Foto de Época - Monza Hatch 83

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Foto de Época - Monza Hatch 83

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Caros amigos:

Fazendo uma faxina na casa, encontrei um álbum de fotografias antigas contendo esta do Monza Hatch do meu pai.

Trata-se de um Monza Hatch SL/E 1.6 álcool 83/83, Azul Riviera Metálico. Esse carro foi comprado 0km pelo meu pai em 22.08.1983. Custou Cr$4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil cruzeiros), ou seja, uma Caravan 79 + uma Panorama 82 + $$$ de volta. Na época eu tinha 6 anos de idade e vi esse carro chegando zerinho zerinho. O que mais me chamou a atenção foi a faixa preto fosco na traseira e o painel diferenciado. Esse carro ficou com o meu pai até 07.03.1991, quando foi trocado por um Kadett SL 1.8 gasolina Preto Formal 0km. Na ocasião da troca, o Monza tinha apenas 82.000km rodados, estepe original sem uso e um resquício de cheiro de novo. Nunca foi batido. Três compradores disputavam o carro. Assim, ele foi entregue à concessionária GM na troca pelo Kadett e, em menos de 15 minutos, foi embora, vendido para o novo proprietário. Fui até lá fora ver o carro partindo, para nunca mais voltar.

Características peculiares: Estepe original sem uso com pneu Firestone S-211, Rodas de aço aro 13 com calota central preta, relógio analógico, vidro traseiro com desembaçador, rádio toca-fitas Bosch Miami II (substituiu o Motorádio original), espelho retrovisor externo apenas no lado esquerdo, injetor automático de gasolina de partida a frio, volante espumado, capuz do motor com iluminação e forração interna, iluminação interna no porta mala, iluminação interna no porta luvas, tabelier e forração interna preta, sendo o teto forrado com courvin preto, limpador do parabrisa com temporizador e câmbio de 5 marchas. Tinha manual do proprietário com todas as revisões carimbadas pela concessionária local. A placa foi escolhida: DP-8880. Temos a nota fiscal até hoje. Além das revisões realizadas a cada 10.000km, esse Monza jamais demandou oficina. Uma única vez trocou na revisão, em caráter excepcional, uma lâmpada de posição dianteira esquerda e, em outra ocasião, um relé do injetor automático de gasolina de partida a frio (que sempre funcionou perfeitamente bem). Mesmo carregado, fazia uma média rodoviária de 10km/l a 11km/l rodando com álcool. Lembro-se do meu pai sempre dando destaque ao câmbio de 5 marchas, dizendo que era "uma manteiga" e à estabilidade do carro, que até hoje ele diz que foi uma das melhores, dentre os inúmeros carros que ele já teve, incluindo um outro Monza Tuba 94.

Curiosidades: Meu pai queria de todo jeito comprar o carro na cor vermelha, idêntico ao do comercial do Monza veiculado pela GM na época do lançamento (http://www.youtube.com/watch?v=8BTa4eEqAH4). Mas, no momento da compra, não havia disponibilidade do Monza na cor vermelha. Como meu pai ficou na dúvida em meio a tantas cores bonitas dos demais Monza que estavam na vitrine, o proprietário da concessionária sugeriu uma cor que o mesmo havia gostado muito e que sairia, inclusive, na linha 84 do Monza. Meu pai concordou em conhecer o mencionado veículo e o vendedor foi buscar o carro no estoque. Quando o carro chegou até meu pai, foi amor à primeira vista. Ele nunca tinha visto o Monza naquela cor. E assim ocorreu a aquisição do Monza na cor Azul Riviera.

Hoje este carro continua na minha cidade e pertence a um construtor. Já esteve todo detonado, mas houve uma tentativa de restauração bem sucedida para o proprietário, mas muito tosca para nós Monzeiros. O cara adaptou retrovisores externos do modelo 87/90, colocou rodas de aço do Kadett SL e pintou o carro na mesma cor, mas numa tonalidade bem mais escura, semelhante ao Cinza Bartok. Meu sonho era tê-lo de volta, mas, infelizmente, não haveria, aparentemente, condições para recuperá-lo do nosso jeito Monzeiro. Sendo assim, me contento em assistir, raramente, ao seu desfile, pelas ruas da cidade. Desde a ocasião da venda, ocorrida no auge dos meus 14 anos de idade, até hoje, nos meus atuais 35, tenho muitas saudades desse carro.

Na foto, em maio de 87, o Monza em uma das ruas de Mococa/SP. Deveria estar com cerca de 40.000km rodados.

Esse carro marcou muito a minha vida.

Espero que tenham gostado!!!

Abraço

Imagem
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 01 Ago 2013, 13:15, em um total de 11 vezes.
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Foto de Época - Monza Hatch 83

Mensagem não lida por RBMartins »

:smt023 Legal, S h E e Q u O !

Teve um conhecido meu que a anos atrás teve um modelo igual a esse, só não sei te dizer que ano era o carro dele...
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Muito bom rever essas fotos antigas... trazem muitas lembranças, tempo bom que que não volta mais.

Esses dias achei no youtube um vídeo de fortaleza em 1990... muito legal. Reparem no trânsito, tudo tranquilo, sem engarrafamentos... Coisa que não existe mais, como a maioria dos carros desse vídeo...
Aparece também o shopping iguatemi, com muitas lojas que nem existem mais... poxa, que saudade. Eu tinha 4 anos nessa época... e meu pai tinha um monzão sl/e 90 :mrgreen:

Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Fala Diego, blz?
Você é chará do meu irmão rsrs... :mrgreen:
Que bacana esse vídeo hein! Pelo jeito Fortaleza já era uma grande cidade naquela época.
Passou um filme na minha cabeça agora: aquelas inúmeras máquinas de fliperama, os artistas da época (madonna, eurythmics) que eu tenho curtido até hoje e os estilosos carros que víamos pelas ruas, as quais, como você mesmo disse, e com toda certeza, que pareciam ser bem mais espaçosas do que hoje. Podíamos ver as pessoas e os carros desfilando rsrs....
Boa ideia a sua de postar este vídeo, porque ele faz muito bem pra gente com tantas boas lembranças!!!
Valeu!!!! abraço!!!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Essas coisas me deixam fascinado... Amo ver coisas do tipo...
Qualquer hora vou pegar as fotos da época dos carros do meu pai para vocês verem também... vou ver se acho fotos dos diversos monzas e outros carros que meu pai teve... inclusive de um ilustre Passat LS com "kit" TS e teto solar de curvin... Meu pai já pagou de playboy na década de 80...

Muito bacana a foto Shequo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
gmt
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por gmt »

Que grande S h E e Q u O , lindo viaje al pasado :D
Y la Brasilia al fondo , :shock: mas nao e amarela!!!! ¿¿¿cadé as mamonas???? :smt023

Hasta cuando usaron la placa amarilla en Brasil??
RBMartins

Mensagem não lida por RBMartins »

gmt escreveu:Que grande SHeQuO, lindo viaje al pasado :D
Y la Brasilia al fondo , :shock: mas nao e amarela!!!! ¿¿¿cadé as mamonas???? :smt023

gmt, aki no Brasil a substituição da placa amarela terminou em julho de 1999, porém o atual sistema de placa (cinza com 3 letras), teve no inicio muita dificuldade de ser implantada, pela falta de informatização de nosso país, começando em cada estado em uma época diferente, por exemplo em 1990 no estado do Paraná e se não me engano Alagoas, 1991 São Paulo e Rio de Janeiro, e assim por diante... Se bem me lembro até 1994 o Rio Grande do Sul ainda emplaca os carros novos com essas placas amarelas
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
gmt
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagem não lida por gmt »

RBMartins escreveu:
gmt escreveu:Que grande SHeQuO, lindo viaje al pasado :D

gmt, aki no Brasil a substituição da placa amarela terminou em julho de 1999, porém o atual sistema de placa (cinza com 3 letras), teve no inicio muita dificuldade de ser implantada, pela falta de informatização de nosso país, começando em cada estado em uma época diferente, por exemplo em 1990 no estado do Paraná e se não me engano Alagoas, 1991 São Paulo e Rio de Janeiro, e assim por diante... Se bem me lembro até 1994 o Rio Grande do Sul ainda emplaca os carros novos com essas placas amarelas
Obrigado pela resposta :smt023 e perdoe a minha falta de informaçao, mas porque aos carros clásicos colocam a placa preta em lugar la antiga amarela, :smt017 , nao ficaría mais retro :smt017 :smt017 o mais clásica, o no brasil a placa tambem foi preta em algum momento?? Obrigado.
Responder