Fazendo uma faxina na casa, encontrei um álbum de fotografias antigas contendo esta do Monza Hatch do meu pai.
Trata-se de um Monza Hatch SL/E 1.6 álcool 83/83, Azul Riviera Metálico. Esse carro foi comprado 0km pelo meu pai em 22.08.1983. Custou Cr$4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil cruzeiros), ou seja, uma Caravan 79 + uma Panorama 82 + $$$ de volta. Na época eu tinha 6 anos de idade e vi esse carro chegando zerinho zerinho. O que mais me chamou a atenção foi a faixa preto fosco na traseira e o painel diferenciado. Esse carro ficou com o meu pai até 07.03.1991, quando foi trocado por um Kadett SL 1.8 gasolina Preto Formal 0km. Na ocasião da troca, o Monza tinha apenas 82.000km rodados, estepe original sem uso e um resquício de cheiro de novo. Nunca foi batido. Três compradores disputavam o carro. Assim, ele foi entregue à concessionária GM na troca pelo Kadett e, em menos de 15 minutos, foi embora, vendido para o novo proprietário. Fui até lá fora ver o carro partindo, para nunca mais voltar.
Características peculiares: Estepe original sem uso com pneu Firestone S-211, Rodas de aço aro 13 com calota central preta, relógio analógico, vidro traseiro com desembaçador, rádio toca-fitas Bosch Miami II (substituiu o Motorádio original), espelho retrovisor externo apenas no lado esquerdo, injetor automático de gasolina de partida a frio, volante espumado, capuz do motor com iluminação e forração interna, iluminação interna no porta mala, iluminação interna no porta luvas, tabelier e forração interna preta, sendo o teto forrado com courvin preto, limpador do parabrisa com temporizador e câmbio de 5 marchas. Tinha manual do proprietário com todas as revisões carimbadas pela concessionária local. A placa foi escolhida: DP-8880. Temos a nota fiscal até hoje. Além das revisões realizadas a cada 10.000km, esse Monza jamais demandou oficina. Uma única vez trocou na revisão, em caráter excepcional, uma lâmpada de posição dianteira esquerda e, em outra ocasião, um relé do injetor automático de gasolina de partida a frio (que sempre funcionou perfeitamente bem). Mesmo carregado, fazia uma média rodoviária de 10km/l a 11km/l rodando com álcool. Lembro-se do meu pai sempre dando destaque ao câmbio de 5 marchas, dizendo que era "uma manteiga" e à estabilidade do carro, que até hoje ele diz que foi uma das melhores, dentre os inúmeros carros que ele já teve, incluindo um outro Monza Tuba 94.
Curiosidades: Meu pai queria de todo jeito comprar o carro na cor vermelha, idêntico ao do comercial do Monza veiculado pela GM na época do lançamento (http://www.youtube.com/watch?v=8BTa4eEqAH4). Mas, no momento da compra, não havia disponibilidade do Monza na cor vermelha. Como meu pai ficou na dúvida em meio a tantas cores bonitas dos demais Monza que estavam na vitrine, o proprietário da concessionária sugeriu uma cor que o mesmo havia gostado muito e que sairia, inclusive, na linha 84 do Monza. Meu pai concordou em conhecer o mencionado veículo e o vendedor foi buscar o carro no estoque. Quando o carro chegou até meu pai, foi amor à primeira vista. Ele nunca tinha visto o Monza naquela cor. E assim ocorreu a aquisição do Monza na cor Azul Riviera.
Hoje este carro continua na minha cidade e pertence a um construtor. Já esteve todo detonado, mas houve uma tentativa de restauração bem sucedida para o proprietário, mas muito tosca para nós Monzeiros. O cara adaptou retrovisores externos do modelo 87/90, colocou rodas de aço do Kadett SL e pintou o carro na mesma cor, mas numa tonalidade bem mais escura, semelhante ao Cinza Bartok. Meu sonho era tê-lo de volta, mas, infelizmente, não haveria, aparentemente, condições para recuperá-lo do nosso jeito Monzeiro. Sendo assim, me contento em assistir, raramente, ao seu desfile, pelas ruas da cidade. Desde a ocasião da venda, ocorrida no auge dos meus 14 anos de idade, até hoje, nos meus atuais 35, tenho muitas saudades desse carro.
Na foto, em maio de 87, o Monza em uma das ruas de Mococa/SP. Deveria estar com cerca de 40.000km rodados.
Esse carro marcou muito a minha vida.
Espero que tenham gostado!!!
Abraço