Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 286mm 5x100 no Monza

Mensagem não lida por sergioelf »

Ronaldo,

Apesar de nunca ter postado neste tópico acompanhei cada momento dele do início até ao término.
Fico feliz de saber que deu tudo certo e agora tens o ABS funcionando no monzão como você queria.

Quero deixar registrado aqui meus parabéns pelo excelente trabalho em equipe realizado à distância pelo Rafaelo e Ronaldo e que chegou ao final atingindo ao resultado desejado, não é fácil trabalhar à distância desta maneira, tiro meu chapéu para vocês! :smt038

Também participo de outros fóruns automotivos e confesso que nunca vi algo parecido!

Abs
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por dbzronaldo »

sergioelf escreveu:Ronaldo, Apesar de nunca ter postado neste tópico acompanhei cada momento dele do início até ao término.
Fico feliz de saber que deu tudo certo e agora tens o ABS funcionando no monzão como você queria.

Quero deixar registrado aqui meus parabéns pelo excelente trabalho em equipe realizado à distância pelo Rafaelo e Ronaldo e que chegou ao final atingindo ao resultado desejado, não é fácil trabalhar à distância desta maneira, tiro meu chapéu para vocês! :smt038
Também participo de outros fóruns automotivos e confesso que nunca vi algo parecido!
Abs
Ola Sergio, Obrigado por acompanhar, afinal, foi quase um ano pra que o projeto se concluísse, Obrigado.
Eu tambem estou muito feliz com o termino do projeto, e ainda mais vendo o resultado positivo. hehe
valeu pelo apoio, porque o pessoal aqui de casa (familia) sempre reclamou comigo por esses gastos e tals, ouvi bastante já, kkk.
Eles aquii só veem o lado ruim, gastos! mas existe o outro lado tambem, o beneficio (segurança).

O projeto mesmo é todo do rafaelo, ele foi a chave principal pra isso se concluir, e eh verdade, eh meio dificil mesmo a distancia, são muitas as etapas e obstaculos.

Rafaelo escreveu:missão cumprida!
depois de 1 ano em altos gastos, estudo técnicos, testes de bancada, compra de ferramentas especiais, troca de diálogos, se cumpriu o prometido, como tu esta feliz eu tb Ronaldo!, como sempre acreditei em ti e tu em mim sempre te falei, vai dar certo e deu, é so agente fazer as coisa com calma e com disciplina. o caminho nao foi facil. mais a recompensa esta ae, agora tem um ABS e EBD Bosch 8.0 moderno digital 4 canais com scanner em um monza. a segurança aumentou muito agora, muito mesmo. to feliz por ti tb :smt023 so fiz minha parte e obrigado pelo reconhecimento. vamos a troca de IE agora. e fica tranquilo teu sonho do TS vou fazer pra ti.

esse monza é único no país com esse ABS moderno. vale lembrar que nao esta finalizado, esta provisório a parte eletrica. so estaria finalizado quando eu pegar esse carro aqui em casa(oficina) e terminar a eletrica e colocar definitivamente o chicote sem adaptaçao. o mesmo ja esta pre-instalado

boa diferença, agora imagina em um solo escorregadio, ae sim vai ver oque o ABS pode fazer. tem que fazer o teste de contorno freando tb

processo natural da bomba de retorno, retornando o fluxo da "travada" isso tudo faz parte do projeto do ABS. inclusive esta no manual pro operador nao tirar o pé do freio quando acontecer o pulso hidraulico.

Obrigado Ronaldo, ambos tiveram confiança um no outro, eu fiz minha parte e tu fez a sua. agora é so curtir com segurança.

ah uma coisa que ia te falar, teu ABS travou em um "delay grande" devido tuas rodas 15" no ABS a velocidade nao esta batendo com a real devido as roda 15", ou seja pro ABS voce esta a 50 ao invez de 60km/h (real) por exemplo. so vai mudar isso, ou seja so vai ficar real e bater velocidade velocimetro X ABS quando por rodas 16 ou 17". porem, as 15" ja da pra usar sem maiores problemas :smt023

ah sobre o "Bug" certamente era ar no sistema Ronaldo, quando acionou o ABS liberou a valvula de retençao/dump da roda que tinha ar, como nunca tinha ligado o ABS estava com ar ate entao... ou seja deve ter limpado todo o sistema quando acionou o motor de retorno do ABS.
Graças a Deus! Missão cumprida!
Saiba que sou imensamente grato a você, unhu, igual você sempre me disse, as coisas tem que ser feita com calma, e foi assim que foi feita.
sempre reconheci seu serviço, sempre com aquela engenharia por traz, varios testes, a qualidade, e aquela precisão profissional. serviço prime.
ahh, que bom! fico feliz por me ajudar e querer me ajudar com o Teto solar e com a IE.
Não paro de te dar trabalho. kkk

Classic SE Exclusivo, sim sim. quando eu for ai você ainda tem q dar aquele retoque prime. hehe

Então rafaelo, no piso escorregadio vai funcionar que eh uma belesa pelo que vi, assim que eu comprar o suporte da go pro vou fazer uns videos melhores.
E pode ser isso mesmo, quando o abs comessou a funcionar deve ter limpado o sistema, alterando tudo la e deve ter corrigido o problema.

E sobre as Rodas 15, eu notei isso sim e imaginei que era isso, assim que for possivel vou calçar ele com as 17 do elite que é outro sonho, dai sim o abs vai melhor ainda mais.
Obrigado mesmo!

Diego Paiva escreveu:Ficou chique, heim? No final de tudo, vc sabe qual foi o custo total?
Certamente com as 17 o freio vai ficar melhor, pois a área de atrito é maior! ;)
Abs.
Sim, fico bacana neh? olha diego, praser sinsero acho que berou os 4k. vou fazer uma soma mais correta, calculando certinho e vou informar aqui depois,
eu e o rafaelo estamos pensando em montar um topico detalhado para por o ABS, mas vou fazer a soma antes e te passar aqui.

Em breve vou por as 17"p, faz um favor? se vc ainda tiver o contato daquele amigo seu o ( Emerson ), que tinha as rodas 17 do elite, tenta se informar com ele, com os passos q ele fez pra aquela roda ficar tao certinha no monza dele, e não ficar pra fora do paralama, pq o offset dela eh 39, e fica um pouco pra fora.
Vai frear melhor dai, nao vejo a hora de sobrar uma graninha pra eu comprar elas. hehe mas queria saber oq foi feito pra eu me preparar antes.
Obrigado diego e boa sorte nas suas duas reformas (restauração) hehe. ta ficando de primeira tambem. ^^

Julio Cesar Ledo escreveu:Nossa que animal Ronaldo agora sim hein de ABS o Classicão ficou ainda mais completo !
Gostei muito do resultado, a luz ABS no painel faz toda a diferença !! kkkkkkkkk
Parabéns mano, estamos ae a meses te acompanhando na luta e vc merece essa máquina !!
abração !
ehehhe, ficou fera neh? ainda mais completo. muito obrigado, e sim a luz da um charme a mais. ^^
Obrigadao mesmo. tudo de bom com sua maquina tmb. ^^

rafael_club escreveu:mt show ronaldo ta mt bom a frenagem!! :D,enquanto as rodas 17 sentiu seu carro carro lento pra sair? ou é quase imperceptivel pelo fato de ser 2.0?
Vlww, fico muito bom sim. entao, nao senti não, pra mim fico normal, soh ficou meio alto. hehehe
mas como vc disse, eh quae imperseptivel, andei bastantecom ele, e noei que não fica tao duro, muda apenas que vc sente mais ruidos, de vibração quando passa em buracos.
mas isso acontece com todos, eu acho. mas que fica lindao fica neh? rsrs
vkwwwww

Leocastro escreveu:Show de bola Ronaldo! Ainda não vi o video, verei a noite! Mas, já to babando!
Opa, hehehe, ta certo. ja viu o video?
espero que tenha gostado, ainda vo por um roletadinho tbm. hehehe
fico muito top. se vai gostar. abrass e obrgiado.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

obrigado Ronaldo e Sergio pelos elogios e reconhecimento. estamos ae pra oferecer soluções especiais torna isso concreto e real. verdade Sergio, a distancia complica bastante, como tinha dito antes, com a ajuda do cliente(no caso Ronaldo fez sua parte) ae se torna possível, sem ele tb nao teria feito pq ele me passou varios dados. se a pessoa nao ajudar dae de nada adianta eu fazer as coisa. o correto seria eu ter feito tudo aqui onde tenho mais estrutura, mais nao quer dizer que nao o farei e dar o acabamento que falta, inclusive vou projetar 2 suportes de aplicaçao original sem adaptaçao para os sensores dianteiros serao feitos em maq CNC,organizar os chicote tb, como a ideia do Ronaldo é deixar o carro aqui em casa, esse carro vai ficar pelo menos 3 meses em cima do cavalete, dae sim terei tempo e estrutura pra fazer oque for pedido.

oque precisar é so chamar Ronaldo ou quem queira esses trabalhos especiais, se estiver ao meu alcance no caso técnico posso ajudar sem problemas.

bom, nao tinha ainda nem mostrado pro Ronaldo, vou colocar aqui no momento que eu tinha fabricado o chicote especial pro sistema ABS pra essa aplicaçao, o chicote enviei ao Ronaldo e ele espetou e ligou o carro, bem simples a aplicação.

material eletrico utilizado separado na caixa...
Imagem

linha positivo vinda da bateria, porta fuse max 60A(ABS) e 40A(ABS) e 40A(IE) o ABS consume muita energia quando esta operando(pulsando) essas peças sao originais da GM
Imagem

chicote do ABS - conectores bateria,porta fuse max 60A e 40A - material utilizado é Delphi novo fios,conectores,conduite,fita tecido, sem adaptaçao chicote fabricado do zero, tudo crimpado e soldado
Imagem

fiação nova e identificada
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por rafael_club »

sem duvidas um exelente trabalho feito concerteza fico monstro o resultado :D
Rafaelo
MODERADOR

outra coisa que nao foi dita nao é apenas ABS que ele possui, como fosse pouco ainda tem o EBD tb.

EBD significa "distribuição eletronica de freio".

exemplo pratico >
se estiver fazendo uma curva e pisar nos freios e o carro nao derrapar(sem acionar o ABS) rolagem normal por exemplo, é acionado o EBD, se a curva for feita pra direita o peso todo se concentra no motorista e a roda do passageiro mais leve precisa de menos pressão do freio, ja a de dentro motorista precisa de mais pressao. ae que entra essa pecinha eletronica rsrsrsrsr distribuiu toda e necessitaria carga a pinça mais necessitada no momento.

como a ECU sabe? simples. por meio de rotaçao de cada roda, a roda com mais carga gira menos :smt023
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Eitaa, essas nem eu mesmo tinha visto... de primeira mesmo.. e pelo visto moh trabalhaoo. kk
olhao tanto de fioss. husahusahu tem que manjar mesmo pra não se perder no meio disso tudo!

Muito Importante pro ABS Esse EBD tambem.
To Mto Feliz com o resultando, e principalmente tmb que arrumo o problema dele jogar pro lado!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
otávio henrique
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por otávio henrique »

Pô, serviço de primeira, em! Parabéns aos 2 pelo empenho, ficou show de bola.. investiu uma grana na segurança, e com teto solar ainda vai ficar show!!
grande abraço, acompanhando daqui!
Rafaelo
MODERADOR

dbzronaldo escreveu:Eitaa, essas nem eu mesmo tinha visto... de primeira mesmo.. e pelo visto moh trabalhaoo. kk
olhao tanto de fioss. husahusahu tem que manjar mesmo pra não se perder no meio disso tudo!
pois é, pra quem é de fora parece complicado. agora pra mim isso é natural, gosto de mexer com elétrica, entao se torna mais facil.

lembrando que nao foram feitas adaptaçoes no chicote. e sim é um chicote original de projeto, as ligação sao todas crimpadas ao terminais e soldados depois. :smt023

vlw Otávio, sem duvida muita gente gostaria de ter um desse no carro. nada impede, é so trabalhar, juntar a grana, e buscar o local correto pra se fazer isso. eu sempre dei prioridade a segurança, coisa que o monza nao me oferece de fabrica, especialmente o modelo 82, oque tem no monza é o basico.

lembrando que pra ter esse sistema moderno e atual de ABS nao precisa necessariamente colocar 5 furos 288/286mm. 4 furos 256/270mm ABS modelo 29 pulso tambem da, so precisa ter rodas 15", acho que 14" nao entra devo o conj traseiro 270mm. e 14" é muito pequeno, a ECU ABS esta programado pra trabalhar em 16 e 17"
Responder