Fui fazer isso mesmo, procurar uma solução ou então fazer um novo ponto de aterramento com uma fiação melhorvrsilva escreveu:Adriano, não acredito nisso de problema crônico, aliás acredito, porém todo problema tem solução... E se não está eficiente é porque tem problemas nele, se tu trocar os cabos de aterramento, seria uma solução de longo prazo... Se a limpeza não está resolvendo é porque o problema não é tão simples quanto pensava...
E tem outra, 1 fiozinho desse aí, não vai aliviar muito não... os cabos de aterramento são grossos pacaraiba!
José os aterramentos na lataria e no bloco são as mesmas nos Corsas e Classics. Optei e limpar todos os contatos que estão em ótimas condições e manter os bornes que também estão bons. Eles depois precisam de proteção pois oxidam logo com o contato do ar.José Leal escreveu:Adrianno, como vc bem sabe, aterramento no Corsa é problema mesmo. Aliás, tenho que fazer esse reforço no meu carro preventivamente. Além do negativo da bateria na lata, recomendo que vcveja o aterramento do módulo de IE. No Classic é bem simples de tercar. Não sei como é no Wind.
Veja se vc consegue trocar os conectores da bateria e colocar cabos de maior bitola para o positivo e negativo. Postei um tuto aqui no Monzeiros, copiado do Vectra Clube, mas que é padrão para todos is carros.
Leocastro escreveu:No meu Monza, depois que coloquei mais um cabo, ligando no cabo negativo da bateria, ao bloco do motor, resolveram meus problemas de qualquer oscilação no farol.
Eu aprendi nessa vez que sujo, mesmo não parecendo, os contatos não passam todo o negativo.vrsilva escreveu:Meu farol não oscila, o dia que eu estava limpando o aterramento em cima do farol, eu o teste da lampada, legando ela direto na bateria, comparando com o outro pelo cabeamento do carro, a variação é tão mínima que chega a ser difícil a percepção... O Bartok me surpreende em vários aspectos pela conservação, apesar do externo não estar lá aquelas coisas, e o interior encardido, a integridade da estrutura dele é surpreendente...
Como prometido fiz uma boa limpeza nos pontos de aterramento do Lepo. Comprei um limpa contatos:

E aproveitei para pesquisar melhor no Corsa Clube os pontos. Podem me chamar de bobo, não sabia (perdão...) que havia outro ponto de aterramento ao lado da bateria sendo três os pontos do Wind EFI.
Limpei todos os contatos da melhor forma possível. Os bornes:

O contato do lado da bateria que não tinha visto...:

Bloco do motor, aterramento da I.E.:

Por fim do lado do reservatório do expansão:

Dois desses aterramentos tinham arroelas de ferro e resolvi retirar deixando maior o contato do parafuso e da porca de latão.
Tudo montado:

Ao fazer o teste liguei basicamente o farol alto. Quando a temperatura subiu aos 90 desliguei o farol e o ponteiro não voltou atrás como antes. Está certinho, mesmo sem o reforço.
Abraços.