Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
eduardo_saura
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Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Olá pessoal, comecei a desmontar o motor do meu Monza e durante o procedimento surgiu algumas dúvidas

Não consegui remover a chaveta do virabrequim para tirar a bomba de óleo. Ví no fórum kadeteiros que tem que forçar com uma chave de fenda. Forcei, mas não saiu. Como remover?

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Onde fica a vareta de óleo, os parafusos estão com a cabeça torx/allen danificada. Tentei fazer uma fenda, aquecer com maçarico, mas não saiu. Pensei em levar para soldar nos dois parafusos, duas porcas 10 mm e assim sacar esses parafusos. O que acham?

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Esse tubo que fica onde vai a bomba dágua está totalmente corroído. Coloquei WD, mas parece ter fusionado com o bloco. Tem como trocar isso?

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Por último, queria saber se pode dar banho quimico no bloco e se o banho eliminaria essa corrosão interna. O banho quimico nao estragaria as camisas?
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Carlos A. Freire
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Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A chaveta dê algumas batidas de leve em uma das pontas que um lado abaixa e o outro levanta, soltando a peça.
Não é nem alen e tem torx. É estriado, mesma medida das homocinéticas de VW. Se usou outra ferramenta pode ter estragado e espanado o local de encaixe. Já vi caso de ter alen no lugar e também sextavado de 13mm, como é o caso do meu MOnza GLS 96. No meu SL/E 87 e SL/E 91 era estriado. Nos meus 3 Monza eram condições originais de fábrica.

O tubo pode ser trocado. Tem a peça a venda nas auto peças. O Diego Paiva trocou esse tubo e fez de outro material. Colocou um tópico sobre os procedimentos de troca. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.



Abs,

Carlos Freire
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eduardo_saura
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Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Obrigado Carlos!

Então, esses parafusos já estavam completamente lisos, e nenhuma ferramenta se encaixou. Acha boa a idéia de soldar 2 porcas para remover?

Outra coisa é em relação ao banho quimico. Ele remove essa ferrugem? Pode dar banho quimico no bloco?

As batidas na chaveta eu dou de cima para baixo ou de baixo para cima? Na direçao da seta preta ou da amarela?
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Rafaelo
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Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas

Mensagem não lida por Rafaelo »

o jeito seguro é com uma chave de fenda por baixo fazendo uma alavanca, bater com martelo na chaveta vai criar "barriga" dae nao consegue mais alinhamento pra acoplar ela no rasgo da engrenagem. aqueça, e uma a chave de fenda como alavanca que vai sair. senao sair assim, em vez de alavanca bata com martelo no cabo da chave fenda ate empurra ela. use o aquecedor, pela foto a chaveta ja ta mascada vai precisar retificar ela.

o bloco ja esta bastante corroído, nao tem muito oque fazer, o maximo é lavar com lava jato pra arranca as camada de ferrugem.

o parafuso tu pode soldar um cilindro como uma chave de fenda na cabeça dele, porem tem que usar a solda certa. use mig,mag,tig. mma nao serve pra isso, porem alerto que corre o risco de cisalhamento do corpo do parafuso, é o risco que se corre. no momento que forem torquear pos soldar, tem que um girar aos pouco e outro batendo no bloco onde esta a rosca do parafuso e aquecendo bem o local, isso evita de quebrar o parafuso, alem de quebrar a tensao superficial que la se encontra...

por isso que se deve sempre usar graxa especial aluminio,cobre, pra rosca de parafuso em locais muito quente como bloco, dae nao acontece esse tipo de coisa. eu sempre uso nos parafuso do cabeçote, e locais onde existe muito torque e calor. isso acontece muito em aluminio emperramento...
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eduardo_saura
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Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Bacana Rafaelo. Esse serviço no parafuso quem faz é torneiro?

Outra coisa, o que significa que a chaveta está mascada? Como se retifica uma chaveta?
Rafaelo
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Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso, eles tem ate o saca rosca caso quebre.

mascada é um termo que usamos pra qualquer peça mecanica que sofreu "batida" saiu da forma original da peça. se observar na foto as bordas estao mascada com dentes mascam um cicle hehehe

retificar é simples, pega a peça e coloque na mesa de lixa cinta. mais talvez é melhor comprar uma nova pq retificar nao é o correto acaba criando folga e ae que mora o perigo.
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eduardo_saura
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Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Anéis de segmento e bronzinas podem ser trocados preventivamente?

Com que posso lavar tudo? Diesel? Thinner?
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frfavoreto
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Re: Como tirar a bomba de óleo e outras dúvidas

Mensagem não lida por frfavoreto »

Aqueça o bloco nas proximidades desses parafusos, depois coloque uma pedra de gelo na cabeça do parafuso e tente removê-lo com a chave de fenda, talvez consiga. Geralmente faço isso e funciona porque somente o parafuso se contrai e sai com facilidade. Tente fazer uma fenda mais profunda no parafuso.

Esse tubo de água você deve retirá-lo batendo pelo lado onde fica a bomba d'água. Ele vai sair pelo outro lado.

Qualquer retífica tem banho químico e isso retira apenas ferrugem e manchas de óleo encrostadas. Fica tranquilo que com relação às camisas não vai acontecer nada não.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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