Como funciona o painel?
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Modelo: - SELECIONE --------
Como funciona o painel?
Boa noite monzeiros, o contagiros do painel do carro do meu pai parou de funcionar junto com alguns instrumentos, fui dar uma olhada e como sou meio curioso com eletrônica me surgiram algumas dúvidas. :smt017
Como é feita a medição da boia de combustível e do sensor de temperatura? Tentei medir com o voltímetro e não consegui nenhum resultado. :smt010 No site da kiteste dá os valores da boia em ohms sendo que para medir resistência eu necessitaria de mais de um polo, correto? O termômetro de água também não deu nenhum resultado em volts também, mas segundo meu pai o painel marca a temperatura normalmente.
Acredito que a medição da bateria ocorra diretamente nos polos positivo e negativo do painel, estou correto?
Se puderem me ajudar sou grato desde já. :smt023
Como é feita a medição da boia de combustível e do sensor de temperatura? Tentei medir com o voltímetro e não consegui nenhum resultado. :smt010 No site da kiteste dá os valores da boia em ohms sendo que para medir resistência eu necessitaria de mais de um polo, correto? O termômetro de água também não deu nenhum resultado em volts também, mas segundo meu pai o painel marca a temperatura normalmente.
Acredito que a medição da bateria ocorra diretamente nos polos positivo e negativo do painel, estou correto?
Se puderem me ajudar sou grato desde já. :smt023
Pra quem quer humor em conteúdos diversos -> meubolinho.com
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Como funciona o painel?
Mondrongo
Tanto o indicador de quantidade de combustível quanto o indicador de temperatura do motor funcionam comparando a resistência de resistores fixos no painel com a resistência do resistor variável na bóia ou do resistor váriavel no bloco do motor.
O resistor da bóia varia de acordo com a posição da mesma no tanque.
O resistor do bloco varia de acordo com a temperatura, pois é feito de um metal especial, que varia a resistência com o aumento da temperatura.
No painel existem circuitos eletrônicos que fazem essa comparação e transformam em posição de ponteiro.
Não é aconselhável futucar neles, pois como todo circuito eletrônico, são sensíveis e podem se estragar se ficarmos inserindo instrumentos de medição sem saber com certeza o que estamos fazendo. :smt021
Abs
Tanto o indicador de quantidade de combustível quanto o indicador de temperatura do motor funcionam comparando a resistência de resistores fixos no painel com a resistência do resistor variável na bóia ou do resistor váriavel no bloco do motor.
O resistor da bóia varia de acordo com a posição da mesma no tanque.
O resistor do bloco varia de acordo com a temperatura, pois é feito de um metal especial, que varia a resistência com o aumento da temperatura.
No painel existem circuitos eletrônicos que fazem essa comparação e transformam em posição de ponteiro.
Não é aconselhável futucar neles, pois como todo circuito eletrônico, são sensíveis e podem se estragar se ficarmos inserindo instrumentos de medição sem saber com certeza o que estamos fazendo. :smt021
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Não se preocupe, não futuquei o painel, só medi o conector com o multímetro. Acho que entendi o que você falou, mas por exemplo, como é feita a ligação da boia de combustível ? Acredito que seja positivo>painel>boia>massa(negativo), correto? Acontece o mesmo com o termômetro?
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Mondrongo,
Segue o esquema dos medidores.
A boia funciona como um potenciômetro e o indicador de temperatura está no cabeçote abaixo do distribuidor, normalmente há um terminal fêmea de latão encaixado e o fio é verde/azul e passa a informação ao dispositivo no painel e a ventoinha é ligada e desligada por um interruptor térmico de bimetal que deve corresponder com 1/2 de escala no painel e desliga próximo à 1/4

http://img571.imageshack.us/img571/2769/eu6f.jpg
Segue o esquema dos medidores.
A boia funciona como um potenciômetro e o indicador de temperatura está no cabeçote abaixo do distribuidor, normalmente há um terminal fêmea de latão encaixado e o fio é verde/azul e passa a informação ao dispositivo no painel e a ventoinha é ligada e desligada por um interruptor térmico de bimetal que deve corresponder com 1/2 de escala no painel e desliga próximo à 1/4

http://img571.imageshack.us/img571/2769/eu6f.jpg
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Brigadão waldir. No caso então para eu medir o nível de combustível e temperatura eu poderia ligar um resistor entre o positivo e a boia e outro entre o positivo e o termômetro e então medir a voltagem nos respectivos resistores correto? Não é o indicador do painel que aciona a ventoinha não né? E sem querer abusar da boa vontade, os dados da tabela kiteste abaixo estão corretos?
Temperatura do Painel (ohms) Tanque (painel em Ohms)
Quente | Médio | Frio | - - -------|Cheio | 1/2 tanque | Vazio
42 ± 6 | 72 ± 2 | 146 ± 7| - - -------| 90 ± 5 | 44 ± 2 |5 ± 3
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
não o sensor do indicador não aciona a ventoinha quem aciona ela nos carburados e nos mpfi é o cebolão e nos efi é a ECU com o auxilio do sensor de temperatura que fica na VT
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Obrigado tyo. Realmente seria muito estranho o painel interferir no funcionamento da ventoinha.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Mondrongo escreveu:Brigadão waldir. No caso então para eu medir o nível de combustível e temperatura eu poderia ligar um resistor entre o positivo e a boia e outro entre o positivo e o termômetro e então medir a voltagem nos respectivos resistores correto? Não é o indicador do painel que aciona a ventoinha não né? E sem querer abusar da boa vontade, os dados da tabela kiteste abaixo estão corretos?
Mondrongo,
Medindo a voltagem no sensor que fica no cabeçote (ponta preta na massa e vermelha onde está encaixado o terminal do fio verde/azul)
você deverá encontrar os valores que apontei no diagrama acima e que correspondem às temperaturas do painel.
Quanto a boia de combustível eu já vi aqui no forum a medição ohmica para cheio e vazio, mas não achei no meu arquivo.
e colocar outro resistor na linha vc não chega em lugar algum. O mostrador de combustível recebe 12V e é limitado pelo potenciômetro da boia que acionará a agulha na escala apontando se está +/-cheio ou +/-vazio
E o de temperatura recebe a variação através do fio verde do sensor de temp do cabeçote
Quanto ao painel vide o tópico
viewtopic.php?f=15&t=27204
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya