BOBINA MI+VELA IRIDIUM
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM
.
C nao me engano, em algum momento da minha longa pesquisa, vi escrito que trabalha por volta de 14 v .
C nao me engano, em algum momento da minha longa pesquisa, vi escrito que trabalha por volta de 14 v .
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- Membro Class (Nível 5)
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Injeção: MPFi
Boa tarde amigos, infelizmente esse fim de semana meu carro acabou ficando totalmente sem força ( lenta, desempenho, arrancada :smt010 ) aí como parte das análises pra descobrir o que está acontecendo acabei por destrocar a bobina e voltar para a original asfáltica. Já olhei o ponto, faísca, mangueiras de vácuo e tudo OK, só não desmontei ainda o carburador pois não tive tempo, mas creio que esses problemas não vêm muito ao caso.. E em relação á bobina MI, assim que eu conseguir descobrir o que está acontecendo com o monzão, eu volto a instalá-la e vou também me atentar pra que todas as condições de uso fiquem conforme os analisados pelos amigos do tópico. :smt023
Abraço.
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Então galera, comprei uma bobina mi pra por no monzão, só retirando algumas duvidas,
o fio Pós-Chave seria o vermelho fininho que é ligado(por terminal de encaixe) no motor de arranque ?
o fio resistivo preto se ritira ou nao ? faz a ligação normal no positivo com ele ?
os fios negativos são 2 fios verdes ? e a bobina tem que ter aterramento na lata do carro ?
porque eu liguei ela no carro, mais não ta faiscando :smt017
liguei o fio preto com o vermelho=positivo da bobina
os 2 fios verdes=negativo da bobina
mais ela não ta faiscando, vou tentar amanha ligar um fio terra da bateria na bobina pra ver se liga
o fio Pós-Chave seria o vermelho fininho que é ligado(por terminal de encaixe) no motor de arranque ?
o fio resistivo preto se ritira ou nao ? faz a ligação normal no positivo com ele ?
os fios negativos são 2 fios verdes ? e a bobina tem que ter aterramento na lata do carro ?
porque eu liguei ela no carro, mais não ta faiscando :smt017
liguei o fio preto com o vermelho=positivo da bobina
os 2 fios verdes=negativo da bobina
mais ela não ta faiscando, vou tentar amanha ligar um fio terra da bateria na bobina pra ver se liga
Monza SL/E 90 1.8 Alcoohol

-
- Membro 500EF (Nível 9)
.
Leonardo, nossos carros sao identicos, a ligaçao é sem segredo : tira os fios da bobina antiga, MARCA QUAIS SAO POSITIVO (+) E NEGATIVO (-) e conecta exatamente igual na bobina MI (ta escrito nelas qual é o positivo e qual é o negativo). Ela cabe exatamente no mesmo lugar da asfaltica e deve ser parafusada na lata com os mesmos 2 parafusos que estavam na asfaltica.(c quiser da uma lixada para aumentar o contato, blz, senao vai funcionar do mesmo jeito)
Toda a alimentaçao original da bobina asfaltica é plenamente compativel com a MI, inclusive a alimetaçao positiva fornece exatamente os aprox 13,5 v que ela precisa.
IMPORTANTE : o cabo que liga a bobina MI ao distribuidor, é diferente,(conexoes incompativeis) entao vc vai ter que "fazer" um . E é lógico comprar uma "tomada" virgem como essa :

.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... arbura-_JM
Leonardo, nossos carros sao identicos, a ligaçao é sem segredo : tira os fios da bobina antiga, MARCA QUAIS SAO POSITIVO (+) E NEGATIVO (-) e conecta exatamente igual na bobina MI (ta escrito nelas qual é o positivo e qual é o negativo). Ela cabe exatamente no mesmo lugar da asfaltica e deve ser parafusada na lata com os mesmos 2 parafusos que estavam na asfaltica.(c quiser da uma lixada para aumentar o contato, blz, senao vai funcionar do mesmo jeito)
Toda a alimentaçao original da bobina asfaltica é plenamente compativel com a MI, inclusive a alimetaçao positiva fornece exatamente os aprox 13,5 v que ela precisa.
IMPORTANTE : o cabo que liga a bobina MI ao distribuidor, é diferente,(conexoes incompativeis) entao vc vai ter que "fazer" um . E é lógico comprar uma "tomada" virgem como essa :

.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... arbura-_JM
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
-
- Membro 500EF (Nível 9)
.
AH ESQUECI.. NAO RETIRA O FIO RESISTIVO (que alimenta o módulo de igniçao) tem que alimentar ela com uma conexao antes do resistivo.
AH ESQUECI.. NAO RETIRA O FIO RESISTIVO (que alimenta o módulo de igniçao) tem que alimentar ela com uma conexao antes do resistivo.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
então deco, fiz a ligação certinho, bolei até um suporte pra ela fica certinha no luga(pois minha bateria é de 80amp e não cabe no mesmo lugar da asfaltica)
vou tentar amanha fazer a ligação de um fio terra direto da bateria, se n funcionar, dever ser a bobina, ja peguei tanta peça nova com defeito que nem te conto cara...
vou tentar amanha fazer a ligação de um fio terra direto da bateria, se n funcionar, dever ser a bobina, ja peguei tanta peça nova com defeito que nem te conto cara...
Monza SL/E 90 1.8 Alcoohol

-
- Membro Class (Nível 5)
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Injeção: MPFi
Boa tarde amigos, encontrei o problema da falta de desempenho do monzão e pasmem, depois de recolocar a bobina original, refazer todo o carburador, trocar velas, cabos, e tudo mais, descobri que o problema era "apenas" a engrenagem do virabrequim que se soltou - não sei como - e por ter rodado um certo tempo com ela solta, quase moeu a chaveta, estragou também a engrenagem e gastou o virabrequim :smt010 Por causa disso o sistema ficou com muuuita folga e deixando o ponto atrasado. Enfim, como ja ajeitei tudo, agora vou voltar a bobina MI, mas preciso trocar os dois fios negativos da bobina que estão muito curtos e velhos e preciso saber: de onde vêm esses dois fios e se são resistivos também (sei lá) ou posso colocar fios "comuns" de 2 ou 2,5 mm.
Abraço.
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
-
- Membro 500EF (Nível 9)
.
Um eu tenho certeza que vem do módulo de igniçao e pode ser substituido, mas como ele ven do módulo, vc vai ter que refazer este pino (somente o pino dele) que c nao me engano, esta ligado no mesmo do fio resistivo,(la no módulo) lembrando que o fio resistivo nao pode ser retirado. ou seja, nao vai ser tarefa facil (nao sei o seu nivel de conhecimento em eletrica)
Acredito eu que a melhor opçao para substituiçao do fio, seria fazer uma solda de estanho e colocar um novo e isolar bem.
Para reconhecer o fio resistivo: Ele é preto, meio "mole" revestido de borracha, ele é diferente dos outros ao tato - só de pegar nele vc ja percebe a diferença para os
outros -
Desconecta a tomada do módulo e vc vai ver com mais clareza todos os fios da tomada. Segue a imagem do módulo sem tomada:

E aqui um chicote parecido: observe a "tomada" dele, é branca com um guarda pó de borracha preta:

Um eu tenho certeza que vem do módulo de igniçao e pode ser substituido, mas como ele ven do módulo, vc vai ter que refazer este pino (somente o pino dele) que c nao me engano, esta ligado no mesmo do fio resistivo,(la no módulo) lembrando que o fio resistivo nao pode ser retirado. ou seja, nao vai ser tarefa facil (nao sei o seu nivel de conhecimento em eletrica)
Acredito eu que a melhor opçao para substituiçao do fio, seria fazer uma solda de estanho e colocar um novo e isolar bem.
Para reconhecer o fio resistivo: Ele é preto, meio "mole" revestido de borracha, ele é diferente dos outros ao tato - só de pegar nele vc ja percebe a diferença para os
outros -
Desconecta a tomada do módulo e vc vai ver com mais clareza todos os fios da tomada. Segue a imagem do módulo sem tomada:

E aqui um chicote parecido: observe a "tomada" dele, é branca com um guarda pó de borracha preta: