Aceleração - Carro "engasga" e pula
- Carlos A. Freire
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Re: Aceleração - Carro "engasga" e pula
Problemas no carburador, como sujeira no injetor ou segundo estágio não abrindo ou demorando para abrir e problemas na ignição são as principais causas do sintoma.
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Carlos Freire
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Re: Aceleração - Carro "engasga" e pula
ok carlos vou dar uma analisada nisso apesar que meu carburador foi limpo e todo revisado a menos de tres meses,mas não custa olhar de novo se eu achar o problema eu posto aqui.abraçoCarlos A. Freire escreveu:Problemas no carburador, como sujeira no injetor ou segundo estágio não abrindo ou demorando para abrir e problemas na ignição são as principais causas do sintoma.
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Carlos Freire

- Carlos A. Freire
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Re: Aceleração - Carro "engasga" e pula
Sujeira pode entrar em carburadores a qualquer momento.
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Re: Aceleração - Carro "engasga" e pula
aconteceu comigo a mesma coisa, desmontei o carbura e tinha sujeira na peneira de entrada de combustivel onde vai a mangueira na entrada de combustivel pro carburador.marcelo gerhardt escreveu:meu carro ta com um problema parecido com esse,a diferença é que ele não desenvolve depois da engasgada,fui no encontro em curitiba domingo passado e o carro vai perfeito até não pisar no fundo do acelerador,quando pisa no fundo ele começa engasgar e não ganha velocidade da impressão que ta acabando o combustivel,alguem sabe me dizer como resolver?pois nesse topico não ficou nada muito especifico. :smt023
pois tirei a peneira com um ganxinho de arame que eu fiz. asim que limpei parou o problema . espero ter ajudado!
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Aceleração - Carro "engasga" e pula
Olá pessoal.
Como eu já falei diversas vezes aqui, não gosto de carburador.
Mas vou explicar o porquê, antes que me crucifiquem.
Fui mecânico de avião, trabalhei com vários tipos de carburador, e esse componente sempre foi uma fonte de trabalho duro para mim.
No caso de carburadores de carro, antigamente eles eram até simples. Mas mesmo sendo simples, um carburador precisa ter vários sistemas para poder suprir todas as necessidades de um motor.
O sistema principal, composto de um tubo venturi, por onde passa o ar, uma cuba, onde é armazenado o combustível, e os giclês de ar e combustível, esse sistema só supre o funcionamento do motor em algumas situações.
Para poder acelerar o motor rapidamente, por exemplo, é necessário outro sistema, o de aceleração rápida. Em alguns carburadores é constituído de um pistão, em outros de um diafragma, e um tubinho para despejar o combustível extra no corpo da borboleta.
O sistema de marcha lenta permite o funcionamento do motor em baixa rotação.
O sistema de rotação intermediária permite a transição entre a marcha lenta e a rotação normal, de trabalho.
O sistema enriquecedor permite que se enriqueça a mistura nos últimos 10 % da aceleração, para evitar falhas.
O sistema enriquecedor de partida (afogador) permite que o motor pegue quando frio. Se for automático então, mais sujeito será a problemas (meu primeiro carro, um Renault Gordini 1965 possuia carburador Weber francês, com afogador automático, que nunca funcionou na minha mão. Só não tive maiores problemas porque na minha cidade não faz frio).
Então, tem muita coisa para funcionar mal em um carburador.
Esses carburadores mais modernos, como os que equiparam os últimos Monzas carburados, têm mais de um corpo, mais de um estágio, e, infelizmente, não existe muita gente capaz de trabalhar com competência, informação (manuais com todas as especificações) e honestidade para manter um componente desses em perfeito funcionamento.
No meu Chevette, durante o tempo em que ficou comigo, eu troquei duas vezes o carburador, por um novo, e nos últimos anos, quando não se achava mais carburadores novos, fui obrigado a fazer mágica para manter tudo 100%. No caso do Chevette o problema maior era empeno, que ocasionava vazamento, e entupimento de canais internos.
No carburador do Chevette era possível substituir somente a base, coisa muito útil em caso de folga no eixo da borboleta.
Uma pane comum no carburador DFV/WEBER/Magnetti Marelli, do meu Chevette, era esse engasgo em acelerações rápidas. Era causado pelo engripamento do cilindro da bomba de injeção, que possuía uma guarnição de couro. Isso mesmo, COURO!
Uma revisão realmente completa em um carburador vai além da limpeza e troca de giclês, juntas e reparos. Muitas vezes existe obstrução nos canais, que precisam ser abertos com broca, limpos e depois novamente tampados com tampões específicos.
Aqui no Rio existiu, em São Cristóvão, uma oficina especializada só em carburadores. O dono, um alemão, que certamente já não deve mais estar entre nós, deixava o carburador novo. Nem sei se existem mais essas casas...talvez em São Paulo tenha.
Abs
Como eu já falei diversas vezes aqui, não gosto de carburador.
Mas vou explicar o porquê, antes que me crucifiquem.
Fui mecânico de avião, trabalhei com vários tipos de carburador, e esse componente sempre foi uma fonte de trabalho duro para mim.
No caso de carburadores de carro, antigamente eles eram até simples. Mas mesmo sendo simples, um carburador precisa ter vários sistemas para poder suprir todas as necessidades de um motor.
O sistema principal, composto de um tubo venturi, por onde passa o ar, uma cuba, onde é armazenado o combustível, e os giclês de ar e combustível, esse sistema só supre o funcionamento do motor em algumas situações.
Para poder acelerar o motor rapidamente, por exemplo, é necessário outro sistema, o de aceleração rápida. Em alguns carburadores é constituído de um pistão, em outros de um diafragma, e um tubinho para despejar o combustível extra no corpo da borboleta.
O sistema de marcha lenta permite o funcionamento do motor em baixa rotação.
O sistema de rotação intermediária permite a transição entre a marcha lenta e a rotação normal, de trabalho.
O sistema enriquecedor permite que se enriqueça a mistura nos últimos 10 % da aceleração, para evitar falhas.
O sistema enriquecedor de partida (afogador) permite que o motor pegue quando frio. Se for automático então, mais sujeito será a problemas (meu primeiro carro, um Renault Gordini 1965 possuia carburador Weber francês, com afogador automático, que nunca funcionou na minha mão. Só não tive maiores problemas porque na minha cidade não faz frio).
Então, tem muita coisa para funcionar mal em um carburador.
Esses carburadores mais modernos, como os que equiparam os últimos Monzas carburados, têm mais de um corpo, mais de um estágio, e, infelizmente, não existe muita gente capaz de trabalhar com competência, informação (manuais com todas as especificações) e honestidade para manter um componente desses em perfeito funcionamento.
No meu Chevette, durante o tempo em que ficou comigo, eu troquei duas vezes o carburador, por um novo, e nos últimos anos, quando não se achava mais carburadores novos, fui obrigado a fazer mágica para manter tudo 100%. No caso do Chevette o problema maior era empeno, que ocasionava vazamento, e entupimento de canais internos.
No carburador do Chevette era possível substituir somente a base, coisa muito útil em caso de folga no eixo da borboleta.
Uma pane comum no carburador DFV/WEBER/Magnetti Marelli, do meu Chevette, era esse engasgo em acelerações rápidas. Era causado pelo engripamento do cilindro da bomba de injeção, que possuía uma guarnição de couro. Isso mesmo, COURO!
Uma revisão realmente completa em um carburador vai além da limpeza e troca de giclês, juntas e reparos. Muitas vezes existe obstrução nos canais, que precisam ser abertos com broca, limpos e depois novamente tampados com tampões específicos.
Aqui no Rio existiu, em São Cristóvão, uma oficina especializada só em carburadores. O dono, um alemão, que certamente já não deve mais estar entre nós, deixava o carburador novo. Nem sei se existem mais essas casas...talvez em São Paulo tenha.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
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Re: Aceleração - Carro "engasga" e pula
.
E aí Marcelo, alguma novidade, descobriu algum dos problemas acima citados ?
Comigo aconteceu duas das coisas citadas acima:
entupimento na "peneirinha" Que o Brother vizinho Alepossar citou, que entra no carburador: na imagen abaixo, seria esta ogo abaixo da palavra "oficina", meio cônica, bem pequena que fica dentro do caninho de "bronze" onde c conecta a mangeira de entrada de combustivel no carburador (tem que usar mesmo o "araminho" pra tirar :

-OUTRO PROBLEMA foi um pequeno sisco que insistia em entrar e sair do gicle e tava preso dentro desta peneirinha quadrada que abraça os gicles (esta quadrada da imagem acima que parece um "saquinho" que ta na mao do amigo da foto abaixo (observe como ta "amarelada" pela açao do tempo).

Agora quanto a opiniao do Luiz Carlos , respeito incondicionalmente e nao estou te crucificando, por favor hein
Afinal, quanto a eficiencia, desde a Honesta multec 700 até a modernissima dos Hyundai, nao c questiona.(e que respeito muito !)
Agora na minha opiniao, nao existe carburador mais eficiente e bem dimensionado (estou falando da combinaçao desempenho X economia) do que o 2E mesmo sendo um dos mais complexos, raramente vao me deixar na mao sem antes dar muitos "sinais", ja de uma IE fica dificil fazer a mesma afirmaçao, e no caso da nossa Honesta Multec 700 tem uma coisa em comum dificuldade de encontrar reparadores que realmente possuem paciencia e ferramental para fazer o perfeito ajuste, seja de Multec ou do 2E. (por este motivo estudei muito sobre ele e nao deixo absolutamente ninguem , por a mao no meu, só eu que mexo), e ca entre nós, um carburador vlelho (o meu ta velho, nao apenas usado) parafuso espanado, regulagem do ar ideim, bem corroido, fazendo 7 km/l na cidade e 11 na estrada no alcool, tem que ser eficiente nao é ?
Faço manutençao nele com calma :removo, tampo o coletor de admissao, forro minha mesa da cozinha, desmonto peça por peça, calmamente, limpo com CAR 80 (um santo remedio
) todos os dutos e "caminhos" que o alcool e o ar fazem, depois monto tudo novamente com a mesma paciencia, uma verdadeira terapia.
Hoje só alegria, mas no passado ja me tirou muito o sono e do sério, levei quase um ano "aprendendo" a lidar com ele !!
IMPORTANTE no seu caso Marcelo, faça os testes do injetor da rapida e de acionamento do segundo estagio, depois seria sensato observar o funciomamento do sistema de igniçao que tbm pode apresentar estes sintomas .
abraço.
E aí Marcelo, alguma novidade, descobriu algum dos problemas acima citados ?
Comigo aconteceu duas das coisas citadas acima:
entupimento na "peneirinha" Que o Brother vizinho Alepossar citou, que entra no carburador: na imagen abaixo, seria esta ogo abaixo da palavra "oficina", meio cônica, bem pequena que fica dentro do caninho de "bronze" onde c conecta a mangeira de entrada de combustivel no carburador (tem que usar mesmo o "araminho" pra tirar :

-OUTRO PROBLEMA foi um pequeno sisco que insistia em entrar e sair do gicle e tava preso dentro desta peneirinha quadrada que abraça os gicles (esta quadrada da imagem acima que parece um "saquinho" que ta na mao do amigo da foto abaixo (observe como ta "amarelada" pela açao do tempo).

Agora quanto a opiniao do Luiz Carlos , respeito incondicionalmente e nao estou te crucificando, por favor hein

Agora na minha opiniao, nao existe carburador mais eficiente e bem dimensionado (estou falando da combinaçao desempenho X economia) do que o 2E mesmo sendo um dos mais complexos, raramente vao me deixar na mao sem antes dar muitos "sinais", ja de uma IE fica dificil fazer a mesma afirmaçao, e no caso da nossa Honesta Multec 700 tem uma coisa em comum dificuldade de encontrar reparadores que realmente possuem paciencia e ferramental para fazer o perfeito ajuste, seja de Multec ou do 2E. (por este motivo estudei muito sobre ele e nao deixo absolutamente ninguem , por a mao no meu, só eu que mexo), e ca entre nós, um carburador vlelho (o meu ta velho, nao apenas usado) parafuso espanado, regulagem do ar ideim, bem corroido, fazendo 7 km/l na cidade e 11 na estrada no alcool, tem que ser eficiente nao é ?
Faço manutençao nele com calma :removo, tampo o coletor de admissao, forro minha mesa da cozinha, desmonto peça por peça, calmamente, limpo com CAR 80 (um santo remedio

Hoje só alegria, mas no passado ja me tirou muito o sono e do sério, levei quase um ano "aprendendo" a lidar com ele !!
IMPORTANTE no seu caso Marcelo, faça os testes do injetor da rapida e de acionamento do segundo estagio, depois seria sensato observar o funciomamento do sistema de igniçao que tbm pode apresentar estes sintomas .
abraço.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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Re: Aceleração - Carro "engasga" e pula
Boa Noite Deco, eu também possuo um Monza carburado, ele está com um 2E e também estou tendo problemas com ele, já levei várias vezes para fazer a limpeza nele, trocar o famoso kit dele, e sempre que faço este serviço pago uma média de R$ 80,00 para a limpeza (detalhe no preço, o serviço era feito por um conhecido mecânico) mas infelizmente ele deixou a profissão e agora se mudou da cidade, e o pior que não confio em mais ninguém por aqui, já vi muitos reclamarem dos mexânicos por aqui e não queria deixar na mãos deles, e como sou leigo no assunto queria saber se tem um manual ou coisa parecida, um curso via internet para saber abrir e mexer neste carburado porque como dizem, nada melhor que você mesmo fazer o serviço, mas para isso preciso apreender certo. :smt023
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
Muitas Saudades Velho Companheiro, foram 08 anos ao lado dele, muitas histórias, muitas alegrias, mas são lembranças que guardo com muito amor e carinho por ele.
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Re: Aceleração - Carro "engasga" e pula
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Entao amigo, o problema persiste ? testou a igniçao?
Como ja disse, nao deixo ninguem por a mao no meu. ja fui vitima e ja vi mta cagada, cag... por cag... , faço eu mesmo , aprendo, e nao gasto $$$ .
Faça com calma e com tempo, pesquise, estude o assunto, prepare um lugar bem iluminado, c possivel uma mesa (eu faço na mesa depois de forra-la) ferramenta certa é importante (apesar de nao necessitar nada especial) siga a intuiçao nos estudos (tem bastante bobagem na net) mas tem mta informaçao boa. CAR 80 (ainda nao encontrei nada igual,faz serviço equivalente ao banho quimico). Nao ha necessidade de "desmontar" absolutamente tudo. GOGLEIMAGENS tambem é uma ferramenta ( depois de ver estes link's que vou te passar, voce sabera o nome de tudo, na dúvida consulte o gogleimagens.
Pra vc mesmo fazer tem muito material aqui no monzeiros,(estude eles) mas vou passar alguns de fora do monzeiros pra vc começar ok
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABR5 ... urador-2e7
http://dicasfacavocemesmo.blogspot.com. ... rador.html
http://www.scribd.com/doc/6913812/Carburador-2E7
http://s3.amazonaws.com/magoo/ABAAABR5kAK-0.png
ESTES JA DA PRA C DIVERTIR
C PRECISAR DE AJUDA nao c acanhe em perguntar, o forum existe pra isso, conte comigo :smt023
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Entao amigo, o problema persiste ? testou a igniçao?
Como ja disse, nao deixo ninguem por a mao no meu. ja fui vitima e ja vi mta cagada, cag... por cag... , faço eu mesmo , aprendo, e nao gasto $$$ .
Faça com calma e com tempo, pesquise, estude o assunto, prepare um lugar bem iluminado, c possivel uma mesa (eu faço na mesa depois de forra-la) ferramenta certa é importante (apesar de nao necessitar nada especial) siga a intuiçao nos estudos (tem bastante bobagem na net) mas tem mta informaçao boa. CAR 80 (ainda nao encontrei nada igual,faz serviço equivalente ao banho quimico). Nao ha necessidade de "desmontar" absolutamente tudo. GOGLEIMAGENS tambem é uma ferramenta ( depois de ver estes link's que vou te passar, voce sabera o nome de tudo, na dúvida consulte o gogleimagens.
Pra vc mesmo fazer tem muito material aqui no monzeiros,(estude eles) mas vou passar alguns de fora do monzeiros pra vc começar ok
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABR5 ... urador-2e7
http://dicasfacavocemesmo.blogspot.com. ... rador.html
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ESTES JA DA PRA C DIVERTIR

C PRECISAR DE AJUDA nao c acanhe em perguntar, o forum existe pra isso, conte comigo :smt023
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CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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