Parcial do FLEX ou GASOLINA???
-
- Membro SR (Nível 4)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Parcial do FLEX ou GASOLINA???
No meu entendimento, o que mata nos carros flex ,é a taxa muito baixa que torna o carro beberrão. Já na gasolina,acho a taxa até adequada.
No teste da 4 rodas de 1986,isso mesmo apenas 27 anos atraz, a Saveiro motor AP 1.6 caldo de cana,fazia 9,48 km\l cidade,e 11,91 km\l estrada. Fazendo uma média de 10,69 . Detalhe,naquela época a saveiro usava um WEBER mini progressivo ,e pra piorar tinha um cambio kaka de 4 marchas ,e uma aerodinamica de um tijolo que deveria faze-la consumir mais,não é isto?
Já a nova,e pre-histórica Saveiro com uma nova aerodinamica e o mesmo motor 1.6 injeção elet. sonda lambda etc...Segundo teste feito pelo instituto Maua de tec. consumiu 8,9 km\l na cidade e 10,69 km\l com caldo de cana. E ai ,qual é a causa?
É porque a nova saveiro corre mais,e por isso gasta mais? Não,claro que não!
Aceleração – 0 a 100 Km/h:
Saveiro 1.6 Total Flex: 11,23 segundos (Carsale)
Saveiro 1.6 1986 álcool: 11,80 segundos (Quatro Rodas)
É praticamente um empate técnico, quase 27 anos depois.
Velocidade máxima
Saveiro 1.6 Total Flex: 165 Km/h
Saveiro 1.6 1986 álcool: 158,6 Km/h
Sem contar que a Saveiro modelo TIJOLO só tinha 4 marchas. Se for pensar em diferenças de pesos,talvez ai esteja a resposta, pois a Saveiro TIJOLO pesa miseros 900 kg e NOVA SAVEIRO é muito mais pesada 970 kg ,quase 70 toneladas a mais. É ,talvez seja o peso?
No teste da 4 rodas de 1986,isso mesmo apenas 27 anos atraz, a Saveiro motor AP 1.6 caldo de cana,fazia 9,48 km\l cidade,e 11,91 km\l estrada. Fazendo uma média de 10,69 . Detalhe,naquela época a saveiro usava um WEBER mini progressivo ,e pra piorar tinha um cambio kaka de 4 marchas ,e uma aerodinamica de um tijolo que deveria faze-la consumir mais,não é isto?
Já a nova,e pre-histórica Saveiro com uma nova aerodinamica e o mesmo motor 1.6 injeção elet. sonda lambda etc...Segundo teste feito pelo instituto Maua de tec. consumiu 8,9 km\l na cidade e 10,69 km\l com caldo de cana. E ai ,qual é a causa?
É porque a nova saveiro corre mais,e por isso gasta mais? Não,claro que não!
Aceleração – 0 a 100 Km/h:
Saveiro 1.6 Total Flex: 11,23 segundos (Carsale)
Saveiro 1.6 1986 álcool: 11,80 segundos (Quatro Rodas)
É praticamente um empate técnico, quase 27 anos depois.
Velocidade máxima
Saveiro 1.6 Total Flex: 165 Km/h
Saveiro 1.6 1986 álcool: 158,6 Km/h
Sem contar que a Saveiro modelo TIJOLO só tinha 4 marchas. Se for pensar em diferenças de pesos,talvez ai esteja a resposta, pois a Saveiro TIJOLO pesa miseros 900 kg e NOVA SAVEIRO é muito mais pesada 970 kg ,quase 70 toneladas a mais. É ,talvez seja o peso?
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Harryson as montadoras no Brasil antigamente se preocupavam em ter os carros tão bons quanto os lá da europa que eram a referência para o nosso mercado automobilístico, hoje, eles cagam nas nossas cabeças, e o povão aceita...
Carro flex NUNCA foi e NUNCA vai ser bom nos dois combustíveis nem em apenas um dos dois...
A receita hoje, acredito que seja assim:
Gasolina tem 25% de álcool, ou seja, dá pra jogar a compressão a pelo menos 25% acima do limite da gasolina teoricamente falando.
Existem sensores de prédetonação que, se usando gasolina e começar a detonar, atrasa o ponto. Carro murcha e motor gastão.
Se colocar álcool vai de boa sem detonação, porém a taxa é relativamente baixa, visto que o monza, que é um projeto de 1980 já tinha motor a álcool com taxa alta pro álcool, e mesmo hoje os flex não passam da taxa dos antigos motores álcool. Resumo, álcool taxa baixa carro gastão e sem rendimento.
E o item mais importante... "O que importa é que é fréquis e eu ponho o combustível que eu quiser, pode ser até batisado que roda bem... acho que vou por umas querosene pra ver se limpa os gicrê"...
Harryson pego um exemplo o nosso monza, o Monza EFI é um bico só, e tem rendimento muito semelhante ao MPFI, tá certo que o MPFI é analógico, não tem sonda e tals... Mas se pegar o vectra flex, vai ver que o monza é mais economico, mesmo o vectra tendo tralálá de coisas a mais e mais modernas, mas o carro é mais pesado e tals e é flex, baixa eficiência...
O que os engenheiros das montadoras erraram fatalmente quando inventaram essa moda flex, foi achar que deixar por conta de correções a "conversão" de um combustível para o outro resolveria os problemas dos dois combustíveis...
Porque não sei vocês mas, eu me lembro muito bem que, em meados de 1997 foram se extinguindo os carros que saiam de fábrica com motor SOMENTE álcool, acho que o último que vendia assim eram os gols. E nisso muita gente experimentava colocar álcool misturado no tanque pra ver no que dava, e óbvio que a central iria corrigir, como o pessoal já tinha na cabeça que motor álcool consumia ligeiramente mais, aceitava, e é fato que o motor álcool consuma mais, mas é uma diferença pequena. Mas acontece que, as centrais não conseguem mais corrigir essa mistura a partir de um ponto e o carro ficava extremamente gastão e sem força, meu pai mesmo fazia isso direto com o Palio Fire que tivemos... chegava a colocar meio a meio...
Vendo essa experimentação do povão carente de motor a álcool que os brilhantes engenheiros das montadoras, resolveram brincar com a inocência do povão, vamos alargar a margem de correção da ECU para melhor aceitar o álcool, e lançaram como flex... e PRONTO acabaram os motores verdadeiramente projetados para álcool... Um dos únicos motores flex que mais aceitavam o álcool era o VHC, o próprio nome já diz... "very high compression" ou "alta compressão"....
Porém as reclamações eram bem grandes com relação ao consumo, de sabedoria nisso que os engenheiros das montadoras começaram a pensar em como contornar esses problemas, e foram subindo as compressões dos motores flex para algo próximo do limite da gasolina e que seja aceitável para o álcool.
Veja o motor N20XF tem 11,5:1 enquanto o motor somente gasolina do monza era algo em torno de 9,6:1 salvo engano, uma grande diferença, e o motor álcool do monza tem 12:1 por conta do pistão cabeçudo, e ainda dá pra elevar pra mais de 14:1 pro motor álcool, tendo somente que reforçar o sistema de ignição, como o Eduardo Rettore fez no Astra dele.
Não adianta, motor gasolina é um, e motor álcool é outro... Não tem como ter os dois num só... a não ser que inventem um motor com câmara de combustão de volumetria variável, mas acho que ainda não existe isso... Talvez estejamos próximos disso, mas imagino eu que seja algo para daqui à 10 anos... Ainda mais que, não há muitos países interessados no álcool como combustível..
Carro flex NUNCA foi e NUNCA vai ser bom nos dois combustíveis nem em apenas um dos dois...
A receita hoje, acredito que seja assim:
Gasolina tem 25% de álcool, ou seja, dá pra jogar a compressão a pelo menos 25% acima do limite da gasolina teoricamente falando.
Existem sensores de prédetonação que, se usando gasolina e começar a detonar, atrasa o ponto. Carro murcha e motor gastão.
Se colocar álcool vai de boa sem detonação, porém a taxa é relativamente baixa, visto que o monza, que é um projeto de 1980 já tinha motor a álcool com taxa alta pro álcool, e mesmo hoje os flex não passam da taxa dos antigos motores álcool. Resumo, álcool taxa baixa carro gastão e sem rendimento.
E o item mais importante... "O que importa é que é fréquis e eu ponho o combustível que eu quiser, pode ser até batisado que roda bem... acho que vou por umas querosene pra ver se limpa os gicrê"...
Harryson pego um exemplo o nosso monza, o Monza EFI é um bico só, e tem rendimento muito semelhante ao MPFI, tá certo que o MPFI é analógico, não tem sonda e tals... Mas se pegar o vectra flex, vai ver que o monza é mais economico, mesmo o vectra tendo tralálá de coisas a mais e mais modernas, mas o carro é mais pesado e tals e é flex, baixa eficiência...
O que os engenheiros das montadoras erraram fatalmente quando inventaram essa moda flex, foi achar que deixar por conta de correções a "conversão" de um combustível para o outro resolveria os problemas dos dois combustíveis...
Porque não sei vocês mas, eu me lembro muito bem que, em meados de 1997 foram se extinguindo os carros que saiam de fábrica com motor SOMENTE álcool, acho que o último que vendia assim eram os gols. E nisso muita gente experimentava colocar álcool misturado no tanque pra ver no que dava, e óbvio que a central iria corrigir, como o pessoal já tinha na cabeça que motor álcool consumia ligeiramente mais, aceitava, e é fato que o motor álcool consuma mais, mas é uma diferença pequena. Mas acontece que, as centrais não conseguem mais corrigir essa mistura a partir de um ponto e o carro ficava extremamente gastão e sem força, meu pai mesmo fazia isso direto com o Palio Fire que tivemos... chegava a colocar meio a meio...
Vendo essa experimentação do povão carente de motor a álcool que os brilhantes engenheiros das montadoras, resolveram brincar com a inocência do povão, vamos alargar a margem de correção da ECU para melhor aceitar o álcool, e lançaram como flex... e PRONTO acabaram os motores verdadeiramente projetados para álcool... Um dos únicos motores flex que mais aceitavam o álcool era o VHC, o próprio nome já diz... "very high compression" ou "alta compressão"....
Porém as reclamações eram bem grandes com relação ao consumo, de sabedoria nisso que os engenheiros das montadoras começaram a pensar em como contornar esses problemas, e foram subindo as compressões dos motores flex para algo próximo do limite da gasolina e que seja aceitável para o álcool.
Veja o motor N20XF tem 11,5:1 enquanto o motor somente gasolina do monza era algo em torno de 9,6:1 salvo engano, uma grande diferença, e o motor álcool do monza tem 12:1 por conta do pistão cabeçudo, e ainda dá pra elevar pra mais de 14:1 pro motor álcool, tendo somente que reforçar o sistema de ignição, como o Eduardo Rettore fez no Astra dele.
Não adianta, motor gasolina é um, e motor álcool é outro... Não tem como ter os dois num só... a não ser que inventem um motor com câmara de combustão de volumetria variável, mas acho que ainda não existe isso... Talvez estejamos próximos disso, mas imagino eu que seja algo para daqui à 10 anos... Ainda mais que, não há muitos países interessados no álcool como combustível..
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Já desenvolveram motores com taxa de compressão variável. Mas acho que em escala comercial não tem nenhum.vrsilva escreveu:a não ser que inventem um motor com câmara de combustão de volumetria variável, mas acho que ainda não existe isso... Talvez estejamos próximos disso, mas imagino eu que seja algo para daqui à 10 anos...
A solução hoje passa pelo turbo. Aí a central ajustaria a pressão de trabalho da turbina de acordo com o combustível.
O desenvolvimento dos motores nacionais está apontando nesta direção. Vamos esperar...
Tem sim... por questões de redução de emissões, aprisionamento de CO2 na fase de plantio, etc. :smt023Ainda mais que, não há muitos países interessados no álcool como combustível..
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
é tem isso ainda, esqueci de comentar desse pequeno sensor "inutil" TODA vez que pre detona ele recua o avanço pra nao bater, se esta batendo é como expliquei acima Erro de programaçao, Erro de engenharia do motor, Erro de identificaçao. so nao podemos achar pq tem alta taxa na gasolina vai pre detonar. quem nao se lembra do VHC com seus 12.6:1 somente gasolina?vrsilva escreveu:Gasolina tem 25% de álcool, ou seja, dá pra jogar a compressão a pelo menos 25% acima do limite da gasolina teoricamente falando.
e tem outra gasolina tem pelo menos 30% alcool, imagina ilegalmente. e quem acha que alcool é puro é melhor voltar pro mundo real

nem sempre vinicius, tem flex que tem ate mais que 12:1 por exemplo o meu motor original tem 11.5:1 oque nao esta longe de 12:1 na pratica nao muda muita coisa. estou conseguindo pulso de apenas 1.75ms lambda 1 com ele aquecido 97°C E100 alcool. onde outros motores estariam a 2.0 a 2.2ms ou seja precisamos lembrar da eficiencia tb nem sempre vem da termica, tem a volumetrica, tem a mecanica... que melhoram o consumo, é algo bem complexo nao é simples assim.vrsilva escreveu:Se colocar álcool vai de boa sem detonação, porém a taxa é relativamente baixa, visto que o monza, que é um projeto de 1980 já tinha motor a álcool com taxa alta pro álcool, e mesmo hoje os flex não passam da taxa dos antigos motores álcool. Resumo, álcool taxa baixa carro gastão e sem rendimento.
2000 tem o astra alcool. senao me engano, alcool de alto rendimento mataria a gasolinavrsilva escreveu:Porque não sei vocês mas, eu me lembro muito bem que, em meados de 1997 foram se extinguindo os carros que saiam de fábrica com motor SOMENTE álcool, acho que o último que vendia assim eram os gols.

falo tudo é bem assim. la fora os poucos flex que existem sao melhores que os nossos, la existe o flex de malha fechada. sensor de mistura no tanque da bosch ae o papo é outro. porem continua com a taxa fixa, mais é melhor que os nossosvrsilva escreveu:Não adianta, motor gasolina é um, e motor álcool é outro... Não tem como ter os dois num só...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro GL (Nível 2)
na faculdade, um de meus professores de mecânica que já trabalhou na Ford mencionou que tem muita diferença no que eles projetam para o que vai realmente parar no cofre do motor, segundo o mesmo tem vários "responsáveis" que fazem o projetor do motor ficar logístico tanto no nível de programação de UCE quanto na qualidade das peças.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Acredite. Nada limita mais o projeto do que a própria tecnologia flex.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
nao tenha duvida disso. programaçao voltada a monocombustivel é mais eficiente. tambem o mesmo pra qual o objetivo economia ou potencia ou mixto? querem ver um exemplo classico de ECU programada pra uso urbano(alta economia) e outro voltado pra performance?rafaelchaves escreveu:na faculdade, um de meus professores de mecânica que já trabalhou na Ford mencionou que tem muita diferença no que eles projetam para o que vai realmente parar no cofre do motor, segundo o mesmo tem vários "responsáveis" que fazem o projetor do motor ficar logístico tanto no nível de programação de UCE quanto na qualidade das peças.
esta aqui:
http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php?f=3&t=3103
trocou a ECU que vem de fabrica programada pra economia, por uma MS P&P programada pra potencia, instalaçao/configuração original. em um motor 100% stock de fabrica feita no dino. :smt023
esse é apenas 1 caso que foi oficializado, mais todos os outros usuários sabem da melhoria que se pode fazer em uma programaçao destinada a um unico objetivo tecnico. dae ja nao falo de MS, pode ser qualquer outra ECU prog de respeito.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SR (Nível 4)
jesuino b ferreira escreveu:sim amigo,serve perfeitamente.O do Astra nesse ano já vem com roda fônica,da pra colocar no meu Monza?
eu comprei um estes tempos atras porque nao queria correr o risco de ficar na mao dos mercenarios dos desmanches e do ML,quando desmontei o meu motor eu cheguei a colocar no
lugar para tirar esta duvida que atormenta quem vai comprar e a galera diz: nao serve.
encaixou perfeitamente e notei que onde fica a roda fonica,neste modelo e mais fino para compensar e ela fica certinha.
antes de comprar,perguntei ao amigo rafaelo,pois estava com medo de comprar e realmente ser diferente e ele me garantiu que a peça me servia perfeitamente.
nao montei,porque meu vira ficou em 0,25 e ate ja tinha comprado as bronzinas para usar no outro,quando a retifica me passou as medidas nem acreditei que nao tinha jogado dinheiro fora
ele esta retificado 0,25 e pronto para usar :smt023
estou vendendo ele pelo preço que comprei,mas devido a distançia,acho que nao vai ficar barato o frete.
se quiser simular ele pesa 18 quilos e meu cep e 74470543.
se interessar me manda MP que podemos ver :smt023
este negoçio e muito chato amigo.
tomara que consiga arrumar sem ter um preju muito grande
um abraço amigo e boa sorte :smt023
Caso não tenha lhe agradecido JESUINO,lhe peço desculpas!! Sou muto relapso, e posso ter esquecido. As vezes penso em fazer algo,e parece que fica registrado na minha cabeça como se já estivesse feito... Muto obrigado por sua ajuda e atenção!!