Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Rafaelo escreveu:quando aparece crateras é pq foi mal catalisado, geralmente é quando ferve... ate pode ser contaminação, ou mesmo muito diluído.

na verdade se ja tem cratera antes mesmo de tu começar a lixar nao é bom pq quando colocar a tinta vai dar da pra ver. faz assim, lixa esse novo primer 400 usando controle, se ainda persistir a cratera so aplique novamente porem nao muito diluido o primer onde tiver os furos. assim nao precisa gastar muito primer so pra cobrir alguns micro furo.
Ok, da primeira vez que apliquei, acho que dilui muito, mas as crateras apareceram conforme eu lixava.

Desta vez fiz a diluiçao conforme constava na lata. Peguei um pote de vidro, coloquei o primer, depois o catalisador, mexi, coloquei o diluente, mexi por uns 2 minutos como vc disse, e deixei descansar uns 8/10 minutos.

Apliquei como da outra vez, com demaos cruzadas, pressao de aproximadamente 35 psi. Se diminuisse a pressao nao atomizava. Ajustei para que houvesse o menor overspray possivel. O aspecto da superficie está sem crateras, esta só com o aspecto grosso do primer, com aquela aparencia "chapiscada".

Esse aspecto grosso é normal né? Quando te falei de entrar com a 320, seria justamente para já eliminar essa superficie grossa. Na verdade, pensei que com essa nova aplicaçao, eu cobririra as microporosidades da outra aplicaçao e teroricamente agora estas porosidades estariam fechada se com o novo lixamento eu nivelaria tudo. Meio confuso meu pensamento, nao sei se deu para entender. :lol:
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

fez tudo certo, talvez entao foi contaminaçao ou aplicaçao. ambas podem dar cratera.

aspecto aveludado áspero? um pouco é normal porem ele tem que estar liso quando passar a mão, se segurar alguns fiapos de um pano foi aplicado muito seco. o pote vidro estava limpo com thinner? nao tem silicone na area? como tu limpou a superficie?

tem como tirar uma foto em macro sem flash?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eduardo_saura

O pote de vidro foi limpo com thinner e depois com desengraxante.

A superfície a ser aplicada foi limpa com desengraxante ate o pano ficar limpo.

Usei bico 2.0

Vou tirar uma foto macro para te mostrar. Estou encucado com isso.

Vc disse em aplicação seca, como assim?
Rafaelo
MODERADOR

seca é ralo demais ou longe da superficie. ela tem que cair molhado, porem nao muito pra nao arrepiar.

pano era novo?

ta estranho isso mesmo, pode ter acontecido de material estragado, as vezes acontece. vou ler meus manuais tecnico pra ver se diz algo que estou esquecendo. blz esperamos as imagens
eduardo_saura

Pano novo microfibra e pano schott elefantinho.

A primeira vez que apliquei estava mais fino mesmo, mas agora nao. Agora dilui só os 20%.

Material estragado acho que nao, pois a primeira vez usei o Wanda e agora o Basf.

Vou tentar passar agora a tarde onde está o Monzão e tirar a foto.
Rafaelo
MODERADOR

da uma olhada nessa imagem tirei do manual tecnico.

como tinha imagino é problema de contaminaçao mesmo por oleo ou silicone ou agua. teu compressor deve ta contaminando a linha inteira de oleo... ja tive um problema desse viu! e era o compressor que estava precisando de retifica, depois que retifiquei lembra das imagens que mostrei dele? pois bem, acabou o problema do contaminante. porem pode ser agua tambem

ta fazendo a expugar dele(compressor e filtro)? corta um pedaço da mangueira abra ela com uma tesoura e veja se esta oleosa. faça o mesmo no filtro regulador do compressor, remova ele e ve se tem gotas de agua agrupadas como se fossem oleo X agua. tipo oleo com agua sabe como é ne.

Imagem
eduardo_saura

Nao sei. Vou tirar a foto mais tarde e posto aqui.

O filtro é novo, novo mesmo, é a 3º vez que uso. O compressor sempre dreno, e quando usava ele no meu consultório, drenava todo dia.
Ele baixa muito pouco óleo.

Eu tenho o de 50 litros também, e com ele ocorre o mesmo problema. E olha que o de 50 litros é novinho.

Será que o problema nao pode estar na pistola?

Descarto:

- Contaminaçao
- material estragado
- compressor, já que nos dois ocorre o problema
- catálise incorreta
- velocidade e distancia de aplicacao

O que me resta é:

- pistola
- pressao inadequada

No quesito pressao inadequada, como disse usei 35/40 psi. Ou tenho que chutar o balde e meter 50/60 psi ou diminuir para 20, mas o fundo é muito viscoso para trabalhar com 20 psi né?
Rafaelo
MODERADOR

normal nao é Eduardo.

como tu ainda nao foi ate a tinta percebeu logo no primer, porem se continuar vai dar problema de cratera ate no verniz. no meu caso era contaminação(descartando erro de catalise,e aplicação) tive de descontaminar a linha toda.

mangueira é nova? o compressor esta fora da estufa? tem muita umidade ae? chapa úmida também da isso. especialmente agora que estamos no inverno frio e chuva. tu tem a ventilaçao e exaustao pegando ar da rua nao? essa epoca é ruim de fazer pintura automotiva por esses motivos. eu por exemplo tenho coisa pra fazer, porem nao faço devido o tempo.

sim, 20 psi pra primer é problema. tem que ter pelo menos 30 psi, porem quem dita isso é a pistola e não que achamos. tenta colocar mais pressao, deixa mais molhado a aplicação, porem nao carregue tanto, nao deixa muito tempo colocando material...

so sobrou a aplicação e regulagem incorreta. pelo manual técnico nos esta dizendo isso.
Responder