (fio marrom que sai da boia), ou no conector do painel de instrumentos, ou até nas trilha do circuito impresso do painel. Mas também é possível que o instrumento esteja descalibrado. Se você retira-lo do painel, verá que há um "trimpot" para ajuste e calibração.

Bem, você disse que o reostato responde bem com verificação de multímetro. Então, parta do princípio de que ele não tem nada a ver com o problema. Logo, ou há problema de fiação, de terminais, de conectores ou desregulagem interna no instrumento.

Não é difícil fazer a verificação do sistema em bancada. Não há, pelo menos no começo, necessidade de desmontar o painel de instrumentos. Basta retira-lo do painel do carro. Faça uma inspeção visual nas trilhas do circuito impresso que é de plástico flexível. Teste continuidade das trilhas. Aproveite e teste todas, do painel inteiro. Se houver trilhas rompidas, emende com um pedacinho de cabinho flexível e solda. Se tudo estiver em ordem, ligue o instrumento em série com a boia (há dois terminais em cada um). Presume-se que também a bois foi retirada do carro. Ligue o outro lado do instrumento a +12V de uma fonte de alimentação ou bateria. O outro lado da boia vai ligado ao negativo da fonte ou bateria. Movimente a haste da boia e verifique o resultado.

Se tudo funcionar bem, então o problema está na primeira hipótese, ou seja problemas de conectores e fiação. Se não funcionar bem, há problema no funcionamento do instrumento. Se for este caso, geralmente há um regulador de voltagem no instrumento para compensar as flutuações do sistema elétrico. É um primeiro suspeito. Há todo um conjunto de ligações elétricas dentro do instrumento, que tem inclusive trilhas de circuito impresso. O problema poderia estar aí. Há o trimpot de ajuste, que também pode ser o culpado. Há também resistores fixos na ponte e eles também podem causar problemas.

Como vê, não há uma "receita de bolo". É necessário verificar cada detalhe no circuito. Espero que eu o tenha encorajado a meter a mão na massa. É um trabalho gratificante, pois ficamos independentes de "profissionais" que podem ser enganadores, e raramente gastaremos muito dinheiro na substituição de componentes.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Verifique o aterramento da boia que fica abaixo do console central e trilha aberta na PCI do painel de instrumentos.

Temos vários tópicos com esse sintoma ou problemas com marcador de combustível. Use a ferramenta de busca deste fórum para encontrar essas informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Bem lembrado Carlos. Os tópicos existentes certamente vão ajudar a orientar o Pablo na solução.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por WALDSR »

Testa a indicação com o outro painel que tem.
V1, V2, T.O.Imagem
pablofarias

Mensagem não lida por pablofarias »

Pessoal,
eu agradeço a todos pelas informações, porem a questao nao é o teste do relogio, uma vez que o mesmo ja foi constatado que esta com defeito, queimo o enrrolamento.

Eu preciso mesmo é identificar este relogio para que eu possa comprar outro e substitui-lo.

Obrigado.
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por WALDSR »

http://www.estefanoandrade.com.br/chevr ... -a-93.html
http://www.estefanoandrade.com.br/chevr ... -a-95.html
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... amonza-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -monza-_JM
Imagem

O teu deve ser do fabricante Hora S.A. (Horasa), com 4 parafusos, o numero consta no catálogo.
Imagem

O da VDO tem 1 fixação central e 2 contatos.
Imagem
V1, V2, T.O.Imagem
Responder